domingo, 31 de julho de 2022

“o regresso…”


Por: José morais

Este foi sem dúvida um fim-de-semana sem dúvida cheio de alegrias, ontem 30 de julho, completamos 23 anos de existência, algo que nos deixa muito satisfeitos, e cheios de vontade de continuar, e ficam para todos aqueles que nos felicitaram, o nosso grande obrigado pelo apoio dado ao longos destes anos.

Este domingo, mais um bom momento, o regresso à estrada, marcamos presença no 33º Passeio de Palmela, um passeio sem dúvida muito positivo, obrigado pela maneira como fomos recebidos, e parabéns pela organização, e ainda, foi muito bom rever amigos de longa data, que há quase dois anos e meio não o puder fazer motivado pela pandemia.

Num fim-de-semana assim cheio de alegrias, depois de termos tudo publicado, agora é tempo de descansar, deixando assim um forte abraço para todos, com um muito obrigado pelo apoio dado.

Obrigado.

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal”


Esta que é uma edição muito especial, quando comemoramos 23 anos de existência

 

A “Revista Notícias do Pedal” acabou de lançar a edição número 323, a edição de Julho, a mesma contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, descubra e conheça as mesmas, e ainda outras novidades, e outros projetos, e participe.

A nossa publicação pode ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com edição mensal, onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.

Temos ainda o nosso espaço diário em:

https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com registe-se e receba diariamente as mais diversas notícias.  

 

A sua notícia é importante para nós…

Temos espaço para divulgar o seu evento antes e após a realização do mesmo, pode divulgar ainda tudo o que se relaciona com a bicicleta, como um acontecimento, um passeio onde participou, uma novidade.

Temos espaço diário, e mensal, e damos liberdade aos nossos leitores, de se pronunciarem, e fazerem as suas divulgações, para que isso aconteça, basta enviarem um pequeno texto, algumas fotos, ou cartazes, e nós tratamos do resto.

 

Todas as notícias podem ser enviadas para os nossos mails:

 

noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com  

 

Boas leituras…

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa termina em 6.º lugar corrida de homenagem a Pedro Silva em Mortágua”


Fotos: Organização do GP de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva

Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou na 6.ª posição o 20.º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua – Pedro Silva, que se realizou precisamente um ano depois da sua partida tão precoce. Foi um dia vivido com emoção e onde não faltaram as homenagens e que terminou com a vitória da equipa da casa, através de Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que chegou isolado.


A corrida com 144 km apresentou um percurso bem seletivo, onde figuraram três Prémios de Montanha de 3.ª categoria, que além do calor abrasador que se fez sentir em Mortágua levaram a que apenas 27 dos 108 corredores que alinharam tivessem terminado.

A equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados foi a formação que se destacou ao longo da prova, com corredores na fuga onde também esteve Fábio Costa, que terminaria a 03m37s do vencedor. Também Afonso Eulálio e Pedro Silva apresentaram-se muito bem e fizeram o seu trabalho junto de Fábio Costa, mas acabariam por desistir.


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, “foi uma corrida bem disputada, tentámos estar sempre nos momentos chave da prova, com a presença de Fábio Costa na fuga do dia. Tentámos dar o nosso melhor e aproveitar também para felicitar toda a família do Pedro Silva por esta organização. Só podem estar muito felizes, acaba por ser um dia muito especial para toda a família do ciclismo, faz hoje um ano que o Pedro partiu e esta foi a melhor e mais bonita homenagem ao seu nome”.


 

Classificações:

20.º Grande Prémio de Ciclismo Mortágua – Pedro Silva

Mortágua – Mortágua » 144 km

Classificação individual na etapa

 

1.º Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 03h45m30s

2.º António Fagundez (Alumínios Cortizo), a 52s

3.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 01m24s

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m37s

DNF Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

DNF Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor)


 

Classificação geral individual - Amarela

 

1.º Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 03h45m30s

2.º António Fagundez (Alumínios Cortizo), a 52s

3.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 01m24s

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m37s

 

Classificação geral montanha - Azul

 

1.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 12 Pontos

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Gerben Thijssen vence 2.ª etapa da Volta à Polónia”


Português Iúri Leitão acabou na 13.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: @IntermarcheWG

O ciclista belga Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) venceu este domingo ao sprint a segunda etapa da Volta à Polónia, na qual Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi 13.º classificado.

