quinta-feira, 1 de julho de 2021

“Os representantes da seleção colombiana nos Jogos Olímpicos, entre eles Nairo Quintana”


O treinador da rota nacional, Carlos Mario Jaramillo e a Comissão Técnica da FCC,escolheram os seis pilotos que representarão o país na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que terão como epicentro a capital do Japão, Tóquio, que após adiar a data original devido à pandemia Covid-19, está pronta para receber os melhores ciclistas do pelotão internacional entre os dias 24 e 28 de julho, no exigente circuito que percorrerá as encostas do emblemático Monte Fuji.

Rigoberto Urán e Sergio Andrés Higuita (EF Nippo); Esteban Chaves (Bike Exchange), Nairo Quintana (Arkea Samsic) e Daniel Martínez (Team Ineos), estão na lista principal do treinador, que também terá Paula Andrea Patiño no evento de fundo feminino.

Com exceção de Martínez (representante no CRI campeão dos Jogos Pan-Americanos), os outros convocados estão em território francês disputando a 108ª edição do Tour de France. Paula Patiño, membro da Equipe Movistar, interpretou a versão feminina.

Miguel Ángel López (Movistar), Sergio Luis Henao (Qhubeka Assos) e Liliana Moreno (Proyecta Ingenieros) surgem como principais suplentes no caso de novas características na lista.

O ciclismo terá um total de 10 representantes. Aos seis membros da rota, Mariana Pajón é adicionada. Carlos Ramírez e Vincent Pelluard, no BMX; e Kevin Santiago Quintero na especialidade da pista.

 

Equipa Nacional de Estrada de Tóquio 2021:

 

Homens:

 

Nairo Alexander Quintana (Arkea Samsic)

Rigoberto Urán (EF Nippo)

Sérgio Andrés Higuita (EF Nippo)

Esteban Chaves (Bike Exchange)

Daniel Felipe Martínez (Team Ineos)

 

Senhoras:

 

Paula Andrea Patiño (Equipe Movistar)

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Seleção Colômbia recebe convite para o Tour de L'Avenir 2021”


A organização da corrida mais importante do mundo para ciclistas sub-23, emitiu o convite oficial à Federação Colombiana de Ciclismo para a Seleção colombiana, apoiada pelo Ministério do Esporte e Colômbia, para participar, pela sétima temporada consecutiva, do prestigiado Tour de L'Avenir.

Desde 2014 – ano da consagração de Miguel Ángel López –, a Colômbia sempre participou como convidada da seleção nacional no evento que este ano será aberto no dia 13 de agosto com um prólogo de cinco quilômetros na cidade de Charleville-Mézières. A corrida continuará com nove etapas até o final do dia 22 com um dia de montanha alta no Col du Petit Saint-Bernard.

Em 2020, a equipe nacional comandada por Carlos Mario Jaramillo, também fez parte do elenco convidado. No entanto, devido às restrições devido à pandemia Covid-19, a organização decidiu cancelar e retomar a corrida em 2021 com a inclusão do Equador e da Colômbia como representantes latino-americanos.

A lista é composta por nações de alto nível competitivo, incluindo a Espanha, que buscará o título com ativos de alta qualidade, como os membros do circuito mundial Javier Romo (Astana), Carlos Rodríguez (Team Ineos), e o atual campeão do Giro d'Italia Sub-23, e a nova contratação do Time dos Emirados Árabes Unidos, Juan Ayuso.

Nas últimas 10 edições, a Colômbia conquistou o título da corrida com Nairo Quintana (2010), Esteban Chaves (2011), Miguel Ángel López (2014) e Egan Bernal (2017). Em 2018 e 2019, Iván Sosa e Jhojan García ocuparam um lugar no Top-10, enquanto Alejandro Osorio se tornou campeão da montanha.

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Triatlo do Mogadouro recebeu 2.ªetapa Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo”


Realizou-se a segunda prova do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo

 

No Triatlo do Mogadouro, uma prova disputada na média distância, os atletas nadaram na barragem de Penas Róias no rio Sabor, pedalaram nas Estradas nacionais entre a barragem de Penas Róias e o centro de Mogadouro e correram em piso de alcatrão e paralelo até à Avenida Nossa Senhora do Caminho onde estava instalada a meta.


