segunda-feira, 11 de julho de 2022

“Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”


Dia 11 de Setembro de 2022

 

Programa da Bênção:

 

9 Horas concentração junto ao cemitério de Leiria, segue-se uma homenagem a Carlos Vieira, depois inicia-se um passeio de bicicleta até Fátima, com destino ao parque nº 12, aqui será feita uma paragem, onde se juntarão mais participantes.

O passeio continua em direção a Aljustrel, Valinhos, e Calvário Húngaro, aqui no recinto da Capela Santo Estevão, pelas 11,30 horas será realizada a Missa, seguida da Bênção dos Ciclistas, sendo presidida por D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e pelo Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB.

“Taça de Portugal triatlo: Torres Novas e Alhandra vencem em Abrantes”


O CN Torres Novas e o Alhandra SC venceram a etapa de Abrantes da Taça de Portugal, disputada este domingo (10 de Julho). Os azuis foram os mais fortes no sector masculino, enquanto as mulheres de Alhandra superiorizaram-se à concorrência.

Apoiada na vitória individual de João Nuno Batista, a equipa de Torres Novas aproveitou a prova de Abrantes para alargar a sua vantagem na discussão pela Taça de Portugal. Os homens de azul gastaram menos 00:04:29 do que o Outsystem Olímpico de Oeiras, e 00:07:58 do que o Sport Lisboa e Benfica que fechou o pódio masculino.

No sector feminino, a discussão foi em tons de encarnado. Levaram a melhor as mulheres de Alhandra, que gastaram menos 37 segundos do que o Sport Lisboa e Benfica, e 00:03:55 do que o Sporting Clube de Portugal, terceiro classificado da geral feminina.

Em termos individuais, a vitória sorriu a João Nuno Batista (CN Torres Novas) e a Inês Oliveira (Sporting Clube de Portugal).

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Paratriatlo: Filipe Marques de bronze em Montreal”


Filipe Marques conquistou a medalha de bronze na etapa de Hamburgo do Mundial de Paratriatlo, disputado esta sexta-feira (8 de Julho).

O atleta português completou a prova em 01:00:20, a 30 segundos do vencedor, o canadiano Stefan Daniel, e a sete segundos da medalha de prata, o norte-americano Chris Hammer.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Julian Alaphilippe vai estar presente na Volta a Espanha”


Anunciou o diretor-desportivo da QuickStep-Alphavinyl

 

Por: Lusa

O ciclista francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alphavinyl), bicampeão do mundo de estrada na prova de fundo, vai correr a Volta a Espanha, entre 19 de agosto e 11 de setembro, anunciou esta segunda-feira o diretor-desportivo da equipa belga.

O corredor de 30 anos falhou a presente edição da Volta a França devido a uma grave queda na corrida clássica de Liège-Bastogne, a cerca de dois meses antes do início do Tour, prejudicando a sua melhor preparação.

Alaphilippe só participou na Vuelta uma vez (2017) e tem ainda prevista a participação na Volta à Valónia, no final de julho, na Clássica de San Sebastian e no Tour de l'Ain, já no mês de agosto.

Fonte: Record on-line

“Duarte Domingues venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe”


Duarte Domingues (Escola Ciclismo Bruno Neves/Vise) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) foram os vencedores do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, integrado no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, contou com a presença de cerca de meia centena de atletas que desafiaram o calor e lutaram arduamente pela melhor classificação.


A prova foi bastante atacada e teve, ao longo dos 85,2 quilómetros, vários líderes, mas Duarte Domingues mostrou-se o mais forte na última volta, atacando na subida final, ultrapassando Gonçalo Amaral (União Ciclismo da Trofa), e seguindo isolado até à meta.

Na segunda posição ficou Gonçalo Amaral, a 17s do vencedor, conseguindo em Fafe o seu primeiro pódio da época. Guilherme Mesquita (Academia Efapel de Ciclismo) e André Ribeiro (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) bateram-se até à reta da meta pelo terceiro lugar do pódio, que sorriu ao jovem ciclista da Efapel.


Maria Barros, que se prepara para os Campeonatos Nacionais de Fundo em Espanha, foi a participante em Elites femininas e completou as duas voltas ao percurso, subindo ao primeiro lugar do pódio.

Por equipas, a Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise alcançou o primeiro lugar, seguido pela Academia Efapel de Ciclismo e pelo C.C. Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor.

 

Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise)


 

Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise) era no final da corrida um atleta bastante satisfeito.

O ciclista de Leiria começou por afirmar que “o calor dificultou muito o percurso, que já era difícil só por si. Pensava que o percurso era diferente do ano passado, tinha outra coisa em mente… foi muito duro, mas correu bem”

“A gestão das quatro voltas ao percurso revelou-se mais complicada. Desde o início da corrida que tinha uma ideia onde deveria tentar fazer a minha corrida e, por acaso, correu tudo bem” referiu Duarte Domingues. “A minha equipa ajudou-me muito a gerir a prova, a fechar as fugas que, ao longo da prova, se iam formando. No final, na última subida, a mais difícil, conseguir ir sozinho e chegar isolado”.


