sábado, 25 de março de 2023

“Volta ao Alentejo: Moreira acredita que só a meteorologia pode alterar a geral”


Por: Lusa

Foto: EPA/Pedro Sarmento Costa

O uruguaio da Glassdrive-Q8-Anicolor tentou hoje, com um ataque a mais de 60 quilómetros da meta, chegar à liderança da prova que ganhou em 2021, mas acabou ‘derrotado’ pelo campeão em título.

Apenas “alguma condição climática" adversa pode mudar a classificação geral da Volta ao Alentejo em bicicleta, defendeu hoje Mauricio Moreira, após uma quarta etapa em que Orluis Aular cumpriu o objetivo de vestir a amarela.

O uruguaio da Glassdrive-Q8-Anicolor tentou hoje, com um ataque a mais de 60 quilómetros da meta, chegar à liderança da prova que ganhou em 2021, mas acabou ‘derrotado’ pelo campeão em título, sendo apenas quarto da geral, a 22 segundos do ciclista da Caja Rural.

“Como sempre, como a cada dia nesta equipa, saímos com a ideia de vencer. Hoje, não foi exceção. Saímos com essa ideia. Foi um dia muito duro, os adversários estão muito fortes”, reconheceu o vencedor da Volta a Portugal, após ter concluído os 148,2 quilómetros entre o Crato e Castelo de Vide na quinta posição, a dois segundos do vencedor, o colombiano Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO).

Num “percurso um bocado diferente daquilo que foi nos últimos anos”, nomeadamente devido à ausência de um contrarrelógio, Moreira e a sua equipa deram “tudo”. “Temos de estar contentes. Parabéns aos vencedores, que foram mais fortes”, afirmou, em declarações à agência Lusa.

O discurso de Moreira parece ser o de alguém que já concedeu a derrota, algo que o próprio corrobora.

“É difícil. Só alguma condição climática [adversa] pode mudar a classificação, porque sabemos que o terreno não o vai fazer. Para já, vamos descansar e logo pensamos em amanhã [domingo]”, concluiu.

Embora alerte que a 40.ª Volta ao Alentejo só estará concluída no domingo, quando completar os 154,9 quilómetros entre Monforte e a Praça do Giraldo, em Évora, Orluis Aular era hoje um homem satisfeito.

“Era uma etapa muito complicada, mas confiava na equipa. Fizeram um grande trabalho durante toda a etapa. O que eu queria era conseguir a liderança, mas também a vitória na etapa, mas não pôde ser. Escapou-me das mãos nos últimos metros, mas estou contente por colocar-me de líder na etapa de hoje”, resumiu, à Lusa.

O venezuelano da Caja Rural reconheceu que a quinta e última etapa “é menos complicada” do que a jornada de hoje, mas notou que, ao ser um dos ciclistas que responderam ao ataque de Moreira e se distanciaram definitivamente do pelotão, se desgastou “muito”.

“Dei tudo por essa camisola amarela. Conseguimo-la, felizmente”, disparou o campeão em título, que no domingo pode ser o primeiro ciclista a vencer duas edições consecutivas da ‘Alentejana’, que conta apenas com um vencedor ‘repetente’ na sua história, o espanhol Carlos Barbero (2014 e 2017).

Fonte: Sapo on-line

“Melanie Santos foi sexta na etapa de Quarteira da Taça da Europa de triatlo”


Ganha pela francesa Cassandre Beaugrand

 

Por: Lusa

Foto: Triatlo Portugal

Melanie Santos, no sexto lugar, foi a melhor atleta portuguesa na prova de elites femininos da etapa de Quarteira da Taça da Europa de triatlo, que foi ganha pela francesa Cassandre Beaugrand.

Na segunda prova do circuito europeu, que não conta para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024, a triatleta portuguesa esteve entre as melhores nos dois primeiros setores (1.500 metros de natação e 40 quilómetros de ciclismo).