Thijssen, de 24 anos, cumpriu os 205,6 quilómetros entre Chelm e Zamosc em 4:47.23 horas, batendo sobre a meta o alemão Pascal Ackermann (UAE Emirates), segundo, e o italiano Jonathan Milan (Bahrain-Victorious), terceiro.

Leitão foi 13.º no sprint e o melhor da Caja Rural, subindo a 21.º na geral, a 12 segundos da liderança, num dia marcado por uma grande queda coletiva.

Na geral, o norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X) ascendeu à liderança, com dois segundos de vantagem sobre o neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), que tinha vencido o primeiro dia e agora é segundo, e sobre Thijssen. Rui Oliveira é agora 75.º na geral, ainda que esteja também a 12 segundos do líder, depois de hoje ser 124.º na tirada.

Na segunda-feira, a terceira etapa apresenta 237,9 quilómetros entre Krasnik e Przemysl, com perfil acidentado nos últimos quilómetros e uma chegada empinada.

Fonte: Record on-line

“Kelly-Simoldes-UDO ataca Volta a Portugal de branco”


Quer ser uma equipa atrevida

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: Kelly-Simoldes-UDO/Facebook

Vai ser de branco que a Kelly-Simoldes-UDO participará na Volta a Portugal, que começa quinta-feira, ficando na gaveta o habitual equipamento azul. "É uma exceção. O produtor dos equipamentos fez-nos esta proposta, de corremos de branco. Em termos de marketing cria impacto, é visível e é fresco", explicou-nos Manuel Correia, o diretor-desportivo da formação de Oliveira de Azeméis, que ontem, além da novidade do ‘traje’, apresentou o seu efetivo para a Volta.

"Estão oito convocados, sendo que um deles é suplente. Dentro das nossas limitações queremos ser uma equipa atrevida, o Luís Gomes será a nossa aposta", disse.

Além de Gomes, estão selecionados Adrián Bustamante, Afonso Silva, César Fonte, António Ferreira, José Sousa, Tiago Leal e Hélder Gonçalves.

Na mesma cerimónia, foi homenageado o vice-campeão olímpico em Atenas’2004, Sérgio Paulinho, que encerrou a carreira no final de 2021. "Fez um percurso imaculado, e como ninguém ainda se tinha lembrado de o homenagear, lembrei-me eu", frisou Manuel Correia.

Fonte: Record on-line

“Encontro Nacional de Escolas em Almeirim”


Almeirim é palco do ciclismo jovem neste fim de semana

 

Por: Ana Nunes

O Encontro Nacional de Escolas – Festival Ciclismo Jovem arrancou em Almeirim, Santarém, tendo contado com a presença de centenas de jovens ciclistas nas vertentes de estrada e BTT.

Durante este fim de semana de 30/31 de julho, os mais jovens regressam ao concelho de Almeirim para o Encontro Nacional de Escolas – Festival de Ciclismo Jovem. Foram mais de 800 os inscritos para as atividades que estão a decorrer durante este evento, que promove não só a aprendizagem e o convívio entre os jovens ciclistas, mas também a competição entre si.

Esta é a altura do ano mais esperada pelos jovens praticantes de ciclismo, visto que é a maior festa do ciclismo jovem a nível nacional. Estes dois dias, sempre marcados pela alegria e pela diversão, trouxeram a Almeirim ciclistas de todo o país, das categorias de Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis, acompanhados pelos responsáveis das respetivas escolas e familiares.

O Encontro Nacional de Escolas – Festival Ciclismo Jovem proporciona aos escalões mais jovens um evento repleto de animação e a possibilidade de participarem em diversas atividades nas vertentes de estrada e BTT.

No sábado, dia 30 de julho, com provas de destreza e contrarrelógio, tanto na estrada como no BTT.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Angel Sanchez vence o G P Mortágua – Pedro Silva”


O 20.º Grande Prémio de Mortágua - Pedro Silva foi teve como vencedor Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que cortou a meta isolado em Mortágua.

Mortágua recebeu neste domingo o 20.º Grande Prémio de Mortágua - Pedro Silva, uma prova de um dia com 144 quilómetros de extensão, direcionada para as categorias de elite e sub-23. Este era um percurso ondulado, com três prémios de montanha de terceira categoria.

