quinta-feira, 26 de agosto de 2021

“Seleção Nacional/Corredores juniores cumprem expectativas no mundial de BTT”


Por: Ana Nunes

A participação portuguesa no Campeonato do Mundo de BTT arrancou hoje em Itália, com as provas de juniores masculinos e femininas. A seleção hoje esteve representada por Mariana Líbano, João Cruz e Tomás Frazão.

A seleção nacional iniciou hoje a competição no Campeonato do Mundo de BTT, em Trentino, Itália, que irá decorrer até dia 29 de agosto. Hoje foi dia de os atletas juniores entrarem em prova, tanto no setor masculino como no feminino, nas corridas de cross-country olímpico (XCO).

Mariana Líbano foi a primeira a competir, tendo terminado a prova no 40.º lugar, a 10m43s da vencedora, a francesa Line Burquier. De seguida foi a vez de João Cruz e Tomás Frazão fazerem a sua prova. João Cruz acabou por perder várias posições devido a uma queda na parte inicial da prova, terminando ainda assim na 37.ª posição, a 6m39s do vencedor, o francês Adrien Boichis. Tomás Frazão concluiu em 51.º lugar, a 8m53 de Boichis.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, ressalvou que esta é uma seleção de desenvolvimento e que cumpriu com as expectativas. “A Mariana esteve bem. Ganhou algumas posições ao início, mas acabou por as ir perdendo, terminando no lugar de onde partiu. É uma corredora júnior de primeiro ano, com muito potencial, que está aqui para ganhar alguma experiência a este nível. Nos masculinos, o Tomás fez uma corrida bastante regular, mas, tal como os restantes, precisa de trabalhar mais a este nível para ganhar ritmo competitivo. O João teve uma queda logo no início, o que o fez perder alguns lugares. Teve de fazer uma corrida de trás para a frente, mas conseguiu recuperar muito bem,” afirmou Pedro Vigário.

Depois de ter realizado treinos no dia de hoje, amanhã é dia de Nuno Reis participar na qualificação para a prova de Downhill, dedicada a atletas juniores, que irá decorrer pelas 09h30 (hora portuguesa). A final será disputada apenas no domingo, pelas 08h25.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Duatlo Cross de Alpiarça realiza-se a 4 de setembro”


O Cross está de regresso com o Duatlo Cross de Alpiarça, evento que acontece no dia 4 de setembro

O evento recebe a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Cross que será disputada na distância sprint.

A competição irá decorrer nas imediações da Piscina Municipal de Alpiarça e da Barragem dos Patudos. A primeira Corrida, sem desnível significativo, será realizada à volta da barragem em piso misto de terra batida e alcatrão. O percurso do Ciclismo será feito em terra batida, com muitas zonas arenosas, pedra solta e com um troço em asfalto, incluindo uma subida longa e passagem por duas zonas com água. A segunda corrida é idêntica ao primeiro segmento, mas conta apenas com uma volta.

A prova Duatlo Cross de Alpiarça é uma organização da Câmara Municipal de Alpiarça contando com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Poderá inscrever-se no site da Federação de Triatlo de Portugal até às 23h59 do dia 30 de agosto (segunda-feira) aqui: Federação de Triatlo de PortugalAplicação de Gestão FTP - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pascal Ackermann vence primeira etapa da Volta à Alemanha”


João Almeida e Rui Costa chegaram integrados no pelotão

 

Por: Lusa

Os portugueses João Almeida (Deceuninck-QuickStep) e Rui Costa (UAE Emirates) terminaram esta quinta-feira com o pelotão a primeira das quatro etapas da Volta à Alemanha, vencida pelo alemão Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe).

Ackermann impôs-se no fim dos 191,4 quilómetros da etapa, entre Stralsund e Schwerin, ao compatriota Phil Bauhaus e ao austríaco Marco Haller, ambos da Bahrain-Victorious, segundo e terceiro classificados, respetivamente, em 4:07.01 horas.

A vitória na etapa assegurou a liderança a Ackermann, que graças às bonificações, detém quatro segundos de vantagem sobre Bauhaus e seis sobre Haller.

João Almeida foi 59.º, e Rui Costa, 127.º, seguem a 10 segundos do primeiro classificado, nas 62.ª e 123.ª posições.

Na sexta-feira, o pelotão da corrida germânica vai enfrentar a segunda etapa, com os 180,6 quilómetros, entre Sangerhausen e Ilmenau.

Fonte: Record on-line

“João Almeida e Rui Costa ao ataque na Alemanha”


Dupla portuguesa arrancou hoje presença na prova germânica

 

Por: Record

Foto: epa

João Almeida (Deceuninck–Quick-Step) e Rui Costa (Emirates) regressaram hoje à competição na 36ª Volta à Alemanha, que termina no domingo. Os portugueses são alguns dos nomes mais fortes de uma prova que conta ainda com Ackermann (BORA), O’Connor (AG2R), Teuns (Bahrain), Soler (Movistar) ou ainda os colegas de equipa de Almeida, Cavendish e Cavagna.

