quarta-feira, 20 de outubro de 2021

“Pedro Fernandes e Sara Ferreira foram os mais velozes no 21º BTT DHI – ACRAP”


Pedro Fernandes (individual) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em elites do 21.º BTT DHI ACRAP, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision disputada em Prozelo (Arcos de Valdevez).

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o BTT DHI ACRAP tinha como aliciante suplementar a luta pelos títulos de Campeões do Minho que ainda estavam por decidir antes da derradeira etapa do campeonato minhoto.


Em elites a luta travou-se entre Pedro Fernandes e David Martins com os dois ciclistas de Guimarães a fazerem uma primeira descida muito rápida, mas com Pedro Fernandes a ser ligeiramente mais veloz.

Na manga de classificação Pedro Fernandes, também conhecido como “Beto DH”, conseguiu melhorar o tempo e retirou quase um segundo ao seu anterior registo, vencendo não apenas na categoria de elites, mas averbando também o melhor tempo absoluto do 21.º BTT DHI ACRAP. O pódio de elites ficou completo com Victor Mariño (X Bikes CC) e Nuno Martins (Individual), quedando-se Carlos Martins pelo quarto lugar. Com a vitória em Prozelo, Pedro Fernandes, no seu segundo ano no escalão de elites, sagrou-se Campeão do Minho de DHI.


Sara Ferreira (Maiatos), que na semana anterior conquistou o título de Campeã Nacional de Enduro, venceu em femininas.

Em juniores, a disputa esteve entre os vimaranenses Rui Freitas (individual) e Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães). O ciclista da Bike House venceu a manga de qualificação, enquanto Rui Freitas foi quinto devido a um furo. Na manga final, triunfou Rui Freitas, classificando-se Diogo Pereira em segundo e António Teixeira (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.

Em cadetes Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) foi o mais rápido, deixando na segunda posição Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) e Adrian Lopez (Kamikazes CD) na terceira.


Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) levou a melhor em master 30, deixando nos lugares imediatos Vítor Soto Maior (individual) e Pedro Bessa (BTT Pandilhas a Monte).

Em master 40, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães), que já tinha assegurado o título de Campeão do Minho, voltou a estar em evidência e subiu ao lugar mais alto do pódio. João Gomes (BTT Enduro Terras de Bouro) foi segundo e o ainda Campeão do Minho em título, António Cunha (Desportivo Jorge Antunes), foi terceiro.

António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) venceu em master 50, com José Queirós (BTT Pandilhas a Monte) a terminar em segundo e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.


Na categoria de escolas, Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) destacou-se em infantis, enquanto Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) em juvenis.

Coletivamente, o BTT Pandilhas a Monte venceu o 21.º BTT DHI ACRAP, tendo o Desportivo Jorge Antunes alcançando o segundo lugar e o Kamikazes CD o terceiro.

José Lobato Pereira venceu na categoria “Open DHI ACMinho”, classificando-se João Rodrigues (Cartoon DH Team) em segundo e José Pedro (BTT Pandilhas a Monte) em terceiro.

 

Pedro Fernandes (Beto DH) – Campeão do Minho em elites

 

Pedro Fernandes, vimaranense que este ano compete como individual, venceu o 21º BTT DHI - ACRAP e conquistou em Prozelo o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, deixando na segunda posição o também vimaranense e seu amigo David Martins, Campeão Mundial Universitário de Downhill em 2018.


Apesar de satisfeito pela vitória no Campeonato, o corredor de Guimarães fez questão de salientar que “todos corremos para resultados, é sempre bom sair de uma corrida com uma vitória, mas o mais importante acaba por ser a diversão que temos em cima da bicicleta. Não há nada mais gratificante do que isso”.

Pedro Fernandes esclareceu, no entanto, que “ser Campeão do Minho é muito bom, é a ‘cereja no topo do bolo’. Estou muito feliz. Ainda mais porque tive como adversário direto um dos meus melhores amigos”.

Fazendo um balanço muito positivo da época desportiva e elogiando a pista de Prozelo, Pedro Fernandes salientou ainda que “a diversão depende de muitas coisas, claro que numa corrida o que me dá mais satisfação é ir cada vez mais rápido…, mas o importante é sentirmo-nos bem, é o convívio e as amizades que se ganham. O que levamos disto são as memórias”.

 

Rui Freitas – Vencedor em juniores

 

Na sua última época no escalão de juniores, Rui Freitas (individual), ciclista de Guimarães que corre como individual, venceu em Prozelo a terceira de quatro provas do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision.

Depois de um furo na manga de qualificação, Rui Freitas explicou ter começado a manga final “muito confiante, a pensar no primeiro lugar”. “Cometi alguns erros na descida porque não tinha uma visão suficiente devido à chuva e ao nevoeiro. Foi andar um pouco à procura das linhas, mas foi igual para todos”, disse Rui Freitas.

 

Ricardo Brito – Presidente da ACRAP

 

Ricardo Brito, presidente da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, mostrou-se bastante satisfeito por ter recebido a ‘festa’ do DHI e pela forma como a prova decorreu.

“Ficamos muito contentes com a forma como tudo correu e até o tempo ajudou. Correu tudo bem, contamos com muitos participantes e a luta foi intensa até porque estavam em disputa os títulos do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision”, afirmou o dirigente salientando que “a ACRAP quer continuar com o Downhill”. “Felizmente já podemos contar com adeptos a assistir a este prova. O DHI da ACRAP é a festa do Downhill e sem público não seria a mesma coisa. Estamos muito satisfeitos”, concluiu Ricardo Brito.

O 21º BTT DHI - ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJ, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/Maria Martins ausente do scratch e da eliminação”


Por: José Carlos Gomes

Maria Martins não competiu hoje nem competirá amanhã no Campeonato do Mundo de Pista em Roubaix, falhando as provas de scratch e de eliminação, devido a lesão.

A corredora portuguesa foi avaliada pelo diretor clínico da Federação Portuguesa de Ciclismo, Filipe Lima Quintas, que faz parte da comitiva nacional em Roubaix, e foi declarada inapta para competir, devido a uma pequena lesão, causadora de desconforto ao pedalar.

Maria Martins continuará a ser acompanhada e sujeita a tratamento, esperando-se que a ausência de competição, hoje e amanhã, acelere a recuperação, permitindo a participação no objetivo principal, o concurso olímpico de omnium, agendado para sexta-feira.

A estreia de Portugal no Campeonato do Mundo fica, assim, a cargo de Rui Oliveira, que, amanhã, competirá em scratch, prova em que se sagrou campeão europeu, há duas semanas. A corrida começa às 18h45 desta quinta-feira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com