quinta-feira, 24 de agosto de 2017

“Vuelta/José Gonçalves abandona prova na sequência de uma queda”

Ciclista português foi encaminhado para o hospital e foi forçado a abandonar a prova.

O ciclista português José Gonçalves (Katusha Alpecin) abandonou a Volta a Espanha em bicicleta, na sequência de uma queda sofrida hoje, na sexta etapa da corrida, anunciou a equipa.

“Tristes por ter perdido José Gonçalves após queda na sexta etapa da Vuelta. Abandonou e foi ao hospital para diagnóstico”, lê-se no Twitter oficial da equipa comandada por José Azevedo.

O pelotão da edição de 2017 da Vuelta, liderada pelo britânico Chris Froome (Sky), cumpre hoje a sexta etapa da corrida, entre Vila-real e Sagunt, numa distância de 204,4 quilómetros.

José Gonçalves ocupava a 180.ª posição da classificação geral, a 38.25 minutos de Froome.

Fonte: Sapo on-line

“Vuelta/Marczynski ganha etapa e Froome mantém a liderança”

Ricardo Vilela em destaque ao terminar em 16.º a 26 segundos do vencedor

Foto: EPA

O ciclista polaco Tomasz Marczynski (Lotto-Soudal) venceu esta quinta-feira, ao 'sprint', a sexta etapa da Volta a Espanha, após a qual o britânico Chris Froome manteve a camisola vermelha de líder da classificação geral.

Marczynski cumpriu os 204,4 quilómetros da etapa, que ligou Villarreal a Sagunt, em 4:47.02 horas, batendo em cima da meta o compatriota Pawel Poljanski (Bora-Hansgrohe), segundo, e o espanhol Henric Mas (Quick Step), terceiro.

Froome terminou a tirada no 8.º posto, a 26 segundos do vencedor, num grupo que incluiu o português Ricardo Vilella, que cortou a meta em 16.º lugar. Já Rui Costa cedeu mais alguns segundos (acabou a 43 de Marczynski), mas continua no top-20 da classificação geral, no 18.º posto.

Na sexta-feira, o pelotão volta a enfrentar nova etapa de média montanha, com 207 quilómetros que vão ligar Llíria a Cuenca.


Classificação da 6.ª etapa

1. Tomasz Marczynski (Polónia/Lotto-Soudal), 4:47:02"

2. Pawel Poljanski (Polónia/Bora-hansgrohe), m.t.

3. Enric Mas (Espanha/Quick-Step Floors), m.t.

4. Luis Leon Sanchez (Espanha/Astana Pro Team), +8"

5. Jan Polanc (Eslovénia/UAE Team Emirates), m.t.

6. Warren Barguil (França/Team Sunweb), +26"

7. Giovanni Visconti (Itália/Bahrain-Merida), m.t.

8. Chris Froome (Grã-Bretanha/Team Sky), m.t.

9. Fabio Aru (Itália/Astana Pro Team), m.t.

10. Jack Haig (Austrália/Orica-Scott), m.t.


Classificação geral

1. Chris Froome (Grã-Bretanha/Team Sky), 22:54:37"

2. Esteban Chaves (Colômbia/Orica-Scott), +11"

3. Nicolas Roche (Irlanda/BMC Racing Team), +13"

4. Tejay van Garderen (Estados Unidos/BMC Racing Team), +27"

5. Vincenzo Nibali (Itália/Bahrain-Merida), +36"

6. David De La Cruz (Espanha/Quick-Step Floors), +40"

7. Fabio Aru (Itália/Astana Pro Team), +49"

8. Adam Yates (Grã-Bretanha/Orica-Scott), +50"

9. Michael Woods (Canadá/Cannondale-Drapac), +1:13"

10. Simon Yates (Grã-Bretanha/Orica-Scott), +1:26"

Fonte: Record on-line

 


 

“Equipa Portugal/Luís Costa e Telmo Pinão no Mundial de paraciclismo”

Por: José Carlos Gomes

Luís Costa e Telmo Pinão representam a Equipa Portugal no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, entre 31 de agosto e 1 de setembro, em Pietermaritzburg, África do Sul.

A dupla, que já vestiu as cores nacionais nos Jogos Paralímpicos de 2016, vai participar nas provas de fundo e de contrarrelógio. Luís Costa compete na classe H5, na qual irá defrontar nove rivais, e Telmo Pinão corre em C2, num pelotão com mais 20 paraciclistas.

Luís Costa é o primeiro a entrar em ação, participando no contrarrelógio de 23,3 quilómetros, a partir das 12h00 de dia 31 de agosto. Dois dias depois, às 14h00, inicia os 60,7 quilómetros da prova de fundo.

Telmo Pinão disputa o contrarrelógio de 31 quilómetros a partir das 8h00 do dia 1 de setembro. No dia 3, às 9h30, compete na prova de fundo, que terá 85 quilómetros.

“Vamos com ambição de conseguir bons resultados. O Luís Costa aponta para o pódio, tanto no contrarrelógio como na prova de fundo, embora seja uma meta mais fácil de alcançar na corrida em linha. O Telmo Pinão irá bater-se por um lugar no top 10”, assume o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Fonte: FPC

“Bombarralense A Quadruplicar!”