 

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe

 

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, marcou presença no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e destacou a luta até à reta da meta e coragem dos atletas que marcaram presença na prova.

A autarca fafense salientou que “este prémio se realizou em plenas festas do Concelho de Fafe e faz parte do programa. É um elemento do programa que é incontornável. O facto de serem jovens a participarem é muito importante para nós, gostamos muito de os ter por cá, e para eles, pois vão contactar com um território que tem a sua história no ciclismo. E quem sabe, num futuro próximo, possam regressar para ser intervenientes numa prova com outra dimensão, com um nível nacional e internacional”.

Paula Ramos Nogueira referiu ainda que “este Prémio é ainda o aperitivo para o que vem aí. Este ano, mais uma vez, vamos receber a final de uma etapa da Volta a Portugal e a festa do ciclismo” e adiantou que “o ciclismo é uma modalidade de eleição em Fafe. Temos, não só histórico e património ligado ao ciclismo e à prática da modalidade, mas também porque temos na população muitos aficionados do ciclismo e praticantes da modalidade”.


Afirmando que “a ACM é nossa parceira, já é uma relação, podemos dizer, histórica e tem sido muito positiva”, Paula Ramos Nogueira garantiu que “vale a pena dar continuidade a este trabalho… ainda mais porque falamos de jovens e eles vivem intensamente tudo isto. São uns lutadores”.

O  Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo de Abrantes”


João Nuno Batista campeão nacional de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A equipa masculina de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas dominou, no domingo 10 de julho, a 6ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo que se realizou em Abrantes, e continua na liderança desta competição nacional.

João Nuno Batista venceu a prova em Abrantes (1ºcadete), e sagrou-se campeão nacional de triatlo em Cadetes, a uma etapa do final do campeonato nacional de cadetes, enquanto GONÇALO OLIVIERA obteve o 2ºlugar (1º GI 20-24 anos), numa competição completamente dominada pelas cores do Clube de Natação torrejano, ainda com mais 2 atletas no TOP 10, Afonso do Canto no 7ºlugar (4º GI 20-24 anos) e Pedro Afonso Razões no 8ºlugar (2ºcadete). Guilherme Pires terminou na 12ªposição, Abel Afonso na 27ªposição, Manuel Bartolomeu na 30ª e Francisco Borges na 46ªposição.

Num segmento de natação dominado pela armada torrejana, o Clube de Natação conseguiu colocar os seus atletas no 1º e 2ºgrupo do ciclismo, e apesar do calor que se fazia sentir, chegaram ao segmento de corrida bem posicionados para discutir a vitória na prova de uma forma tranquila.

No setor feminino, o Clube de Natação de Torres Novas, colocou 2 atletas no TOP 10. Beatriz Ferreira, realizando bons segmentos de ciclismo e corrida, concluiu a sua prova no 6ºlugar e Joana Miranda, obteve 8ºlugar. Catarina Moutinho, concluiu na 21ªposição (3ªjunior), e fechou o 4ºlugar por equipas para o clube, nesta etapa da Taça de Portugal. Ainda mais 2 atletas cadetes concluíram esta prova, Mafalda Leirião foi 22ªclassificada e Cláudia Orvalho 44ª.


 

Clube de Natação de Torres Novas World Triathlon Championship Series em Hamburgo

 

Maria Tomé e Erwin Vanderplancke competiram no sábado 9 de julho, em mais uma etapa da WTCS que se realizou em Hamburgo na Alemanha.

Os 2 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, em representação respetivamente da seleção portuguesa e belga, alcançaram o 45ºlugar, tanto no setor feminino como masculino.

Na luta para o apuramento olímpico, Maria Tomé e Erwin Vanderplancke, sentiram que o início de prova (segmento de natação) não foi o esperado, o que os condicionou no desenrolar nos segmentos de ciclismo e corrida.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tour: Pelotão sem casos de COVID-19 após testes 'protocolares'”


Três casos de COVID-19 detetados em ciclistas da 109.ª ‘Grande Boucle’ este fim de semana faziam temer uma nova vaga da doença semelhante à registada na Volta a Suíça, há menos de duas semanas, que levou a dezenas de abandonos

 

Por: Lusa

Fonte: AFP or licensors

Os testes de deteção do coronavírus realizados no domingo aos ciclistas participantes na 109.ª Volta a França deram todos negativos, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI).

A federação internacional precisa que, no seguimento do protocolo sanitário estabelecido no contexto da pandemia de covid-19, “todos os ciclistas a participar na Volta a França foram testados na noite de 10 de julho”.

“Todos os testes foram negativos”, completa a UCI, alertando, no entanto, para a necessidade de “todos os participantes” continuarem “a usar máscara, manter uma distância física suficiente e desinfetar as mãos com frequência”.

Os três casos de covid-19 detetados em ciclistas da 109.ª ‘Grande Boucle’ este fim de semana faziam temer uma nova vaga da doença semelhante à registada na Volta a Suíça, a menos de duas semanas do arranque do Tour, que levou a dezenas de abandonos e que colocou em causa a participação de vários corredores, como o português Nelson Oliveira (Movistar), na prova francesa.

