segunda-feira, 9 de outubro de 2023

“Campeonato do Minho de Ciclocrosse”


A festa do Ciclocrosse está de regresso a Melgaço, com a realização do VII Ciclocrosse de Melgaço, prova Internacional C2, pontuável para a Taça de Portugal de CRO 2023 Credibom e para o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, o VII Ciclocrosse de Melgaço realiza-se no circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço e destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites, masters e open, masculinos e femininos.

O secretariado abre ainda no sábado dia 14 pelas 15 horas permitindo a confirmação e levantamento de dorsais e chips aos que acorrerem a Melgaço na véspera da prova. Para os que se deslocam no próprio dia, o secretariado abrirá pelas 7h30 encerrando uma hora depois, 8h30.

A abertura de pista para treinos oficiais ocorrerá pelas 7h45, encerrando uma hora mais tarde.

A competição arranca às 9h00, com a partida da corrida de juvenis (C1), seguindo-se os master e open (9h40). Às 10h40 entram em ação os cadetes, género masculino e feminino, e ainda as master femininas.

A pista reabrirá para treinos 11h15 permitindo um período de 30 minutos para os escalões das corridas C4, C5 e C6. Às 12 horas entra em competição o escalão júnior com ambos os géneros, masculino e feminino. As elites femininas arrancam dez minutos depois das 13 horas, ficando a falta a corrida C6 destinada a elites masculinos que partirá às 14h30. No final da corrida C6, elites masculinos, terá lugar a cerimónia protocolar.

 

Jorge Domingues, Melsport

 

Em Melgaço tudo está a ser preparado para receber os amantes do ciclocrosse. Jorge Domingues, da Melsport, considera que “vai ser um dia de festa, esperamos que tudo corra bem, que os ciclistas desfrutem de Melgaço e da pista e que saiam daqui satisfeitos”.

Este ano, o Ciclocrosse de Melgaço estreia-se como prova internacional, categoria C2… “é o resultado da cooperação com a Federação Galega de Ciclismo, que permitirá realizar em sete dias cinco corridas de categoria internacional, entre Melgaço e a Galiza, num raio de cerca de 250 quilómetros”.

Para além de pontuável para o ranking UCI, o Ciclocrosse de Melgaço conta, como sempre, para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho de Ciclocrosse Discover Melgaço.

“Prevemos um número interessante de participantes. Apesar de haver outras provas de BTT para esse fim-de-semana, acreditamos que vamos ter bastantes atletas, aliás, as inscrições abriram esta semana e já ultrapassamos a centena. De resto, temos recebido contactos de atletas internacionais”, disse Jorge Domingues, que salientou que “mais que o número, gostaríamos de ter aqui um maior número de nacionalidades para se potenciar ainda mais as excelentes condições para a prática da modalidade que Melgaço tem vindo a desenvolver”.

Quanto ao percurso, aquele responsável salientou que “nós ouvimos os atletas, por isso, não mudamos muito. Há sempre um outro apontamento, mas continua a ser um circuito técnico, divertido e duro, ou seja, tem todos os ingredientes de uma prova de ciclocrosse”.

O 7º Ciclocrosse de Melgaço, prova Internacional C2, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço tem o apoio do Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Guimarpeixe, Polisport e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT

Fonte: ACM

“Paratriatlo: Filipe Marques vence Taça do Mundo em Alhandra”


Filipe Marques venceu a da Taça do Mundo de Paratriatlo, em Alhandra, ao terminar a com o tempo de 56.11 minutos, 43 segundos de avanço para o segundo, o húngaro Bence Mocsari.

Com este triunfo na classe pts5, Marques repetiu a vitória alcançada na época passada e deu um passo importante na corrida a um apuramento inédito para os Jogos Paralímpicos Paris2024.

Marques deixou o húngaro Mocsari a 43 segundos e o turco Ugurcan Ozan a 2.01 minutos, numa prova e que o outro português presente, José Freire, foi 10.º.

“Este é um dia que ficará marcado no triatlo em Portugal. Duas vitórias em taças do mundo no mesmo dia é algo inédito e que vai marcar este dia para sempre para a federação e para a modalidade”, disse Sérgio Dias, presidente da Federação Portuguesa de Triatlo.

O dirigente realçou este segundo triunfo de Marques em Alhandra, que abre boas perspetivas para Paris.

“O Filipe repetir aqui a vitória do ano passado deixa-nos muito orgulhos e confiantes de que estamos no bom caminho e, no caso do Filipe, o apuramento inédito para os Jogos Paralímpicos”, sublinhou.

