sábado, 14 de maio de 2022

“Portugal Brasil Ride: Tiago Ferreira é o campeão em Viseu”


Na quinta e última etapa os líderes apenas aplicaram as suas vantagens até a linha de chegada no Shopping Palácio de Gelo, em Viseu

 

Fotos: Fábio Piva e Eduardo Campos

Tiago Ferreira e Greete Steinburg confirmaram o título de campeões da Portugal Brasil Ride, cuja última etapa  foi disputada neste sábado (14 de maio) com largada na cidade de Vouzela e chegada no Shopping Palácio de Gelo, em Viseu. A etapa com poucas subidas e distância total de 48,2 km favoreceu os líderes, que administraram suas vantagens.

Na categoria Solo UCI Men, houve uma pequena alteração dos resultados finais no dia, porém a classificação final foi mantida, o espanhol Enrique Morcillo (Buff Megamo Team) completou a última etapa em 1h57min26s, seguido pelo companheiro de equipa, o francês Hugo Drechou. O português Filipe Francisco (DMT Racing Team By Marconi) fez seu primeiro pódio do ano e fechou em terceiro.


O líder da categoria, Tiago Ferreira chegou na quarta posição ao lado de Andreas Miltiadis, resultado que garantiu o título de campeão do Portugal Brasil Ride para Tiago e o de vice para o companheiro de equipa. “Foi uma etapa relativamente tranquila e só um grande problema tiraria a vantagem que eu tinha sobre os nossos adversários, foi mais controle da prova e comemorar no final”, contou Tiago Ferreira.

Entre as mulheres da categoria Solo UCI Women, Greete Steinburg (MTB Pro Merchandising Racing) voltou a ganhar a etapa com mais de seis minutos de diferença para a segunda, desta vez a portuguesa Ana Tomas (BTT Seia). Fechando o pódio da etapa Naima Madlen (Buff Megamo Team) a quase 10 minutos da campeã. Os resultados no tempo acumulado não mudaram e Steinburg foi a campeã com 52 minutos da vice.

Na categoria mista, a vitória foi da dupla portuguesa José Silva e Celina Carpinteiro (Portugal Brasil Ride). Os brasileiros André Lima e Fabiana Brandão (4Fun Bike Center) foram segundo colocados na geral e fechando o pódio a dupla da Noruega, Sigmund Aas e Thrude Natholmen (If Frøy/ CK Victoria). “Para fechar todos esses dias de competição viemos juntos com os brasileiros e também amigos até a linha de chegada, a Brasil Ride proporciona você fazer amigos sempre”, disse Celina Carpinteiro.


O Portugal Brasil Ride chegou para incentivar e impulsionar o comércio local e, sobretudo, o turismo na região e no país, trazendo atletas e seus familiares de todo mundo. “Por todas as cidades onde prova passou: Castro Daire, São Pedro do Sul, Vouzela, Viseu, Alijó e Pinhão, tivemos uma receção incrível além dos excecionais trilhos da região centro do país”, disse Mário Roma, fundador da Brasil Ride.

“Além de eu ser português, o que nos trouxe a Portugal foi o fato de o país ser a porta de entrada para a Europa, e por explorar como ninguém aspetos culturais e gastronómicos, bem como o clima, único no continente”, completou.

 

Resultados da quinta etapa

Solo UCI Men:

 

1 – Enrique Morcillo – 1h57min26

2 – Hugo Drechou – 1h59min04

3 – Filipe Francisco – 1h59min04

4 – Tiago Ferreira – 1h59min35

5 – Andreas Miltiadis – 1h59min36

 

Solo UCI Women:

 

1 – Greete Steinburg – 2h25min04

2 – Ana Tomas – 2h31min23

3 – Naima Madlen – 2h34min20

 

Resultados finais

Solo UCI Men:

 

1 – Tiago Ferreira – 12h05min11

2 – Andreas Miltiadis – 12h05min16

3 – Hugo Drechou – 12h07min21

4 – Enrique Morcillo – 12h10min19

5 – David Rosa – 12h16min35

 

