quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

“Stefan Denifl é condenado a dois anos de prisão por seus laços com a Operação Aderlass”


A acusação pediu 10 anos e só cumprirá 16 meses em liberdade condicional

 

O austríaco Stefan Denifl de 33 anos, foi condenado por um tribunal em Innsbruck, Áustria, a dois anos de prisão pelo escândalo de doping de sangue de Aderlass.

O ex-profissional, que foi condenado a uma pena de quatro anos de doping de sangue em 2019, foi condenado por uma grave fraude comercial, em 27 de junho de 2019, a UCI o sancionou com quatro anos, de 5 de março de 2019 a 4 de março de 2023, além de ter sido retirado a partir de 1º de junho de 2014.

A sanção foi confirmada um mês depois, Denifl, que cumpriu apenas 16 meses em liberdade condicional, admitiu que dobrou durante sua carreira profissional nas audiências judiciais de 2020, mas negou alegações de fraude.

No entanto, o juiz decidiu que suas equipas não o teriam empregado se soubessem que ele estava dopando, o austríaco, que também foi multado em 349.000 euros e pelo qual a acusação pediu 10 anos de prisão, foi o último atleta envolvido na Operação Aderlass que recebeu uma sentença de prisão.

Os esquiadores Johannes Durr, Max Hauke e Dominik Baldauf e o ciclista Georg Preidler também foram condenados, foi D'rr quem puxou o tema num documentário do canal alemão ARD falando da Operação Aderlass.

A Operação Aderlass começou em 2019 e causou incursões policiais no Campeonato Mundial de Esqui nórdico em Seefeld, Áustria, e na cidade alemã de Erfurt, acredita-se que pelo menos mais 23 atletas de elite estejam envolvidos nesta rede de doping de sangue na Alemanha e na Áustria.

Fonte: Marca

“Os 24 anos de Egan Bernal em 24 resumos”


Curiosidades do ciclista da Ineos

 

Num dia do ano de 1997, nascia Egan Bernal, o ciclista que daria à Colômbia 22 anos depois o primeiro título de um Tour de França, sobre o aniversário o mesmo, é feito um resumo da sua vida de ciclista com dados e curiosidades.

1. Nasceu em Zipaquirá, Cundinamarca, a 13 de janeiro de 1997.

2. Aos cinco anos, começou a pedalar, três anos depois, participou de sua primeira competição e venceu.

3. Seu pai era um ciclista de estrada, e a sua paixão pelo desporto nasceu.

4. Em 2011, no mountain bike, na disciplina competiu nas categorias inferiores.

5. Mostrou-se para o mundo em 2014, quando ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Ciclismo de Montanha na categoria júnior, em Hafjell, noruega.

6. No seu tempo no ciclismo, conquistou 2 medalhas mundiais, prata na Noruega-2014 e bronze em Andorra-2015.

7. Em 2015 foi coroado campeão pan-americano em Cota, entrou direto na competição depois de uma clavícula fraturada.

8. Em 2015 deu os seus primeiros passos no ciclismo de estrada, apresentou testes na equipa italiana Androni Giocattoli-Sidemerc.

9. A sua estreia no ciclismo de estrada foi em 2016 no Tour do Mediterrâneo, sendo a primeira vez que entrou no top 10 numa das etapas.

10. Um teste de desempenho de 19 anos revelou que seu consumo máximo de oxigênio foi de 88,8 ml/k.

11. Em 20 de maio de 2016, alcançou o seu primeiro triunfo numa etapa, no dia da abertura do Bihor Tour da Romênia.

12. Durante o seu primeiro ano como ciclista de estrada, ele competiu no Giro del Trentino, no Tour de Bihor, no Tour de Eslovênia e no Tour Del Porvenir.

13. Começou a sua carreira em comunicação social e jornalismo na Universidade de Sabana, mas seu primeiro empresário, Pablo Mazuera, convenceu-o a não abandonar o sonho do ciclismo.

