quarta-feira, 28 de junho de 2023

“Acompanhe a Volta a França em direto do km até à meta só no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

De 1 a 23 de julho, o Eurosport emite a totalidade das etapas em direto, duelo Vingegaard/Pogacar promete animar a competição, Nelson Oliveira, Ruben Guerreiro e Rui Costa são três portugueses em prova, a apresentação das equipas pode ser vista em direto esta quinta-feira no Eurosport 1 a partir da 17:30 horas.

De 01 a 23 de julho realiza-se a 110.ª edição da Volta a França em bicicleta, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial e um dos eventos desportivos mais mediáticos do planeta. Ao longo de três semanas, os fãs deste desporto vão poder seguir, literalmente, toda a ação dos 3404 quilómetros do ‘Tour’ no Eurosport. O canal garante uma cobertura sem rival, emitindo todos os dias a totalidade das etapas, do quilómetro zero até à meta. São mais de 100 horas de emissão, em direto, e com a análise de reputados especialistas internacionais como Alberto Contador, Phillipe Gilbet, Jens Voigt, Robbie McEwan e Adam Blythe.  Em Portugal, a equipa de comentadores é composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo. Prepare-se para sentir o poder da Volta a França, uma das mais emocionantes competições de ciclismo do planeta, no Eurosport!

Mas antes, os telespetadores vão poder conhecer as equipas em detalhe durante a apresentação, no evento que tem transmissão garantida no Eurosport 1, esta quinta-feira, dia 29 de junho, a partir das 17:30H.

 

‘GRAND DÉPART’ NO PAÍS BASCO, ESPANHA

 

O Tour 2023 arranca em Espanha, mais precisamente em Bilbau, no País Basco, com uma etapa de 182 quilómetros, seguindo-se outras duas na região na qual os ciclistas vão encontrar algumas colinas antes de cruzarem a fronteira para França. Já nas estradas francesas, o pelotão terá grandes desafios, com a competição a passar este ano pelas cinco cadeias montanhosas do país: Pirenéus, Maciço Central, Jura, Alpes e Vosges. O ponto mais alto da corrida situa-se na Col de la Loze, a 2.304m, e acontece na 17.ª etapa, a 19 de julho. Destaca-se ainda o regresso ao Tour do vulcão Puy de Dôme, 35 anos depois, com o pelotão a rolar por estradas que estiveram cortadas ao público. Contrarrelógios este ano haverá apenas um, na 16.ª etapa, e decorre em altitude, nos Alpes, numa distância de 22,4 quilómetros. A corrida termina a 23 de julho, como é habitual, em Paris, na Avenida dos Campos Elísios. 

 

DUELO DE CAMPEÕES ENTRE POGACAR- VINGEGAARD

 

Esta edição do Tour promete um duelo espetacular entre os últimos dois vencedores da prova: Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar. O dinamarquês da Jumbo-Visma apresenta-se após triunfos esta temporada na Volta à Galiza, Volta ao País Basco, Critérium du Dauphiné e ainda um pódio na Paris-Nice. Já o esloveno da equipa UAE, que procura o seu terceiro Tour, chega após triunfos da Volta à Andaluzia, Paris-Nice, Volta à Flandres, Amstel Gold Race e La Flèche Wallone. Veremos como se apresenta depois da queda que sofreu em abril e resultou na fratura dos ossos de uma mão. Qual dos dois levará a melhor este ano? Vingegaard ou Pogacar?

 

OS PORTUGUESES NO TOUR

 

Entre o pelotão do Tour estarão três portugueses: Nelson Oliveira (Movistar), Ruben Guerreiro (Movistar) e Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty). O mais veterano é Costa, que aos 36 anos faz a 11.ª participação na corrida francesa, agora com a nova equipa, após o abandono da UAE Emirates. Quem também participa no Tour com nova equipa é Ruben Guerreiro. O herói da montanha no Giro d’Italia 2020 estreia-se nesta grande competição com as cores da Movistar, ao lado de Nelson Oliveira.

 

UM REGRESSO MUITO SAUDADO

 

Egan Bernal vai regressar à Volta a França após dois anos de ausência. O ciclista colombiano da INEOS Grenadiers, vencedor do Tour 2019 e do Giro 2021, teve a carreira interrompida por um acidente grave em janeiro de 2022, durante um treino de pré-temporada nos arredores de Bogotá, na Colômbia. Bernal colidiu com um autocarro, sofrendo múltiplas fraturas, incluindo numa rótula e num fémur, e a perfuração de pulmão, implicando várias intervenções cirúrgicas e longo período de inatividade, chegando a temer-se que não pudesse regressar à alta competição.

