segunda-feira, 28 de maio de 2018

“PASSEIO DE BICICLETA DIA 1 DE PORTUGAL”

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques. As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online: aqui

A 10ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". Este ano a iniciativa associa-se às atividades locais a realizar no âmbito do projeto "SW-UP Sport for Women in Urban Places" que tem como propósito aumentar a participação das mulheres no desporto e atividades físicas ao ar livre em áreas urbanas de vários estados membros da União Europeia.

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms mas que se alonga para cerca de 25 kms (acumulado positivo de 750 metros) com o passeio inicial pelo Centro Histórico de Guimarães e com o acesso final ao local de partida/chegada. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Vitrus Ambiente, AFAcycles, Salvaggio, Controlsafe, Eyemotion, Guimarpeixe, Hotel ibis - Guimarães, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Interfios, Pevigel, FNAC - Guimarães, Odisseias, Junta de Freguesia da Costa e Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães).

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015).

Fonte: ACM

“XXXI TRIATLO DE OEIRAS”

RICARDO BATISTA conquista o 3º lugar Absoluto no Campeonato Nacional de distância Sprint

Por: Paulo Vieira

RICARDO BATISTA, voltou a estar em grande destaque. Este Campeonato Nacional foi uma prova muito competitiva com a presença de vários atletas internacionais. A prova acabou por ser ganha pelo internacional Luxemburguês BoB Haller.

RICARDO BATISTA terminou a prova em 4º lugar absoluto, mas foi o 3º atleta Português, alcançando também o título de CAMPEÃO NACIONAL JUNIOR. CAROLINA SERRA, também realizou uma brilhante prestação e sagrou-se igualmente CAMPEÃ NACIONAL JUNIOR, enquanto JOANA MIRANDA se sagrou VICE-CAMPEÃ NACIONAL no mesmo escalão.

Excelentes resultados para estes atletas da ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, que mais uma vez estiveram ao seu melhor nível, ainda com AFONSO DO CANTO a subir ao pódio no 2º lugar em Cadetes, José Pedro Vieira a ser 5º classificado e Guilherme Neves a terminar na 36ª posição, naquela que foi a 1ª etapa a contar para o Nacional de Triatlo em Cadetes.

No setor feminino, Margarida Razões e Beatriz Neves concluíram a sua prova no 11º e 18ºlugares, também em Cadetes, enquanto Mariana Correia foi 5ºclassificada em Juniores.

Todos estes atletas competiram nesta 31ª edição do Triatlo de Oeiras, numa prova denominada de Campeonato Nacional de Triatlo Individual para Elites, que se realizou em distância sprint (750m/natação, 20 kms/ciclismo e 5kms/corrida) na Praia da Torre e na Marginal entre Oeiras e Algés.

Mas, foi logo pela manhã que teve também lugar a prova do CAMPEONATO NACIONAL DE GRUPOS DE IDADES (prova separada dos atletas de Elite), onde os atletas competiram por grupos de idades.

Estiveram presentes sete atletas torrejanos, sagrando-se GONÇALO NEVES e MARCO SOUSA, VICE-CAMPEÕES NACIONAIS nos grupos de idade 45-50 e 40-44 anos, respetivamente, enquanto os estreantes, DAVID PAIVA alcançou o 31º lugar no seu grupo de idades 30-34, e HUGO LOPES o 22º lugar no grupo 35-39. PEDRO SERRA foi 4º classificado no grupo de 20-24, CRISTIANO MARQUES terminou no 34º lugar no grupo de 40-34 e PEDRO SILVA no 37º lugar no grupo de 40-44 anos.

A próxima prova realiza-se no domingo, dia 3 de Junho, na Golegã, e será a 3ª etapa do Campeonato Regional de Triatlo Jovem.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

“ASFIC desilude no campeonato ibérico, mas vence em Portugal”


Realizou-se no dia 27 de Maio, o Campeonato Ibérico Máster 2018, que se disputou na localidade andaluza de Salobreña.

No mesmo dia, na localidade de Arruda dos vinhos, realizou-se o Circuito da Arruda dos Vinhos, que é organizado pelas freguesias de Arruda dos Vinhos e das Cardosas, inserido no circuito regional promovido da Associação de Ciclismo de Lisboa.

A ASFIC participou nas duas provas, tendo participado no campeonato ibérico com 7 atletas, João Portela, Rui Rodrigues, Jorge Letras, Hugo Feijão, Edgar Oliveira, Humberto Careca e Claudio Paulinho.

Para participar no circuito em Portugal, ficou o João Letras, atleta da categoria elite, e que não pode correr no campeonato ibérico.

No campeonato Ibérico, prova organizada pela Real Federação Espanhola e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, foi composta por duas mangas, com 78 quilómetros de extensão e cuja principal dificuldade se situava na escalada do Alto da Cebada, uma contagem de montanha de terceira categoria, com 5 quilómetros de subida a uma inclinação média de 3,6 por cento.

As duas mangas andaram sempre a grande velocidade e com vários ataques sucessivos, o que levou a ser uma prova bastante dura e técnica, não tendo os atletas da ASFIC se conseguido impor para alcançar o pódio, tendo o João Portela alcançado o 5º lugar.