Na transição para o último setor (10.000 metros de atletismo), o grupo de 11 ciclistas que se manteve praticamente inseparável a pedalar separou-se e Melanie Santos ficou a meio, terminando no sexto lugar, em 01:58.23 horas. "Foi duro. Foi uma prova bastante positiva, senti-me bastante bem nos três segmentos e isso é um bom indicador para as provas futuras", comentou a melhor triatleta lusa do dia sobre a sua prestação, um lugar abaixo do seu resultado de 2022 em Quarteira.

Melanie Santos, 66.ª no ranking mundial, ficou "bastante satisfeita" com este resultado, três semanas depois de ter sido 30.ª na primeira etapa do Campeonato do Mundo de triatlo, em Abu Dhabi. "Os treinos têm corrido bastante bem, mas ainda não consegui conciliar tudo junto numa prova. A corrida em Abu Dhabi ficou um bocado aquém, mas os restantes segmentos foram positivos, e aqui já foi melhor. Acredito que as provas a seguir vão correr melhor", acrescentou.

Para 2023, a triatleta portuguesa tem como "foco principal" o apuramento individual e das estafetas mistas para Paris2024: "E, a seguir, pensar num objetivo mais ambicioso em Paris".

A segunda melhor portuguesa em Quarteira foi Madalena Almeida (17.ª, em 02:01.34), que integrou o segundo grupo na bicicleta após a saída da natação, incapaz de anular a diferença para as corredoras da frente, apesar de ter mais unidades, impedindo a discussão pelo top 10 no terceiro e último segmento.

"Faltou a força no final da corrida. Senti-me bem a nadar, mas depois o grupo na bicicleta não estava a colaborar e perdemos muito tempo para a frente. O grupo não se entendeu bem e foi difícil organizar [a perseguição]. Senti-me bem na corrida e faço um balanço positivo", afirmou a triatleta.

Em 2023, Madalena Almeida quer "subir de nível, começar a entrar em Taças do Mundo e começar a lutar também pelo ranking olímpico", embora reconheça que o apuramento para Paris2024 "é complicado". Helena Carvalho concluiu no 29.ª lugar, em 02:05.42, enquanto a quarta atleta lusa na prova, Inês Rico, desistiu.

A francesa Cassandre Beaugrand, que já tinha vencido duas vezes a prova de juniores femininos da Taça da Europa em Quarteira, em 2014 e 2016, triunfou agora em elites femininas na sua terceira presença na prova algarvia, em 01:56.29 horas, depois de dominar claramente o último setor. A sua compatriota Audrey Merle foi segunda classificada (01:57.18) e, no terceiro lugar, ficou a luxemburguesa Jeanne Lehair (01:57.36).

Fonte: Record on-line

“Groves vence etapa na Volta à Catalunha e João Almeida mantém terceiro lugar”


Por: Lusa

A sétima e última etapa da Volta à Catalunha decorre no domingo, na distância de 136 quilómetros, com partida e chegada em Barcelona.

O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje a sexta etapa da Volta à Catalunha, liderada pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e que tem o português João Almeida (UAE Emirates) na terceira posição.

Kaden Groves impôs-se ao ‘sprint’ ao francês Bryan Coqard (Cofidis), voltando a vencer uma etapa sobre a linha da meta, tendo João Almeida terminado os 174,1 quilómetros entre Martorell e Molins de Rei na 18.ª posição, a 1.07 minutos do australiano.

Após vários ataques entre os favoritos na subida ao Creu d'Aragall, o pelotão ficou compacto à entrada para os quilómetros finais e o triunfo na etapa acabou por ser decidido ao ‘sprint’, pela segunda vez, por Kaden Groves (3:50.32 horas).

Ivo Oliveira (UAE Emirates) cruzou a linha de chegada em Molins de Rei na 115.ª posição, a 10.54 minutos de Kaden Groves, e segue no 150.º posto da geral, a 1:21.23 horas do esloveno Primoz Roglic, que fechou a tirada de hoje em nono.

