sábado, 18 de junho de 2022

“Tour da Occitania Michael Woods é o novo líder”


Por: José Morais

Foto: Dario Belingheri/Getty Images

O ciclista da equipa da Israel-Premier Tech Michael Woods, conquistou hoje a etapa rainha da 46ª edição do Tour da Occitania, ao cortar a linha de chegada em primeiro lugar sozinho, numa etapa de 188,7 quilómetros entre Sigean e Les Angles, com o canadiano a ser o novo líder.

Em dia de etapa rainha da prova francesa, as equipas mais poderosas controlavam a fuga do dia, com o ciclista da equipa da Kern Pharma, Igor Arrieta, a ser o último fugitivo do dia a ser alcançado a cerca de trita quilómetros da meta, com os trepadores a roubarem-lhe a fuga na subida ao Col des Hares com 11,1 quilómetros a 5,9%.

Porem, a vinte quilómetros da chegada, o grupo de ciclistas mais importantes foi quebrado, com Michael Woods da IPT, e Carlos Rodríguez da IGD, a tentarem a fuga, com também Nairo Quintana da ARK a manter-se algum tempo à frente, mas com o colombiano a não conseguir aguentar o ritmo, o qual foi alcançado por outros favoritos, como Alejandro Valverde da Movistar e Cristian Rodríguez da TEM, enquanto também se juntavam Matthias Skjelmose da TFS, Jonas Gregaard da UXT e Jesús Herrada da COF.   

Entretanto a 2,8 quilómetros da chegada, em Les Angles com 6,5%, Michael Woods acelerava, deixava para trás o espanhol Carlos Rodríguez quando faltavam 2,200 para a meta, com o canadiano a manter um ritmo muito forte e sólido, o que lhe proporcionou o levantar os braços e conquistar a etapa, com um diferença de 1minuto e 11 segundos, sobre Carlos.

Este domingo realiza-se a última etapa, entre Les Angles e Auterive, com um percurso de 188,3 quilómetros, sem grandes dificuldades montanhosas, onde sairá o próximo vencedor do Tour da Occitania 2022.    

“Sicasal / Glassdrive vive espírito de entreajuda na 2.ª Etapa da Volta a Portugal Feminina”


Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo, por João Fonseca

A 2.ª Etapa da Volta a Portugal Feminina foi disputada este sábado, numa ligação que partiu de Monte Redondo, concelho de Leiria, e terminou em Ourém. A Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive teve alguns percalços, mas dentro das adversidades mostrou uma postura que revelou a boa condição física das atletas. A espanhola Cristina Pulido finalizou com a 27.ª posição, logo a seguir ao grupo da frente onde seguia a Camisola Amarela, Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), que hoje confirmou a superioridade ao vencer novamente a tirada, reafirmando a liderança da Geral Individual.


Os 78,1 km da viagem de hoje foram endurecidos pelo vento lateral e pelo ritmo forte imposto pela equipa da Camisola Amarela, numa etapa nervosa e que foi provocando alguns “cortes” no pelotão. Em Ourém, a moldura humana que aguardava o desfecho da corrida assistia à chegada de um grupo numeroso que trazia mais de 4 minutos de vantagem, resistindo ao único Prémio de Montanha do dia, a subida ao alto do Reguengo.

A corredora da Sicasal / Glassdrive Cristina Pulido chegava no grupo seguinte, muito próxima das melhores, após uma avaria mecânica que acabaria por condicionar toda a prestação na etapa, que podia ter tido outro desfecho.


O diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive, Bruno Pires, resumiu que “a etapa de hoje foi caótica devido ao vento lateral, com muito stress, retas longas e falta de sorte, porque a atleta Cristina Pulido teve um problema mecânico (saltou-lhe a corrente), parou e ficou ‘cortada’. Veio muito tempo nos carros, a colega Tânia Lima esperou por ela, acabando ambas por desgastarem-se bastante. Perderam tempo e mais à frente as outras corredoras ‘pagaram’ um pouco o esforço de tentar recolocar a Cristina, conseguindo, ainda assim, ajudá-la a chegar no 2.º grupo”.


