terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

“Volta ao Algarve”


Volta mediática ao Algarve

Por: José Carlos Gomes

A 45.ª edição da Volta ao Algarve, na estrada entre amanhã e domingo, será uma das mais mediáticas da história da corrida. Os 168 corredores em prova terão acompanhamento de 120 profissionais da comunicação social, numa competição com transmissão em direto para 121 países.

O interesse mediático é provocado pela presença de 12 das 18 equipas do WorldTour e de 20 corredores do top 100 mundial, quatro dos quais do top 20. A lista de inscritos conta com homens fortes para todos os terrenos – chegadas em alto, contrarrelógio e sprints.

Os primeiros a brilhar deverão ser os velocistas, no final da primeira e mais longa etapa da competição, a disputar já nesta quarta-feira, entre Portimão e Lagos, ao longo de 199,1 quilómetros.

Entre os corredores a ter em conta para as primeiras pedaladas estão o holandês Dylan Groenewegen (Team Jumbo-Visma), vencedor em Lagos no ano passado, Arnaud Démare (Groupama-FDJ), Christophe Laporte (Cofidis, Solutions Crédits), Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step), Edvald Boasson Hagen (Team Dimension Data), Jasper Philipsen (UAE Team Emirates), John Degenkolb (Trek-Segafredo), Matteo Malucelli (Caja Rural-Seguros RGA), Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe) e Timothy Dupont (Wanty-Gobert Cycling Team).

 

Personalidades à partida

A Volta ao Algarve afirma-se, ano após ano, como um dos eventos com maior qualidade de participantes entre todas as realizações desportivas que acontecem em Portugal. Merece, por isso, a atenção dos poderes públicos. O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, vai ser uma das personalidades presentes na partida de Portimão. A anfitriã será a edil local, Isilda Gomes, que tem na Volta ao Algarve um acontecimento de referência programação de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019. Os presidentes da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, e da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, também estarão presentes.

Outra presença notável durante toda a Volta ao Algarve é a da campeã olímpica Rosa Mota, que vai mesmo participar na Volta ao Algarve Feminina, passeio marcada para a manhã de sábado, em Albufeira.

 

Volta ao Algarve Kids

Antes do início da competição, as primeiras pedaladas estarão a cargos das crianças. A Volta ao Algarve Kids vai pôr os jovens e Portimão a pedalar na zona de partida para a etapa, repetindo em ambiente de corrida o sucesso que a iniciativa teve, no passado fim de semana, no Mar Shopping Algarve.

 

Antevisão geral da Volta ao Algarve: http://voltaaoalgarve.com/pt/a-grande-corrida-vai-comecar/

 

Equipas

WorldTour

Bora-hansgrohe, CCC Team, Deceuninck-Quick Step, Groupama-FDJ, Lotto Soudal, Team Dimension Data, Team Jumbo-Visma, Team Katusha Alpecin, Team Sky, Team Sunweb, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

 

Continental Profissional

Caja Rural-Seguros RGA, Cofidis, W52-FC Porto e Wanty-Gobert Cycling Team

 

Continental

Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutBuild e Vito-Feirense-PNB.

 

Etapas

20 de Fevereiro - 1.ª Etapa: Portimão - Lagos, 199,1 km

21 de Fevereiro - 2.ª Etapa: Almodôvar - Fóia, 187,4 km

22 de Fevereiro - 3.ª Etapa: Lagoa - Lagoa, 20,3 km (CRI)

23 de Fevereiro - 4.ª Etapa: Albufeira - Tavira, 198,3 km

24 de Fevereiro - 5.ª Etapa: Faro - Malhão, 173,5 km

 

Números da 45.ª Volta ao Algarve

1

Campeão Mundial e Europeu, o suíço Marc Hirschi (Team Sunweb), vencedor das provas de fundo do Europeu e do Mundial de Sub-23 em 2018.

4

Corredores do top 20 mundial, Jasper Suyven (Trek-Segafredo), 15.º, Michal Valgren Andersen (Team Dimension Data, 17.º, Arnaud Démare (Groupama-FDJ), 18.º, e Pascal Ackermann (Bora-hangrohe), 19.º

10

Campeões nacionais de fundo e de contrarrelógio entre os 168 participantes.

12

Equipas WorldTour, o escalão máximo da modalidade, entre as 24 participantes.

15

Participações de Tiago Machado (Sporting-Tavira), o corredor do pelotão com mais presenças na Volta ao Algarve.


Anos é a idade do benjamim do pelotão, Hélder Gonçalves (UD Oliveirense/InOutBuild).

20

Corredores do top 100 mundial

23

Países representados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suíça

121

Países terão transmissão televisiva em direto da Volta ao Algarve.

778,6

Quilómetros a percorrer ao longo das cinco etapas da competição.

800

Participantes esperados no Algarve Granfondo Cofidis, no domingo, e igual número de árvores a plantar como contributo para a reflorestação da serra de Monchique

13,3

Milhões de seguidores nas redes sociais é o alcance do conjunto dos 168 corredores presentes no pelotão.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com