Já na Arruda dos Vinhos a ASFIC alcançou a vitória, num percurso de 5 kms em linha e 66 kms em circuito fechado (17 voltas), totalizando a distância de 71 km. João Letras andou desde quase o inicio numa fuga composta por 8 atletas, tendo na última volta conseguido escapar aos seus atletas de fuga e cortado a meta Isolado.

A ASFIC continuará a trabalhar para proporcionar todas as condições aos seus atletas e tentar estar sempre na disputa pela vitória em todas as provas.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC
 

“Efapel/Rafael Silva vence a primeira etapa do Grande Prémio JN”

          Equipa EFAPEL entra a ganhar na prova que se realiza pela 28ª vez

          Ciclista da formação liderada por Américo Silva vai vestir a amarela

          Triunfo em Viseu após discussão ao sprint

          Primeiro e segundo classificados são da EFAPEL

Rafael Silva e Daniel Mestre foram os primeiros ciclistas a cruzar a meta da etapa inaugural do 28º Grande Prémio Jornal de Notícias. Os dois ciclistas superaram a concorrência para fazerem com que a Equipa EFAPEL entrasse a ganhar naquela que é a segunda competição mais longa do calendário português e, assim, o camisola amarela vai pedalar na etapa de amanhã com EFAPEL ao peito.

Num dia em que o competitivo pelotão se apresentou em Viseu para a primeira etapa do GP Jornal de Notícias, a Equipa EFAPEL não escondeu que estava nesta corrida, que se prolonga até ao próximo domingo, com vontade de brilhar. E assim o fez na primeira oportunidade. Após quase 130 quilómetros muito intensos e discutidos, Rafael Silva venceu e conquistou, assim, a sua primeira vitória em 2018.

“Hoje basta olhar para a classificação para ver que correu bem. Durante o dia, houve uma fuga com três ciclistas que foram apanhados quando faltavam 15 a 20 quilómetros para a meta.

A partir daí, as equipas começaram a trabalhar para o sprint e foi assim que se discutiu o triunfo. Não havia melhor forma de começar uma prova a que a equipa atribui muita importância. Para o Rafael (Silva) também foi muito importante porque foi um triunfo que ele já merece há algum tempo”, afirmou o director desportivo, Américo Silva.

A vitória alcançada por Rafael Silva foi especial, ainda, para o director técnico da formação, Ruben Pereira, que hoje celebra o seu aniversário. Cumprida a primeira etapa, a Equipa EFAPEL parte para o segundo dia no GP Jornal de Notícias com a responsabilidade de defender a camisola amarela.

 

Classificação na primeira etapa

    Rafael Silva            EFAPEL                3h15m37s

    Daniel Mestre        EFAPEL                m.t.

    César Fonte            W52-FC Porto            m.t.


36º    Sérgio Paulinho        EFAPEL                m.t.

43º    Henrique Casimiro        EFAPEL                m.t.

46º    Jesus del Pino        EFAPEL                m.t.

48º    David Arroyo        EFAPEL                m.t.

50º    Marcos Jurado        EFAPEL                m.t.

79º    Pedro Paulinho        EFAPEL                a 9m14s

 

Classificação geral individual

    Rafael Silva            EFAPEL                3h15m27s

    Daniel Mestre        EFAPEL                a 4s

    César Fonte            W52-FC Porto            6s


38º    Sérgio Paulinho        EFAPEL                a 10s

44º    Henrique Casimiro        EFAPEL                m.t.

46º    Jesus del Pino        EFAPEL                m.t.

48º    David Arroyo        EFAPEL                m.t.

50º    Marcos Jurado        EFAPEL                m.t.

80º    Pedro Paulinho        EFAPEL                a 9m24s

Fonte: Efapel

“28.º GP Jornal de Notícias Leilosoc”

Rafael Silva ganha sprint de raiva

Por: José Carlos Gomes

Rafael Silva (Efapel) venceu hoje a primeira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc, uma viagem de 129,2 quilómetros, com partida e chegada em Viseu, e é o primeiro camisola amarela da competição, que estará na estrada até domingo.

A tirada, disputada a ritmo moderado – 39,629 km/h de média –, terminou com uma discussão ao sprint. A Efapel comandou o pelotão nos últimos quilómetros, entrando na frente nos derradeiros 200 metros, numa aproximação muito técnica à chegada. Rafael Silva arrancou a 150 metros, teve tempo de olhar para trás e de comemorar antes de passar o risco. O segundo foi o colega de equipa Daniel Mestre, enquanto César Fonte (W52-FC Porto) fechou o pódio do dia.

Rafael Silva estava emocionado com a vitória e fez questão de expressar os sentimentos, perante o diretor desportivo, Américo Silva, momentos após o final da etapa. “Obrigado, chefe, por esta oportunidade”, disse o corredor gaiense, enquanto abraçava o responsável técnico da Efapel.