Solo UCI Women:

 

1 – Greete Steinburg – 15h07min20

2 – Naima Madler – 15h59min51

3 – Ana Tomas – 16h21min48

Fonte: Bikemagazine/Brasil

“Giro: Thomas De Gendt volta a triunfar 10 anos depois da subida ao Stelvio”


De Gendt venceu ao impor-se ao ‘sprint’ aos companheiros de fuga - o italiano Davide Gabburo (Bardiani-CSF-Faizanè) e o espanhol Jorge Arcas (Movistar

 

Foto: Photo by Josep LAGO / AFP

O ciclista belga Thomas De Gendt (Loto-Soudal) somou hoje a segunda vitória em etapas da Volta a Itália, ao triunfar na oitava tirada, quase 10 anos depois de ter vencido, então com 25 anos, no mítico Passo Del Stelvio.

Hoje, De Gendt venceu ao impor-se ao ‘sprint’ aos companheiros de fuga - o italiano Davide Gabburo (Bardiani-CSF-Faizanè) e o espanhol Jorge Arcas (Movistar), que se destacaram entre os fugitivos – e tornou-se no segundo ciclista que mais tempo precisou para vencer duas etapas do Giro, atrás do italiano Alfredo Sivocci, que em 1922 somou o segundo triunfo quase 11 anos depois do primeiro.

O veterano ciclista belga precisou de 3:32.53 horas para percorrer os 153 quilómetros da tirada, com início e chegada à cidade de Nápoles, que não teve implicações na liderança de Juan Pedro López (Trek-Segafredo), mas que fez o português João Almeida (UAE Emirates) cair do sétimo para o oitavo posto da geral

João Almeida, que terminou a etapa na 68.ª posição, segue agora a 1.58 de López, na véspera dos 191 quilómetros entre Isernia e Blockhaus, numa tirada com cinco contagens de montanha, duas delas de primeira categoria, a última das quais coincidindo com a meta.

Numa etapa em que poucos dos favoritos arriscaram, o francês Guillaume Martin (Cofidis) foi a exceção e ganhou três minutos aos rivais diretos, subindo do 28.º para o quarto lugar da geral, a 1.06 de Lopez, que manteve a distância para a concorrência direta, apesar de uma tentativa de ataque de Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), que segue em segundo da geral, a 38 segundos.

Gendt, que se apresenta como o ciclista anteriormente conhecido como rei das fugas e é um dos 21 ciclistas no ativo a ter vencido pelo menos uma etapa nas três grandes Voltas, admitiu que foi difícil aguentar o ataque do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), que já vestiu de rosa na edição 105 do Giro.

“Juntou-se um grupo de fuga grande e com bons corredores como o Mathieu van der Poel e o Biniam Grimay. O Van der Poel atacou e foi muito difícil segui-lo, mas conseguimos apanhá-lo. Depois lançámos um contra-ataque, porque sabíamos que todos estavam de olho nele”, contou o belga, explicando a arrancada que protagonizou a 42 quilómetros da meta, escapando-se aos restantes fugitivos, juntamente com o companheiro de equipa Harm Vanhoucke, o italiano Davide Gabburo e o espanhol Jorge Arcas.

De Gendt admitiu que foi preciso “trabalhar arduamente” para conseguir aguentar a fuga e explicou que o companheiro Harm Vanhoucke foi uma peça fundamental para o seu 17.º triunfo como profissional, o quinto numa grande volta.

“A três quilómetros do fim, disse-lhe que fosse para a frente porque estava convicto de que ele ia ganhar. Fez um grande trabalho até 200 metros da meta, quando lancei o ‘sprint’”, afirmou o belga.

O pelotão chegou 3.33 minutos depois, com López a segurar a liderança pelo quinto dia seguido, na véspera da subida ao Blockhaus. Depois de Almeida, e grupo dos principais candidatos, Rui Costa (UAE Emirates) terminou na 94.ª posição, a 6.12, e Rui Oliveira (UAE Emirates) na 129.ª, a 12.13.