A 3.ª e última Etapa corre-se amanhã e vai ter partida de Aveiro (12H15), para terminar em Anadia, após 104,7 km, à 3.ª passagem pela meta, instalada no Pavilhão dos Desportos. Um percurso que nos dias 9 e 10 de julho vai receber as provas de fundo do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19.

 

CLASSIFICAÇÕES:

2.ª VOLTA A PORTUGAL FEMININA

2.ª ETAPA: Monte Redondo (Leiria) – Ourém » 78,1 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 02h03m13s

2.ª Mireia Pellicer (Massi Tactic Women’s Team), mt

3.ª Heather Mayer (Team LDN / Brother UK), mt

27.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 04m23s

61.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 12m54s

68.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), a 14m27s

69.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), mt

71.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), mt

75.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), mt

DNF Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 04h22m06s

2.ª Mireia Pellicer (Massi Tactic Women’s Team), a 10s

3.ª Heather Mayer (Team LDN / Brother UK), a 25s

49.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 18m29s

56.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 27m35s

57.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), a 28m29s

58.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), a 28m33s

70.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 35m24s

73.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 35m43s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Massi Tactic Women’s Team, 13h07m54s

14.ª Sicasal / Glassdrive, a 01h12m20s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.ª Mireia Trías (Massi Tactic Women’s Team), 04h23m06s

12.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 26m35s

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

“Sergio Higuita sobe à liderança da Volta à Suíça em vitória de Thibaut Pinot”


Português Nelson Oliveira (Movistar) subiu à 26.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista colombiano Sergio Higuita (BORA-hnasgrohe) subiu este sábado à liderança da Volta à Suíça, depois da sétima e penúltima etapa, ganha pelo francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ).

Numa etapa em que a meta coincidia com uma contagem de montanha de categoria especial, Pinot triunfou isolado no final dos 194,6 quilómetros, entre Ambri e Malbun, no Liechtenstein, em 5:06.39 horas. O espanhol Óscar Rodríguez (Movistar) foi segundo, a 25 segundos de Pinot, e o cazaque Alexey Lutsenko (Astana) a ser terceiro, a 38, com Huguita a chegar em quarto, a 1.19 minutos.

Na geral, o campeão colombiano tem dois segundos de avanço sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS) e 19 sobre o dinamarquês Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech), anterior líder.

O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu à 26.ª posição, depois de ter terminado a jornada no 30.º lugar.

A 85.ª edição da Volta à Suíça termina no domingo com um contrarrelógio de 25,6 quilómetros, com partida e chegada a Vaduz.

Fonte: Record on-line

“Majka volta a ganhar na Volta à Eslovénia numa etapa decicida por... pedra, papel ou tesoura”


Terminou a quarta tirada em 3:53.52 horas, o mesmo tempo de Pogacar

 

 

Por: Record com Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O esloveno Tadej Pogacar manteve este sábado liderança da Volta à Eslovénia em bicicleta, após a segunda vitória na prova do polaco Rafal Majka, seu colega de equipa na UAE-Emirates, em tirada que acabou com... pedra, papel ou tesoura.

À semelhança do que aconteceu em três das quatro etapas até agora realizadas, os dois homens da equipa dos Emirados dominaram a corrida e chegaram isolados ao topo da contagem de primeira categoria, coincidente com a meta, em Velika Planina, 152,4 quilómetros após a partida de Lasko.

Majka, que tinha vencido a primeira etapa, terminou a quarta tirada em 3:53.52 horas, o mesmo tempo de Pogacar, segundo classificado, com o espanhol Fernando Barceló (Caja Rural) a ser terceiro, a 22 segundos.