Foram 108 os corredores a alinhar à partida para esta prova, distribuídos por 18 equipas, quatro delas estrangeiras. No entanto, apenas 27 atletas integraram a classificação final, visto que foram muitos aqueles que chegaram fora do controlo e outros que não terminaram a corrida.

A equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados esteve sempre em destaque durante a prova, colocando corredores na fuga e conseguindo vencer a prova. Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que cortou a meta em Mortágua a solo, concluiu a corrida com uma média de 38,3 km/h e ganhou ainda a classificação das metas volantes.

António Fagundez (Alumínios Cortizo) foi segundo, a 52 segundos do vencedor, tendo sido ainda o melhor corredor entre as equipas de clube. Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) fechou o pódio na terceira posição, a 1m24s, com o seu colega de equipa, Gonçalo Carvalho, a fechar no quarto lugar, com o mesmo tempo. Este último conquistou a classificação da montanha.

A camisola da juventude ficaria para Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) e a classificação por equipas foi ganha pela Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Juan Ayuso consegue primeira vitória profissional no Circuito de Getxo”


Rúben Guerreiro acabou como melhor português em prova, no 58.º posto

 

Por: Lusa

O ciclista espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) venceu este domingo, aos 19 anos, a 77.ª edição do Circuito de Getxo, que partiu de Bilbao, triunfando num sprint restrito de quatro concorrentes.

Ayuso estreou-se a vencer como profissional, depois de já ter dado mostras do seu potencial, ao cumprir os 196,5 quilómetros entre Bilbao e Getxo em 4:38.31 horas, numa corrida muito atacada em que a estratégia da equipa deu frutos.

O jovem espanhol impôs-se, na meta, ao italiano Andrea Piccolo (Drone Hopper-Androni Giocattoli), segundo, ao holandês Wilco Kelderman (BORA-hansgrohe), terceiro, e ao francês Valentin Ferron (TotalEnergies), que chegaram com o mesmo tempo.

Para trás ficou o alemão Emmanuel Buchmann (BORA-hansgrohe), que se aplicou, nos últimos quilómetros, a um contrarrelógio muito próprio para tentar colar à frente da corrida, o que conseguiu, antes de voltar a descolar.

Antes, o dia foi muito atacado, entre a fuga do dia, de elementos de equipas mais modestas, e ataques das equipas dos favoritos, entre eles um do português Rui Costa, que deu continuidade à estratégia da UAE Emirates, formando um grupo no qual acabaram por entrar Kelderman e Piccolo.

Esta dupla seguia sozinha numa das últimas rampas, mas Ayuso aproveitou o endurecer do percurso para chegar à frente, beneficiando depois da falta de entendimento dos perseguidores, com a Movistar de Alejandro Valverde e Álex Aranburu à cabeça.

Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) acabou como melhor português em prova, no 58.º posto, Rui Costa foi 93.º e Daniel Viegas (EOLO Kometa) acabou no 104.º lugar.

Fonte: Record on-line

“Annemiek van Vleuten volta a estampar autoridade e conquista Tour feminino”


Ciclista holandesa da Movistar juntou a prova gaulesa ao Giro que já tinha conseguido

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou a Volta a França feminina, após uma oitava e última etapa na qual estampou a sua autoridade e superioridade com nova vitória.

Depois do triunfo no sábado em Le Markstein, foi com a camisola amarela que se impôs pelo segundo dia seguido, ao cumprir os 123,3 quilómetros entre Lure e a Super Planche des Belles Filles em 3:37.23 horas, à frente da compatriota Demi Vollering (SD Worx), segunda a 30 segundos, e da italiana Silvia Persico (Valcar-Travel & Service), terceira a 1.43 minutos.

Nas contas finais da geral, ninguém chegou perto da ciclista da Movistar, que acabou com 3.48 de vantagem para Vollering, enquanto a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM) fechou o pódio, a 6.35.

Um ataque nos últimos seis quilómetros, quando já faltavam as pernas a todas as adversárias, permitiu ao cume da Super Planche ver chegar na frente a 'campeoníssima', que junta este título a quase uma centena de outras vitórias.

Van Vleuten, de 39 anos, juntou a Volta a Itália deste ano ao Tour com uma exibição autoritária, num percurso que marcou o regresso da Grande Boucle, depois de tentativas entre os anos 1980 e os 2000, de vários La Course - corridas de um dia, com uma edição reforçada que ajudou a promover o ciclismo feminino.