Na geral, além do oitavo posto de Almeida, Rui Costa ocupa o 49.º lugar, a 17.59, e Rui Oliveira o 145.º, a 1:23.28 horas.

No domingo, o pelotão da 'corsa rosa' vai enfrentar os 191 quilómetros entre Isernia e Blockhaus, numa tirada com cinco contagens de montanha, duas delas de primeira categoria, a última das quais coincidindo com a meta.

Fonte: Sapo on-line

“Vasco Vilaça e Ricardo Batista no 'top-10' da primeira etapa do Mundial de triatlo”


João Silva foi 44.º classificado, terminando com o tempo de 01:50.48 horas

 

Por: Lusa

Os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista terminaram este sábado no sétimo e oitavo lugares, respetivamente, da primeira etapa do Campeonato do Mundo de triatlo, que decorreu em Yokohama, no Japão.

Vilaça, vice-campeão do mundo em 2020, e Batista completaram a etapa inaugural do Mundial precisamente com o mesmo tempo, em 01:44.52 horas, num circuito que foi vencido pelo britânico Alex Yee (01:43.30), com menos 10 segundos do que neozelandês Hayden Wilde (01:43.40), segundo, e menos 29 segundos face ao francês Léo Bergere (01:43.59).

Já o 'olímpico' João Silva foi 44.º classificado, terminando com o tempo de 01:50.48 horas.

Na vertente feminina, Melanie Santos fechou a prova na 25.ª posição, em 01:58.54 horas, enquanto Maria Tomé foi 30.ª colocada, em 02:00.26, numa etapa vencida pela britânica Georgia Taylor-Brown (01:51:44).

A segunda etapa do Campeonato do Mundo de triatlo decorre em 11 e 12 de junho, em Leeds, Inglaterra.

Fonte: Record on-line

“Giro: De Gendt regressa às vitórias em Nápoles, López segue na liderança da Volta a Itália”


João Almeida desceu um lugar na geral é agora 8º

 

Por: JP // JP

Foto: Reuters

O veterano Thomas De Gendt (Lotto-Soudal) venceu hoje em Nápoles a oitava etapa da Volta a Itália em bicicleta, ao impor-se ao ‘sprint’ aos companheiros de uma fuga sem implicações liderança de Juan Pedro López (Trek-Segafredo).

O belga de 35 anos conquistou a sua sétima vitória numa grande Volta, a segunda no Giro, quase 10 anos depois da anterior, ao concluir os 153 quilómetros da tirada, com início e chegada na cidade napolitana, em 3:32.53 horas, o mesmo tempo do italiano Davide Gabburo (Bardiani-CSF-Faizanè) e do espanhol Jorge Arcas (Movistar), que se destacaram entre os fugitivos.

O pelotão chegou 3.33 minutos depois, com López a segurar a liderança pelo quinto dia seguido, na véspera da subida ao Blockhaus, e os 38 segundos de vantagem sobre o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), enquanto o estónio Rein Taaramäe (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro, se aproximou quatro segundos, ficando a 58.

O português João Almeida (UAE Emirates), que foi 68.º na etapa, caiu um lugar para o oitavo posto, a 1.58 de López, com a ‘escalada’ do francês Guillaume Martin (Cofidis) para a quarta posição, graças à fuga do dia.

No domingo, o pelotão da 'corsa rosa' vai enfrentar os 191 quilómetros entre Isernia e Blockhaus, numa tirada com cinco contagens de montanha, duas delas de primeira categoria, a última das quais coincidindo com a meta.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na Maia”


Vera Vilaça vencedora em elite sobe ao comando da Taça

 

Por: José Carlos Gomes

Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) ganhou hoje, na Maia, a quarta prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na categoria de elite. Empate na geral da Taça deixa tudo em aberto para amanhã.

