quarta-feira, 6 de julho de 2022

“Van Aert defende amarela na difícil quinta etapa do Tour ganha por Simon Clarke”


'Pavé'
provocou diferenças entre os candidatos à geral, Wout van Aert da Jumbo-Visma manteve a amarela

 

Por: Lusa

Foto: Epa

O ciclista australiano Simon Clarke (Israel-Premier Tech) conquistou esta quarta-feira a quinta etapa da Volta a França, num dia em que o 'pavé' provocou diferenças entre os candidatos à geral e o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) manteve a amarela.

Em fuga desde os quilómetros iniciais dos 157 entre Lille e Arenberg Porte du Hainaut, nos quais os 11 setores de 'pavé' fizeram a primeira seleção entre os favoritos à vitória final, Clarke cortou a meta com o tempo de 03:13.35 horas, impondo-se ao neerlandês Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty Gobert) e ao norueguês Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies), terceiro a dois segundos.

Numa jornada azarada para a Jumbo-Visma, que mandou Wout van Aert parar para ajudar Jonas Vingegaard, depois de o dinamarquês sofrer uma avaria, e que viu ainda Primoz Roglic cair e perder tempo para os outros favoritos, o belga conseguiu defender a liderança da geral e, na quinta-feira, vai partir para a sexta etapa, uma ligação de 219,9 quilómetros entre Binche e Longwy, com 13 segundos de vantagem sobre o norte-americano Neilson Powless (EF Education-Easypost) e 14 sobre Boasson Hagen.

Fonte: Record on-line

“Campeonato da Europa de BMX”


Portugal com seis ciclistas na Bélgica

 

Por: José Carlos Gomes

Portugal terá seis representantes no Campeonato da Europa de BMX, que vai realizar-se em Dessel, Bélgica, entre sexta-feira, 8, e domingo, 10 de julho.

O selecionador nacional desta disciplina olímpica, Alexandre Almeida, convocou corredores de cinco categorias competitivas distintas: Bruno Cardoso (elite), Renato da Silva (juniores), Bernardo Rocha (Masculinos 16 anos), Rita Xufre (Femininas 16 anos), André Ribeiro e Leonardo Carmo (Masculinos 15 anos).

Será uma experiência competitiva nova para a maior parte da comitiva, daí que Alexandre Almeida defina objetivos direcionados para cada atleta.

“É a primeira experiência em Campeonatos da Europa para a maioria dos nossos cadetes e pela primeira vez temos representação feminina numa prova desta dimensão. Para estes atletas, das categorias ‘challenge’, vamos procurar que a adaptação competitiva seja positiva, de modo que consigam passar a fase de qualificação e avançar o mais possível”, esclarece o responsável técnico.

Quanto aos representantes em elite e em juniores, “vamos lutar com a máxima ambição para alcançar o melhor resultado possível”, avança Alexandre Almeida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato da Europa de Estrada”


Grandes nomes do ciclismo de estrada de juniores e sub-23 esperados em Anadia

 

Por: Ana Nunes

No Campeonato da Europa de Estrada, que se irá realizar entre os dias 7 e 10 de julho, serão 10 os títulos em disputa, entre contrarrelógios e provas de fundo. Durante estes dias, estarão em competição em Anadia alguns dos melhores atletas do mundo nas respetivas categorias, oriundos de 35 países.

As corridas começam na quinta-feira, dia 7 de julho, altura em que terão lugar os contrarrelógios individuais. O contrarrelógio individual de juniores femininas terá lugar entre as 10h00 e as 11h00 e o de juniores masculinos entre as 11h00 e as 12h00. À tarde teremos os contrarrelógios de sub-23. Entre as 15h00 e as 16h00 serão as femininas a competir, com os masculinos a disputarem a respetiva prova entre as 16h00 e as 17h25. Na quinta-feira, dia 8, teremos os contrarrelógios mistos. Entre as 10h00 e as 11h00 será o de juniores, e entre as 11h30 e as 12h30 os de sub-23,

No fim de semana teremos as provas de fundo. Sábado, dia 9, será dedicado às provas de fundo de juniores masculinos e femininos. Entre as 10h00 e as 12h30 serão as femininas a competir e entre as 14h00 e as 17h10 os masculinos. No domingo, dia 10, serão as provas de fundo de sub-23 masculinos e femininos a encerrar os Campeonatos da Europa de Estrada. Primeiro, entre as 10h00 e as 12h50 as femininas e entre as 14h00 e as 17h30 os masculinos.