As únicas alterações na classificação geral foram ditadas pelos cinco segundos de bonificação atribuídos a Primoz Roglic e a Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), segundo, que aumentaram a diferença para João Almeida, que ficou a 1.07 minutos do líder.

O espanhol Marc Soler, colega de João Almeida na UAE Emirates, também bonificou um precioso segundo, que lhe permitiu ascender ao quarto lugar da geral, ultrapassando o seu compatriota Mikel Landa (Bahrain Victorious).

A sétima e última etapa da Volta à Catalunha decorre no domingo, na distância de 136 quilómetros, com partida e chegada em Barcelona.

Fonte: Sapo on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Gonçalo Carvalho fecha 4ª Etapa da Alentejana no Top-25”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 4ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação e 148,3 quilómetros entre Crato e Castelo de Vide. Esta foi a ligação mais curta, mas ao mesmo tempo mais exigente desta Volta ao Alentejo, onde a montanha marcou as suas diferenças e a Classificação Geral ficou praticamente decidida.

As grandes dificuldades da etapa apareceram logo após a passagem por Portalegre em Cabeço do Mouro, nesta que era a primeira de cinco montanhas. Um grupo de apenas 16 unidades passava na dianteira, onde Gonçalo Carvalho esteve a escassos metros de poder entrar neste corte decisivo. Não foi possível, e restou entrar ao trabalho no segundo grupo onde também havia ficado o camisola amarela.

O segundo grupo, de aproximadamente 20 unidades onde vinha inserido Gonçalo Carvalho manteve sempre uma distância próxima da frente, que rondava um minuto. No final e numa recuperação clara, Gonçalo Carvalho fechava a etapa na 24ª posição a 2m03s do vencedor Adrian Bustamante (Kelly Simoldes UDO).


Com este resultado, Gonçalo Carvalho subiu à 30ª posição da Classificação Geral individual, a 2m30s do novo líder Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA). A Volta ao Alentejo termina neste domingo. A consagração acontecerá na Praça do Giraldo, Évora, onde termina a quinta etapa, uma viagem de 154,9 quilómetros, que se inicia em Monforte, numa etapa que se adivinha com chegada ao sprint.

 

Classificação Etapa

Crato – Castelo de Vide: 148,3 Kms

 

1.º Adrian Bustamante (Kelly Simoldes UDO), 3h41m29s

24.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m03s 62.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 16m50s 72.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

81.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 20m03s 84.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

108.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 109.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

 

Classificação Geral

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 16h19m59s

30.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m30s 60.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 17m00s 71.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 17m17s 78.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 20m23s 80.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

Fonte:  Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira sobe ao 4.º lugar da Geral na Volta ao Alentejo e Pedro Silva é o novo líder na Montanha”


Fotos: Matias Novo / Podium Events

Hoje foi Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, que tentou a sorte na chegada a Castelo de Vide, conseguindo a 5.ª posição no dia da etapa-rainha na Volta ao Alentejo. A média montanha trouxe alterações nas contas da Geral, colocando o uruguaio em 4.º lugar e Sergio García a fechar o Top 15. Pedro Silva, que esteve na origem da fuga do dia, é agora o novo Líder da Montanha. Adrián Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO) venceu a 4.ª Etapa e a Camisola Amarela passou para o novo comandante, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).


A média montanha do Alentejo trouxe uma corrida movimentada, que partiu do Crato em direção a Castelo de Vide, durante 148,2 km. Tinham sido percorridos 30 km quando se juntou um trio, onde estava Pedro Silva. Chegaram a rolar com mais de 5 minutos de vantagem, mas a passagem pela Montanha de Cabeço de Mouro fez com que um grupo de 15 corredores se juntasse à frente da corrida, que passava a ter 18 unidades. Mauricio Moreira vinha neste grupo.