Na geral, Pogacar, vencedor das duas últimas Voltas a França, tem três segundos de avanço sobre Majka, enquanto o esloveno Domen Novak (Barhain-Victorius) é terceiro, a 1.56 minutos.

O português Rui Oliveira (UAE-Emirates) caiu para a 101.ª posição, depois de ter sido 119.º na etapa.

A Volta à Eslovénia termina no domingo, com um percurso de 155,7 quilómetros entre Vrhnika e Novo mesto, com apenas uma contagem de montanha de terceira categoria, a cerca de 10 quilómetros da meta.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal Feminina Cofidis 2ª etapa


Vera Vilaça com as melhores em nova vitória de Nathalie Eklund

 

Por: José Carlos Gomes

A segunda etapa em linha da Volta a Portugal Feminina Cofidis, hoje disputada entre Monte Redondo e Ourém, confirmou a superioridade da sueca Nathalie Eklund (Massi Tactic), que venceu novamente, e a capacidade da portuguesa Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) para estar entre as melhores, pois foi novamente quarta classificada.


Os 78,1 quilómetros começaram na localidade leiriense de Monte Redondo e ficaram marcados por um início sem grandes subidas, mas endurecido pelo vento, que foi provocando “cortes” no pelotão. Ainda assim foi um grupo numeroso que chegou na frente à única montanha do dia, a subida para o alto do Reguengo, a 22,5 quilómetros da chegada.

Na subida de segunda categoria, as mulheres da Massi Tactic endureceram o ritmo e formou-se uma frente  com apenas sete corredoras, entre as quais Vera Vilaça. A portuguesa ainda desferiu um ataque na passagem pela meta volante de Fátima, apanhando desprevenida Nathalie Eklund, que ficou para trás.


Só que a nórdica, com o auxílio de uma colega de equipa, teve capacidade para reentrar na frente da corrida, a quatro quilómetros da meta. No empedrado de Ourém, a corredora que veste a Camisola Amarela Jogos Santa Casa desde o prólogo voltou a impor-se, ganhando a etapa ao fim de 2h03m13 de corrida. Com o mesmo tempo, e por esta ordem, chegaram Mireia Benito (Massi Tactic), Haether Mayer (Team LDN/Brother UK) e Vera Vilaça.

“Foi uma etapa mesmo muito dura, responsabilidade da minha equipa, que fez um grande trabalho para endurecer a corrida. Também eu sofri bastante e cometi um erro, antes da última meta volante. Fiquei na parte de trás do grupo e perdi o contacto com a frente da corrida. Felizmente, tive a ajuda de uma companheira para regressar à frente da corrida e depois ganhei o sprint”, descreve a sueca que domina a competição.

Nathalie Eklund mantém segura a Camisola Amarela Jogos Santa Casa, com uma margem de 10 segundos para Mireia Benito e de 25 segundos para Heather Mayer. Vera Vilaça é a quarta classificada, a 27 segundos. Ana Caramelho (Kiwi Atlantico Louriña) é a outra portuguesa no top 15, ocupando a 13.ª posição, a 1m18s da comandante.

“Foi uma etapa muito dura logo desde o início, devido ao vento lateral e ao ritmo forte. Quando chegámos à montanha o ritmo ficou ainda mais forte. Consegui responder aos ataques. Na segunda meta volante ainda fiz um ataque e consegui ficar num grupo restrito, mas a camisola amarela apanhou-nos. Hoje demonstrei que continuo na discussão da corrida com as melhores”, afirma Vera Vilaça.


O domínio da Massi Tactic é patente desde o arranque da competição e vai-se consolidando dia após dia. Hoje, a equipa espanhola, passou a comandar todas as classificações. Nathalie Eklund veste a Camisola Amarela Jogos Santa Casa, Mireia Benito é dona da Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e da Camisola Azul IPDJ, da montanha, Mireia Trías passou a envergar a Camisola Branca Médis, de melhor jovem, e por equipas manda também o bloco espanhol.