As corredoras de elite e as sub-23 completaram 74,8 quilómetros, com a prova de categoria superior a terminar num renhido sprint. Vera Vilaça arrancou mais tarde, mas conseguiu levar o esforço em intensidade constante até à linha de meta, impondo-se ao fim de 2h09m04s de prova. Maaris Meier (Maiatos) foi a segunda classificada, com o mesmo tempo, e Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova) fechou o pódio, a 2 segundos.

Este resultado deixa tudo em aberto para a definição da vencedora da Taça de Portugal na categoria de elite. Vera Vilaça passou a comandar, mas tem os mesmos 145 pontos do que Maaris Meier. Iulia Legkova, com 103 pontos, ainda tem aspirações matemáticas de vencer o troféu.

Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) foi a única sub-23 a estar na discussão da corrida com as melhores corredoras de elite até ao risco de meta. Por isso foi a melhor na sua categoria etária, com 7 segundos de vantagem sobre Beatriz Santos (Korpo Activo/Penacova) e 10 segundos à melhor sobre Joana Miranda (Korpo Activo/Penacova). Apesar de ausente, por estar a disputar a Volta ao País Basco Feminina, Sofia Gomes (Massi Tactic) mantém-se no topo da geral da Taça em Sub-23, beneficiando de Beatriz Roxo também ter estado ausente, devido aos compromissos com a equipa Rio Miera-Cantábria Deporte.

As juniores percorreram hoje 56,1 quilómetros e Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) deixou a concorrência mais próxima a 5m58s. Foram duas corredoras do Cantanhede Cycling/Vesam, Íris Chagas e Lara Fernandes, que cederam esse tempo. Laura Simão é já vencedora da Taça de Portugal na sua categoria.

As cadetes percorreram 37,4 quilómetros, distância que deixou a descoberto a superioridade de Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense), que, até ao momento, ganhou todas as corridas pontuáveis para a Taça de Portugal. Hoje fê-lo ao sprint, diante de duas ciclistas do Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, Daniela Simão e Raquel Dias.

Entre as masters ganharam na Maia a master 30 Carina Morais (CE Gonçalves/Azeitonense), a master 40 Raquel Santos (CE Gonçalves/Azeitonense) e a master 50 Filomena Gomes (Vertentability/CRG).

A melhor equipa na Maia foi o Korpo Activo/Penacova.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa termina neste domingo. A prova será dividida em duas corridas. A primeira, com início às 9h30, junta no mesmo pelotão as cadetes, as masters 50 e as masters 60, que vão percorrer 49,6 quilómetros. Às 11h00 competem as restantes categorias. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 62 quilómetros, estando reservados 86,2 quilómetros para as ciclistas de elite e sub-23.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Luís Costa é quinto e Flávio Pacheco fica em oitavo”


Por: José Carlos Gomes

Luís Costa, na classe H5, e Flávio Pacheco, em H4, concluíram na tarde deste sábado as participações pessoais na etapa de Elzach, Alemanha, da Taça do Mundo de Paraciclismo, com duas prestações dentro do top 10.

Depois do pódio conseguido no contrarrelógio, Luís Costa voltou a estar com os melhores na prova de fundo de hoje, encabeçando o segundo grupo de corredores, que perseguiu o quarteto que logrou deixar os demais para trás ao longo dos 51,8 quilómetros de competição.

O paralímpico português cortou a meta na quinta posição, a 2m19s do vencedor, o neerlandês Mitch Valize, que fez a dobradinha, após a vitória no contrarrelógio. A 2 segundos chegaram o francês Loic Vergnaud e o neerlandês Tim de Vries, por esta ordem.


Flávio Pacheco também conseguiu pontuar para o ranking internacional, graças ao oitavo posto na prova de 51,8 quilómetros. Gastou mais 9m26s do que o vencedor, o neerlandês Jetze Plat, que bateu ao sprint o francês Mathieu Bosredon. O terceiro, a 2m52s, foi o suíço Fabian Recher. Correndo a título individual e não pela Seleção, Carlos Neves foi o 17.º classificado, a uma volta do vencedor.

