sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

“Tom Pidcock de olhos nas clássicas da primavera para preparar o Giro”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Tom Pidcock é um dos ciclistas chamados pela sua equipa para se mostrar mais na época de 2022, o ciclista britânico que teve uma participação muito brilhante na sua estreia no World Tour em 2021, procurará consolidar o calendário da primavera, onde vai optar por três monumentos, e diversas provas ao seu estilo, para depois surgir no Giro de Itália, um objetivo prioritário da sua formação, para contribuir com a sua participação na prova.   

Será um calendário idêntico ao que teve na época passada, irá iniciar na Volta ao Algarve, seguindo-se depois provas na Bélgica, Itália, onde vai incluir o Milan-San Remo e o Tour of Flanders, com a novidade da sua estreia no Liège-Bastogne-Liège, prova que não conhece, e será um dos objetivos mais desejados, que será a sua grande preparação para o Corsa Rosa, onde irá ajudar e proteger Richard Carapaz.

Tom Pidcock irá ainda compartilhar as suas responsabilidades com Dylan Van Baarle, onde vai com certeza adquirir muita experiência, onde poderá ter bons resultados, porem, o seu objetivo será o Giro de Itália, onde espera poder chegar em ótimas condições, podendo ser um dos candidatos a poder obter a camisola rosa na primeira semana.  

 

O seu calendário inicial será o seguinte:

 

Volta ao Algarve de 16 a 20 de fevereiro

Omloop Het Nieuwsblad a 26 de fevereiro

Kuurne-Bruxelles-Kuurne s 27 de fevereiro

Strade Bianche a 5 de março

Milan-San Remo a 19 de março

Porta Dwars Vlaanderen a 30 de março

Tour de Flandres a 3 de abril

Amstel Gold Race a 10 de abril

Flecha Brabanzona a 13 de abril

Seta valão a 20 de abril

Liège-Bastogne-Lieja a 24 de abril

Giro de Itália de 6 a 29 de maio

“Aleksandr Vlasov vence e arrebata liderança da Volta à Comunidade Valenciana”


Dia ficou marcado pela retirada de toda a equipa BikeExchange-Jayco, devido a casos de covid-19

 

Fotos: Lusa

Foto: Instagram Aleksandr Vlasov

O russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) venceu esta sexta-feira a terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana em bicicleta, ultrapassando o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) na liderança da geral individual.

Vlasov, que continua em grande após a recente mudança para a BORA-hansgrohe, cumpriu os 155,1 quilómetros entre Alicante e Antenas del Maigmó em 4:02.17 horas, 14 segundos menos do que o espanhol Carlos Rodríguez (INEOS), segundo, e 21 para o também espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro.

Evenepoel cortou a meta em oitavo, a 41 segundos, e cedeu a liderança da prova, agora do russo por 32 segundos em relação ao 'prodígio' belga, com Rodríguez firme no terceiro posto, a 36.

Ainda antes do arranque, o dia ficou marcado pela retirada de toda a equipa BikeExchange-Jayco, devido a casos de covid-19.

No sábado, a quarta e penúltima etapa liga Orihuela a Torrevieja em 193,1 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Benjamin Thomas vence isolado e assume comando da Étoile de Bessèges”


Quando faltam correr mais duas tiradas

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Benjamin Thomas

O francês Benjamin Thomas (Cofidis) venceu esta sexta-feira isolado a terceira etapa da 52.ª edição da Étoile de Bessèges, assumindo o comando da geral individual, quando faltam correr mais duas tiradas.

Thomas, de 26 anos, cumpriu os 155 quilómetros com partida e chegada em Bessèges em 3:38.31 horas, nove segundos mais rápido do que o italiano Alberto Bettiol (EF Education-Easy Post), segundo, e do que o holandês Tobias Halland Johannessen (Uno-X), terceiro.

O desempenho de hoje permite ao francês assumir a liderança da geral, com sete segundos de vantagem para Bettiol, segundo, e 15 para o francês Mathieu Burgardeau (TotalEnergies), terceiro.

Foi a segunda vitória seguida para a Cofidis, que tinha vencido a segunda tirada por intermédio do francês Bryan Coquard, hoje quinto e nono à geral.

A INEOS, por seu lado, continua 'azarada', depois do acidente que deixou o colombiano Egan Bernal no hospital, com quase 20 ossos partidos, e hoje viu o equatoriano Richard Carapaz, um dos líderes, cair a sete quilómetros da meta.

Apesar de ter concluído a tirada, com a ajuda de toda a equipa, os britânicos informaram que o campeão olímpico de fundo em Tóquio2020 e vencedor da Volta a Itália de 2019 está "a ser examinado".

O único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), subiu à 133.ª posição da geral individual, após cortar a meta em 135.º.

No sábado, a quarta etapa liga Saint-Hilaire-de-Brethmas a Mont Bouquet, com chegada em alto e 145 quilómetros cronometrados, antes do contrarrelógio final no domingo.

Fonte: Record on-line

“Maxim Van Gils novo líder da Volta à Arábia Saudita, Rui Costa em terceiro”


Português lutou para se manter em contacto com os principais favoritos e acabou por conseguir defender a posição de pódio na geral

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Costa

O belga Maxim Van Gils (Lotto Soudal) venceu esta sexta-feira a quarta e penúltima etapa da Volta à Arábia Saudita, com o português Rui Costa (UAE Emirates) no terceiro posto após ser quinto na tirada.

Van Gils, de 22 anos, cumpriu os 149,3 quilómetros entre o Winter Park e Harrat Uwayrid em 3:32.49 horas, logrando um triunfo a solo que o deixa como favorito à vitória final.

