segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

"O verdadeiro ciclista"



“Nova camisola da Ineos é mostrada por erra de Egan Bernal”


Por: José Morais

Ainda não foram apresentados os equipamentos da equipas para a época de 2024, porem Egan Bernal já fez borrice, e no seu Instagram, o mesmo mostro a sua camisola este domingo.

Não sendo apresentado oficialmente, tudo aponta que os ciclistas da Ineos vistam esta nova camisola que Egan Bernal mostrou, e que já apagou, porem, ainda não é certo que seja esta a camisola oficial, mas o certo é que a Gobik será quem irá vestir os ciclistas da Ineos, e o facto da Gobik ser o novo patrocinador, a apresentação e comunicação oficial só será feita a partir de um de janeiro de 2024.

De relembrar que na época passada, a equipa britânica usavas equipamentos da Bioracer, as cores mais ou menos permanecem na mesma, tendo o vermelho como base, se for estas a ovas cores reveladas por Egan Bernal, o design escolhido terá uma cor mais escura da direita para a esquerda.

“Município de Oeiras promove ciclismo em escolas do 1.º ciclo”


O projeto “Ciclismo vai à Escola” está em linha com as orientações da União Ciclista Internacional e, de acordo com a nota, “representa uma oportunidade para o desenvolvimento da modalidade no concelho”

 

Por: Lusa

Foto Lusa

A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, aprovou a atribuição de 31.780 euros para a implementação de um programa de ciclismo nas escolas do 1.º ciclo, anunciou hoje a autarquia.

O projeto, denominado “O Ciclismo vai à Escola”, que está integrado no Programa Nacional de Ciclismo para Todos, tem como objetivo incentivar a prática desportiva, recreativa e quotidiana com bicicleta.

“Com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Instituto Nacional para a Reabilitação, e no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido com a Direção-Geral da Educação, a Federação Portuguesa de Ciclismo propõe-se desenvolver e coordenar um conjunto de ações de dinamização do uso da bicicleta em contexto escolar”, lê-se no comunicado de imprensa.

O projeto “Ciclismo vai à Escola” está em linha com as orientações da União Ciclista Internacional e, de acordo com a nota, “representa uma oportunidade para o desenvolvimento da modalidade no concelho”.

Fonte: Sapo on-line

“Arrancamos mais uma semana com o anúncio de outra cara nova que chega à Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal Sabgal / Anicolor em 2024, para correr pela primeira vez em Portugal e com muita vontade de vencer”


Mathias Bregnhøj faz estreia em Portugal na Sabgal / Anicolor em 2024

 

Por: Marta Varandas

Mathias Bregnhøj: Um nome sonante do ciclismo internacional, o dinamarquês de 28 anos vai fazer a sua estreia em 2024 a correr em Portugal e garante que vem para ganhar corridas em solo luso. É um bom trepador, mas tem um contrarrelógio excelente, o que o torna muito forte, conseguindo conquistar algumas vitórias através desta especialidade. Em 2023 fez uma época de sonho, com quatro vitórias em corridas UCI de grande nível, num total de 282 pontos UCI.

Mathias Bregnhøj é mais um nome sonante que vai fazer parte da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024. Teve uma época de sonho, com quatro vitórias em corridas UCI de grande nível, num total de 282 pontos UCI em 2023. É a primeira vez que vai correr em Portugal e garante que vem para ganhar corridas em território luso. Um todo-o-terreno poderoso, com um “motor forte” e uma grande resistência, assume que quanto mais difícil for a corrida, melhor. Esta contratação reflete bem o objetivo da estrutura de Águeda, a curto prazo, de criar uma equipa de ciclismo portuguesa de referência no cenário internacional.

Mathias Bregnhøj é dinamarquês, tem 28 anos (11/11/1995) e vive entre Vejle, na Dinamarca e Girona, Espanha. É um bom trepador, mas tem um contrarrelógio muito bom, o que o torna muito forte, conseguindo conquistar algumas vitórias através desta especialidade. Apaixonado por ciclismo, procura constantemente trabalhar as suas fraquezas para poder melhorar, filosofia que segue para tornar-se um melhor ciclista. Uma curiosidade: este corredor tem formação académica em Nutrição e Saúde, com especialização em Nutrição Desportiva.