Duas vitórias na alta montanha, a fechar, consagraram a neerlandesa, primeiro com um ataque histórico e depois com nova demonstração de força na Super Planche des Belles Filles, que o esloveno Tadej Pogacar ajudou a popularizar em tempos recentes.

Prata na prova de fundo de Tóquio'2020 e ouro no 'crono', soma ainda oito medalhas em Mundiais de estrada, três de ouro, mais uma em Mundiais de pista, e um ouro em campeonatos da Europa.

É quase fastidioso ler a lista de resultados importantes que alcançou, de três vitórias no Giro Rosa, em 2018, 2019 e 2022, com 13 etapas conquistadas, uma série de outras provas por etapas, duas Voltas à Flandres, duas Liège-Bastogne-Liège, uma delas este ano, duas Strade Bianche e uma infinidade de outros triunfos, com quase 100 listados na carreira profissional ao longo dos anos -- e a história só terminará no fim de 2023, um ponto final já anunciado.

Neste Tour, o domínio foi tal que nem precisou do contrarrelógio no traçado, uma especialidade na qual é campeã mundial e olímpica, o que poderia aumentar ainda mais a vantagem para Demi Vollering, que levou a classificação da montanha como consolo, e o resto do pelotão.

A holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) venceu a classificação por pontos, com outra ciclista dos Países Baixos, Shirin van Anrooij (Trek-Segafredo), a vencer a juventude.

Fonte: Record on-line

“A ABTF Betão-FEIRENSE Ivo Pinheiro 10º no GP Mortágua”


Foto: João Fonseca

Neste domingo de intenso calor, o pelotão disputou o Grande Prémio de Ciclismo Mortágua, que na sua 20.ª edição prestou uma merecida homenagem a Pedro Silva, ex-ciclista profissional e director desportivo, que nos deixou no ano transacto. No total foram percorridos 144 quilómetros, distribuídos por três voltas ao circuito em Mortágua, com o pelotão fraccionado desde os primeiros quilómetros da jornada. Ivo Pinheiro ficou no grupo principal, onde se decidiu a corrida, alcançando o 10.º lugar na meta, a 5m12s do vencedor Ángel Sánchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados). A ABTF Betão-FEIRENSE destacou-se em 3.º lugar por equipas.


Para o director desportivo Joaquim Andrade, “Esta era uma corrida com grande significado para nós, atendendo à homenagem a quem era realizada, Pedro Silva, uma pessoa a quem o ciclismo tanto deve. Fizemos o nosso melhor para dignificar a corrida. Fomos protagonistas da prova com o Ivo, que esteve na fuga que decidiu a corrida. No final, não foi possível chegar à vitória, mas saímos satisfeitos, porque estivemos na discussão da prova e ele acabou por fazer um Top 10. O resto da equipa teve um bom comportamento e deixa-nos motivados para o que aí vem, a Volta a Portugal”.

 

Classificação Geral:

 

1.º Ángel Sánchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) 3h45m30s

2.º Eric Fagundez (Aluminios Cortizo) a 52s

3.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a 1m24s

10.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 5m12s

21.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 11m20s

26.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) a 11m30s

27.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) a 11m34s

OTL Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 25m19s

DNF Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE)

DNF Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE)

 

Geral Equipas:


 

1.ª Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados 11h19m18s

3.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 25m14s

 

Geral Juventude:

 

1.º Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO)

7.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE)

 

Próxima competição ABTF Betão-FEIRENSE

 

É com grande entusiasmo que a ABTF Betão-FEIRENSE vê aproximar-se o início da 83.ª Volta a Portugal (2.1), prova rainha do calendário nacional que estará na estrada entre 4 e 15 de Agosto e na qual a equipa irá estar presente com o seguinte alinhamento:

 

- André Cardoso, trepador, 37 anos (03/09/1984)

- Fábio Oliveira, rolador, 27 anos (25/10/1994)

- Ivo Pinheiro, trepador, 23 anos (09/08/1998)

- Márcio Barbosa, puncheur, 36 anos (20/02/1986)

- Micael Isidoro, todo terreno, 39 anos (12/08/1982)

- Venceslau Fernandes, trepador, 26 anos (24/01/1996)

- Viktor Manakov, rolador e contra-relogista, 30 anos (09/06/1992)

- Diretor Desportivo: Joaquim Andrade

- Suplentes:

1. Francisco Pereira, 21 anos (30/08/2000)

2. Miguel Carvalho, 20 anos (26/09/2001)

3. Carlos Ochoa, 28 anos (31/05/1994)

 

A apresentação das equipas será realizada na manhã do dia 4 de Agosto, com transmissão em directo no canal público de televisão RTP1. A ABTF Betão-FEIRENSE será a segunda equipa a ser apresentada, pelas 10h16.

