terça-feira, 20 de julho de 2021

“Rui Oliveira em quinto na primeira etapa da Volta à Valónia”


Ciclista holandês Dylan Groenewegen venceu ao sprint

 

Por: Lusa

O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi esta terça-feira quinto classificado na primeira etapa da Volta à Valónia, na Bélgica, que foi ganha ao sprint pelo holandês Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma).

A primeira etapa, que ligou Gennape a Héron, ao longo de 185,7 quilómetros, acabou por ser discutida ao sprint, com Groenewegen a bater o francês Hugo Hofstetter (Israel Start-Up Nation) e o belga Gianni Vermeersch (Alpecin-Fenix), chegando com o tempo de 04:21:36 horas.

Rui Oliveira também esteve na discussão da etapa e acabou por chegar em quinto, enquanto André Carvalho (Cofidis) terminou em 47.º, com o mesmo tempo do vencedor, tal como Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon), que chegou em 59.º.

Na quarta-feira, a segunda etapa vai começar e terminar em Zolder, com os ciclistas a percorrerem 120 quilómetros, com várias subidas ao longo do percurso.

Fonte: Record on-line

“Movistar confirma presença na Volta a Portugal em bicicleta”


Por: AJO

A equipa espanhola da Movistar confirmou hoje a presença na 82.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que vai decorrer entre 04 e 15 de agosto, regressando à prova 19 anos depois.

“A Movistar Team regressa à Volta à Portugal 19 anos depois da sua última participação, em 2002, quando ainda competia com o nome de i.Banesto.com”, refere a equipa em comunicando divulgado nas redes sociais.

A equipa espanhola salienta que a Volta a Portugal é uma corrida “muito querida” e que é vista pelos adeptos do ciclismo “sempre com muito interesse”, revelando que vai apostar numa formação composta por jovens ciclistas.

A Movistar conta nas suas fileiras com o português Nélson Oliveira, que está a representar Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Fonte: Lusa

“Granfondo Stelvio Santini & “O Sorriso do Car-Lotta” juntam forças para alta Valtellina”


Foto: Luigi Sestili

A edição de 2021 do Granfondo Stelvio Santini vai doar um euro por participante à associação voluntária "Il Sorriso di Car-lotta", fundada após a morte prematura em 2020 da neurologista Carlotta Emilia Bolis, mulher do triatleta Pro Giulio Molinari. Carlotta comprometeu-se a melhorar a saúde na Alta Valtellina e a associação continua o seu trabalho hoje.

Há, naturalmente, uma ligação incrivelmente profunda entre o Granfondo Stelvio Santini e Valtellina: a partir de Bormio, o evento realiza uma invasão pacífica do vale de Sondrio para um domingo de cada ano, as suas três rotas que seguem nas icónicas subidas da região antes de terminarem na mesma linha de chegada no topo da Passagem de Stelvio.

Esse vínculo produziu agora uma parceria entre os organizadores e a organização sem fins lucrativos "Il Sorriso di Car-lotta" que trabalha na área de Valtellina. Fundada pelo triatleta profissional Giulio Molinari com a ajuda de Livio Molinari, Jacopo Bolis, Gianluca Mario Stefano Albè e Thomas Confortola após a morte prematura em 2020 da mulher de Giulio, a neurologista Carlotta Emilia Bolis, a organização leva médicos de topo a Alta Valtellina para clínicas e para ajudar a melhorar a saúde pública em todo o distrito. O projeto foi ideia de Carlotta, mas agora continua graças ao empenho de um número crescente de apoiantes.

O Granfondo Stelvio Santini, que este ano foi transferido do início de junho para 12de setembro, vai doar um euro à associação por cada participante.


«Acreditamos que o desporto e eventos populares como o nosso devem servir de motor para iniciativas positivas como 'Il Sorriso di Car-lotta' – declarou Paola Santini, Marketing Manager Santini Cycling Wear – e por isso tivemos o prazer de nos inscrevermos no projeto e estamos certos de que os concorrentes do Granfondo também vão abraçar o espírito genuíno por detrás do nosso movimento».

As inscrições ainda estão abertas no site do evento: os concorrentes têm até 15 de agosto, na verdade, para arrecadar um dos últimos babetes restantes para o Granfondo deste ano.

Os participantes têm uma escolha de três percursos de corrida diferentes para enfrentar no dia: a Rota Curta de 60 quilómetros, a Rota Média de 138 quilómetros e, para os pilotos mais aptos lá fora, a Rota Longa de 151 quilómetros que inclui também um dos passes mais cansativos da Europa, o Mortirolo.