Passada a Serra de S. Paulo, último Prémio de Montanha da etapa, destacou-se um quinteto, entre eles estava Mauricio Moreira. Deste grupo sairia o vencedor, Adrián Bustamante, dono do sprint mais forte. Mauricio Moreira gastou mais 2 segundos e terminou em 5.º lugar. Rafael Reis “passou o testemunho” a Pedro Silva, que veste agora a Camisola Azul, líder da Montanha, ao bonificar com a passagem em 1.º lugar em duas das contagens do dia.


“Foi um bom dia onde acabámos por fazer um excelente trabalho, mantendo a liderança da Montanha, agora com o Pedro Silva e subindo na Geral para 4.º com o Mauricio Moreira. Claro que queremos estar no pódio e tudo iremos fazer para que isso aconteça, mas os adversários estão bastante bem. De forma geral, toda a equipa fez um excelente trabalho e amanhã é a última etapa e tudo faremos para conseguir um bom resultado e dignificar os nossos patrocinadores”, referiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


Este domingo termina a 40.ª edição da Volta ao Alentejo. Como já vem sendo tradição, a consagração do vencedor será em Évora, na Praça do Giraldo, após a última viagem da prova que terá 154,9 quilómetros, com partida em Monforte.

 

CLASSIFICAÇÕES:

40.ª VOLTA AO ALENTEJO

4.ª ETAPA: Crato – Castelo de Vide» 148,2 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO), 03h41m29s

2.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), mt

3.º Alex Molenaar (Electro Hiper Europa), mt

5.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02s

15.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m57s

16.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m59

19.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m03s

44.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m23s

94.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m03s

114.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m52


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 16h19m49s

2.º Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO), a 10s

3.º Alex Molenaar (Electro Hiper Europa), a 12s

4.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22s

15.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m17s

18.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m19s

19.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m20s

37.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m39s

76.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m18s

81.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21m11s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Electro Hiper Europa, 49h03m07s

5.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 01m10s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 60 Pontos

12.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos

14.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos

21.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos

29.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos

42.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 15 Pontos

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos

5.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos

22.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Max Walker (Trinity Racing), 16h20m42s

4.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16h22m09s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Alentejana” dos 40 anos pode ter vencedor repetente”


“Quero fazer história no Alentejo”, disse entusiasmado o venezuelano Orluis Aular depois de festejar, em Castelo de Vide, a conquista da Camisola Amarela da 40ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A faltar apenas mais um dia de prova, o jovem da equipa Caja Rural/Seguros RGA é o novo comandante. “Estaremos atentos a todas as movimentações na última etapa e estou convencido que os meus companheiros tudo farão para me proteger”, explicou Aular.

Na Etapa Rainha discutida este sábado, o vencedor da “Alentejana” do ano passado fez apenas o segundo lugar, mas ficou líder com 10 segundos de vantagem na classificação geral. Na consagração de vencedores a ter lugar no centro histórico de Évora, este domingo, Aular pode tornar-se o único ciclista em 40 edições desta competição organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events a vencer consecutivamente.

 

América Latina dá cartas em Castelo de Vide

 

Além do venezuelano, a etapa que ligou Crato a Castelo de Vide teve também como protagonista o colombiano Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO), o mais forte num grupo de cinco elementos, na linha de meta.

Esta foi a etapa mais curta com 148.2 quilómetros, no entanto, a mais dura, com cinco contagens de montanha em outros tantos pontos do Parque Natural da Serra de São Mamede. Até à primeira Meta Volante o ritmo foi endiabrado com muitas tentativas de fuga fracassadas pelo pelotão. Poucos antes de Gáfete, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) decidiu atacar levando consigo Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Pedro Pinto (Efapel Cycling).

