domingo, 12 de março de 2023

“Francisco Alves ganha abertura de cadetes em Cantanhede”


Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) ganhou, na tarde deste domingo, a Prova de Abertura de Cadetes, uma corrida de 77,8 quilómetros disputada no concelho de Cantanhede.

A correr pela equipa da casa, Francisco Alves foi o mais rápido do grupo de três corredores que se distanciou dos demais para discutir a prova ao sprint.

Francisco Alves cortou a meta na frente de todos, ao fim de 2h06m27s. Seguiram-se José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), com o mesmo tempo do vencedor, e Gonçalo Costa (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), a 4 segundos. O terceiro lugar da classificação absoluta deu a Gonçalo Costa a vitória entre os cadetes de primeiro ano.


A Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact ganhou todas as outras classificações. Foi a primeira equipa

Fonte; Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida e o segundo lugar no Tirreno-Adriático: «Superfeliz!»”


Ciclista português assume que melhor forma para a Volta a Itália

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

João Almeida (UAE Emirates) mostrou-se este domingo superfeliz com o segundo lugar no Tirreno-Adriático, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), e promete estar "ainda melhor" na Volta a Itália, principal objetivo da época.

"Estou supersatisfeito. Foi uma semana muito produtiva. Estou superfeliz e, no final de contas, as diferenças principais foram feitas pelas bonificações. É bom relembrar", explicou aos jornalistas, após a conclusão da sétima e última etapa.

Ao chegar no pelotão na última etapa, ganha ao sprint pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), o campeão nacional de fundo confirmou o segundo lugar final, a 18 segundos do vencedor, Primoz Roglic, que assinalou o regresso à estrada após quase seis meses de paragem com a segunda vitória na geral da 'Corrida dos dois Mares', que já tinha vencido em 2019.

O português confessou ter-se sentido "bem a semana toda", na continuação da preparação para a Volta a Itália, ainda que este seja já um dos grandes resultados da carreira, se não o maior, pela importância de uma das mais emblemáticas corridas do calendário mundial.

Ao longo das sete etapas, disse, sentiu Primoz Roglic "um pouco mais forte", mas ressalvou a questão das bonificações como principal diferenciador.

Para o Giro, prometeu, vai estar "ainda melhor", no principal objetivo da época e à procura de fazer o que ainda não conseguiu, depois de um quarto lugar (com 15 dias de líder) em 2020 e um sexto em 2021.

"Quero discutir a corrida, estar no pódio final é o objetivo. Vou trabalhar no duro para isso", garantiu.

De resto, o segundo lugar na geral final deu-lhe ainda o triunfo na classificação da juventude, uma vez que o campeão nacional de fundo tem 24 anos e ainda elegível nesta tabela.

"Às vezes, até eu me esqueço que ainda sou jovem, e é bom vencer a camisola branca", brincou.

Embora no seu palmarés constem triunfos na geral da Volta a Polónia e da Volta ao Luxemburgo, ambas em 2021, este é o melhor resultado de sempre de Almeida numa das principais e mais conceituadas corridas por etapas do calendário velocipédico internacional e um bom sinal para a Volta a Itália, na qual foi quarto em 2020, depois de andar 15 dias vestido de rosa, e sexto em 2021.

Atrás do ciclista de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) ficou o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), o vencedor do Giro2020 que foi terceiro a 23 segundos de Roglic.

Fonte: Record on-line

“João Almeida em segundo no Tirreno-Adriático”


A prova italiana foi conquistada pelo ciclista esloveno Primoz Roglic

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Tirreno Adriatico

João Almeida (UAE Emirates) terminou este domingo na segunda posição o Tirreno-Adriático, emblemática prova italiana conquistada pelo ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) no seu regresso à competição.

Ao chegar no pelotão na sétima e última etapa, ganha ao sprint pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), o campeão nacional de fundo confirmou o segundo lugar final, a 18 segundos do vencedor, Primoz Roglic, que assinalou o regresso à estrada após quase seis meses de paragem com a segunda vitória na geral da 'Corrida dos dois Mares', que já tinha vencido em 2019.

