quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

“UCI aprova aumento de ciclistas nos grandes Tours”


Por: José Morais

A UCI decidiu aumentar o número de ciclistas permitidos nos grandes Tours que estava nos 176, para os 184 corredores, o que levou a organização do Tour de França a fazerem mais convites, e escolheram três equipas, a B&B Hotels, a Arkéa-Samsic e a Direct Energie.

A organização do108ª edição do Tour que se realiza de 26 de junho a 18 de julho, e seguindo as regras da União de Ciclista Internacional, dezanove equipas mundiais da UCI ficam automaticamente da prova, e são elas:

Ag2R Citroen Team (Fra)

Astana - Premier Tech (Kaz)

Vitorioso do Bahrein (Brn)

Bora - Hansgrohe (Ger)

Cofidis (Fra)

Deceuninck - Quick-Step (Bel)

EF Educação - NIPPO (Estados Unidos)

Groupama - FDJ (Fra)

Ineos Grenadiers (Gbr)

Intermarché - Wanty - Gobert Matériaux (Bel)

Israel Start-Up Nation (Isr)

Jumbo - Visma (Ned)

Lotto Soudal ( Bel)

Equipe Movistar (Esp)

Team BikeExchange (Aus)

Equipe DSM (Ger)

Equipe Qhubeka Assos (Rsa)

Trek - Segafredo (Uso)

Equipa dos Emirados Árabes Unidos (EAU)

E alem disso ainda, a Alpecin – Fenix da UCI ProTeams, e líder na classificação de 2020, que participará no Tour de França de 2021.

“Timothy Dupont vence segunda etapa da Étoile Bessèges”


Por: Lusa

Dia ficou de novo marcado por uma violenta queda nos metros finais, colocaram uma rotunda a meio do sprint final e o resultado foi desastroso

O belga Timothy Dupont (Bingoal-Wallonie) venceu esta quinta-feira ao sprint a segunda etapa da Étoile Bessèges, com o francês Christophe Laporte (Cofidis) a manter a liderança da classificação geral individual.

Dupont, de 33 anos, cumpriu os 154 quilómetros entre Saint-Geniès e La Calmette em 3:35.15 horas, batendo sobre a meta o francês Pierre Barbier, da Delko, dirigida por José Azevedo, e o italiano Giacomo Nizzolo (Qhubeka Assos), segundo e terceiro colocados, respetivamente.

Laporte foi quinto classificado na segunda de cinco tiradas da corrida e manteve a camisola amarela, num dia em que uma queda afetou a chegada e o sprint final, com Dupont a dois segundos, no segundo lugar, e o francês Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic) em terceiro, a três.

Na sexta-feira, a etapa começa e acaba em Bessèges, com 156 quilómetros e três contagens de montanha, duas de segunda categoria e uma de primeira.

Fonte: Record on-line

“Volta a Itália começa com contrarrelógio em Turim em 08 de maio”


Por: APS // RPC

A Volta a Itália em bicicleta começa em 08 de maio, com um contrarrelógio de nove quilómetros nas ruas de Turim, anunciaram hoje os organizadores.

A segunda etapa, destinada aos velocistas, ligará Stupinigi a Novara, com 173 quilómetros de extensão, e a terceira Biella a Canale (187 quilómetros), ainda na região do Piemonte, situada no norte de Itália.

“O Giro voltará a Piemonte na última semana, com uma chegada inédita ao cume em Alpe di Mera (19.ª etapa) e uma partida em Verbania”, referem os promotores da prova, que pretende comemorar o 160.º aniversário da unificação italiana.

Turim já acolheu a partida do Giro por duas vezes, em 1961, por ocasião do centenário da unificação italiana, e em 2011. O resto do percurso da 104.ª edição do Giro, que termina em 30 de maio, ainda não foi revelado.

O britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), vencedor em 2020, numa edição em que João Almeida (Deceuninck-QuickStep) ficou em quarto, tendo subido ao pódio final com outro português, Rúben Guerreiro (Education First), vencedor da montanha, anunciou que não vai defender o título.

Geoghegan Hart, de 25 anos, que reconheceu que o Giro “foi uma grande experiência”, optou por estrear-se na Volta a França, que arranca em 26 de junho, e participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021, devido à pandemia de covid-19.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com