Veio da Leopard TOGT Pro Cycling Team, onde em 2023 conseguiu resultados incríveis como a vitória da Geral do Tour de Olympia, importante competição por etapas que se realiza nos Países Baixos. Venceu a 2.ª Etapa da competição francesa Circuito das Ardenas e depois a Classificação Geral desta prova por etapas. Conquistou também a 3.ª Etapa da Flèche du Sud e foi 5.º classificado nos Campeonatos Nacionais da Dinamarca. Foi também 8.º na corrida 2. Pro Post Nord Tour of Denmark.

“Estou muito feliz com a oportunidade que me foi dada pelo Rúben Pereira e pelo Carlos Pereira quando fiquei sem equipa. Estou muito convencido com a forte estrutura proporcionada pela equipa e espero que possamos crescer juntos e alcançar as nossas ambições. Estou ansioso por correr em Portugal e internacionalmente com a equipa e, especialmente, espero desempenhar um papel importante na Volta a Portugal com esta estrutura tão forte”, adiantou Mathias Bregnhøj.

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, explicou que “Mathias Bregnhøj é um ciclista que já estamos a seguir há cerca de um ano, um corredor que já me despertou o interesse, não só este ano, mas já no ano passado. Evoluiu bastante nos últimos três anos e teve um 2023 incrível, onde ganhou corridas de elevado nível, como o Olympia’s Tour e o Circuito das Ardenas. É um corredor que vai aportar muito à nossa equipa, porque encaixa-se como uma luva no ciclismo português e na nossa estrutura. Será sem dúvida uma das referências da nossa equipa. É um ciclista muito polivalente, que pode ganhar como pode dar a ganhar, um homem forte de trabalho e também terá as suas oportunidades. Acredito que Mathias vai ser mesmo uma agradável surpresa para a próxima época de 2024. Defende-se bem em todos os terrenos, na média e alta montanha, anda bem nos contrarrelógios, é rápido, muito combativo, com uma forma de correr muito agressiva, característica perfeita para o nosso ciclismo. Acredito que seja uma das figuras da próxima época e certamente irá surpreender com a sua performance”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal Sabgal / Anicolor

“Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, Sangalhos”


Marta Carvalho volta a evidenciar-se na Taça de Portugal de Pista

 

Por: Vasco Moreira

A segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa 2023 decorreu este domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, e Marta Carvalho (Extremossul/Hotel Ali) voltou a evidenciar-se, tendo triunfado nas duas provas de juniores femininas.

Marta Carvalho venceu a corrida de pontos, com 35, e o scratch, tal como já havia conseguido no sábado. Já entre os juniores masculinos, Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceu no scratch e Samuel Guerra (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi o mais forte na corrida por pontos, com 50.

Nos cadetes masculinos, Dinis Martins (Caldas Ecosprint) foi o vencedor no scratch e Simão Silva (Academia Efapel de Ciclismo) foi quem sorriu na corrida por pontos, com 30. Entre as atletas femininas, Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) foi a mais pontuada na corrida por pontos, com 18, e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT) venceu no scratch.

Entre os juvenis masculinos, Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) liderou no scratch, mas foi Duarte Costa (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN Mecânica e Peças) quem venceu o quilómetro. Nas juvenis femininas, Lara Lourenço (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins) voltou a destacar-se com vitórias tanto no scratch como no quilómetro.


Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) foi o mais forte entre os Elite A/Master 30 masculinos, tendo vencido a prova de scratch e ainda a corrida por pontos, esta com 45. Nos masters 40, 50 e 60 masculinos, Miguel Agreda (Master de Lourina) venceu a corrida por pontos, com 20, e António Faísco (União Ciclismo do Alentejo / Terralem Lda / Pracer Perfiles) o scratch. Já nas masters 30, 40 e 50 femininas, Ana Valido (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins) liderou a corrida por pontos, com 40, e também venceu a prova de scratch.

Destaque também para o paraciclismo. Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) celebrou a vitória nas provas de perseguição individual, em paraciclismo masculinos C4 e C5, e de scratch, em paraciclismo masculinos. Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) foi o destaque na prova de perseguição individual, em paraciclismo masculinos C1 e C3.

A Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa 2023 tem desfecho agendado para o fim de semana de 16 e 17 de dezembro, data da terceira prova, que vai decorrer durante os Troféus Internacionais Bento Pessoa e Alves Barbosa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com