Embora no seu palmarés constem triunfos na geral da Volta a Polónia e da Volta ao Luxemburgo, ambas em 2021, este é o melhor resultado de sempre de Almeida numa das principais e mais conceituadas corridas por etapas do calendário velocipédico internacional e um bom sinal para a Volta a Itália, na qual foi quarto em 2020, depois de andar 15 dias vestido de rosa, e sexto em 2021.

Atrás do ciclista de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), que conquistou ainda a camisola da juventude, ficou o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), o vencedor do Giro2020, que foi terceiro a 23 segundos de Roglic.

Para o esloveno da Jumbo-Visma, o regresso à competição, depois de ter abandonado a Vuelta2022 devido a queda e ter sido operado ao ombro direito em outubro, não podia ter corrido melhor, uma vez que o tricampeão da Vuelta (2019-2021) ganhou, além da geral, três etapas, a classificação dos pontos e a da montanha.

Na tirada deste sábado, discutida ao sprint, Jasper Philipsen impôs-se ao neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), segundo, e ao italiano Alberto Dainese (DSM), terceiro, ao concluir os 154 quilómetros com início e fim em San Benedetto del Tronto em 3:32.36 horas.

A segunda vitória do velocista belga concluiu a prova do tridente, com Roglic como quarto mais velho vencedor da corrida, dando à Eslovénia uma terceira vitória consecutiva, depois de dois triunfos de Tadej Pogacar, 'ocupado' a vencer o Paris-Nice, como 'Rogla' também com um hat trick de triunfos em etapas.

Nelson Oliveira (Movistar) fechou também em bom plano, no 30.º posto, após o trabalho em prol do espanhol Enric Mas, sexto na geral.

O dia fica ainda marcado pelo abandono do britânico Thomas Pidcock (INEOS), campeão olímpico de cross country, devido a queda, a seis dias da clássica Milão-Sanremo.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar vence Paris-Nice com autoridade e novo solo triunfal”


Ciclista esloveno conquistou o Paris-Nice com 53 segundos de vantagem sobre David Gaudu

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Tadej Pogacar confirmou este domingo o triunfo final no Paris-Nice, ao conquistar a oitava etapa, impondo-se com superioridade a Jonas Vingegaard no primeiro duelo da época entre os dois últimos vencedores do Tour.

A supremacia do esloveno da UAE Emirates nunca esteve em causa ao longo da prova francesa e Pogacar demonstrou, com novo ataque a solo, desta feita a 19 quilómetros da meta, que o dinamarquês da Jumbo-Visma terá de melhorar, e muito, se quiser defender com sucesso o título na Volta a França.

Pogi conquistou o Paris-Nice com 53 segundos de vantagem sobre David Gaudu (Groupama-FDJ), o francês que se intrometeu no duelo mais esperado deste início de temporada e que relegou Vingegaard para terceiro, a 1.39 minutos do vencedor.

Na etapa deste sábado, o esloveno atacou na ascensão até Col d'Èze e não voltou a ser alcançado. Cumpriu os 118,4 quilómetros com início e fim em Nice em 2:51.02 horas, menos 33 segundos do que toda a gente, com Vingegaard em segundo e Gaudu em terceiro.

Pogacar mostrou de novo ao dinamarquês do que é capaz, avisando todos os outros rivais, e igualou o compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), outro adversário e campeão do Paris-Nice em 2022, que por estes dias também fez 'hat trick' no Tirreno-Adriático.

Pogacar está verdadeiramente indomável no arranque de 2023, somando a 'Corrida ao Sol' aos triunfos na Volta à Andaluzia (na qual venceu três etapas) e na Clássica de Jáen. O bicampeão do Tour (2020 e 2021) consegue também fazer o pleno nas principais corridas por etapas desta época do ano, juntando o Paris-Nice às duas vitórias no Tirreno-Adriático (2021 e 2022) que constam no seu palmarés.

Já Vingegaard, depois de vencer todas as etapas do Gran Camiño e a geral, demonstrou ainda estar longe do pico de forma, acusando alguma falta de ritmo perante aquele que será o seu principal rival na Volta a França.

