quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

“Jasper Philipsen vence quinta etapa da Volta aos Emirados ao 'sprint'”


Foto: EPA/Manuel Bruque

O velocista de 23 anos, que já tinha erguido os braços na primeira etapa e sido segundo na segunda, cumpriu os 182 quilómetros entre Ras al Khaimah e Al Marjan em 4:17.05 horas

O belga Jasper Philipsen (Alpecin Fenix) venceu hoje a quinta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos em bicicleta, o seu segundo triunfo ao ‘sprint’ nesta edição.

O velocista de 23 anos, que já tinha erguido os braços na primeira etapa e sido segundo na segunda, cumpriu os 182 quilómetros entre Ras al Khaimah e Al Marjan em 4:17.05 horas.

O belga bateu o neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), segundo, e o experiente irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), terceiro e ainda em busca de uma primeira vitória com a nova equipa.

O dia não provocou alterações nos primeiros postos da geral, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a conservar a liderança, agora com quatro segundos sobre o italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo, após ter bonificado num ‘sprint’ intermédio.

O russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), que também ‘poupou’ um segundo dessa forma, é terceiro, a 14 segundos. João Almeida (UAE Emirates) é sexto, a 30, e Rúben Guerreiro (EF Education – Easy Post) é nono, a 42.

Na sexta-feira, a sexta e penúltima etapa começa e acaba no local da Expo2020 do Dubai, com 180 quilómetros planos que devem configurar nova chegada ao ‘sprint’.

Fonte: Sapo on-line

“Magnus Cort impõe-se na primeira etapa da edição inaugural do Gran Camiño”


Magnus Cort (EF Education-EasyPost) venceu hoje a primeira etapa do Gran Camiño, ao triunfar ao ‘sprint’ na chegada a Vigo, com Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no quinto posto

O ciclista dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost) venceu hoje a primeira etapa do Gran Camiño, ao triunfar ao ‘sprint’ na chegada a Vigo, com Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no quinto posto.

Cort, de 29 anos, impôs-se ao cabo de 3:56.59 horas, necessárias para cumprir os 165 quilómetros entre O Porriño e Vigo, à frente do italiano Giovanni Lonardi (EOLO Kometa), segundo, e do espanhol Alejandro Valverde (Movistar), terceiro.

Os três ciclistas ocupam também o pódio da geral, em que Cort lidera com quatro segundos de vantagem para Leonardi e sete para Valverde, um dos candidatos ao triunfo da primeira edição da prova.

Daniel Freitas foi o melhor luso, intrometendo-se na luta pela vitória entre o pelotão WorldTour e ProContinental, num ‘top 10’ fechado pelo galego Delio Fernández, da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

O ‘axadrezado’ é agora 11.º na geral, a 10 segundos do líder, Magnus Cort, enquanto José Gonçalves (W52-FC Porto) fez uso da fuga, e das bonificações de tempo em ‘sprints’ intermédios, para ser quarto, a sete segundos.

O português é o primeiro fora do pódio final da etapa, após cortar a meta no 50.º posto, e outro fugitivo, Joaquim Silva (Efapel), é segundo na classificação da montanha, tendo mesmo vencido em Cuvi.

César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi 12.º na etapa, seguindo em 18.º na geral, numa prova com várias equipas lusas. Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi o melhor dos ‘dragões’ no final da etapa, no 41.º posto.

Nélson Oliveira (Movistar) foi 57.º e Daniel Viegas (EOLO Kometa) 110.º, entre os ‘emigrantes’, enquanto Rafael Silva foi o melhor da Efapel, no 39.º lugar, por uma equipa em que Francisco Guerreiro, 59.º, é o melhor luso na tabela da juventude, em 11.º.

De resto, entre mais de 20 participantes portugueses, nota para o abandono de Fábio Fernandes (Efapel) e a ausência de David Livramento (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), que não alinhou à partida apesar de inscrito.