Esta é a primeira bateria de testes (antigénios) realizada aos ciclistas da Volta a França, no seguimento da alteração de protocolos anunciada pela UCI a três dias do ‘Grand Départ’, em 01 de julho, na Dinamarca, e que incidia “essencialmente” nas grandes Voltas.

Nessa atualização das regras sanitárias relativas à covid-19, a federação internacional deixou cair a que autorizava os organizadores das grandes Voltas a excluírem uma equipa que tivesse dois casos no espaço de sete dias.

Entre as medidas obrigatórias, a UCI incluía a apresentação de “pelo menos um teste antigénio negativo” por parte de todos os elementos de uma equipa dois dias antes do início da corrida e a realização de novo teste antigénio nos dias de descanso, incluindo por parte dos comissários, dos delegados e do pessoal antidoping.

“Na eventualidade de um caso de covid-19 numa equipa ser confirmado por um teste antigénio e, posteriormente, por um PCR (quer seja um corredor ou um membro do ‘staff’), a decisão de potencialmente isolar esse caso deve ser tomada coletivamente pelo médico da equipa em causa, o médico responsável pela covid-19 no evento e o diretor médico da UCI, com base nos elementos clínicos disponíveis”, notava.

Esta medida foi colocada em prática no domingo de manhã, com uma decisão colegial a retirar da corrida o francês Guillaume Martin (Cofidis), um dos candidatos ao ‘top 10’, antes do início da nona etapa.

Na atualização das normas de 28 de junho, a UCI passava também a “recomendar fortemente” que durante a corrida, “se possível diariamente, mas pelo menos a cada dois ou três dias”, fossem realizados testes antigénio aos membros das equipas, corredores excluídos, assim como a comissários e delegados.

O pelotão da Volta a França cumpre hoje o segundo dia de descanso da 109.ª edição, regressando à estrada na terça-feira, na 10.ª etapa, uma ligação de 148,1 quilómetros entre Morzine e Megève.

Fonte: Sapo on-line

“Ben O'Connor desiste do Tour com problemas musculares”


Era apontado como um dos candidatos a discutir o triunfo na presente edição

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista australiano Ben O'Connor, que inicialmente era o líder da equipa AG2R Citroën, desistiu da Volta à França, anunciou esta segunda-feira a formação francesa durante o dia de descanso do pelotão.

Vítima de uma queda durante a segunda etapa, Ben O'Connor, de 26 anos, que era apontado como um dos candidatos a discutir o triunfo na presente edição do Tour, sofre de uma lesão muscular do glúteo médio direito.

O ciclista australiano, quarto no Tour e vencedor da etapa de Tignes no ano passado, abordava a presente edição da prova francesa com confiança, depois do terceiro lugar no Critério do Dauphiné.

"Desde sua queda, Ben estava com dores. As vibrações durante a etapa de 'pavé' não ajudaram a sua recuperação e sua segunda queda no sábado durante a oitava etapa piorou ainda mais a dor", explicou o médico da equipa, Serge Niamke.

Ben O'Connor estava no 86.º lugar da geral, quase 50 minutos atrás do portador da camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar.

Fonte: Record on-line

“CRP Ribafria vence Grande Prémio de Ciclismo Cardosas – Arruda dos Vinhos”


Decorreu no fim de semana de 9/10 de Julho o 4º Grande prémio de Ciclismo das Cardosas, Arruda dos Vinhos, prova composta por duas etapas.

A Primeira etapa, realizou-se no dia 9, um contrarrelógio individual com a extensão de 4Km

A segunda etapa, etapa em linha, realizou-se no dia 10, composta com extensão de 75 KM,  com 3 prémios de montanha e 3 metas volantes.


A equipa do CRP Ribafria, Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou nesta prova com 6 unidades da sua formação (Aníbal Santo, Jorge Marques, Pedro dias, João letras, Paulo Simões e Jorge Letras ).

Na primeira etapa, o contrarrelógio, a equipa conseguiu colocar 3 atletas nas 3 primeiras posições. Paulo Simões foi o mais rápido no percurso, seguido de Jorge Marques e Pedro Dias, vestindo a camisola de líder.

Na segunda etapa, e com a responsabilidade de segurar a camisola amarela, a equipa controlou a corrida e na passagem dos prémios de montanha Pedro Dias venceu os 3, e na passagem das metas volantes, João letras foi o grande vencedor.

Na chegada a meta, que terminava em alto, pedro dias e Jorge Marques conseguiram fugir ao pelotão ganhando alguns segundos de vantagem, com Pedro Dias a ser o vencedor da Etapa.


Com o resultado da classificação na etapa, Jorge Marques envergou a camisola amarela, sendo o vencedor do 4º Grande Prémio de Ciclismo das Cardosas. Arruda dos Vinhos

 Pedro Dias foi o vencedor da camisola azul, líder dos prémios de montanha e João Letras vencedor da camisola verde, líder das metas volantes.

Equipa de Ciclismo - Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic-CRP Ribafria















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com