“Esta foi uma vitória de raiva. Os meus companheiros fizeram um trabalho espectacular e eu consegui uma vitória muito importante”, resumiu o vencedor. Rafael Silva está no topo da geral, com 4 segundos de vantagem sobre Daniel Mestre e 6 segundos à melhor sobre César Fonte. Poderá Rafael Silva discutir a camisola amarela até ao fim, tendo em conta os dotes de sprinter e as bonificações das chegadas? “Vamos etapa a etapa. É uma prova muito longa, com muitas etapas. Tentaremos ganhar etapas. Depois logo se vê como será a geral”, frisa o vencedor da etapa viseense.

A tirada teve três grandes animadores, Guillaume Almeida (Fortunna/Maia), Gonçalo Amado (ACDC Trofa/Trofense) e Filipe Cardoso (Rádio Popular-Boavista). O trio isolou-se com cerca de 30 quilómetros percorridos, chegou a ter 5m30s de vantagem para o pelotão, mas não resistiu à perseguição do grupo principal, impulsionada pelo Sporting-Tavira.

A fuga foi anulada depois da passagem na terceira e última montanha do dia, a pouco menos de 30 quilómetros do fim. Guillaume Almeida foi o mais beneficiado, aproveitando a escapada para colocar-se no topo da geral dos trepadores. Rafael Silva junta a classificação por pontos à geral individual, Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) é o primeiro nas metas volantes e Daniel Silva (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) é o melhor jovem. A persistência na fuga deu a Filipe Cardoso o Prémio da Combatividade na jornada de hoje. A Aviludo-Louletano-Uli encabeça a tabela coletiva.

O pelotão ruma ao alto Minho para disputar, nesta terça-feira, a segunda etapa. Será uma ligação de 127,5 quilómetros, entre Viana do Castelo e Monção. A partida será dada na Alameda 5 de Outubro, às 14h20, estando a chegada prevista para as 17h30, na Avenida Deu-la-Deu.

Classificações

1.ª Etapa: Viseu – Viseu, 129,2 km

1.º Rafael Silva (Efapel), 3h15m37s (Média: 39,629 km/h)

2.º Daniel Mestre (Efapel), mt

3.º César Fonte (W52-FC Porto), mt

4.º João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), mt

5.º Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), mt

6.º César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), mt

7.º Nicola Toffali (Sporting-Tavira), mt

8.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), mt

9.º Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), mt

10.º Francisco Campos (Miranda-Mortágua), mt

Geral Individual

1.º Rafael Silva (Efapel), 3h15m27s

2.º Daniel Mestre (Efapel), a 4s

3.º César Fonte (W52-FC Porto), a 6s

4.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), a 7s

5.º Filipe Cardoso (Rádio Popular-Boavista), a 8s

6.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), mt

7.º David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli), a 9s

8.º João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), a 10s

9.º Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), mt

10.º César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), mt

Fonte: FPC

“1º Passeio do Brogal”

Dia 10 de junho de 2018

A Associação Recreativa Os Amigos Do Brogal, Leiria, realiza no próximo dia 10 de junho o seu 1º passeio de btt, o evento terá dois percursos guiados, um para adultos com 35 quilómetros, e o outro com 10 quilómetros para crianças.

O evento que vai contar com almoço, para adultos será de 10 rodas com almoço, e 7 rodas sem almoço.

As crianças serão grátis, com almoço 3,50 rodas.

Será obrigatório o uso do capacete, e o preço inclui seguro e reforço

As inscrições devem de ser feitas em: https://www.facebook.com/amigosdobrogal ou pelo Link para inscrição passeio:


A inscrição é feita on-line e o pagamento é realizado no dia do passeio.

Venha participar neste passeio que muito promete, numa associação sem dúvida excelente.

“Dia Mundial da Bicicleta”

O Dia Mundial da Bicicleta (3 de Junho de 2018) também será comemorado na cidade do Porto!

Pretendemos comemorar a data com um passeio / convívio, que terminará com um picnic de confraternização, para o qual contamos com a contribuição individual dos participantes em alimentos / bebidas, a realizar no Parque da Cidade do Porto.

Como a FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta é a entidade responsável pela implementação do Eurovelo em Portugal, e como o pecurso que vamos percorrer na marginal está integrado na Secção 17 (Porto - Esposende) do Eurovelo EuroVelo 1 Rota da Costa Atlântica, pretendemos aproveitar a ocasião para a divulgação da passagem da rota no Porto, com um ato simbólico.

O passeio, terá início às 14:30 na Praça do Marquês de Pombal (concentração a partir das 14:00 junto ao coreto).

A inscrição é obrigatória e gratuita para os sócios da FPCUB. Aos não sócios, mediante pagamento no evento de 1€, será oferecido um seguro por um dia com apólices de acidentes pessoais e de responsabilidade civil para esse dia.


Fonte: FPCUB- Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “13º Passeio Cansados de Marinhais.2018”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “13º Passeio Cansados de Marinhais.2018” realizado este domingo em Marinhais, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=47905  ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Reportagem no “O Praticante” do evento: “13º Passeio Cansados de Marinhais.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “13º Passeio Cansados de Marinhais.2018” realizado este domingo em Marinhais, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/marinhais-rubro-no-seu-13-passeio   ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com