Rui Oliveira contribuiu para a vitória de Pogi na corrida, trabalhando em prol do chefe de fila ao longo das oito tiradas e concluindo em 76.º, para acabar no 93.º posto da geral.

Fonte: Record on-line

“Óbidos Cycling Team supera Clássica da Primavera”


Por: Helena Dias

Fotos: Paulo Figueiredo

A Óbidos Cycling Team competiu este domingo na Póvoa de Varzim, por ocasião da Clássica da Primavera, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal. Miguel Carvalho destacou-se entre os melhores ciclistas sub-23, fechando em 14º lugar na classificação da juventude, seguido de Marco Marques e Gabriel Casal em 21º e 22º, respectivamente.


O pelotão de 129 corredores percorreu 145,8 quilómetros, divididos pelas sete voltas ao circuito com sete passagens pelo prémio de montanha de Laúndos. A fuga do dia começou a formar-se aos primeiros quilómetros, primeiramente com quatro corredores e, mais tarde, juntando-se mais seis. Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi um dos 10 protagonistas da fuga, que acabou por isolar-se na última volta e conquistar a Clássica da Primavera com 20 segundos de vantagem.


“Hoje foi um dia menos positivo para a Óbidos Cycling Team”, afirmou o director-desportivo e manager Micael Isidoro. “Tivemos alguns ciclistas um pouco abaixo da sua capacidade, passaram por um dia menos bom. Acontece no ciclismo e isso acabou por fazer com que tivéssemos uma prestação um pouco limitada. Mas de forma geral estou satisfeito por termos feito tudo o que podíamos. Traçámos uma estratégia, tentámos cumprir e, quando é assim, não há nada a dizer”, concluiu.

 

Classificação Geral:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) 3h33m14s [41,025 km/h]

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 20s

3º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) mt

54º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 6m27s

69º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 7m04s

71º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 10m30s

DNF Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)

DNF Miguel Correia (Óbidos Cycling Team)

DNF Rui Ventura (Óbidos Cycling Team)

DNF Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor)

14º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

21º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

22º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 10h40m26s

15ª Óbidos Cycling Team a 23m17s

 

Geral Equipas de Clube:

 

1ª Fonte Nova-Felgueiras

6ª Óbidos Cycling Team

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“ABTF Betão-Feirense Pedro Andrade vence metas volantes na Clássica da Primavera”


ABTF Betão-Feirense alcança mais um pódio na época de Clássicas Lusas

 

Na segunda clássica do ano, a ABTF Betão-Feirense voltou ao pódio com Pedro Andrade a vencer a camisola das metas volantes na Clássica da Primavera. Logo aos primeiros quilómetros, o jovem natural de Santa Maria da Feira entrou na fuga do dia, sendo o mais forte na luta pelas metas volantes, o que lhe garantiu a subida ao pódio no final do dia.

No total foram percorridos 145,8 quilómetros, distribuídos por sete voltas ao circuito na Póvoa de Varzim, com sete passagens pelo prémio de montanha em Laúndos. Pedro Andrade foi um dos quatro primeiros a fugir ao pelotão, a quem se juntaram posteriormente mais corredores, formando uma fuga de 10 elementos.

Entre os fugitivos, encontrava-se Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor), que conseguiu isolar-se na última volta e ganhar a prova com uma vantagem de 20 segundos.

A ABTF Betão-Feirense partiu para a segunda prova pontuável da Taça de Portugal com Santiago Mesa na liderança absoluta e Afonso Eulálio no comando em sub-23. O ciclista colombiano superou as dificuldades montanhosas do dia, mas no final acabou por não ir além do 14º lugar, a 24 segundos do vencedor. O jovem Eulálio sofreu uma avaria numa fase crucial da corrida, perdendo tempo e acabando por abandonar.

“Foi uma corrida positiva a nível da prestação dos atletas, embora tenhamos tido alguns percalços”, afirmou o director-desportivo Joaquim Andrade. “O Francisco Moreira esteve indisposto e não conseguiu acompanhar o grupo logo desde início. Depois tivemos duas avarias em fases cruciais da corrida, a afetarem o Ivo e o Afonso, que limitaram muito a estratégia da equipa para a parte final. O Pedro esteve integrado na fuga principal e o Santiago passou as piores dificuldades. No sprint final acabou por não conseguir, mas está igualmente de parabéns”, concluiu.