 

Os sete ciclistas ABTF Betão-Feirense para a Volta a Portugal

Etapas 83.ª Volta a Portugal

 

04/Ago, Prólogo: Lisboa / Lisboa 5,4 km (CRI)

05/Ago, Etapa 1: V.F. Xira / Elvas 193,5 km

06/Ago, Etapa 2: Badajoz (Espanha) / Castelo Branco 181,5 km

07/Ago, Etapa 3: Sertã / Covilhã (Torre) 159 km

08/Ago, Etapa 4: Guarda / Viseu 169,1 km

09/Ago, Descanso

10/Ago, Etapa 5: Mealhada / Miranda do Corvo 165,7 km

11/Ago, Etapa 6: Águeda / Maia 159,9 km

12/Ago, Etapa 7: Santo Tirso / Braga 150,1 km

13/Ago, Etapa 8: Viana do Castelo / Fafe 182,4 km

14/Ago, Etapa 9: Paredes / Mondim de Basto (Sra. da Graça) 174,5 km

15/Ago, Etapa 10: Porto / V.N. de Gaia 18,6 km (CRI)

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Seleção Nacional/Renato da Silva 12.º classificado no mundial de BMX”


Por: Ana Nunes

Chegou ao fim a participação da seleção nacional no Campeonato do Mundo de BMX, em Nantes, França, com Renato da Silva a alcançar um resultado de grande nível. O atleta chegou até às meias-finais, mas acabou por sofrer uma queda, terminando assim na 12.ª posição.

Foram dois os atletas a representaram a seleção nacional no Campeonato do Mundo de BMX, em Nantes, França, entre eles Bruno Cardoso, em elites, e Renato da Silva, em juniores.

Bruno Cardoso acabaria por ser eliminado logo na primeira ronda, perante a forte concorrência que acabou por se impor. O atleta terminou na sexta posição na sua série, com um tempo de 30.655s, a 1.8s do melhor dessa mesma série. Bruno Cardoso seguiu para o last chance qualifier, uma ronda em que os corredores eliminados têm mais uma oportunidade de passarem aos oitavos de final. Apenas dois corredores passariam à fase seguinte e o português acabaria por ser terceiro, terminando assim a sua participação neste Campeonato do Mundo de BMX.


Renato da Silva, à semelhança do seu colega de seleção, foi também sexto na primeira ronda, não passando direto aos oitavos de final. No entanto, no last chance qualifier, Renato da Silva foi o melhor da sua série, conseguindo apurar-se para a fase seguinte, depois de ter melhorado o seu tempo em mais de dois segundos.

Nos oitavos de final foi segundo na sua série, conseguindo novamente baixar o seu tempo já para a casa dos 30 segundos. Este resultado garantiu-lhe o apuramento para os quartos de final, disputados já no domingo 31 de julho, ao contrário das restantes rondas, que tiveram lugar no dia 30 de julho. Nos quartos de final, Renato da Silva não conseguiu fazer um bom arranque, mas a sua audácia permitiu que conseguisse recuperar terreno suficiente para garantir a passagem às meias-finais.

Chegado a esta ronda, o corredor da seleção nacional teve uma vez mais um arranque complicado e, na tentativa de subir no grupo, acabaria por sofrer uma queda logo na primeira curva. Apesar deste final inglório para uma participação de grande qualidade, Renato da Silva terminou o Campeonato do Mundo de BMX na 12.ª posição na categoria de juniores.


