quinta-feira, 1 de junho de 2023

“Egan Bernal estará no Dauphiné, onde enfrentará um teste fundamental”


Por: José Morais

Programado para participar na Volta à Noruega que terminou no final de maio, Egan Bernal ficou de fora, sabe-se agora que o ciclista irá participar no Critérium du Dauphiné, preparando-se assim para a Volta a França. 

A notícia foi oficial, quando a Ineos revelou a sua formação, com Egan Bernal a estar presente no Tour, juntamente com Daniel Martinez e Carlos Rodríguez, teoricamente formando um trio procuram o general, com Ben Turner a ser o principal líder para a montanha, e Ethan Hayter a tentar ganhar etapas em fuga e sprint, com Castroviejo e Fraile a completar a formação.

A presença de Egan Bernal no Critérium du Dauphiné será o teste para o ciclista para saber as duas condições físicas, sendo um indicador de que a equipa britânica o quer na Volta a França, sendo assim uma forma de o testar com os principais rivais.

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Duarte Domingues fecha 1.º dia de Volta a Portugal do Futuro em 25.º lugar”


Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou hoje a 1.ª Etapa da 30.ª edição da Volta a Portugal do Futuro na 25.ª posição, ao chegar integrado no pelotão que perseguia o grupo da frente. Um resultado muito digno para o atleta da estrutura de Águeda, que está a correr sozinho nesta competição dedicada aos mais jovens. 

Foi logo aos 23 km que surgiram as primeiras movimentações na 1.ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro, que hoje ligou as Caldas da Rainha a Pombal, num total de 142,4 km. Houve uma fuga que juntou 12 corredores e que, entretanto, passaram a 10, onde ainda chegou a haver uma vantagem superior a 2 minutos. Contudo, todos acabariam por ser absorvidos pelo pelotão. Quando faltavam apenas 10 km para a chegada, nove corredores saltaram para a cabeça de corrida e conseguiram uma vantagem de 01m15s para o pelotão, quando faltavam só 3 km para a meta em Pombal. 


Rapidamente se percebeu que o vencedor estaria naquele grupo, onde Duarte Domingues não conseguiu entrar, acabando por chegar no pelotão principal, com 01m10s de diferença do vencedor, Francesco Bennassar (High Level-GSport). Seguiu-se o colega de equipa, Sergi Darder, que devido às bonificações, mesmo não tendo ganho a etapa, vestiu a primeira Camisola Amarela da prova.  

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, disse que esta “foi uma etapa onde a fuga acabou por vingar, o Duarte chegou no pelotão principal. A prova ainda agora começou, temos muitos dias pela frente e o Duarte está bastante bem, portanto penso que pode conseguir um bom resultado”. 

A 2.ª Etapa parte amanhã de Figueiró dos Vinhos às 12H00, em direção a Castelo Branco, num total de 140,7 km. Além das três Metas Volantes há três contagens de montanha: duas de 3.ª categoria (18,9 km e 102,5 km) e uma de 4.ª categoria (127,3 km). A meta está na Avenida Nuno Álvares e deve ser cruzada a partir das 15H46.


 

CLASSIFICAÇÕES: 

30.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO 

1.ª ETAPA: Caldas da Rainha – Pombal» 142,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Francesco Bennassar (High Level-GSport), 03h26m23s 

2.º Sergi Darder (High Level-GSport), a 01s 

3.º Alexander Ball (Maglia Tecnosylva - Bembibre), mt 

25.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m10s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º Sergi Darder (High Level-GSport), 03h26m12s 

2.º Francesco Bennassar (High Level-GSport), a 01s 

3.º Alexander Ball (Maglia Tecnosylva - Bembibre), a 08s 

25.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m21s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Espanhóis dominam em Pombal na abertura da Volta do Futuro / Grande Prémio CMTV”


Francesc Bennassar (High Level/GSport/Grupo Tormo) venceu a primeira etapa da 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV, destacando-se de um pequeno grupo que alcançou ligeira vantagem na chegada a Pombal. Apesar de vencedor, foi o companheiro de equipa, Sergi Darder o primeiro a vestir a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde, devido às bonificações das metas volantes.

 

Caldas da Rainha repetiu início da competição

 

Foi um pelotão de 113 unidades em representação de 20 equipas que partiu das Caldas da Rainha para uma jornada de 142,4 quilómetros até Pombal.

Pouco depois dos vinte quilómetros apareceram os primeiros fugitivos, um grupo composto por 11 corredores. A fuga foi aumentando a vantagem para o pelotão, mas nunca excedeu os quatro minutos. Já perto da meta, na subida de 3.ª categoria em Ereiras, a menos de 20 quilómetros da chegada, o pelotão alcançou os fugitivos. Daniel Jimenez (Supermercados Froiz) e Christopher Morales (Maglia Tecnosylva/Bembibre) oriundos da fuga inicial, decidiram tentar mais uma vez a sorte e escaparam na companhia de outros sete elementos. Conseguiram ligeira vantagem e discutiram entre si o sprint em Pombal. O espanhol Francesc Bennassar foi quem levantou os braços, à frente do colega Sergi Darder, vencedor das duas últimas metas volantes onde ganhou seis segundos de bonificação, somando mais seis do segundo lugar na etapa.


Como primeiro líder Sergi Darder passou a envergar a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde, dispondo de um segundo de vantagem para Francesc Bennassar e de oito segundos para Alexander Finlay (Maglia Tecnosylva-Bembibre). Darder assumiu também as lideranças da Camisola Verde PSG-Segurança Privada (Pontos) e Camisola Branca Jogos Santa Casa (Juventude). A Camisola Azul Exclusivagora (Montanha) ficou entregue a Daniel Jimenez. No topo da classificação por equipas encontra-se a formação do vencedor da etapa e do líder da classificação individual, a espanhola High Level Gsport Grupo Tormo.