 

Classificação Geral:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) 3h33m14s [41,025 km/h]

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 20s

3º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) mt

14º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 24s

24º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 1m09s

32º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 1m17s

DNF Barry Miller (ABTF Betão-Feirense)

DNF Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense)

DNF Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense)

DNF Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Metas Volantes:

 

1º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) 20

 

Geral Montanha:

 

1º Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) 20

13º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) 1

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 10h40m26s

7ª ABTF Betão-Feirense a 2m06s

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Glassdrive / Chanceplus / Allegro Cristiana Valente vence 1.ª Prova da Taça de Portugal Feminina"

Cristiana Valente, da Glassdrive / Chanceplus / Allegro venceu neste domingo a 1.ª Prova da Taça de Portugal Feminina em Elite, disputada em Cantanhede. Em Sub-23 Nádia Henriques foi a 2.ª classificada, gastando mais 55 segundos que a vencedora, Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida).

A corrida principal juntou as corredoras de Elite e Sub-23, com 81,1 km e Cristiana Valente, 37 anos, deixou toda a concorrência para trás e cortou a meta isolada.

“Estou muito feliz. Não pela minha vitória, mas pelo trabalho que fizemos durante toda a corrida. Estivemos todas muito bem, fizemos um trabalho fantástico e estou muito contente por nos últimos quilómetros ter segurado a vitória de hoje e acabar a ganhar. Confesso que no final pensava apenas no trabalho que esta estrutura teve para nos colocar na estrada com todas estas condições e no trabalho de todas as colegas. Foi fantástico”, disse Cristiana Valente. Para o futuro, a corredora entende que o caminho passa por continuar a trabalhar: “Temos trabalhado bem porque temos excelentes condições e um espírito de equipa incrível. Por isso o futuro só pode ser risonho, mais vitórias são possíveis e vamos trabalhar muito para isso”.


Bruno Pires, diretor desportivo, referiu que “é a primeira vitória deste projeto que iniciou no ano passado, com a minha direção. É o realizar de um sonho, poder ter a minha primeira vitória como diretor desportivo. Têm sido meses de muito trabalho, muitas reuniões com patrocinadores, planificação de treinos, um árduo trabalho. Mas tenho uma equipa extraordinária à minha volta, verdadeiros amigos como é o caso do Humberto Moreira, o meu braço direito e muito disto é graças ao apoio que me dá”.


O dirigente destacou as atletas, que “foram fantásticas, fizemos uma prova como se corre a nível profissional, algumas equipas vieram dar-nos os parabéns pela forma como liderámos a corrida, a forma como a equipa estava compacta na frente. Por isso quero dar os meus parabéns a cada uma das atletas, à Cristiana, à Maria, à Tânia, à Ana, à Beatriz, à Nádia, à Tamara, estou muito orgulhoso delas. Espero que esta seja a primeira de muitas, porque trabalhamos para isto todos os dias e os resultados não aparecem por acaso. Tivemos uma queda com a Ana Sobreira, nada de grave, mas até ela está de parabéns pela grande corrida que fez e pela forma como se integrou no grupo, por isso o balanço é extremamente positivo. Quero agradecer também ao Clube Desportivo Fullracing e a todos os patrocinadores, porque sem eles nada disto era possível. Esta vitória é para eles e para os adeptos desta jovem estrutura que se está a criar no ciclismo feminino, que está a crescer bastante e eu sinto-me orgulhoso por poder contribuir para um ciclismo melhor”.