Para além da prova nacional, realizou-se o Campeonato Norte Individual de Triatlo de Média Distância, e as primeiras etapas do Campeonato Norte de Clubes de Triatlo de Média Distância e o Campeonato Douro Norte de Clubes de Triatlo de Média Distancia

Realizou-se ainda o Mogadouro Triatlo, uma prova de promoção da modalidade na distância super sprint.

Nesta segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo, o CNATRIL Triatlo venceu em masculinos, com Sérgio Dias com 03:01:06, Luis Moleiro, com o tempo de 03:02:09 e Filipe Baptista, que passou a meta em 03:10:59.


A segunda posição foi conquistada pelo Clube de Futebol Os Belenenses, com João Gonçalves que fez a marca de 03:11:29, João Pedro Fulgêncio com o tempo de 03:21:53 e Mário Pires com a marca de 03:25:40.

Os Marretas do Norte conquistaram a terceira posição com Diogo Allen, que fez o tempo de 03:15:29, Pedro Ferreira da Silva, que terminou com 03:26:39 e Gonçalo Martins, com a marca de 03:27:36.

No setor feminino, vitória também para a equipa do CNATRIL, com Raquel Rocha com 03:18:48, seguida de Mariana Marques que terminou em 03:30:35 e Hanna de Sousa, que alcançou a meta com 03:38:27.

A segunda posição ficou para o Clube Oriental de Lisboa, com Fernanda Marques Santinha com 03:52:35, Joana Moura, com o tempo de 04:22:45 e Ana Vieira Lopes que alcançou a marca de 04:34:55.

A Associação Académica de São Mamede venceu a prova feminina com Joana Cunha que fez o tempo de 04:12:20, Joana Creissac, que completou a prova em 04:24:42 e Sara Silva, com a marca de 04:33:51.


 

Resultados absolutos

 

 

Na geral, as atletas do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa ocuparam o pódio, com Raquel Rocha a impor o seu ritmo fazendo a competição sempre na frente registando o tempo de 03:18:48, gerindo a prova: «Tinha o objetivo de participar na prova individual para ganhar, ajudando desta forma o clube. Não era um percurso fácil, o que aumenta o desafio e a graça da prova», afirma a vencedora do CNATRIL.

Mariana Marques na segunda posição com 03:30:35 e Hanna de Sousa na terceira posição com 03:38:27.


Em masculinos, destaque também para dois atletas do CNATRIL Triatlo, Sérgio Dias e Luis Moleiro, que 03:01:06 e 03:02:09, ocuparam a primeira e terceira posições respetivamente. Mikael Eriksson, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o segundo lugar com o tempo 03:01:31.

«Um percurso de natação excelente, com uma barragem não muito grande, mas com uma água com uma qualidade incrível», afirma Sérgio Dias que acabou por conseguir ultrapassar alguns adversários para chegar na frente da competição. O atleta do CNATRIL destaca o desafio do percurso sem roda e muito ondulado, cujo resultado advém do esforço individual criando «uma dinâmica interessante com algumas alterações ao longo da prova».

Muitos parabéns a todos os atletas e respetivas equipas por todo o empenho!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Cavendish está mais perto do recorde, mas nem quer ouvir falar de Merckx: «Não digas o nome dele»”


Ciclista britânico venceu a 6.ª etapa do Tour e fica a apenas dois triunfos de alcançar o registo do belga

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Mark Cavendish ampliou esta quinta-feira a sua lenda na Volta a França, ao vencer em Châteauroux, precisamente o local onde conquistou, há 13 anos, a primeira das suas 32 vitórias na Grande Boucle.

O idílio de Cav com Châteauroux conheceu esta quinta-feira um novo episódio, no final da sexta etapa da 108.ª edição do Tour, com o britânico de 36 anos a celebrar o 32.ª triunfo na Volta a França, e o terceiro naquela localidade, após os de 2008 e 2011, e a ficar a apenas duas vitórias do recorde de Eddy Merckx.

"Não digas o nome dele", interrompeu prontamente o ciclista da Deceuninck-QuickStep, antes mesmo de o jornalista o questionar sobre a possibilidade de alcançar (ou bater) o eterno recorde do belga, considerado o melhor de sempre da modalidade, até Paris, onde a prova termina em 18 de julho.

