sábado, 23 de outubro de 2021

“Vinte bicicletas roubadas no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista à seleção italiana”


Por: José Morais

A seleção italiana que está a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista em Roubaix, França, foi surpreendida com o roubo de vinte bicicletas, entre as mesmas estão as de Filippo Ganna, Liam Bertazzo, Jonathan Milan e Simone Consonni, com um valor de cada uma de cerca de 30.000 euros.

A equipa italiana que estava prestes a regressar a casa, na sua última noite no hotel onde estava hospedada durante o Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista, quando chegaram ao estacionamento tiveram uma surpresa desagradável, já que vinte das suas bicicletas tinham sido roubadas, nelas estavam incluídas aquelas pintadas em ouro, com as quais Filippo Ganna, Liam Bertazzo, Jonathan Milan e Simone Consonni ganharam o ouro no campeonato de perseguição.

Após terem sido usadas no Campeonato do Mundo, as bicicletas da seleção italiana foram carregadas no autocarro cerca da meia-noite para regressarem a Itália, por sorte, as restantes bicicletas que os ciclistas iriam usar este sábado ainda no Campeonato do Mundo, tinham ficado no velódromo, de salientar que os preços das bicicletas podem chegar a cerca de 30.000 euros, onde porem um guiador de titânio pode chegar aos 10.000 euros.

Roberto Amadio responsável pela seleção afirmava que sabiam as dificuldades da segurança, optando por ficarem num hotel com estacionamento privado e controlado, mais exigente e com mais custos nas diárias, mas quem fez o roubo está bem organizado, e nada impediu o roubo.

A Pinarello, o fabricante das bicicletas da seleção italiana, reagiu à notícia, e solicitou ajuda através das redes sociais, ficando surpresos au terem conhecimento do roubo da maioria das bicicletas, todas as bicicletas estão pintadas com cores únicas, e a maioria dos guiadores estão personalizados em 3D, muito importantes para os ciclistas, e apelam a todos que informem para  infobike@pinarello.com , caso se apercebam da venda on-line das bicicletas.

“Seleção Nacional/Iúri Leitão perde o bronze ao cair do pano”


Por: Ana Nunes

Iúri Leitão brilhou ao longo de todo o concurso de omnium e tentou ao máximo segurar o terceiro lugar. No entanto, o sprint final de Elia Viviani (Itália) impediu o ciclista português de conquistar o bronze no Campeonato do Mundo de Pista em Roubaix, França, terminando assim na quarta posição.

Neste quarto dia de competição nos mundiais de pista em Roubaix, foi a vez de Iúri Leitão elevar as cores de Portugal ao mais alto nível na prova de omnium.

O corredor português esteve bem desde início, conseguindo o quarto lugar na prova de scratch. Na corrida tempo mostrou-se, uma vez mais, ao mais alto nível, terminando na segunda decisão. Venceu quatro dos sprints e somou ainda mais 20 pontos, após ter conseguido fazer a dobragem. Desta feita, partiu para a segunda metade do programa de omnium com 72 pontos, no segundo lugar da geral, atrás de Ethan Hayter (Grã-Bretanha), que somava 80 pontos.

Iúri Leitão começou bem a corrida de eliminação, conseguindo evitar as primeiras eliminações. Quando restavam apenas 10 corredores em prova, o corredor português esteve por duas vezes em perigo de ficar de fora, o que acabaria por acontecer, terminando assim na oitava posição.

Desta feita, o corredor que representa a seleção nacional chegou à última prova do programa de omnium na terceira posição da geral, com 98 pontos, menos 16 que o líder Ethan Hayter. Iúri Leitão arrancou bem na prova, tentando sempre posicionando bem para somar pontos nos sprints. Somou pontos em cinco sprints, ganhando dois deles. O corredor português conseguiu manter-se durante toda a corrida no terceiro lugar, defendendo sempre a sua posição.

No sprint final, Elia Viviani (Itália) não deu qualquer hipótese, somando 10 pontos que retiraram o bronze a Iúri Leitão. O corredor português terminou assim no quarto lugar, com 117 pontos, naquele que foi o melhor resultado da seleção nacional, até ao momento, nestes mundiais de pista.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, disse estar orgulhoso por este resultado de excelência alcançado por Iúri Leitão, que participou pela primeira vez no omnium num campeonato do mundo. “O Iúri fez um concurso de omnium muito bom, no qual competiu com corredores de nível elevadíssimo, mostrando estar também ao nível dos mesmos. É claro que tem aspetos a melhorar, mas esteve na luta pelo pódio até ao último sprint e estou extremamente satisfeito com o que ele fez. O Iúri mostrou o seu valor e temos de estar orgulhosos pela prova que fizemos.”

Ethan Hayter dominou o programa de omnium de início ao fim, rematando com uma corrida por pontos na qual tornou a não dar qualquer hipótese aos adversários. O britânico, que disputou este ano a vitória na Volta ao Algarve, venceu a prova com 180 pontos.

Amanhã será o último dia de prova, com João Matias e Rui Oliveira a disputarem a prova de madison pelas 13h57 (hora portuguesa) e Iúri Leitão a regressar também à pista para a corrida de eliminação às 15h39 (hora portuguesa).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com