As adversárias dispõem apenas de mais um dia para tentarem inverter a situação. A terceira e última etapa corre-se neste domingo. Parte de Aveiro, às 12h15, para terminar, depois de percorridos 104,7 quilómetros, à terceira passagem pela meta, instalada no Pavilhão dos Desportos. A fase final da etapa permitirá testar em competição o percurso que, nos dias 9 e 10 de julho, irá receber as provas de fundo do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sicasal / Glassdrive com dia menos positivo na 1.ª Etapa da Volta a Portugal Feminina”


Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo, por João Fonseca

A Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive correu esta sexta-feira a 1.ª Etapa em linha da 2.ª edição da Volta a Portugal Feminina, que ligou Vila Franca de Xira a Torres Vedras ao longo de 87,6 km. A tirada não correu como seria esperado para a estrutura de Águeda, que terminou sem ter atletas nas primeiras 50 corredoras, mas amanhã é dia de voltar à estrada. A Camisola Amarela permanece com a sueca Nathalie Eklund (Massi Tactic), que venceu hoje ao sprint.


Toda a tirada disputou-se a bom ritmo, sempre sob o controlo da equipa da Camisola Amarela, a Massi Tactic Women’s Team. Ao responder a todos os ataques, a formação espanhola não permitiu a consolidação de fugas, levando a que o numeroso público presente em Torres Vedras assistisse a uma chegada em pelotão.

Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive, considerou que hoje “não foi um dia bom para nós e temos de aceitar e assumir isso. Acabámos por não ter ninguém no grupo principal, nas primeiras 50 corredoras, e isso para esta equipa e para o nível que tem e que eu acredito que tem está abaixo do esperado, como é normal”.


“Mas dias maus todos têm e o facto da equipa líder ser uma equipa profissional e com um nível competitivo bem superior à realidade de Portugal também dificultou a vida das nossas atletas. No entanto a corrida é assim, é igual para todas e não é o resultado que esperávamos, mas é o resultado que está e agora temos de perceber o que correu menos bem hoje, planificar bem as coisas para amanhã e estarmos prontos para mais dois dias. Porque a Volta ainda não acabou e isto é apenas a 1. Etapa, ainda há muitos quilómetros pela frente e tudo faremos para dignificar os patrocinadores, a equipa e todas as pessoas que estão envolvidas neste projeto, inclusive as próprias atletas”, rematou o diretor desportivo.


Sábado é dia do pelotão feminino correr a 2.ª Etapa, com partida em Monte Redondo, concelho de Leiria (12H45), para uma viagem de 78,1 km até Ourém (15H00). Pelo caminho há um Prémio de Montanha de 2.ª categoria, no alto do Reguengo, a 22,5 km da meta.

 

CLASSIFICAÇÕES:

2.º VOLTA A PORTUGAL FEMININA

1.ª ETAPA: Vila Franca de Xira – Torres Vedras » 87,6 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 02h14m58s

2.ª Heather Mayer (Team LDN / Brother UK), mt

3.ª Maribel Aguirre (Zaaf Cycling Team), mt

50.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 13m16s

51.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), mt

52.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), mt

57.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 13m46s

68.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 20m09s

79.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 20m14s

88.ª Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 02h19m03s

2.ª Mireia Pellicer (Massi Tactic Women’s Team), a 11s

3.ª Aurela Nerlo (Massi Tactic Women’s Team), a 18s

49.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), a 13m52s

50.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 13m56s

51.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), mt

57.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 14m31s

68.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 20m47s

73.ª Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive), a 21m04s

75.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 21m06s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Massi Tactic Women’s Team, 06h57m58s

15.ª Sicasal / Glassdrive, a 40m53s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.ª Margaux Martinez (Team Group Abadie le Boulou), 02h19m32s

13.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 14m02s

21.ª Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive), a 20m35s

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com