Para mais informações: www.granfondostelviosantini.com  e www.ilsorrisodicarlotta.it

 

Detalhes do evento

 

Nome: Granfondo Stelvio Santini

Localização: Alta Valtellina - de Bormio ao Stelvio Pass (Província de Sondrio)

Edição: 10º

Data: 12 de setembro de 2021

Long Road: Bormio - Teglio - Mortirolo - Bormio - Stelvio > 151,3 km (mudança de elevação de 4,058m)

Percurso Médio: Bormio - Teglio - Bormio - Stelvio > 137,9 km (mudança de elevação de 3,053m)

Percurso Curto: Bormio - Sondalo - Bormio - Stelvio > 60 km (mudança de elevação de 1.950m)

Organizador: US Bormiese

Sítio Web: www.granfondostelviosantini.com

Fonte: Granfondo Stelvio Santini

“Agosto de 2021 no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Em agosto há muito desporto para ver nos canais Eurosport, os Jogos Olímpicos continuam em força e até dia 8 há muitas medalhas para entregar.

Depois de Giro e Tour, é a vez do pelotão da Volta a Espanha em bicicleta sair para a estrada. Entre 14 de agosto e 15 de setembro, as tardes do Eurosport prometem ser muito animadas e cheias de ação, siga de perto o Triatlo, BTT, confira os destaques de agosto neste documento e fique a par da programação em www.eurosport.pt

 

Jogos Olímpicos Tóquio2020 

21 de julho a 8 de agosto – Tóquio, Japão

 

Em agosto, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 continuam a dar espetáculo no Eurosport! Ao todo são 46 desportos, 339 eventos medalháveis e mais de 4000 horas de competição, mas a glória só está ao alcance de alguns. Conheça os novos campeões olímpicos e viva um verão desportivo único na companhia do Eurosport.

 

Volta a Espanha 

14 de agosto a 5 de setembro – Espanha

 

Depois de Giro e Tour, chegou a vez de La Vuelta a España sair para a estrada. Ao todo, o pelotão terá de cumprir mais de 3000 quilómetros, divididos em 21 etapas. O arranque acontece em Burgos e a derradeira etapa está situada em Santiago de Compostela, na Galiza, algo que não acontecia há sete anos.

A Volta a Espanha 2021 conta ainda com sete etapas de montanha, duas com final em alto, e dois contrarrelógios individuais. Uma grande corrida a não perder no Eurosport que emite mais de 100 horas em direto da competição.

 

Eis algumas das outras provas de ciclismo que vai poder ver em agosto no canal:

 

Volta a Dinamarca

 

10 a 14 de agosto – Dinamarca

 

Volta a Noruega (senhoras) 

 

12 a 15 de agosto – Noruega

 

Volta a Alemanha 

 

26 a 29 de agosto – Alemanha

 

Conheça ainda mais algumas propostas do Eurosport para este mês:

 

Campeonatos da Europa de BTT

 

15       de agosto – Novi Sad, Sérvia

 

Campeonato do Mundo de BMX

 

22 de agosto – Papendal, Países Baixos

 

Campeonato do Mundo de BTT

 

26 a 29 de agosto – Val di Sole, Itália

 

Collins Cup de Triatlo

 

28 de agosto – Samorin, Eslováquia

*Devido à pandemia, todas as provas mencionadas neste documento estão sujeitas a condicionamentos, alterações de horários, adiamentos ou cancelamentos alheios ao Eurosport.

 

Sobre Eurosport

 

O Eurosport é o canal desportivo referência na Europa criando conexões com os fãs e atletas em torno dos maiores e melhores eventos desportivos do mundo. Como Casa dos Jogos Olímpicos na Europa, o Eurosport proporcionou a derradeira experiência de uns Jogos em PeyongChang 2018 alcançando recordes de audiência nas diferentes plataformas do canal, tanto linear e digital.

O Eurosport é igualmente a Casa do Ciclismo, dos torneios de Grand Slam de Ténis e dos Desportos de Inverno. Os seus canais - Eurosport 1 e Eurosport 2 - chegam cumulativamente a 242 milhões de subscritores em 75 mercados da Europa, Ásia, África e Médio Oriente.

O Eurosport.com é o site desportivo mais visto da Europa, com uma média de 42 milhões de utilizadores individuais por mês, para além da Aplicação Eurosport (disponível para iOS e Android), que permite ver o Eurosport on line, em qualquer lugar a qualquer altura, em smartphones ou tablets. Os eventos Eurosport são únicos pela gestão e promoção de eventos desportivos internacionais. Mais informação disponível em www.corporate.eurosport.com

Fonte: Discovery Networks

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Downhill decide-se no próximo fim de semana

Por: Ana Nunes

É já no próximo fim de semana que se vai decidir a terceira e última prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, em Lorvão Na estrada estará a 1ª Clássica de Melgaço, destinada a atletas juniores, que se vai disputar no sábado, dia 24 de julho.