A 40 segundos chegou o esloveno Luka Mezgec (BikeExchange-Jayco), no segundo lugar, e o belga Tim Declerq (QuickStep-Alpha Vinyl), mas também o neerlandês Danny van Poppel (BORA-hansgrohe), quarto, e Rui Costa.

"Nos últimos dois dias, a corrida fez-se difícil com o vento. Hoje dei tudo, os meus companheiros trabalharam na perfeição para me guiar. No final, marquei um pouco o líder [Buitrago], e quero defender o pódio, pelo menos. Com o vento, quem sabe o que pode acontecer amanhã [sábado]", explicou Rui Costa, citado pela equipa, após cortar a meta.

O português lutou para se manter em contacto com os principais favoritos e acabou por conseguir defender a posição de pódio na geral, agora a 48 segundos do belga que lidera.

No segundo lugar está o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), agora a 36 segundos do topo após liderar até hoje, com o outro português em prova, Rui Oliveira (UAE Emirates), a chegar no 33.º posto, caindo para o 25.º da geral.

No sábado, a quinta e última etapa tem partida e chegada na cidade velha de Al Ula, com 138,9 quilómetros sem grande perfil acidentado que possa ajudar a fazer diferenças de tempo.

Fonte: Record on-line

“48.ª Volta ao Algarve”


Contagem decrescente para um grande espetáculo

 

Por: José Carlos Gomes

A 48.ª Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 16 e 20 de fevereiro, foi hoje apresentada em Faro, na sede do Turismo do Algarve. Será mais uma edição de grande nível, consolidando o estatuto da prova portuguesa como uma das melhores do circuito UCI ProSeries.


Estão inscritos 174 corredores, em representação de 25 equipas, dez das quais de categoria WorldTeam, o topo da pirâmide mundial. Entre os ciclistas anunciados pelas equipas estão 25 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta ao Algarve.

O percurso da corrida, com total de 795,8 quilómetros, distribui-se por cinco etapas que tocam a maior parte do território da região do Algarve, do litoral ao anterior, do Barlavento ao Sotavento. Além da abrangência territorial, é um traçado com enorme amplitude desportiva: duas etapas estão pensadas para os sprinters, duas tiradas terminam em montanha, para dar oportunidades aos trepadores, e existe ainda um contrarrelógio individual, bem ao jeito dos especialistas.


Este percurso variado atraiu um lote muito valioso de ciclistas, que poderão expressar-se em cada uma das especialidades. Os sprinters poderão brilhar na primeira e na terceira etapas -Portimão – Lagos, 199,1 km e Almodôvar – Faro, 209,1 km, respetivamente. O lote de homens rápidos da 48.ª Volta ao Algarve conta com alguns dos maiores especialistas mundiais: Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Bryan Coquard (Cofidis), Fabio Jakoben (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic), Jordi Meeus (Bora-hansgrohe), Mads Pedersen (Trek-Segafredo), Pascal Ackermann (UAE Team Emirates) e Tim Merlier (Alpecin-Fenix).


As decisões da classificação geral deverão passar por três etapas. A segunda, que se inicia em Albufeira e termina no Alto da Fóia (Monchique), após percorridos 182,4 quilómetros, a quarta, um contrarrelógio individual de 32,2 quilómetros, entre Vila Real de Santo António e Tavira, e a quinta, 173 quilómetros, entre Lagoa e o Alto do Malhão (Loulé).

O lote de contrarrelogistas, trepadores e corredores completos inscritos dá-nos pistas sobre os corredores que estarão na luta pela Camisola Amarela e pelas etapas decisivas. Sobressaem Brandon McNulty (UAE Team Emirates), David Gaudu e Stefan Küng (Groupama-FDJ), Ethan Hayter, Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), Ion Izaguirre (Cofidis), Joseph Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Mattia Cattaneo e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), Tobias Foss (Jumbo-Visma) e Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic).


A Volta ao Algarve costuma também ser o momento de revelar corredores jovens ao Mundo. Em 2022 há alguns ciclistas que merecem ser seguidos com atenção. Desde logo o campeão olímpico de BTT-XCO e campeão mundial de ciclocrosse, Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), mas também o campeão mundial de fundo sub-23 Filippo Baroncini (Trek-Segafredo), Ide Schelling (Bora-hansgrohe) e um trio muito promissor da Jumbo-Visma, formado pelo sprinter Olav Kooij, por Mick van Dijke e Michel Hessmann.


Outro motivo de interesse é a oportunidade de ver em Portugal ciclistas nacionais que representam equipas estrangeiras. Em 2022 acontecerá com os gémeos multimedalhados da pista Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), outra estrela da pista, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), e André Carvalho (Cofidis).

A Volta ao Algarve é também a oportunidade para as equipas portuguesas pedalarem lado a lado com as grandes estrelas internacionais. Depois da vitória de João Rodrigues (W52-FC Porto) na edição de 2021 e do desempenho de Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) no contrarrelógio do mesmo ano, espera-se ambição renovada das dez equipas continentais de Portugal em 2022.


 

Percurso

 

16 de fevereiro: 1.ª etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km

17 de fevereiro: 2.ª etapa: Albufeira – Fóia (Monchique), 182,4 km

18 de fevereiro: 3.ª etapa: Almodôvar – Faro, 209,1 km

19 de fevereiro: 4.ª etapa: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI)

20 de fevereiro: 5.ª etapa: Lagoa – Malhão (Loulé), 173 km


 

Equipas

 

WorldTeams: Astana Qazaqstan Team, Bora-hansgrohe, Cofidis, Groupama-FDJ, INEOS Grenadiers, Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Jumbo-Visma, Quick-Step Alpha Vinyl Team, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

 

ProTeams: Alpecin-Fenix, Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi, Human Powered Health e Team Arkéa-Samsic


 

Continentais: ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com