Brian Holm, diretor da Deceuninck, acredita no potencial da sua equipa, destacando Almeida, que venceu a Volta a Polónia: “Com o Cavendish podemos apostar nas etapas planas, enquanto o João e o Cavagna mostraram estar em boa forma na Polónia e podem tentar algo também aqui”. Por curiosidade, José Azevedo já brilhou nesta prova, quando foi 2º em 2003.

Fonte: Record on-line

“Volta à Alemanha com transmissão no Eurosport”


Prova conta com dois portugueses: João Almeida e Rui Costa

 

Por: Record

Quase 700 dias depois, a Volta à Alemanha está de regresso para uma competição que se espera emocionante. De 26 a 29 de agosto, um pelotão de 132 ciclistas ‘rola’ pelas estradas germânicas na luta pela vitória na geral, que termina domingo em Nuremberga. Toda ação na prova alemã será transmitida pelo Eurosport, entre esta quinta-feira e domingo.

A 36.ª edição da Deutschland Tour reúne um cartaz com grandes estrelas a começar pelas da casa. São os casos de Nils Politt, John Degenkolb, André Greipel, Phil Bauhaus, Rick Zabel ou Pascal Ackermann. A estes juntam-se talentos de peso de outras nações como Mark Cavendish, Ben O’Conner, Pello Bilbau, Chris Froome, Alexander Kristoff e João Almeida. O ciclista português que recentemente garantiu o triunfo na Volta à Polónia, a sua primeira conquista do World Tour, entra em ação de novo na Alemanha estando na lista de pré-inscritos da Deceunink-Quick Step. Rui Costa, veterano da UAE-Team Emirates, é o outro português da lista para a corrida alemã.

 

HORÁRIOS E ETAPAS DA DEUTSCHLAND TOUR

 

26 de agosto (Eurosport 2) – 14:00 – 15:55 – Stralsund – Schwerin – 191 km

27 de agosto (Eurosport 2) – 14:00 – 16:00 – Sangerhausen – Ilmenau – 185 km

28 de agosto (Eurosport 1) – 18:15 – 19:15 (em diferido) – Ilmenau – Erlangen – 191 km (em diferido)

29 de agosto (Eurosport 2) – 14:30 – 16:30 – Erlangen – Nürenberg – 160 km

Fonte: Record on-line

“Um exemplo de televisão pública, um exemplo que a RTP pode seguir”


Ciclismo e publicidade em conjunto

 

Por: José Morais

Foto: TVE(LA)

Existem exemplos que se devem de seguir, e este é sem dúvida muito interessante, e não deixa o telespetador muitas vezes aborrecido, quando está a assistir algo muito interessante como o ciclismo, e de repente corta-se a emissão para dar publicidade, numa modalidade onde não existe intervalo, é sempre seguido, quando estamos numa parte interessante da corrida, clique, corta-se e dá-se publicidade.

Tenho assistido às etapas da Volta a Espanha através da TVE, agora de LA, e fiquei de boca aberta quando o ecrã foi dividido em dois, e do lado esquerdo do ecrã continuei a assistir à etapa, e do lado direito passava publicidade, o que com este procedimento não se perde pitada da corrida.

Este um exemplo que não ocorre em Portugal, e muitas vezes quando se está num ponto muito interessante da corrida, um pequeno intervalo, que dá para não ver alguns quilómetros, já que os intervalos por vezes se esticam.

Aqui fica um pequeno reparo, e a imagem, era bom que se aprenda com iniciativas como esta, sei que as televisões vivem de publicidade, mas esta opção em nada prejudica, e beneficia ambos os lados.

Pensem nisso…

“Vuelta: Cort impõe-se ao 'sprint' na 12.ª etapa, Eiking segura liderança”


Por: JP // VR

O dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Nippo) venceu hoje ao 'sprint' a 12.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, que continua a ser liderada pelo norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert).

Magnus Cort somou o segundo triunfo na 76.ª edição da Vuelta, depois de, na quarta-feira, ter sido ultrapassado na reta da meta quando seguia isolado, ao bater o italiano Andrea Bagioli (Deceuninck-QuickStep) e o australiano Michael Matthews (BikeExchange) na disputa pela vitória de hoje, em Córdoba, após os 175 quilómetros desde Jaén, em 3:44.21 horas.

Odd Christian Eiking mantém a camisola vermelha, símbolo da liderança da corrida espanhola, com 58 segundos de vantagem sobre o francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo classificado, e 1.56 minutos sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), bicampeão da prova, que hoje voltou a estar envolvido numa queda, juntamente com o português Nelson Oliveira (Movistar).