Também o triunfo de Vasco Vilaça em Roma mereceu os elogios de Sérgio Dias: “O Vasco dominar em Roma, na sua primeira edição da Taça do Mundo, é algo que nos deixa muito felizes. O Vasco é uma confirmação do que já sabíamos. Depois de ter passado todo o ano a lutar pelo campeonato do mundo, encerra a época da melhor forma, com uma vitória, ciente de que foi um excelente ano e um ano de desenvolvimento e de que estamos no caminho certo para Paris”.

Fonte: FTP /com Lusa

“Volta a Itália de 2024 começa em Turim”


107.ª edição decorrerá entre 4 e 26 de maio

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A próxima Volta a Itália vai partir de Turim, anunciou esta segunda-feira a organização da 'corsa rosa', cuja 107.ª edição decorrerá entre 4 e 26 de maio de 2024.

No dia em que desvendou as primeiras três etapas o percurso completo será apresentado na sexta-feira, a organização da prova italiana detalhou que a primeira tirada começará em Venaria Reale, perto do estádio da Juventus, com os ciclistas a percorrerem 136 quilómetros até o centro de Turim.

O pelotão da 'corsa rosa' volta, assim, a partir de Turim, três anos depois de o Giro ter tido início naquela mesma cidade, com o diário desportivo italiano 'Gazzetta dello Sport', 'parceiro' da organização, a destacar que se trata de uma homenagem da prova às vítimas do acidente aéreo de Superga, no dia em que se assinala o 75.º aniversário da tragédia na qual morreram 31 pessoas, incluindo quase toda a equipa do Torino, jornalistas e dirigentes do clube.

Nessa época, o 'Grande Torino' era uma das melhores equipas do mundo, com quatro títulos de campeão de Itália conquistados entre 1946 e 1949, mas teve um fim trágico, com a morte de quase todos os seus futebolistas.

O avião que transportava a equipa de Turim desde Lisboa, de onde regressava depois de um particular com o Benfica, despenhou-se sobre a Basílica de Superga, situada a 670 metros de altitude, perto de Turim.

A segunda etapa, agendada para 5 de maio, vai ligar, num total de 150 quilómetros, San Francesco al Campo ao Santuário di Oropa, nos Alpes italianos, onde os ciclistas enfrentarão uma subida de 11 quilómetros, com uma pendente média de inclinação de 6,2%.

No dia seguinte, o pelotão terá pela frente 165 quilómetros entre Novara e Fossano, ainda na região do Piemonte, com a terceira tirada a ser favorável aos sprinters.

A Volta a Itália deste ano foi histórica para Portugal, com João Almeida (UAE Emirates) a tornar-se no primeiro ciclista nacional a terminar a 'corsa rosa' no pódio, ao ser terceiro atrás do campeão esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do 'vice' britânico Geraint Thomas (INEOS).

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom arranca com sabor internacional

 

Por: José Carlos Gomes

A época nacional de ciclocrosse começa no próximo domingo, em Melgaço, com a primeira de seis provas pontuáveis para a Taça de Portugal Credibom. É uma corrida também pontuável para o ranking internacional, adivinhando-se um espectáculo desportivo de alto nível, protagonizado por corredores oriundos de diferentes países.

Com as inscrições ainda abertas, há mais de 200 corredores registados para a prova de domingo, provenientes de Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França e Países Baixos.

O Centro de Estágios de Melgaço é o local escolhido para a corrida, que irá começar às 9h00, com os juvenis. Os masters partem às 9h40. Uma hora depois é a vez dos cadetes de ambos os géneros e das masters femininas. Os juniores, masculinos e feminino, começam a prova às 12h00. A elite feminina parte às 13h10, enquanto a elite masculina fecha o programa, às 14h30.

Depois de Melgaço, a Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom desloca-se para Oliveira de Azeméis (28 de outubro), Vouzela (29 de outubro), Paços de Ferreira (18 de novembro), Vila Real (19 de novembro) e Ansião (10 de dezembro). A época irá terminar no dia 14 de janeiro, data do Campeonato Nacional Credibom, a disputar em Abrantes.