Depois de vencer a quarta etapa, o transfigurado Cavendish - o ciclista da ilha de Man é hoje um homem visivelmente feliz, mais empático, humilde e emocional do que quando era o rei incontestado dos sprints no Tour (2008-2016) - repetiu a proeza diante dos mesmos adversários, o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) e o francês Nacer Bouhanni (Arkéa-Samsic), que esta quinta-feira trocaram de lugares e foram, respetivamente, segundo e terceiro na tirada.

"Tenho a impressão de que cada vez que chegamos a Châteauroux, a linha [da meta] é diferente. Faz 10 anos que ganhei aqui a última vez, é muito especial", disse o vencedor, que cortou a meta com o tempo de 03:17.16 horas.

A etapa menos emocionante da 108.ª edição da Grande Boucle percorreu 160,6 quilómetros desde Tour, e deu a oportunidade ao campeão olímpico em título, o belga Greg van Avermaet (AG2R-Citroën), e ao alemão Roger Kluge (Lotto-Soudal) para brilharem.

Os dois demoraram a formar a fuga do dia, juntando-se apenas ao quilómetro 41, depois de muita insistência do campeoníssimo Van Avermaet, e nunca conseguiram ameaçar o pelotão, liderado alternadamente pela Alpecin-Fenix do camisola amarela Mathieu van der Poel, pela Deceuninck-QuickStep de Cavendish e, inusitadamente, pela Movistar.

O duo, que teve uma vantagem máxima de dois minutos, foi apanhado a quatro quilómetros da meta, momento em que os tubarões da velocidade assomaram à dianteira do pelotão, para uma chegada clássica ao sprint, que não provocou alterações na geral.

Van der Poel, que até trabalhou para lançar Jasper Philipsen e Tim Merlier, continua brilhantemente de amarelo, com oito segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), com o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) a ser terceiro na geral, a 30 do holandês.

"Não penso em vencer o Tour. Estou a viver uma boa semana de amarelo, mas ainda não começámos a subir e o que falta [de percurso] não tem nada que ver com o que já percorremos", vincou o holandês de 26 anos, que se converteu no novo herói dos franceses por ser neto do mítico Raymond Poulidor, o eterno segundo do Tour.

Com a Grande Boucle a aproximar-se dos Alpes - na sexta-feira, a acidentada sétima etapa liga entre Vierzon e Le Creusot ao longo de 249,1 quilómetros, a mais longa tirada do Tour em 21 anos -, Pogacar parece cada vez mais perto da amarela, embora o esloveno, de 22 anos, vá dizendo que está muito confortável na camisola branca da juventude e que quer "desfrutar de cada dia".

"As diferenças na geral são pequenas, tenho a certeza de que os adversários me vão atacar amanhã [sexta-feira]", prognosticou Van der Poel, líder de uma classificação em que Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) é o melhor dos portugueses.

O jovem de Pegões Velhos, de 26 anos, é 31.º a 04.47 minutos do 'MVDP', depois desta quinta-feira ter chegado integrado no pelotão, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) perdeu 01.51 e é 94.º da geral, a mais de 16 minutos da amarela.

Fonte: Record on-line

“Tour: Organização retira queixa contra espetadora que causou queda na primeira etapa”


Por: AMG // RPC

A organização da Volta a França em bicicleta retirou a queixa contra a espetadora que provocou uma queda na primeira etapa da 108.ª edição da prova, confirmou hoje o diretor do Tour.

“Essa situação alcançou proporções insanas. Queremos apaziguar os ânimos e, sobretudo, que a mensagem passe junto do público. Trata-se de recordar as medidas de segurança nas estradas do Tour”, justificou Christian Prudhomme, antes da partida para a sexta etapa da ‘Grande Boucle’, que liga Tours a Châteauroux, no total de 160,6 quilómetros.

A espetadora em causa, uma francesa de 30 anos, foi detida na quarta-feira, e continuava a ser ouvida hoje de manhã, no quadro de uma investigação criminal por “lesões involuntárias com uma incapacidade inferior a três meses, por manifesta violação deliberada de uma obrigação de segurança ou prudência”, informou a polícia de Finistère.

“A mulher entregou-se na esquadra de Landerneau ontem [quarta-feira] por volta das 13:00/14:00”, precisou o coronel Nicolas Duvinage, da polícia de Finistère, que no domingo anunciou a abertura de uma investigação criminal.

Na primeira etapa do Tour, disputada no sábado, a espetadora, que empunhava um cartaz para as câmaras de televisão, derrubou o alemão Tony Martin (Jumbo-Visma), que caiu desamparado no chão e foi atropelado por vários ciclistas, causando um ‘efeito dominó’ no pelotão.