Nestes Campeonatos da Europa esperam-se atletas de grande nível em todas as categorias (juniores e sub-23) e setores (masculino e feminino). Em juniores femininos o maior destaque vai para a francesa Eglantine Rayer, a corredora desta categoria que tem tido melhores resultados a nível mundial durante este ano. No Campeonato do Mundo do ano passado foi sétima classificada na prova de contrarrelógio e oitava na prova de fundo. A francesa foi também terceira no Campeonato da Europa e é a atual campeã nacional de fundo e contrarrelógio. Em destaque na lista de inscritos provisória estão ainda a belga Febe Jooris, campeã belga de contrarrelógio, Nienke Vinke, campeã nacional neerlandesa de fundo e contrarrelógio, e a sua conterrânea Nienke Veenhoven (NED), vencedora da Gent Wevelgam de juniores femininas. De realçar ainda a campeã nacional de fundo da Alemanha, Justyna Czapla, e a seleção nacional italiana, que trará atletas de qualidade, entre elas Francesca Pellegrini, Eleonora Ciabocco e Gaia Segato.

Na categoria de juniores masculinos os nomes também são de peso e irão certamente tornar esta corrida num momento emocionante. O maior destaque vai para Emil Hezog, da Alemanha. O corredor é o atual campeão nacional de fundo, venceu a Corrida da Paz e foi oitavo no contrarrelógio e 12.º na prova de fundo, dos europeus do ano passado. O corredor alemão venceu ainda o contrarrelógio do Pays de Vaud. Portugal também contará com um candidato que tem mostrado a sua qualidade a nível internacional. António Morgado foi segundo na Corrida da Paz na geral e também no Tropheé Morbihan.

António Morgado foi também quarto classificado no Pays de Vaud e sexto na prova de fundo do Campeonato do Mundo do ano passado. O ciclista português ainda veste também a camisola de campeão nacional de contrarrelógio, conquistada no ano passado. Além destes dois atletas, é importante destacar Mathieu Kockelmann o campeão nacional de contrarrelógio do Luxemburgo, Johannes Kulset (Noruega), segundo no Pays de Vaud e terceiro no Tropheé Morbihan, Romet Pajur (Estónia), vencedor da Ronde van Vlaanderen de juniores, e Jan Christen (Suíça), vencedor do Pays de Vaud. Destaque ainda para as seleções de Itália, França, Bélgica e também de Portugal.

Em sub-23 femininos, a francesa Marie Le Net será uma das corredoras a ter em conta nestes europeus, tendo sido quarta classificada na geral do Tour de Bretagne e sétima na Dwars door Vlaanderen. Destaque ainda para Vittoria Guazzini (Itália), vencedora do contrarrelógio dos Jogos do Mediterrâneo, vencedora do Tour de Bretagne e dos europeus de contrarrelógio do ano passado. Outros nomes de relevo são Shirin Van Androoj (Países Baixos), Shari Bossuyt (Bélgica) e Ricarda Bauernfeind (Alemanha), todas com resultados de grande importância a nível mundial. Nesta categoria de sub-23 femininas, é ainda importante sublinhar a qualidade dos coletivos dos Países Baixos e de Itália.

Lennert Van Eetvelt será uma das grandes estrelas presentes na categoria de sub-23 masculinos. O corredor belga foi segundo classificado na Volta a Itália de sub-23 e vencedor da Corrida da Paz de sub-23. Lennert Van Eetvelt foi também nono no Campeonato da Europa de contrarrelógio e quinto na prova de fundo. A seleção francesa também trará um alinhamento bastante forte, com vários atletas de grande nível mundial, entre eles Ewen Costiou, Paul Penhoët e Enzo Paleni.

Destaque ainda para o belga Alec Segaert, vencedor da prova de fundo dos europeus no ano passado, para o checo Mathias Vacek, atual campeão nacional de contrarrelógio, Matias Malmberg (Dinamarca), um atleta que tem brilhado nas competições de pista, integrando a equipa de perseguição da Dinamarca, e Casper Van Uden (Países Baixos), vencedor de uma etapa Tour de Bretagne e duas etapas no Tour de Normandie. No coletivo, é importante destacar os conjuntos dos Países Baixos, Noruega, República Checa, Bélgica e França.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Roglic e Pogacar deixam elogios a Wout van Aert”


Líder da geral do Tour garantiu que teria dado "meia-volta" para ajudar um companheiro de equipa

 

Por: Lusa

Foto: REUTERS

No final da etapa desta terça-feira, o "louco" Wout van Aert garantiu que teria dado "meia-volta" se Jonas Vingegaard ou Primoz Roglic, seus companheiros na Jumbo-Visma, estivessem em dificuldades quando atacou para a vitória na quarta etapa da Volta a França em bicicleta.

"Não quis correr mais o risco de perder um sprint. Já há muito tempo que reconhecemos o percurso, sabíamos que seria exigente, com várias subidas e descidas. O plano era tentar qualquer coisa para a classificação geral e a camisola verde. Atacámos em força na última contagem, com esses dois propósitos em mente", explicou o belga, que tem como objetivo declarado neste Tour subir ao pódio final como vencedor da classificação por pontos.

Pelo rádio, o camisola amarela e os seus colegas ouviram que a sua movimentação fez "estragos" no pelotão e resolveram continuar a forçar o ritmo, até que Van Aert deu por si inesperadamente isolado na frente.