O passado fim-de-semana foi recheado de ciclismo para o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior, a Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense No Sábado, dia 19, foi o dia do conselho do Bombarral acolher o III Troféu Guilherme Silva.

O dia começou com os jovens aspirantes a mostrarem o seu valor. O início da tarde foi marcado pela prova no escalão de cadetes. 13 voltas num total de 39 quilómetros, num troféu ganho por Rafael Gouveia (LA Alumínios Paio Pires). No sector feminino, 17 atletas mostraram o seu valor.

Francisco Guerreiro, Leonel Firmino, Rafael Costa, Wilson Esperança, Guilherme Simão, Francisco Duarte, António Pintassilgo, Rodrigo Pereira, Rodrigo Duarte e Bruno Valentim alinharam à partida para honrar as cores do clube em casa. O objectivo era vencer individualmente e colectivamente, para além de oferecer uma prova interessante aos adeptos

49,6 quilómetros esperavam os jovens ciclistas, ao longo de 18 voltas. Uma fuga formada à última volta começou a decidir a corrida. A corrida começou a ser decidida na última volta quando se formou uma fuga constituída por José Bastos (Mato – Cheirinhos), Francisco Duarte, Leonel Firmino e Francisco Guerreiro (Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense). Francisco Guerreiro impôs um ritmo forte para os seus companheiros chegarem isolados, numa tentativa bem-sucedida. Francisco Duarte venceu e Leonel Firmino terminou em 2º. Wilson Esperança e Francisco Guerreiro finalizaram em 4º e 5º, ditando assim também a vitória colectiva.

Com cerca de 100 ciclistas, o pelotão sub-23/elites partiu para a primeira prova após a 79ª Volta a Portugal. Com as ruas do Bombarral preenchidas pelo público que se juntou para ver passar os atletas, João Matias (LA Alumínios | Metalusa Blackjack) venceu ao sprint, ao fim de 78 quilómetros.

O balanço do evento é positivo. Realçar a ausência das equipas do  ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins e do Alcobaça Clube Ciclismo, apesar das suas proximidades geográficas; o Team Almodôvar, o Sporting Clube de Portugal – Tavira e o Clube de Ciclismo de Loulé marcaram presença no evento apesar da distância geográfica.

O clube congratula todos os participantes no evento e agradece a sua comparência, bem como a adesão do público.

O fim-de-semana prosseguiu no Turcifal, para o 21º Troféu Feira do Mato.

Esperava à equipa um circuito acidentado, a ser percorrido 14 vezes, perfazendo o total de 49 quilómetros. Com a mesma formação de Sábado exceptuando a ausência de Bruno Valentim, o objectivo da equipa era conquistar um bom resultado.

A corrida foi muito atacada desde o início, onde o Bombarralense tentou entrar nas diversas fugas, sem sucesso. Miguel Monteiro (Academia Joaquim Agostinho / UDO) e Daniel Henriques (Mato – Cheirinhos) destacaram-se a meio da corrida, não mais sendo alcançados. Francisco Duarte entrou num grupo intermédio perto do final, completando o pódio do troféu. O lugar cimeiro foi ocupado por Daniel Henriques, com Miguel Monteiro a ser 2º classificado. A equipa foi 3º colectivamente com Leonel Firmino a finalizar em 6º e Francisco Guerreiro em 9º.

Nafarros acolheu a última prova do “fim-de-semana prolongado”, com a 1ª edição para juniores do mítico circuito que completou 57 edições em elites neste ano.

O circuito irregular com 9 quilómetros teria de ser percorrido por 5 vezes, num total de 45 quilómetros de prova. Com a equipa com os 10 jovens que se apresentaram no Sábado, o objectivo era fazer história, vencendo a 1ª edição dum circuito que já é história.

O líder foi Leonel Firmino e a equipa trabalhou para o colocar na fuga do dia. O jovem ciclista isolou-se com Afonso Silva (Sporting Clube de Portugal). O duo entendeu-se muito bem e não mais foram alcançados. Miguel Salgueiro (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins) destacou-se do pelotão em busca da dupla isolada, mas não conseguiu ir além do fechar do pódio do circuito. A vitória ficou para Leonel Firmino que atacou a 300 metros do fim, tal como combinado à partida, garantindo assim o triunfo. Após a 2ª vitória individual do fim-de-semana, o Bombarralense garantiu igualmente a 2ª vitória colectiva ao fechar com Francisco Guerreiro em 4º lugar e Wilson Esperança em 10º.

Os resultados obtidos são positivos e motivadores, no final de uma época azarada. A equipa está em preparação para os próximos circuitos.

Fonte: Bombarrelense

 

Calendário de Setembro
Dia
Prova
2
Circuito das Vindimas - Alfeizeirão
10
Circuito do Sobral de Monte Agraço
17
XXXIII Seixalíadas
23
Circuito Ciclismo Póvoa da Galega
24
IV Circuito Jovem das Vindimas - Alenquer

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com