Ainda no sábado, a organização da Volta a França anunciou que iria apresentar queixa contra a mulher na origem da queda ao quilómetro 46 da ligação entre Brest e Landerneau, que levou ao abandono imediato do alemão Jasha Sütterlin (DSM) e a várias mazelas entre os ciclistas envolvidos.

O ciclista espanhol Marc Soler (Movistar), que fraturou os dois pulsos na sequência dessa queda e abandonou o Tour, disse, na quarta-feira, numa entrevista ao diário espanhol ‘La Vanguardia’, que estava a ponderar apresentar queixa contra a espetadora.

Fonte: Lusa

“Tour: Cavendish ganha sexta etapa e fica a apenas dois triunfos de Merckx”


Por: AMG

O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) somou hoje a sua 32.ª vitória na Volta a França, ao vencer ao ‘sprint’ a sexta etapa da 108.ª edição, que continua a ser liderada pelo holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).

Cavendish, que está já apenas a dois triunfos do recorde absoluto de Eddy Merckx, foi o mais forte no final dos 160,6 quilómetros entre Tours e Châteauroux, cumpridos em 03:17.16 horas, diante do belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), segundo, e do francês Nacer Bouhanni (Arkéa–Samsic), terceiro.

Van der Poel continua de amarelo, tendo oito segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), com o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) a ser terceiro na geral, a 30 do holandês.

Na sexta-feira, o pelotão enfrenta a etapa mais longa da ‘Grande Boucle’ em 21 anos, uma ligação acidentada de 249,1 quilómetros entre Vierzon e Le Creusot.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Portugal estreia-se na Taça das Nações de Pista em São Petersburgo”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional compete pela primeira vez na Taça das Nações de Pista na ronda de São Petersburgo, Rússia, que vai disputar-se entre 8 e 11 de julho.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, convocou três corredores para o único compromisso internacional antes dos Jogos Olímpicos. Com naturalidade, Maria Martins (Drops-Le Col supported by Tempur), que competirá nos Jogos de Tóquio, está entre os escolhidos. Será acompanhada na Rússia por Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) e por João Matias (Louletano-Loulé Concelho).

A participação de Portugal tem um duplo objetivo: garantir a Maria Martins as melhores condições de preparação para os Jogos Olímpicos e colocar o setor masculino nacional de pista em condições de apurar-se para o Campeonato do Mundo, que irá realizar-se em outubro.

“Está é a única prova internacional com grande qualidade competitiva que poderemos fazer antes dos Jogos Olímpicos. Será muito importante para trabalharmos o aperfeiçoamento técnico, assim como a melhoria da condição e do rendimento da Maria”, explica Gabriel Mendes.

Relativamente à participação masculina, o selecionador nacional explica que “os critérios de qualificação para o Campeonato do Mundo foram alterados. Agora é obrigatória a participação na Taça das Nações para um país ser elegível para competir no Campeonato do Mundo. Depois de ser elegível é também preciso somar o máximo possível de pontos. É isso que tentaremos na Rússia”.

Apesar de a ronda de São Petersburgo da Taça das Nações começar no dia 8, os ciclistas portugueses apenas correm a partir de dia 9. Nessa jornada estarão os três em pista. Às 12h15 inicia-se a qualificação de perseguição individual, na qual participará Iúri Leitão, podendo João Matias também alinhar nesta prova. Caso consigam um dos quatro melhores registos poderão chegar à final, na tarde do mesmo dia. Às 16h40 Maria Martins disputa a final direta de eliminação feminina, disciplina em que João Matias alinha, no setor masculino, às 17h50.

No sábado, 10, Maria Martins está escalada para o omnium, a disciplina em que representará Portugal nos Jogos Olímpicos. Começará o concurso com o Scratch (16h35), seguindo-se a corrida tempo (17h00), eliminação (18h30) e corrida por pontos (19h15). Também no sábado, Iúri Leitão e João Matias farão equipa em madison, às 17h30.

A representação nacional fecha a participação no dia 11, com Iúri Leitão. O vianense fará a qualificação de omnium durante a manhã. Apurando-se para a final, correrá as quatro disciplinas pontuáveis entre as 15h00 e as 17h35.

(Horários de Portugal Continental)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com