O próximo fim de semana vai ser decisivo para os atletas de Downhill, que vão competir pela vitória da Taça de Portugal, entre os dias 24 a 25 de julho, em Lorvão, Penacova. Em prova vão estar as categorias de cadetes, elite e masters, tanto no setor feminino como no masculino, e ainda juniores masculinos e as escolas (infantis e juvenis).

A 3ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano inicia-se no sábado, dia 24, com treinos ao longo de todo o dia. No domingo, as provas começam a partir das 11h00, com o início da manga de qualificação, com a final a ter início às 14h30.

Na categoria de elite é Gonçalo Bandeira (Individual) o líder, com 235 pontos. A conquista da taça não está assegurada, mas o corredor tem uma vantagem confortável em relação aos adversários.

No setor feminino, o cenário é semelhante, com Margarida Bandeira (Casa do Povo de Abrunheira) no comando do ranking. A corredora, tal como o irmão, leva alguma vantagem sobre a concorrência, o que a coloca numa posição mais favorável à partida para esta última prova da Taça de Portugal.

Na estrada vai estar a 1ª Clássica de Melgaço, uma prova de um dia direcionada para corredores juniores. A distância a percorrer será de 103 quilómetros, com partida do Largo da Feira de Melgaço pelas 12h55. O percurso é favorável a trepadores, com uma subida final, nos últimos 24 quilómetros, até Castro Laboreiro. A chegada está prevista para as 15h40.

 

Mais eventos oficiais:

 

22 a 25 de julho: 46ª Volta à Madeira em Bicicleta 2021, Madeira

23 a 25 de julho: 1ª Volta às Beiras-Ciclismo Feminino, Mêda

25 de julho: E#2 SMG-Estádio/Estádio, Estádio de São Miguel

25 de julho: Encontro de Escolas Vila Boa de Quires

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Pedro Silva melhor na etapa e José Sousa na geral no encerramento da Etoile d’Or”


Por: Ana Nunes

A seleção portuguesa terminou hoje a Etoile d’Or, em França, com Pedro Silva a concluir a etapa na 32ª posição. Na classificação geral, José Sousa foi o melhor português, ao fechar no 44º lugar.

A terceira e última etapa da Etoile d’Or, com partida e chegada em Montmorillon foi bastante movimentada logo desde início, com inúmeros ataques a surgir até ao final. A seleção portuguesa manteve-se sempre bem posicionada no pelotão, e nos 50 quilómetros finais surgiu Pedro Andrade, num grupo com mais cinco corredores, a tentar a fuga.

Numa altura em que o grupo já tinha perdido alguns elementos, o corredor português atacou a solo, mas sem sucesso. O grupo acabaria por ser apanhado pouco depois, com o pelotão a chegar compacto à linha de meta. A etapa decidiu-se com um sprint renhido, de onde saiu vitorioso o francês, Paul Penhoët.

A seleção portuguesa chegou no pelotão, com Pedro Silva a terminar na 32.ª posição, seguido de Pedro Pinto, em 41.º, António Ferreira, em 47.º, José Sousa, em 48.º, e Pedro Miguel Lopes, em 53.º, todos com o mesmo tempo do vencedor. Pedro Andrade concluiu a etapa em 74.º, a 13 segundos do grupo.

O polaco Filip Maciejuk manteve a amarela e venceu a geral da Etoile d’Or, prova que integra a Taça das Nações de sub-23.

Tal como já se tinha verificado no dia de ontem, José Sousa foi o melhor português em prova, tendo subido hoje dez posições, para terminar no 44.º lugar, a 1m33s do vencedor. António Ferreira concluiu a sua participação na Etoile d’Or em 50.º lugar, a 1m53s, Pedro Miguel Lopes em 66.º, a 8m45s, Pedro Andrade em 68.º, a 8m50s, Pedro Pinto em 82.º, a 16m17s, e Pedro Silva em 87.º, a 16m59s.

José Marques, que dirige a seleção em França, em substituição de José Poeira que se encontra nos Jogos Olímpicos mostrou-se muito satisfeito com a prestação da seleção nacional. “Estão todos de parabéns. Não caiu ninguém, estiveram sempre por dentro da corrida e muito bem colocados. Ainda estivemos algum tempo no grupo da frente, com o Pedro Andrade, que chegou a atacar a certa altura. Não foi uma corrida fácil, sempre muito atacada, mas faço um balanço muito positivo e penso que foi uma experiência muito boa para todos eles”, sublinhou José Marques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com