 

CAVENDISH CHEGA ÀS 35 VITÓRIAS?

 

Um dos míticos recordes do Tour pode cair nesta edição e é algo que os fãs vão estar atentos ao longo das três semanas de corrida. Mark Cavendish compete pela 14.ª e última vez na carreira na Volta a França com os olhos postos numa vitória durante uma etapa. O ‘Manxman’ é um ‘spinter’ nato tendo somado 34 triunfos em etapas no Tour ao longo da carreira igualando o recorde do lendário Eddy Merckx. Caso Cavendish consiga um triunfo numa tirada garante a liderança isolada da tabela com 35, um recorde muito difícil de superar tão cedo.

 

AS ETAPAS

 

01/07 – Etapa 1: Bilbau – Bilbau – 182 km

02/07 – Etapa 2: Vitoria/Gasteiz – San Sebastián – 209 km

03/07 – Etapa 3: Amorebieta/Etxano – Bayonne – 185 km

04/07 – Etapa 4: Dax – Nogaro – 182 km

05/07 – Etapa 5: Pau – Laruns – 165 km

06/07 – Etapa 6: Tarbes – Cauterets-Cambasque – 145 km

07/07 – Etapa 7: Mont-de-Marsan – Bordeaux – 170 km

08/07 – Etapa 8: Libourne – Limoges – 201 km

09/10 – Etapa 9: Saint-Léonard-de-Noblat – Puy de Dôme – 184 km

 

10/07 – Dia de Descanso

 

11/07 – Etapa 10: Vulcania – Issoire – 167 km

12/07 – Etapa 11: Clermont-Ferrand – Moulins – 180 km

13/07 – Etapa 12: Roanne – Belleville-em-Beaujolais – 169 km

14/07 – Etapa 13: Châtillon-Sur-Chalaronne – Grand Colombier – 138 km

15/07 – Etapa 14: Annemase – Morzine les Portes du Soleil – 152 km

16/07 – Etapa 15: Les Gets les Ports du Soleil – Saint-Gervais Mont Blanc – 180 km

 

17/07 – Dia de Descanso

 

18/07 – Etapa 16: Passy – Combloux – 22 km (CRI)

19/07 – Etapa 17: Saint-Gervais Mont Blanc – Courchevel – 166 km

20/07 – Etapa 18: Moûtiers – Bourg-em-Bresse – 186 km

21/07 – Etapa 19: Moirans-en-Montagne – Poligny – 173 km

22/07 – Etapa 20: Belfort – Le Markstein – 133 km

23/07 – Etapa 21: Saint-Quentin-em-Yvelines – Paris – 115 km

 

EUROSPORT – A CASA DO CICLISMO

 

Com a transmissão integral das etapas do Tour de France, para além da extensa oferta de ciclismo, o Eurosport reforça cada vez mais a sua posição de ‘A Casa do Ciclismo’ na Europa, com mais de 2.500 horas de ação da modalidade em direto repartidas ao longo de mais de 200 dias de competição e 100 eventos que incluem as três Grandes Voltas, os cinco Monumentos, a Liga de Campeões de Ciclismo de Pista e os Campeonatos do Mundo da UCI.

Fonte: Eurosport

“Taça do Mundo de XCO”


Seleção Nacional compete com quatro corredores em Val di Sole

 

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai contar com quatro corredores nas provas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), que vão disputar-se, no próximo domingo, em Val di Sole, Itália.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou três corredores sub-23 e um de elite. Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi o único escolhido na categoria absoluta. Os sub-23 são Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Além da relevância inerente a uma competição da Taça do Mundo, Val di Sole tem importância por anteceder, em menos de uma semana, o Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que vai decorrer em Anadia, e por permitir também tirar conclusões com vista ao futuro.

“Esta Taça do Mundo vai permitir aos corredores presentes prepararem da melhor forma o Campeonato da Europa. Além disso, ajudará a tirar ilações sobre a participação que possamos vir a ter no Campeonato do Mundo, no início de agosto, na Escócia”, esclarece Pedro Vigário.

Os corredores da Seleção Nacional vão competir em três provas, todas no domingo. Às 7h30 é a vez de Ana Santos, na corrida de sub-23 femininas. Duas horas mais tarde entram em ação Diogo Neves e João Cruz, no mesmo escalão, mas em masculinos. Ricardo Marinheiro veste as cores nacionais entre a elite, a partir das 14h30.

Além dos corredores que vão representar a Seleção Nacional, estão inscritos mais quatro portugueses para Val di Sole. No XCO vão competir Raquel Queirós (também no XCC) e Roberto Ferreira. No downhill competirão Gonçalo Bandeira e Nuno Reis.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com