“Foi um bom desempenho dos atletas da Seleção Nacional. Conseguiram ambos pontuar para o ranking, o que é excelente. O Luís Costa está de parabéns por ter conseguido um lugar dentro do que era expectável. O Flávio também, porque acreditou nele próprio e superou-se”, analisa o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Portugal terá dois corredores em prova neste domingo, no fecho da etapa alemã da Taça do Mundo de Paraciclismo. Bernardo Vieira, em C1, e Telmo Pinão, em C2, competem nas respetivas provas de fundo, a partir das 15h45.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Artur Mendonça à porta do top 10”


Por: José Carlos Gomes

Artur Mendonça teve hoje o melhor desempenho da Seleção Nacional na corrida do circuito mundial de juniores (UCI Junior Series) de cross country olímpico (XCO), disputada em Nové Město na Moravě, Chéquia.

O corredor algarvio terminou a corrida na 11.ª posição, depois de uma prova em que rodou quase sempre entre os sete primeiros. Artur Mendonça revelou qualidade, boa condição e ambição, mas acabou traído por uma quebra na fase final, que, na última volta, acabaria por atirá-lo para fora do top 10.

O vencedor foi o dinamarquês Gustav Pedersen, que cortou a meta isolado. O adversário mais próximo foi o alemão Paul Schehl, a 36 segundos, enquanto o terceiro foi o francês Nathan Cornillon, a 47 segundos. Artur Mendonça gastou mais 2m39s do que o vencedor.


Portugal contou com mais três representantes na corrida masculina. Tomás Gaspar foi 97.º, a 9m54s do vencedor, Guilherme Barros foi 104.º, a uma volta, e Rafael Sousa foi 126.º, a três voltas. Guilherme Barros foi vítima de uma queda e de um furo, enquanto Rafael Sousa furou as duas rodas.

Mariana Líbano foi a melhor portuguesa na corrida feminina, terminando na 40.ª posição, a 8m59s da vencedora, a suíça Monique Halter. Marta Carvalho também terminou na volta da primeira classificada, no 58.º lugar, a 11m18s. Além de Monique Halter, o pódio contou com a checa Simona Spesna, a 23 segundos, e com a alemã Antonia Weeger, a 41 segundos.

“De uma forma geral verifica-se alguma evolução dos nossos corredores. Estas participações são fundamentais para que consigam desenvolver-se. Levam daqui muitas lições e podem tirar ilações. Têm potencial, agora há que continuar a trabalhá-lo”, salienta o selecionador nacional, Pedro Vigário. Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Duplo 12.º lugar para Portugal nas primeiras pedaladas em Milton”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional começou, na madrugada deste sábado, a participação na etapa de Milton, Canadá, da Taça das Nações de Pista com dois resultados idênticos: 12.º lugar para Rodrigo Caixas, em scratch, e para João Matias, em eliminação.

A corrida de scratch, na qual Rodrigo Caixas é campeão europeu de sub-23, desenrolou-se com uma demonstração de superioridade do britânico Rhys Britton, único a dobrar o pelotão, vencendo, assim, folgadamente. As restantes posições de pódio decidiram-se ao sprint. O espanhol Erik Martorell foi o segundo e o italiano Mattia Pinazzi fechou o pódio. Rodrigo Caixas ficou a meio da tabela, 12.º classificado em 24 participantes.

Na disciplina de eliminação, que encerrou o programa da última madrugada, João Matias também entrou em pista com mais 20 corredores. Acabaria por ser eliminado sensivelmente a meio da competição, fechando no 12.º posto. O pódio teve o belga Jules Hesters no lugar mais alto, sendo acompanhado nos lugares de honra pelo neerlandês Yoeri Havik, segundo, e pelo estadunidense Gavin Hoover, terceiro.

Na próxima madrugada, João Matias e Rodrigo Caixas formam dupla para representar Portugal na final direta da disciplina olímpica de Madison, marcada para a 1h15 de Portugal Continental.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com