14. Em 2017, após vencer no Tour de Savoy, no Tour de Sibiu e no Tour del Porvenir, a Sky formalizou sua contratação.

15. O seu primeiro Tour de França foi em 2018, quando foi selecionado para ajudar Chris Froome.

16. Na Clássico de São Sebastião em 2018, liderou as fileiras do Céu, mas teve que deixar a competição devido a um grave acidente que causou uma leve hemorragia cerebral, fratura do septo nasal e perda de alguns dentes.

17. Em 2018 foi a primeira vez que participou no campeonato nacional de testes de tempo, título que conquistou na competição que aconteceu em Medellín.

18. Em 2019 participou no Paris-Nice, corrida que venceu vestindo a camisola principal na sétima etapa.

19. Em 2019, chegou ao Tour de França como carta do Céu com Geraint Thomas.

20. Na etapa 19 da rodada de gala de 2019, vestiu pela primeira vez a camisola amarela do líder.

21. Foi o terceiro colombiano a vestir a camisola amarela, Victor Hugo Peña e Fernando Gaviria costumavam fazê-lo.

22. Venceu o Tour de Franç aos 22 anos e 196 dias, sendo o primeiro ciclista latino e terceiro mais jovem da história a fazê-lo depois de Henri Cornet (19 e 352) e François Faber (22 e 187).

23. Na história do Tour de França, 7 corredores venceram com 22 anos: François Faber, Bernal, Octave Lapize, Felice Gimondi, Philippe Thys, Laurent Fignon e Romain Maes.

24. 110 anos depois, Egan se tornou o ciclista mais jovem a vencer o French Tour, o anterior tinha sido François Faber em 1909.

Fonte: Marca

“Vincenzo Nibali aponta à Volta ao Algarve”


Italiano é outro nome sonante para a edição 2021

 

Por: Ana Paula Marques

Vincenzo Nibali, da Trek, é mais um nome sonante do pelotão mundial que poderá alinhar na Volta ao Algarve, de 17 a 21 de fevereiro. É o que adianta o site alemão 'radsport.news.com', referindo que o italiano, de 36 anos, começará a temporada de 2021 na Volta a Valência, sendo que a seguir à corrida portuguesa alinhará no Tirreno-Adriático. De resto, os seus principais objetivos para este ano são o Giro, Tour e Jogos Olímpicos.

O transalpino, que já esteve na edição de 2020 da Volta ao Algarve, e que no Giro teve palavras de conforto e elogiosas para João Almeida quando este perdeu a camisola rosa no Stelvio, é o segundo grande nome a ser associado à prova algarvia deste ano, depois do britânico Chris Froome poder estrear-se pela Israel. Além destes veteranos, também o dinamarquês Mads Pedersen, campeão mundial 2019, e o britânico Tom Pidcock, vencedor do Giro sub-23 em 2020 e vice-campeão mundial de ciclocrosse elite no mesmo ano, podem participar na corrida portuguesa.

Fonte: Record on-line

“Covid-19: Entendimento da Federação é que Volta ao Algarve "pode realizar-se"


Delmino Pereira alega carácter profissional da corrida prevista para fevereiro    

Por: Lusa

O entendimento da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) é que a Volta ao Algarve, em fevereiro, "pode realizar-se", por ser um evento totalmente profissional, disse esta quarta-feira Delmino Pereira, após o anúncio do novo confinamento geral.

"A Volta ao Algarve, sendo um evento internacional do circuito ProSeries [da União Ciclista Internacional], totalmente profissional, no nosso entendimento tem enquadramento nesta norma desportiva" que regula as exceções no novo confinamento devido à pandemia de covid-19, explicou à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Apesar do entendimento da FPC, Delmino Pereira esclareceu que quer aguardar pelas "diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS)" para "decidir o que fazer".

"Para mim, mantém-se a possibilidade de realizar eventos profissionais, e esta prova enquadra-se. Há algumas interpretações que têm de ser resolvidas", atirou.

A FPC vai, assim, esperar por indicações mais claras relativamente à modalidade, dizendo que "aparentemente" as medidas hoje anunciadas "permitem que atletas profissionais e equiparados possam continuar a treinar".

O dirigente federativo lembrou ainda que o ciclismo "não teve problemas" e que é "uma atividade de baixo risco" e praticada ao ar livre.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a 1.ª Liga portuguesa de futebol e "ligas equiparadas" vão manter-se em atividade durante o novo confinamento geral.