Na difícil subida ao Cabeço do Mouro, com o trio na frente, assistiu-se à fragmentação do pelotão com diversos ataques no grupo dos favoritos. Estava a anarquia instalada e começava a seleção dos mais fortes. Pedro Silva na frente foi conquistando primeiros lugares nas diversas contagens e amealhava pontos para se tornar o novo Rei dos Trepadores. A Faltarem 50 quilómetros para o final, um grupo perseguidor com cerca de vinte elementos alcançou os homens mais adiantados.


Mais à frente seria o neerlandês Alex Molenaar (Electro Hiper Europa) a surpreender o grupo e ganhar vantagem interessante.

Na subida à Serra de São Paulo, Orluis Aular partiu em busca de Molenaar com Giovanni Carboni (Kern Pharma), Maurício Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO). A junção aconteceu naturalmente e ficava a faltar apenas a discussão no centro de Castelo de Vide. O triunfo foi para Adrian Bustamante, colombiano da Kelly/Simoldes/UDO, o primeiro de uma equipa portuguesa nesta Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

Na classificação geral, Orluis Aular é líder da Camisola Amarela Crédito Agrícola com 10 segundos de vantagem sobre Adrian Bustamante e 12 segundos para Alex Molenaar. O venezuelano da Caja Rural/Seguros RGA é também o novo líder da Camisola Verde Delta Cafés (Pontos). O portador da Camisola Azul Correio da Manhã (Montanha) mudou, mas continua na mesma equipa e Pedro Silva é o novo líder. Na classificação da juventude Max Walker (Trinity Racing) chegou à Camisola Branca Turismo do Alentejo. A Hiper Europa é a nova líder da classificação por equipas.

Resta uma etapa para a conclusão da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. O último dia tem 154,9 quilómetros e liga Monforte a Évora. A chegada de etapa e consagração dos vencedores vai acontecer no centro história Património da Humanidade.

Fonte: Podium

“Seleção Nacional Rafael Sousa sexto classificado na Taça de França de XCO”


Por: José Carlos Gomes

O júnior português foi hoje o sexto classificado na corrida da Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Marselha e pontuável para o ranking da União Ciclista Internacional.

Num pelotão maioritariamente composto por corredores franceses, apesar de a corrida estar inscrita no calendário internacional como classe HC, o corredor da Seleção Nacional esteve sempre entre os melhores.

Rafael Sousa foi rodando entre o sexto e o oitavo lugares, acabando por conseguir mesmo a sexta posição, apenas a 7 segundos do top 5 e a 2m11s do vencedor, o corredor da casa Näel Rouffiac, que se impôs em solitário. Num pódio totalmente francês, seguiram-se Sofian Corniglion, a 55 segundos, e Julien Hemon, a 1m06s.

Na corrida de sub-23 também mandaram os corredores da casa e também houve um português em bom plano. Diogo Neves fez uma corrida em progressão, ganhando posições com o avançar da prova, terminando na 13.ª posição, a 4m01s do vencedor, o francês Nathan Cornillon.

O vencedor impôs-se com algum à vontade, mas a luta pela segunda posição foi apertada. Levou a melhor outro gaulês, Lucas Grieco, a 26 segundos do primeiro, enquanto o espanhol Francesc Barber fechou o pódio, a 30 segundos do vencedor.


“O desempenho dos nossos corredores correspondeu às expectativas que tínhamos. O Diogo esteve bem, na luta por entrar no top 10. Sensivelmente a meio da prova teve um furo. Como estava a perder pouco ar e ainda ganhou algumas posições, optámos por não trocar. Só que na volta final o pneu perdeu um pouco mais de ar e o Diogo cedeu duas posições. Já o Rafael não teve o melhor início, o que é uma caraterística deste corredor, mas depois fez uma prova de qualidade, sempre muito certinho e manteve-se na luta pelo top 5 até ao final”, descreve o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Na manhã deste domingo, às 9h15, é a vez de as juniores Beatriz Guerra, Marta Carvalho e Raquel Dias competirem em Marselha.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com