Na sexta-feira, a segunda de quatro etapas liga Bertamiráns ao Mirador do Ézaro, em 177,6 quilómetros, com uma dura subida até à meta que também já apareceu na Volta a Espanha, testando os candidatos à vitória final.

 

Top dez da etapa:

 

1º Magnus Cort da EF Education-EasyPost

2º Giovanni Lonardi da EOLO-Kometa

3º Alejandro Valverde da Movistar Team

4º Orluis Aular da Caja Rural - Seguros RGA   0

5º Daniel Freitas da Rádio Popular - Paredes - Boavista

6º Gonzalo Serrano da Movistar Team

7º Fernando Barceló da Caja Rural - Seguros RGA    0

8º Filippo Fiorellida da Bardiani-CSF-Faizanè

9º Stephen da Bassett Human Powered Health

10º Delio Fernández da Atum general / Tavira / Maria Nova Hotel

Fonte: Sapo on-line

“Fim de semana de clássicas belgas para seguir em direto na Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Omloop Het Nieuwsblad masculina e feminina, Kuurne – Bruxelas – Kuurne, Volta aos Emirados Árabes Unidos e O Gran Camiño ou Volta à Galiza são as propostas do canal para um fim de semana com muito ciclismo.

Este fim de semana, os fãs de ciclismo têm boas razões para seguir as emissões do Eurosport com a chegada das clássicas de primavera. No sábado, dia 26 de fevereiro, cumpre-se mais uma edição da Omloop Het Nieuwsblad, a primeira grande clássica da temporada do World Tour da UCI. Liga as cidades de Ghent e Ninove ao longo de 204 quilómetros e inclui passagem por troços míticos como o Paddestraat, o Marlboroughstraat, o Leberg, o Valkenberg, o Kapelmuur ou o Muro de Geraardsbergen, ponto que pode decidir a corrida antes da passagem pelo Bosberg, na parte final.

A Omloop Het Nieuwsblad 2022 contará com estrelas do pelotão internacionais como Yves Lampaert, Kasper Asgreen Wout Van Aert, Philippe Gilbert, Greg Van Avermaet, Jasper Stuyven, Sonny Colbrelli, Sep Vanmarcke, John Degenkolb, Matteo Trentin ou Peter Sagan. Ivo Oliveira da UAE – Team Emirates será o único português em prova.

A prova feminina, que também se realiza no mesmo dia, conta igualmente com transmissão no Eurosport. Destaca-se a presença de ciclistas de peso como Lotte Kopecky, Elisa Balsamo, Katarzyna Niewiadoma, Grace Brown, Annemiek Van Vleuten, Lorena Wiebes ou Marta Bastianelli, favoritas à vitória.

No domingo, 27 de fevereiro, é a vez dos fãs desfrutarem de outra grande corrida: a Kuurne – Bruxelas – Kuurne, clássica belga com muitos setores de empedrado. Apesar de não figurar no World Tour, continua a atrair grandes equipas e ciclistas.

O percurso deste ano sofreu algumas alterações com destaque para a saída do Oude Kwaremont e a entrada de três muros: Hameau des Papins, Le Bourliquet e o Mont Saint Laurent. Mantém-se os habituais Kruisberg, Hotund, Côte du Trieu e Kluisberg, bem como setores Sint-Denijs e Bellegem e são acrescentados o Kettenberg e Berg Ten Hout.

Entre os favoritos à vitória surge destacado o britânico Tom Pidock, recém-coroado campeão do mundo de ciclocrosse. Sonny Colbrelli, campeão europeu e vencedora da Paris – Roubaix, bem como Jasper Stuyven e Peter Sagan, anteriores vencedores da Kuurne – Bruxelas – Kuurne, ou especialistas como Greg van Avermaet, Matteo Trentin, Zdenek Stybar são outros dos homens que podem garantir a conquista da prova. Rui Oliveira da UAE – Team Emirates será o único ciclista luso no pelotão.