Alexandre Almeida, técnico nacional de BMX, que acompanhou os atletas em Nantes, destaca a qualidade dos corredores presentes e mostra-se satisfeito com o resultado alcançado. “Sabíamos que iria ser uma competição bastante difícil e que todas as corridas contavam para avançar o mais possível na competição. O Bruno esteve com um bom ritmo em pista e por escassos centímetros não passou aos oitavos de final. O Renato obteve um resultado excelente ao alcançar as meias-finais na sua primeira época de júnior. Correu sempre de forma inteligente para estar bem colocado na entrada da primeira curva e entrar na cabeça da corrida. É um jovem com bastante potencial para continuar a evoluir neste desporto ao mais alto nível. Saímos deste mundial satisfeitos com os resultados, com mais experiência e vontade para continuar a trabalhar a seleção nacional de BMX”, afirmou Alexandre Almeida.

Durante a semana que passou estiveram também em prova outros atletas portugueses, nas classes “challenge”. No setor feminino esteve Leonor Carvalho, que em raparigas 14 anos terminou na 29.ª posição e em cruisers femininas 13-16 anos em 25.º lugar; Matilde Melo, que em femininas 17-24 anos concluiu no 41.º lugar. No setor masculino esteve Leonardo Carmo, em rapazes 15 anos (110.º lugar), Bernardo Rocha, em rapazes 16 anos (86.º lugar) e cruiser masculino 15-16 anos (42.º lugar), Dário Piedade, em master 30-34 (28.º lugar) e cruiser 30-34 (22.º lugar), Carlos Rosado, em masters +35 anos (17.º lugar) e Nelson Neves, em cruiser + 50 anos, 64.º lugar).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo de Almeirim”


Quarta prova da Taça de Portugal de Paraciclismo disputada em Almeirim

 

Por: Ana Nunes

Almeirim foi palco da 4.ª Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paracilcismo que, na classe C5, testemunhou a disputa pela liderança do ranking da competição, com Hélder Maximino (360 Bike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) a levar a melhor sobre Miguel Pacheco (Individual).

A classe C5 foi aquela que contou com mais atletas participantes, com Hélder Maximino a colocar-se em destaque. O paraciclista levou a melhor sobre Miguel Pacheco, com quem estava empatado no ranking geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. Hélder Maximino completou a sua prova em 1h15m03s, com Miguel Pacheco a terminar na segunda posição, a 26 segundos. Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro, a uma volta do vencedor.

Na classe C4 destacou-se Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes), completando a prova em 1h18m36 segundos. Cláudio Carvalho (Individual) foi segundo e Roberto Soares (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço), ambos a uma volta do vencedor.

Em H3 a vitória foi de João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão), com larga vantagem sobre o segundo e terceiro classificados, Rúben Garcia (Clube K) e Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva). Na classe H4 foi Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt) a dominar, levando a melhor sobre Luís Ramos (Individual) e Victor Taborda (Associação Salvador). Já na classe D, o vencedor foi André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), batendo João Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra).

Algumas das classes contaram apenas com um participante, entre elas a classe C1, com Bernardo Vieira (Academia Efapel de Ciclismo), a classe C3, com Vasco Dias (Academia Efapel de Ciclismo), a classe H2, com Luís Jejum (Associação Salvador), a classe H4 Feminina, com Sandra Manuel (Associação Salvador), e a classe H5 Feminina, com Felismina Gomes (Associação Salvador).

A 5.ª Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo irá encerrar a edição de 2022 desta competição e terá lugar no dia 4 de setembro em local a designar.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Palmela ao rubro no seu 33ª passeio de bicicleta “Vinha em Flor”


Cerca de três centenas de amantes participaram no evento

 

Texto e fotos: José Morais

Depois de dois anos e meio parados, motivados pela pandemia, voltamos novamente à estrada, e estivemos este domingo, o último dia de julho no passeio de Palmela, na sua 33ª edição, denominado de “Vinha em Flor”.


A concentração aconteceu pelas 8 horas no Largo São João Baptista em Palmela, à espera dos participantes estavam alguns miminhos, bolos, sumos, água, um bom moscatel da cooperativa Camolas ou um Licor Beirão, oferta dos patrocinadores da Associação Desportiva Palmelense, organizadora do passeio.

Confirmadas as inscrições, pelas 9 horas tudo estava apostos para início às pedaladas pelo concelho de Palmela, que tinham uma extensão de 61 quilómetros, divididos por duas etapas, a primeira com os cicloturistas a passarem por Volta da Pedra, Palmela Gare, Lau, Lagameças, Poceirão e Fernando Pó, aqui foi tempo de fazer uma paragens para reabastecer, águas, sumos, frutas e bolos esperavam os participantes, que conviviam entre si.