 

Mais eventos oficiais

 

13 a 15 de outubro: Viana MTB Trophy, Viana do Castelo

14 de outubro: 3.ª Prova do Campeonato da Beira Alta de DHI, Almofala, Castro Daire

14 de outubro: Encontro de Escolas de Marvila, Lisboa

15 de outubro: Maratona BTT da Póvoa de Varzim

15 de outubro: 6.ª Prova do Troféu Beirão de Meia Maratona, Vila Nova de Paiva

15 de outubro: Campeonato Inter-Regional de XCE, Tábua

15 de outubro: 6.ª Prova da Taça do Algarve de XCM, S. Bartolomeu de Messines

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Iniciativas no concelho de Torres Vedras assinalaram a semana europeia do desporto”


A Semana Europeia do Desporto foi, de novo, em 2023, assinalada no concelho de Torres Vedras

 

Promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos, é o principal objetivo desta Semana, uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que decorreu este ano entre os dias 23 de setembro e 1 de outubro, e cujo lema foi “#BEACTIVE”, incentivando-se, dessa forma, cada um, a ser ativo, não só durante a Semana Europeia do Desporto, mas ao longo de todo o ano, por meio da adoção de um estilo de vida saudável.

A primeira atividade realizada no concelho de Torres Vedras no âmbito da edição deste ano da iniciativa foi o evento “Vital Sport 23 | Torres Vedras”, o qual aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, no espaço da Decathlon de Torres Vedras. Organizado por esta entidade em parceria com diversos parceiros do concelho de Torres Vedras (associações, ginásios e outros), este evento proporcionou atividades desportivas em mais de 20 modalidades distintas, tendo no mesmo participado centenas de pessoas, que tiveram oportunidade de usufruir, por exemplo, de aulas fitness de grupo, passeios de BTT e caminhadas, bem como de praticar equitação, ténis de mesa, dança ou basquetebol.

Posteriormente, no dia 26 de setembro, igualmente no âmbito da Semana Europeia do Desporto, a Câmara Municipal de Torres Vedras organizou uma atividade dedicada ao desporto inclusivo e à mobilidade ativa, que consistiu num passeio de bicicleta informal no Parque Verde da Várzea, em que participaram utentes da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas), que utilizaram na ocasião bicicletas Agostinhas e também triciclos recentemente oferecidos a essa instituição.

Do programa de atividades realizadas no concelho de Torres Vedras relativas à edição de 2023 da Semana Europeia do Desporto fez também parte caminhadas e corridas integradas no “Santa Cruz a Mexer” (mais exatamente as suas edições de 23 e 30 de setembro, em que se contabilizaram cerca de 120 participações) e no “Torres Vedras Night Run” (concretamente a sua edição de 27 de setembro, a qual contou com 163 participantes, que tiveram na ocasião a oportunidade de passar pelo espaço da Academia do SCU Torreense), bem como uma aula de ginástica laboral realizada no edifício da Câmara Municipal.

De referir ainda que estava previsto realizar-se mais duas atividades no concelho de Torres Vedras no âmbito da edição deste ano da Semana Europeia do Desporto, mas que acabaram por ser canceladas devido às elevadas temperaturas verificadas: a festa anual do programa de desporto sénior “Mexa-se para a Vida!” e o Desafio “12 horas #BeActive”.

O programa de atividades que tiveram lugar este ano no concelho de Torres Vedras enquadradas na Semana Europeia do Desporto foi coordenado pela Câmara Municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato do mediterrâneo de triatlo em Ceuta”


João Nuno Batista medalha de prata no campeonato do mediterrâneo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

 

João Nuno Batista conquistou a medalha de prata no campeonato do mediterrâneo de triatlo em elites, que se realizou em Ceuta, este domingo, 8 de outubro.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, atual campeão do mundo e da europa em juniores, alcançou o 2°lugar nesta prova de elites disputada em formato sprint (750/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), com um tempo de 54m39s, a 2 segundos do vencedor, o francês Antoine Duval.

A saída no top 5 na natação, permitiu a João Nuno Batista, integrar o grupo da liderança da prova no ciclismo, aonde se manteve até à corrida. Neste segmento, acabou por ter 2 atletas franceses como seus principais adversários, mas apesar de ser um atleta com apenas 17 anos de idade, João Nuno Batista esteve sempre presente na discussão da prova até ao seu final.


Esta prova foi também simultaneamente uma Taça da Europa de Triatlo, onde estiveram presentes mais 2 atletas do clube de natação torrejano.

Gonçalo Oliveira terminou no 43°lugar, e Tiago Fonseca, que sofreu uma queda na corrida, acabou a prova em dificuldades, concluindo no 56°lugar.

No próximo domingo, 15 de outubro, realiza-se na Lagoa de Albufeira em Sesimbra, a última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, competição que é liderada pelo Clube de Natação de Torres Novas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com