Uma das figuras do Tour2021, o ex-gregário de luxo da Jumbo-Visma, transformado em 'corredor livre' nesta edição, asseverou que teria dado "meia-volta" para ajudar Vingegaard e Roglic, respetivamente sexto e sétimo na geral, caso os líderes da formação neerlandesa estivessem em apuros.

"Queria mostrar que a camisola amarela dá asas. Senti-me a voar nos últimos 10 quilómetros. Ganhar uma etapa desta maneira, com o 'maillot jaune', é bonito", disse, justificando o gesto com que celebrou o seu sétimo triunfo em quatro edições da 'Grande Boucle'.

Van Aert consolidou a liderança da geral na véspera de uma etapa que, na sua opinião, será "muito difícil e nervosa".

"Metade da equipa é formada por corredores de clássicas, estamos habituados aos 'pavés'. Para nós a questão não será acabar a etapa sem problemas, temos a oportunidade de fazer qualquer coisa. Adoro uma etapa deste género no Tour", reconheceu.

A performance do belga de 27 anos mereceu elogios de colegas e adversários, a começar por Primoz Roglic, um dos seus fãs número um.

"Ele é louco, completamente louco. É meio homem, meio motor. Não podíamos esperar melhor, é simplesmente incrível. Estou verdadeiramente muito orgulhoso por fazer parte desta equipa", resumiu o vice-campeão do Tour2020, demonstrando uma vez mais a admiração pelo seu companheiro, essencial em tantas das suas vitórias.

Também Tadej Pogacar (UAE Emirates), bicampeão em título e terceiro da geral, a 32 segundos de Van Aert, se rendeu ao homem da Jumbo-Visma. "Era claramente o mais forte hoje, 'dinamitou' toda a concorrência. É um justo vencedor", declarou.

O líder da UAE Emirates assumiu que já esperava uma movimentação da equipa neerlandesa na etapa desta terça-feira. "Van Aert estava em 'fogo'. Se há uma equipa capaz de atacar desta forma é a Jumbo-Visma. Já o fizeram antes e estão muito fortes", completou, referindo-se ao final da primeira etapa do Paris-Nice, quando Van Aert, Roglic e Christophe Laporte, terceiro na chegada a Calais, ocuparam as três primeiras posições.

"Será uma etapa difícil, espero uma grande jornada e que não tenhamos quedas. Penso que nos vamos divertir muito, mas aqueles que estão no sofá em casa ainda mais", antecipou 'Pogi' sobre os 157 quilómetros entre Lille e Arenberg Porte du Hainaut, que incluem 19,4 quilómetros de 'pavé', numa réplica em menor escala da Paris-Roubaix.

Fonte: Record on-line

“Magnus Cort é o primeiro a vencer as 11 primeiras contagens de montanha do Tour”


Ciclista dinamarquês (EF Education-EasyPost) fez história na Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Magnus Cort (EF Education-EasyPost) entrou esta terça-feira na história da Volta a França ao ser o primeiro ciclista a vencer as 11 primeiras contagens de montanha da prova, e assumiu que não podia "esperar melhor".

"Foi uma super jornada. Adoro estar na frente da corrida, mas, sobretudo, foi bom amealhar mais cinco pontos para a classificação da montanha. Não podia esperar melhor", assumiu o corredor dinamarquês, após a quarta etapa.

Magnus Cort voltou a integrar a fuga do dia para defender a camisola às bolas vermelhas e acabou por entrar na história do Tour ao superar por larga margem o recorde estabelecido pelo espanhol Federico Bahamontes, que em 1958 cruzou na frente as primeiras sete contagens de montanha dessa edição.

O carismático dinamarquês, de 29 anos, foi o primeiro a coroar as primeiras 11 contagens de montanha (todas de quarta categoria) da 109.ª edição, estabelecendo um novo recorde.

"Questionei-me se valeria a pena lutar pela 12.ª, mas decidi que não. Na realidade, calculei que já tinha pontos suficientes para manter a camisola durante mais uns dias", revelou o corredor que já passou 400 quilómetros em fuga nesta 'Grande Boucle'.

Cort procura agora manter a camisola mais tempo do que o compatriota Michael Morkov, que há 10 anos perdeu a liderança da classificação da montanha à sétima etapa, que terminou em La Planche des Belles Filles, tal como vai acontecer esta sexta-feira.

"Se o Morkov a perdeu na Planche des Belles Filles há 10 anos, vou tentar fazer melhor, e penso que não me falta muito por consegui-lo, ainda me faltam unos pontos até lá. De qualquer forma, há uma possibilidade", defendeu.

O colega de Ruben Guerreiro está no Tour à procura de vitórias em etapas, pelo que não sabe "quanto tempo vai passar com a camisola às bolas vermelhas".

"Espero poder ganhar novamente uma etapa", acrescentou o ciclista que já venceu na Volta a França em 2018 e conta ainda com seis etapas na Vuelta.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com