De regresso à estrada a caravana seguiu, por Bairro da Margaça, Agualva, Bairro Padre Norberto e Aires, com a chegada ao local da partida, o Largo São João Baptista cerca das 12,30 horas, temos de referir que o último quilómetro e meio (1,5 kms), foi  efetuado em “Roda Livre” com uma subida de 1ª categoria, para dar mais animo ao passeio, onde o primeiro participante a chegar ao topo da subida, tinha à sua espera um prémio surpresa.


 

Olhando o passeio:

 

Tivemos um excelente passeio, com uma organização a dar o seu melhor, e a preocupação de que tudo corresse bem, um evento com preocupações desde o início, onde todos os participantes tinha algo importante que ultimamente em alguns passeios tem sido incerto, a segurança caso surgir-se algum acidente,  um seguro que garantia a todos os participantes uma cobertura de participação.


Motivado pelo muito calor que se fez sentir, a organização colocou ainda na primeira parte do percurso a meio antes do abastecimento, uma viatura para distribuir águas aos cicloturistas, algo que se veio a repetir também depois da segunda parte do passeio, a fim de garantir o bem estar de todos.

Em conversa com diversos participantes, todos estavam contentes tanto com o passeio, como a organização, tudo correu bem, sem incidentes, o que todos deram os parabéns pela excelente forma organizada, e a maneira como se conseguiu manter uma velocidade de cicloturismo, acessível a todos os participantes.


E como bem receber da Associação Desportiva Palmelense, o final também foi de convívio, mais uma vez estava à espera de todos, sumos e águas, e para os mais diga-se atrevidos, um Licor Beirão ou um bom moscatel.

Foi então tempo de entrega de lembranças, com a organização a chamar ao palco os participantes, cabendo a primeira lembrança à nossa Revista pela nossa disponibilidade, e pela cobertura do evento, o qual agradeço, e foi uma honra ter marcado presença.


Seguiram-se as senhoras participantes, nove no total, onde foram entregues à mais idosa e à mais uma lembranças, e ainda distribuída flores por todas elas. Seguia-se  entrega de lembrança ao participante mais novo, e ao mais idoso, esta de referir que foi para o José Rafael, que com os seus 89 anos de idade ainda pedalou a bom ritmo, o mais velho do pelotão nacional, seguindo-se depois a entrega de lembranças a todas as equipas, com um final a agradecer a presença de todos, e os votos de poderem marcar novamente em 2023, desta vez na 34ª edição.


E quase em final de reportagem, Madail Claro o presidente da Associação Desportiva Palmelense falava à nossa reportagem, ele que foi homenageado pela Associação, colegas de equipa e sócios, sendo-lhe entregue uma placa, pela sua dedicação à Associação, pelo desempenho que tem feito ao longo dos anos, pela luta que tem em manter o cicloturismo, e como se dedica à modalidade, e o mesmo em poucas palavras dizia: “Foi um passeio espetacular, os participantes adoraram, todos chegaram ao fim, com mais ou menos dificuldades, para o ano esperamos ter mais pessoas ainda, foi muito bom, tivemos um evento em segurança, todos se divertiram que era o essencial, a camaradagem, é este o espirito do cicloturismo, e para 2023 esperamos estar novamente em força, um obrigado a todos”. 




E foram estas a palavras do presidente da Associação Desportiva Palmelense, num passeio sem dívida top, como devem de ser os passeios de cicloturismo, uma maneira de divertir e conviver com agrado de todos.

Regressamos, estamos de volta, conseguimos umas belas imagens, tivemos diversos diretos, demos voz, imagem e som a uma modalidade que nos últimos tempos não tem tido o verdadeiro destaque e valor de que merece por quem de direito.

Podem visualizar as fotos deste passeio em: https://photos.google.com/share/AF1QipPMNDKX1_ABAGDXhQm031wImd0PIUivv-3VIRiGg-mHSUPSyO_oK7negd8XLz1DJA?key=bzBxaDVJQjVFcGpuaVNSQVFNZ3VXd25NcVBsT1hn

Ficam os votos de bons passeios boas pedaladas. 







Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com