A 13.ª etapa vai ser disputada na sexta-feira, entre Belmez e Villanueva de la Serena, numa viagem plana de 203,7 quilómetros.

Fonte: Lusa

15.ª Volta a Portugal de Juniores – Dia 1


António Morgado vence a primeira etapa isolado e veste a amarela

 

Por: Ana Nunes

António Morgado (Bairrada) não deu hipótese aos adversários e conquistou a vitória na primeira etapa da 15.ª Volta a Portugal de Juniores, em Almeida. O segundo e terceiro lugares ficaram para Gonçalo Tavares (Bairrada) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), que formavam o grupo perseguidor.

A primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores teve partida e chegada em Almeida, com um percurso de 92,6 quilómetros, realizados sobre temperaturas elevadas.


Os ataques começaram a surgir nos primeiros quilómetros de prova, mas foram sempre controlados pelo pelotão, que rolou compacto até ao quilómetro 60. Foi nesta altura que um pequeno grupo tentou sair do pelotão, acabando por formar a fuga. Entre estes corredores estava António Morgado (Bairrada), que atacou ganhando cerca de um minuto de vantagem para os perseguidores.

Neste mesmo grupo ficaram Gonçalo Tavares (Bairrada), Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousa) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais). Tiago Clemente acabaria por ficar para trás, deixando os restantes corredores atrás de António Morgado, que manteve uma vantagem de 50 segundos sobre os perseguidores e mais de dois minutos para o pelotão.

António Morgado acabaria por chegar isolado a Almeida, onde ergueu os braços para celebrar a vitória da primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores, vestindo assim a camisola amarela. Morgado é ainda líder da classificação por pontos e de melhor júnior de primeiro ano. Gonçalo Tavares, agora líder da montanha, e Lucas Lopes, que seguiam atrás do corredor da Bairrada, ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. A equipa da Bairrada é líder da classificação por equipas.


O vencedor desta primeira tirada, e agora líder da classificação geral, disse que a vitória foi um objetivo cumprido. “A etapa foi sempre muito controlada ao início. A minha ideia não era ganhar tempo hoje, mas no prémio de montanha o ritmo ia duro. Lancei o meu colega de equipa (Gonçalo Tavares) para vencer o prémio de montanha e ele conseguiu. Quando dei por mim estávamos num grupo reduzido e consegui isolar-me. É muito bom vencer logo na primeira etapa e estou muito feliz, pois era um objetivo que tinha. Amanhã tentarei segurar a camisola amarela”, afirmou António Morgado.

Amanhã os corredores terão pela frente uma etapa de 129,4 quilómetros. A partida será dada no Sabugal, pelas 12h00, e tem chegada prevista em Penamacor, pelas 15h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Telmo Pinão conquista diploma paralímpico para Portugal”


Por: Ana Nunes

Telmo Pinão competiu nesta madrugada na prova de perseguição individual, dos Jogos Paralímpicos, no Velódromo de Izu, no Japão. O corredor português que corre na categoria C2 (bicicleta) alcançou o oitavo lugar e com ele o diploma paralímpico.

Apesar de não se ter preparado especificamente para a pista, Telmo Pinão soube tirar partido da sabedoria adquirida nos treinos na estrada para alcançar um bom resultado na prova de perseguição individual, no Velódromo de Izu.

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques mostrou-se muito satisfeito com este resultado. “Foi uma prova excelente. Tinha consciência de que o Telmo estava melhor do que no Campeonato do Mundo de Pista de 2019, mas não sabia se conseguiria melhorar a sua marca pessoal. Ele não fez treino específico para a pista, mas o trabalho que tem sido feito na estrada deu os seus frutos. É preciso acreditar sempre e também ter alguma sorte. Um atleta belga foi posteriormente desclassificado, devido à sua bicicleta não ter respeitado o regulamento, o que permitiu ao Telmo subir mais um lugar. Nós acreditámos muito e conseguimos o diploma paralímpico”, afirmou. José Marques

O atleta português, que compete na categoria C2 (bicicleta), tinha como objetivo principal quebrar o seu recorde pessoal nos 3000m da prova de perseguição individual. Com um tempo de 4m03s, melhorou a sua marca pessoal em quatro segundos e é novo recorde nacional.

Com este resultado na estreia portuguesa no ciclismo de pista em Jogos Paralímpicos, Telmo Pinão alcançou a oitava posição, conseguido assim trazer para Portugal um diploma paralímpico.

“Senti-me muito bem durante a prova e fiquei muito satisfeito com o meu resultado. Conseguir o recorde e foi espetacular. Estou muito contente com este diploma porque era aquilo que mais queríamos e sabíamos que poderia sempre acontecer, pois no desporto é mesmo assim. Dei tudo de mim e consegui fazer uma prova de excelência, toda ela muito bem controlada. Foi muito bom e estou muito emocionado com esta conquista”, revelou Telmo Pinão.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com