A Taça de Portugal Feminina prossegue dias 22 e 23 de abril, em Albufeira e Moura, respetivamente.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

1.ª Taça de Portugal Feminina

Pena – Cantanhede

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

 

ELITES» 81,1 km

1.ª Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 02h00m51s

2.ª Katiuska Rodrigues (Maiatos), a 42s

3.ª Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a 44s

4.ª Tamara Branco (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), mt

14.ª Tânia Lima (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 02h05m20s

DNF Ana Sobreira (Glassdrive / Chanceplus / Allegro)

 

SUB-23» 81,1 km

 

1.ª Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida), 02h01m44s

2.ª Nádia Henriques (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 55s

3.ª Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 56s

DNF Beatriz Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro)

 

JUNIORES» 63,1 km

 

1.ª Margarida Teodósio (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 01h32m47s

2.ª Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), mt

3.ª Mayra Silva (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), mt

5.ª Maria Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade

2.ª Glassdrive / Chanceplus / Allegro

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira vence Clássica da Primavera e Cristiana Valente triunfa na Taça das Femininas”


Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, triunfou hoje na 26.ª edição da Clássica da Primavera, isolado, trazendo a primeira vitória da época para a estrutura. Pedro Silva venceu a Juventude e é o atual líder da Taça de Portugal em Sub-23. Também Cristiana Valente, da Equipa Feminina Glassdrive / Chanceplus / Allegro, venceu este domingo a 1.ª Prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, em Elites. Um dia em cheio para o Clube Desportivo Fullracing que vence em duas frentes.

Foi com muito público a assistir que foram disputados os 145,8 km em circuito na Póvoa de Varzim. A corrida ficou marcada por uma fuga com 10 corredores, onde estava Mauricio Moreira, e que vingou até ao fim com o uruguaio a destacar-se. Com a aproximação da última das sete subidas ao Monte de São Félix, o corredor atacou e isolou-se na cabeça de corrida, conseguindo triunfar em solitário.


Já Pedro Silva venceu a Juventude e a Glassdrive / Q8 / Anicolor ganhou por equipas. Todos os corredores apresentaram bom desempenho, ao ocupar os lugares cimeiros da classificação geral. Pedro Silva passou também a comandar a Taça de Portugal Jogos Santa Casa em Sub-23.

Emocionado, no final da corrida Mauricio Moreira dizia sentir “uma alegria enorme em conquistar esta vitória, logo no início da temporada, o que só revela que o trabalho está a ser feito no caminho certo. Penso que agora podemos ficar um pouco mais descontraídos, porque esta será mais uma motivação para toda a equipa continuar o bom trabalho que já começou”.


“Foi um bom dia para a nossa estrutura. Acabou por ser uma bonita vitória do Mauricio, com um grande trabalho de toda a equipa, desde o Frederico, Mendonça, Artem, Duarte, Pedro e Fábio e também de todo o staff. Estamos todos de parabéns”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

26.ª Clássica da Primavera

Póvoa de Varzim – Póvoa de Varzim» 145,8 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h33m14s

2.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), a 20s

3.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt

5.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

9.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 24s

11.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

17.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

22.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

45.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m16s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h33m38s

2.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 10h40m26s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 20 Pontos

4.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES

 

1.º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense), 20 Pontos

4.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

 

A estreia dos três Cadetes também correu conforme o treinador previa. Não houve grandes percalços e Rui Cavacas mostrou-se satisfeito com o desempenho dos seus atletas na Prova de Abertura de Cadetes, que também decorreu esta tarde em Cantanhede.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Taça de Portugal de BMX Race Portimão”


Renato Silva e Rita Xufre dominadores em Portimão

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de BMX Race começou, neste fim de semana, com uma jornada dupla, na pista de Portimão. Nas categorias principais os vencedores foram os mesmos no sábado e no domingo, Renato Silva (Team BMX Quarteira), na superclass masculina, e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), nas sub-23 e sub-17 femininas.

Nas provas masculinas de sábado e domingo, Renato Silva foi hegemónico e teve a oposição dos mesmos rivais nos dois dias. Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira) foi segundo nas duas rondas e Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) conseguiu o terceiro lugar em ambas as jornadas.

Algo semelhante aconteceu entre as femininas sub-23 e sub-17. Rita Xufre foi indubitavelmente a mais forte, enquanto Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube) e Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), sempre por esta ordem, subiram ao pódio no sábado e no domingo.


Na competição masculina para maiores de 17 anos o equilíbrio foi a tónica. Francis Luiz, do Clube Bicross de Portimão, venceu no sábado, enquanto no dia seguinte se impôs o colega de equipa Marco Albano. Como resultado, estão os dois empatados no topo da geral da Taça. Já nas femininas com mais de 23 anos Mónica Gaboleiro não deu hipóteses e ganhou as duas rondas.

