sexta-feira, 26 de maio de 2023

“Roglic: «Se não tivesse confiança, não teria começado»”


Ciclista esloveno diz que as pernas estão de volta e promete luta

 

Por: Fábio Lima

Foto: EPA

Segundo colocado na classificação geral do Giro'2023, a 26 segundos de Geraint Thomas e com 33 para João Almeida, Primoz Roglic 'renasceu' nas duas últimas etapas da prova italiana e agora, na véspera do contrarrelógio decisivo, mostra-se mais confiante do que nunca.

"Sinto-me bem. As pernas estão de volta e amanhã vamos dar tudo. Claro que tenho confiança num bom resultado. Se não tivesse, não teria começado. O melhor irá ganhar no final", disse após a 19.ª etapa o esloveno da Jumbo-Visma, sempre parco em palavras, mas carregado de otimismo.

Fonte: Record on-line

“Ivo Oliveira cai para segundo lugar na geral das Boucles de la Mayenne”


Ciclista perdeu a liderança conquistada no prólogo de abertura da competição

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates Facebook

O ciclista português Ivo Oliveira caiu, esta sexta-feira, para o segundo lugar da geral da corrida francesa Boucles de la Mayenne, um dia depois de vencer o prólogo, na primeira etapa em linha, vencida pelo espanhol Oier Lazkano (Movistar).

Lazkano integrou a fuga decisiva e foi o mais rápido na ligação de 185,2 quilómetros entre Saint-Mars-sur-Colmont e Lassay-les-Châteaux, cumprida em 4:29.07 horas, 31 segundos mais rápido do que outros fugitivos, com o francês Célestin Guillon (Van Rysel-Roubaix Lille) em segundo e o dinamarquês Jacob Hindsgaul (Uno-X) em terceiro.

O pelotão chegou a 41 segundos, com Ivo Oliveira, que até se tinha tentado escapar na primeira metade da etapa, a chegar em 28.º, o que lhe valeu a descida para o segundo lugar da geral, cedendo a amarela a Lazkano por 42 segundos.

O irmão gémeo e colega de equipa, Rui Oliveira, é agora 85.º após o trabalho em prol de Ivo, com André Carvalho (Cofidis) a subir ao 101.º posto.

No sábado, o terceiro e penúltimo dia da corrida de escalão ProSeries, abaixo apenas do, liga Saint-Berthevin a Meslay-du-Maine em 181,3 quilómetros maioritariamente planos.

Fonte: Record on-line

“João Almeida não atira a toalha ao chão: «Só é impossível até acontecer...»”


Português promete luta e não descarta recuperar tempo para a vitória final

 

Por: Fábio Lima

A etapa 19 do Giro'2023 voltou a representar uma perda de alguns segundos para João Almeida em relação a Geraint Thomas e Primoz Roglic, e o ciclista português assegura que não tinha mais para dar. Por isso, em jeito de balanço, diz-se satisfeito com aquilo que conseguiu.

"Dei tudo o que tinha. Não foi tão mau assim, porque estive na frente até aos últimos 700 metros. E depois eles foram um pouco mais rápido do que eu, mas globalmente estou satisfeito. Ainda temos o dia de amanhã, que será muito duro. Vou dar o meu melhor", começou por garantir o ciclista da UAE Emirates.

Na subida final, a Tre Cime di Lavaredo, Almeida não conseguiu atacar nem responder e foi fácil perceber o porquê. "Era tão inclinado, muito difícil para atacar. Tinhas de ter pernas para atacar e eles tiveram-nas. No final sofri um pouco, mas a etapa 19 está feita e vamos acabar amanhã".

E quanto ao contrarrelógio de sábado? Será João Almeida capaz de recuperar os 59 segundos de atraso que tem para Geraint Thomas e ainda vencer a prova? "Não é impossível até acontecer... Vamos dar tudo o que temos e vamos ver. No final, ficarei sempre feliz", garantiu.

Pouco depois, numa outra zona de reportagem, João Almeida voltou a falar e deixou outras frases interessantes. Em relação ao andamento do dia, o português assumiu que era algo que lhe agradava, mas faltou algo muito importante: "Quando tenho pernas, gosto. Mas hoje não gostei nada mesmo. Foi mais um dia duro na bicicleta. Falta um dia agora. Amanhã será a decisão da corrida, vamos dar tudo. Era tão inclinado, não fazia grande diferença estar na roda ou não. Tentei manter ritmo, mas no final foram mais fortes do que eu".

Quanto ao contrarrelógio, o ciclista da UAE Emirates assume que tudo pode acontecer e que perder tempo é algo que é possível para todos. "Se alguém não se sentir bem há certamente a possibilidade de haver grande margem. As pernas vão mandar. Tudo pode acontecer. A vitória ainda não fugiu, nada é certo, por isso vamos lutar. Até ao final tudo é possível. Já viram que tudo pode acontecer. Temos de fazer a nossa própria corrida, lutar e no final estarei feliz".

Questionado, a fechar, se Primoz Roglic poderá estar diminuido mentalmente pelo fantasma do Tour de 2020 que perdeu para Tadej Pogacar num contrarrelógio final, o português desvaloriza. "Não me parece. Ele não venceu nesse dia porque havia um Super Tadej teve um grande dia. Acho que pode estar confiante para amanhã".

Fonte: Record on-line

“Iuri Leitão mais rápido na chegada a Figueira de Castelo Rodrigo no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela”


Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi o ciclista mais rápido na segunda etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, na tarde desta sexta-feira e já depois do contrarrelógio matinal por equipas, onde Pelayo Sánchez conduziu a Burgos-BH até à vitória.