O fim de semana de ação de ciclismo no Eurosport inclui ainda a emissão do final da Volta aos Emirados Árabes Unidos, onde correm João Almeida e Rúben Guerreiro, e das duas últimas etapas de O Gran Camiño, a Volta à Galiza, prova que onde competem quatro equipas portuguesas: Atum General/ Tavira/ Maria Nova Hotel, Efapel Cycling, W52 FC Porto e Rádio Popular – Paredes – Boavista.

O espanhol Alejandro Valverde é a principal estrela local de uma prova que regressa à cena internacional depois de anos de inatividade. O final de O Gran Camiño acontece este domingo com um contrarrelógio em Sarria.

Um final de mês com muita ‘pedalada’ para acompanhar no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Fonte: Discovery Networks

“Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados João Matias corre este fim de semana no Campeonato Nacional de Pista”


Por: Xavier Silva

Depois de uma semana intensa na Volta ao Algarve, João Matias regressa este fim de semana à Pista para correr os Campeonatos Nacionais. Sábado e domingo disputa-se o Campeonato Nacional de Pista, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O programa de competição é intenso e extenso. No sábado haverá corridas entre as 9h45 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00. No domingo as provas decorrem entre as 9h30 e as 14h00. O público tem entrada gratuita para assistir ao espetáculo e para incentivar os atletas. De salientar que no domingo haverá transmissão em direto de todas as provas a partir das 9h30m no Facebook da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Neste fim de semana, João Matias irá correr as provas de Corrida por Pontos, Scratch, Omnium e Madison, tendo assim também um programa extenso, mas onde os objetivos estão bem claros. “Neste Campeonato Nacional o objetivo passa por estar na disputa dos 3 títulos em causa! Sinto que estou a passar um bom momento de forma e parto muito motivado pelos resultados recentes”.

Boa sorte, João!

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados

“W52 - FC Porto José Gonçalves em destaque na Galiza”


José Gonçalves na fuga do dia no regresso do ciclismo internacional à Galiza. A primeira etapa do Gran Camiño, o Tour Internacional da Galiza que ligou O Porriño a Vigo ao longo de 165 quilómetros.

Uma etapa que passou na frente marítima da zona de Pontevedra desde A Guarda (a norte de Caminha) até à zona balnear de Baiona, quando entrou para o interior e teve a sua zona montanhosa com 2 Prémios de Montanha.

José Gonçalves entrou na fuga do dia acompanhado por mais 7 elementos logo no início do dia. Ganhou o sprint da primeira Meta Volante, aos 9 quilómetros de etapa, e esteve como líder virtual até aos 114 quilómetros com a passagem na segunda Meta Volante (devido a bonificações de tempo).

Passado uns quilómetros começava a zona montanhosa e adivinhava-se o final da fuga que veio a acontecer aos 144 quilómetros.

Rolou-se em pelotão compacto até à reta da meta onde foi conhecido o vencedor da etapa com um sprint. O mais rápido foi Magnus Cort (EF Education – EasyPost) com o tempo de 3h56m59s.

Nas classificações e com a chegada em pelotão temos os primeiros 100 ciclistas separados por 22 segundos. José Gonçalves está em 4º da Geral Individual 4º nos Pontos e na Montanha.

 

Classificação Etapa

 

41º Amaro Antunes -mt

50º José Gonçalves -mt

55º José Neves -mt

61º Ricardo Vilela -mt

85º Joni Brandão -mt

88º Rui Vinhas -mt

109º Guilherme Mota +31

 

Geral Individual após 1ª etapa

 

4º José Gonçalves +7s

45º Amaro Antunes +10s

58º José Neves +10s

64º Ricardo Vilela +10s

86º Joni Brandão +10s

89º Rui Vinhas +10s

109º Guilherme Mota +41s

 

Geral Equipas

 

15º W52 – FC Porto -mt

Fonte: W52 - FC Porto

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com