Nas categorias mais jovens destacaram-se o cadete Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira), o juvenil André Muller (Clube Bicross de Portimão) e a sub-15 Íris Moraru (Clube Bicross de Portimão), que saíram na frente da Taça após as duas rondas inaugurais. O mesmo aconteceu a Francis Luiz (cruiser 30/39) e a Paulo Domingues (cruiser 40+).

A correr em casa, o Clube Bicross de Portimão impôs-se coletivamente, tanto no sábado como no domingo.

A próxima etapa dupla da Taça de Portugal de BMX Race acontece em Coimbra, nos dias 1 e 2 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa Cantanhede”


Cristiana Valente entra a ganhar em Cantanhede

 

Por: José Carlos Gomes

Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) venceu, neste domingo, a primeira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na categoria de elite, disputada em Cantanhede.

A corrida principal, que juntou as corredoras de elite e sub-23 num itinerário de 81,1 quilómetros, foi palco da superioridade de Cristiana Valente. A ciclista de 37 anos deixou toda a concorrência para trás e cortou a meta ao fim de 2h00m51s. Foi acompanhada no pódio por Katiuska Rodrigues (Maiatos), a 42 segundos, e por Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).


Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida) foi a melhor das sub-23, concluindo a corrida também isolada na respetiva categoria. A sub-23 de primeiro ano gastou 2h01m44s para cobrir o percurso, menos 55 segundos do que Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) e menos 56 segundos do que Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), segunda e terceira, respetivamente.

As juniores cumpriram menos uma volta ao circuito, completando 63,1 quilómetros. Ao contrário do que sucedeu nas categorias superiores, nas jovens assistiu-se a uma chegada ao sprint entre seis corredoras, todas creditadas com o mesmo tempo, 1h32m47s.

As três primeiras foram todas ciclistas do Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade. Margarida Teodósio venceu, seguida por Raquel Dias e Mayra Silva.


O desfecho dos 45,5 quilómetros da corrida de cadetes também foi ao sprint. Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) levou a melhor, sendo ladeada no pódio por Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) e por Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT), segunda e terceira, respetivamente.

As vencedoras nas categorias de veteranas foram a master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a master 50 Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) e a master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG).

O Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arada impôs-se por equipas, seguido pelos coletivos Glassdrive/Chanceplus/Allegro e Maiatos.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa prossegue nos dias 22 e 23 de abril, em Albufeira e Moura, respetivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite Clássica da Primavera”


Mauricio Moreira triunfa em solitário

 

Por: José Carlos Gomes

O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou hoje, na Póvoa de Varzim, a 26.ª edição da Clássica da Primavera, segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite. Rafael Silva (Efapel Cycling) é o novo comandante da geral da Taça.


A corrida de 145 quilómetros foi marcada por uma fuga de dez corredores, que comandou as operações durante grande parte da prova. De entre os escapados acabaria por destacar-se Mauricio Moreira.

O uruguaio aproveitou a última das sete subidas ao Monte de São Félix, na freguesia de Laúndos, para se isolar na cabeça de corrida. A partir daí geriu a vantagem e cortou a meta em solitário.


Mauricio Moreira cumpriu o percurso em 3h33m14s, menos 20 segundos do que o grupo perseguidor mais próximos. O vencedor da edição de 2022 da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), foi o segundo classificado e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) fechou o pódio.

Além do triunfo individual, a Glassdrive-Q8-Anicolor conquistou a vitória por equipas e a juventude, por intermédio de Pedro Silva. Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor trepador da jornada e Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) conseguiu a vitória nas metas volantes.


Com os resultados deste domingo, a Taça de Portugal Jogos Santa Casa passou a ter novos comandantes. Rafael Silva, segundo na Prova de Abertura – Região de Aveiro e sétimo hoje, na Póvoa de Varzim, passou para a frente na categoria de elite, enquanto Pedro Silva assumiu a primeira posição em sub-23.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite termina com a Clássica Aldeias do Xisto, marcada para 16 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com