 

No Centro de Portugal


A segunda etapa da 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV marcará a ligação entre Figueiró dos Vinhos e Castelo Branco, numa extensão de 140,7 quilómetros. A partida será dada ao meio-dia e a chegada está prevista para pouco antes das 16 horas. Haverá três metas volantes (Castanheira de Pêra, Sertã e Oleiros) e três prémios de montanha, dois de terceira categoria e um de quarta.

Fonte: Podium

“Criterium du Dauphine de 4 a 9 de junho na estrada”


Prova terá oito etapas e muitas montanhas

 

Por: José Morais

Vai para a estrada de 4 a 9 de junho a 75ª edição do Critérium du Dauphiné realizada em França, e é considerada a prova principal de preparação para o Tour de França, uma prova realizada e oito etapas, e muita montanha nos últimos dias de prova.


A primeira etapa com 158 quilómetros terá início e final em Chambon-sur-Lac, com passagem pela estação de esqui de Mont-Dore, e pelo Côte du Rocher de l ‘Aigle com 900m de inclinação média de 6,7%, sendo 2.860 m de subida, nesta pequena prévia da 10ª etapa do Tour de France 2023, depois de se realizar o 1º dia de descanso, já que a caravana irá passar pelo município a meio caminhoi entre Vulcania e Issoire no mês de julho.  


Para a segunda etapa que terá 167,5 quilómetros, percorrida entre Brassac-les-Mines e La Chaise-Dieu, irá ter quatro subidas categorizadas, onde os ciclistas irão tentar testar a sua preparação, e logo no dia seguinte na terceira etapa, haverá lugar para os velocistas em Le Coteau, na véspera do contrarrelógio individual de 31,1 quilómetros entre Cours e Belmont-de-la-Loire, aquela que será a quarta etapa.

Mas, os desafios nas montanhas vão intensificar-se a partir da quinta etapa, que tem muita grande subida nos últimos 40 quilómetros finais, com duas subidas de categoria três, a Côte de Château-Chalon de 4,4 km a 4,5% ao quilómetros 97,7, e a Côte d’Ivory de 2,3 km a 5,9%, ao quilómetros 154,6, e o Côte de Thésy de 3,6 km a 8,8%, a 15 quilómetros da linha de chegada.


 

Altimetria da 6ª etapa, com chegada ao alto

 

Na 6ª etapa os ciclistas terão a primeira chegada em alto, com uma subida de categoria dois, e duas de categoria três nos últimos 20 quilómetros, o Côte de Droisy de 5,4 km a 7% chega 100 quilómetros antes do Col des Aravis de 7,8 km a 5,7%, e a luta para entrar na fuga deverá acontecer antes ou no Droisy, o Côte de Notre-Dame-de-Bellecombe com 3,2 km a 6,1%, vindo diretamente antes da subida final até a linha de chegada no Côte de Crest-Voland com 2,3 km a 6,6%.


Já no final da semana está reservada grandes desafios na montanhas, com a penúltima etapa a ter mais de 4.000 metros de subida, nu trajeto de 148 quilómetros, que ligará Porte-de-Savoie e o Col de la Croix de Fer, ficando a 2.067 metros de altitude.

Será a etapa rainha com passagem pelo Col de la Madeleine com 25,1 km a 6,2% ao quilómetro 75,5, após uma longa descida, o pelotão ainda terá pela frente o Col du Mollard com 18,5 km a 5,8%, que fica ao quilómetro 127,9, a partir dai são apenas 20 quilómetros até ao cume do Col de la Croix de Fer, onde haverá muito poucas descidas para recuperar, com a subida final de 13,1 quilómetros e média de 6,2%, de salientar que o Col de la Croix de Fer já fez parte em 21 edições do Tour de França, e cinco vezes no Criterium du Dauphine, mas esta será a primeira vez que a subida vai ser utilizada para terminar uma etapa.


 Ao contrário do que acontece no Tour de França, a etapa final do Critérium du Dauphiné não será festa, já que nesta época, o encerramento tem seis subidas categorizadas, incluindo uma subida final para a Bastilha de Grenoble, com as subidas a aparecerem ao longo da etapa, com duas subidas de categoria dois, o Côte de Pinet com 6,3km a 6,1%, e o Col des Mouilles com 3,9km a 7%, nos primeiros 50 quilómetros, e quatro subidas nos últimos 50 quilómetros.

Mas na subida fora de categoria do Col du Granier com 9,6 km a 8,6%, o Col du Cucheron com 7,7 km a 6,2%, e o Col de Porte com 7,4 km a 6,8%, estão no trajeto no caminho do pelotão antes da chegada em Grenoble, no alto da subida com vista para a cidade, com uma rampa final de 1,8 quilómetros, com uma média de 14,2%.

Aqui ficam os percursos da prova que vai ter oito etapas, considerada uma importante preparação para o Tour de França.

 

As etapas:

 

Etapa 1 – 4 de junho – Chambon-sur-Lac – Chambon-sur-Lac 158km

Etapa 2 – 5 de junho – Brassac-les-Mines – La Chaise-Dieu 167,5km

Etapa 3 – 6 de junho – Monistrol-sur-Loire – Le Coteau 194,5km

Etapa 4 – 7 de junho – Cours – Belmont-de-la-Loire (ITT) 31,1km

Etapa 5 – 8 de junho – Cormoranche-sur-Saône – Salins-les-Bains 191,5km

Etapa 6 – 9 de junho – Nantua – Crest-Voland 170,5km

Etapa 7 – 10 de junho – Porte-de-Savoie – Col de la Croix de Fer – 148km

Etapa 8 – 11 de junho – Le-Pont-de-Claix – La Bastille 152,8km

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
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