Segundo um documento distribuído durante o 'briefing' do chefe do Governo, é mencionado que podem continuar em atividade "seleções nacionais e primeira divisão sénior sem público", sem que este esclareça se se refere a todas as modalidades e a ambos os géneros de competição, masculino e feminino, encerrando ginásios e outros espaços e permitindo apenas "exercício individual ao ar livre".

A 47.ª Volta ao Algarve está agendada entre 17 e 21 de fevereiro, marcando o primeiro grande evento internacional a decorrer em Portugal, com a presença já confirmada de 14 equipas do escalão World Tour, o primeiro da modalidade.

A 'Algarvia' está calendarizada como sendo a prova de abertura do calendário velocipédico para 2021, antes de duas provas da Taça de Portugal, em Aveiro e a Clássica da Arrábida.

Para 17 a 21 de março estava agendada a Volta ao Alentejo, que já anunciou o adiamento para o segundo semestre do ano, devido à pandemia de covid-19.

O nono Estado de Emergência foi aprovado hoje no parlamento e entra em vigor na quinta-feira, mantendo-se em vigor até 30 de janeiro.

Portugal ultrapassou hoje os 500 mil casos de infeção com o novo coronavirus registados desde o início da pandemia, em março de 2020, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, com o registo de 10.556 novos casos nas últimas 24 horas, Portugal atingiu hoje os 507.108 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Fonte: Record on-line

“Shimano as 24 hora a pedalar em Le Mans”


As Inscrições estão abertas a partir da 11 horas do dia 19 de janeiro

 

A clássica de 2021 do Shimano 24 Horas de Ciclismo de Le Mans acontecerá no circuito de Le Mans nos próximos dias 21 e 22 de agosto, as inscrições serão abertas no dia 19 de janeiro às 11h em www.24heuresvelo.fr/en  com um máximo de 560 equipas na partida.

313 equipas já confirmaram sua participação durante o período de inscrição prioritária, reservada para treinos, dos já inscritos de 2020 para, na edição cancelada, sendo assim, chega agora a hora de obter uma das 247 inscrições ainda disponíveis.

Romain GASNAL da CGO Événement diz que a empresa de eventos está esperando muito a partir desta época de 2021, um bom diálogo com a as entidades responsáveis será necessário para adaptar todos os protocolos, e permitir que os eventos sejam realizados nas melhores condições de segurança possíveis.

O ciclo desportivo francês das 24 horas Le Mans é aberto a todos, em equipas de 2, 4, 6 ou 8 ciclistas, ou ainda e mesmo  ciclistas individuais para os mais ousados.

Fonte: CGO ÉVÉNEMENT

“CityQ, a nova e-bike que oferece maior capacidade de carga e mais proteção para os passageiros”


Por: Ana Moura

As bicicletas convencionais exigem que se pedale bastante para que circulem, mas com as e-bikes isso já não acontece. Apesar disso, as bicicletas elétricas ainda não apresentam grande capacidade de carga ou maior proteção para os passageiros. A CityQ, uma nova e-bike de quatro rodas, vem agora mudar isso.

Criado pela empresa norueguesa CityQ AS, o veículo deve ser conduzido tal como uma bicicleta, contando com um motor de 250 watts que aumenta a força da pedalada do passageiro.

No entanto, os pedais não estão diretamente ligados ao sistema de transmissão, pois a CityQ apresenta o que é descrito como “um sistema de transmissão monitorizado por software, tal como se encontra em carros elétricos”.

A configuração utilizada na e-bike usa um alternador para converter a força exercida ao pedalar em eletricidade, que é armazenada numa bateria que alimenta o motor. O seu sistema de transmissão eletrónico permite recursos como marcha automática, frenagem regenerativa, modo de carga pesada e controlo de cruzeiro.


A bicicleta possui ainda para-brisas, teto e portas laterais que ajudam a proteger os passageiros do vento e da chuva. A cabine pode ser configurada para acomodar dois adultos, um adulto e duas crianças, ou um adulto e uma cabine com espaço de carga extra.

O veículo mede 87 cm de largura, 1,55 metros de altura e tem 2,22 metros de comprimento. Pesa 68 kg, mas pode suportar uma carga máxima de 300 kg.

De acordo com seus fabricantes, a CityQ é legalmente qualificada como uma bicicleta elétrica, o que significa que pode ser conduzida em ciclovias e em outras zonas que não são destinadas a carros. Também não requer carta de condução para ser conduzida.

A CityQ já está disponível para pré-encomenda no site da empresa por cerca de 7450 euros, diz o New Atlas.

Fonte: ZAP // AEIOU

"Marianne Vos trocou o seu gigante por uma Bianchi"


Por: José Morais

Foto: Getty Images

É uma das ciclistas mais talentosas de todos os tempo, chama-se Marianne Vos, sedo já três vezes campeã mundial de estrada, vencendo no Giro de Itália feminino em 28 etapas, sendo três vezes na geral da mesma, ainda a corrida olímpica de estrada, La Course por duas vezes, juntando ainda uma série de clássicas da primavera.

Já no ciclocrosse durante sete vezes usou as listras do arco-íris, ganhando ainda ouro na pista, sendo uma das razões para a sua grande contratação com a liderança da equipa feminina da Jumbo-Visma, juntando-se assim à formação proveniente do CCC-Liv.

Nem mesmo Marianne Vos está imune ao funcionamento do modelo de patrocínio no ciclismo, no resultado da sua transferência quando terminou 2020, a obrigação de Vos de continuar com a bicicleta da equipa da CCC-Liv a mesma também terminou.

No ciclocrosse esse foi o TCX gigante, a sua nova equipa participará em bicicletas Cervélo em 2021, o mesmo acontece com Wout Van Aert e a restante equipa masculina da Jumbo Visma, porem, Vos em vez de mudar para a Cervélo, a mesma fez uma transição um pouco confusa de seu TCX gigante, para uma Bianchi Zolder, a qual foi repintada com as cores da Jumbo-Visma encobrindo todos os logotipos da Bianchi, idêntico à bicicleta montada para Wout Van Aert, onde fica a pergunta, o porque?

Em esclarecimentos da parte da Jumbo Visma, a bicicleta da Cervélo não faz ciclocrosse, o que originou Marianne Vos a ter a opção para escolher a bicicleta para ela participar.

Era certo que, Marianne Vos iria fazer uma abordagem semelhante a que Van Aert fez, usando uma versão repintada do TCX ao qual ela estava habituada, removendo assim todos os logotipos do gigante, apesar da sua estatura no desporto, nem mesmo Vos ficou imune ao funcionamento do modelo do patrocinador, já que foi obrigada a entregar as suas bicicletas Giant e Liv no final do ano, apesar de estar no meio de uma campanha cruzada.

Assim, a solução e opção, foi mesmo o de repintar uma segunda frota de bicicletas da Bianchi para Vos juntamente com Van Aert, era o ínicio da parceria bastante inevitável por parte da Cervélo.

Marianne Vos não ficará apenas restrita a uma bicicleta da Bianchi repintada enquanto permanecer na Jumbo Visma, já que foi descoberto e confirmado, e já circulam imagens nas redes sociais da Tom Dumoulin, um novo modelo de bicicleta de ciclocrosse da Cervélo vem a caminho, e rtudo aponta ser uma nova bicicleta da marca, e tudo aponta que duas novas bicicletas podem estar relacionadas e possam surgir.  

Tentando saber informações com a Cervélo, para comentar estas informações, a resposta não poderia ser mais atípica, tudo no segredo dos deuses, com um não sabemos, numa boa resposta do marketing, afirmaram que tanto atletas ou embaixadores parceiros, faziam parte essencial do seu processo do desenvolvimento e na pesquisa, já que os seus objetivos será o de oferecerem bicicletas melhores com alto desempenho, e muita experiencia para os ciclistas.

Em tempo de ausências de provas e estradas reais, tudo aponta que existe algo no horizonte da Cervélo, que novas bicicletas irão surgir, por agora apenas teremos de aguardar, indo colocar os olhos na equipa da Jumbo-Visma, podendo esperar alguma tecnologia nova nunca vista.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com