A etapa de 123,5km, que ligou Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo, teve uma fuga de 12 ciclistas logo nos quilómetros iniciais. Aos 28km, o lote ficou reduzido a oito corredores, que seguiam a 4m20s do pelotão, e, aos 64,5km, na sequência do Sprint Especial, a frente da corrida passou a contar com apenas quatro homens: Oscar Pelegrí (Burgos BH), Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), Jose Maria Muñoz e Joan Marti Bennassar (Electro Hiper Europa - UCI Continental Cycling Team).

Com o aproximar dos últimos quilómetros, o pelotão foi reduzindo a diferença para o grupo intermédio e para os quatro homens que seguiam na frente na corrida, acabando mesmo por anular a fuga a quatro quilómetros da meta. Seguiu-se uma luta intensa pelo primeiro lugar, na qual Iúri Leitão acabou por ser o mais rápido, seguido de Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) e Rafael Silva (Efapel Cycling).

Na classificação geral, Eric Fagúndez (BURGOS-BH), que terminou na quinta posição desta segundo etapa, passou a ser o líder, seguido Pelayo Sánchez (Burgos-BH), o anterior camisola amarela, e Ander Okamika (Burgos BH).

Na geral por pontos, Iúri Leitão é líder, com 25, e na montanha foi Jose Maria Muñoz (Electro Hiper Europa) a destacar-se, tendo passado em primeiro nas duas contagens da etapa e assumido o primeiro lugar. Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) continua como o melhor jovem.

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela continua este sábado com a terceira etapa, que começa em Penamacor, às 12h00, e estende-se por 176,8 quilómetros, terminando por volta das 16h15, em Pinhel.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“22º Passeio da Golegã”


O Núcleo Sporting da Golegã leva para a estrada no próximo dia 4 de julho o seu passeio de cicloturismo.

Para informações e inscrições:

Tel.: 962 524 142 ou 912 714 681 E-mail: nucleo.golega@gmail.com

“Geraint Thomas assume: «É bom ganhar tempo ao João»”


Ciclista britânico chega ao contrarrelógio com 59 segundos de avanço para o português

 

Foto: Reuters

O britânico Geraint Thomas continua a ser o líder do Giro'2023, pese embora esta sexta-feira, na 19.ª etapa, ter cedido 2 segundos para Primoz Roglic. Uma pequena aproximação, que não assusta o ciclista da INEOS, especialmente tendo em conta que acabou por ganhar margem para João Almeida, o terceiro da classificação geral.

"Ataquei a 400 metros da meta, mas rapidamente me die conta de que ainda estava muito longe. Acabei por tratar de preservar-me, mas o Roglic conseguiu ultrapassar-me nos últimos 100 metros. Perdi alguns segundos, mas é bom ganhar tempo ao João", assumiu o britânico, que tem agora 59 segundos para Almeida e 26 para Primoz Roglic.

Em relação ao contrarrelógio de sábado, Thomas faz uma declaração curiosa. "Será muito divertido de se ver, mas horrível de se fazer".

Fonte: Record on-line

“Bicicletas Gira passam a ser gratuitas para residentes de Lisboa com passe Navegante”


Por: Jéssica Sousa

A partir de hoje todos os residentes em Lisboa com passe Navegante podem utilizar de graça as bicicletas Gira, numa modalidade que esta sexta-feira teve início para os jovens e seniores que já têm passe gratuito. De acordo com a nota divulgada, pela EMEL, entidade gestora do sistema público de bicicletas partilhadas de Lisboa, a decisão faz parte da estratégia que visa alargar o acesso às bicicletas e incluí-las no passe Navegante.

Para terem acesso ao serviço, os utilizadores necessitam de ter uma conta na aplicação Gira e um cartão Navegante com passe mensal ativo.

No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).

“A EMEL continua empenhada em ser um parceiro ativo para a implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade (…). A integração da Gira no Navegante tem em vista a promoção do uso de modos suaves e da utilização do transporte de público enquanto forma de deslocação na cidade”, cita o comunicado as declarações de Carlos Silva, presidente da EMEL.

Os utilizadores destas bicicletas passarão também a beneficiar de seis novos pontos de acesso que foram inaugurados esta sexta-feira na capital. Desta forma, o número de estações Gira aumenta para 146, num total de 2.873 docas de estacionamento.

As novas estações estão na Doca da Marinha (Sta. Maria Maior); Ribeira das Naus (Sta. Maria Maior); Rua Guiomar Torresão/Metro de Carnide (Carnide); Av. Columbano Bordalo Pinheiro/Rua de Campolide (São Domingos de Benfica); Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis/Rua Conde de Almoster (Benfica) e a Rua Prof. Carlos Teixeira/Rua Prof. Simões Raposo (Lumiar).

Desde o lançamento da rede de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa, em 2017, as Gira já realizaram quase nove milhões de viagens. Em 2022 registou-se um recorde 2,6 milhões de viagens realizadas, mais do dobro do ano anterior.

Fonte: Eco.pt

“Geraint Thomas segura liderança na 19.ª etapa da Volta a Itália, João Almeida segue em terceiro”


Por: SIF // NFO

O ciclista britânico Geraint Thomas (INEOS) segurou hoje a liderança da Volta a Itália na 19.ª e antepenúltima etapa, em que o português João Almeida (UAE Emirates) perdeu tempo, mas manteve o terceiro posto da geral.

A tirada, de 183 quilómetros e entre Longarone e Tre Cime di Lavaredo, foi ganha pelo colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), com 51 segundos de vantagem para o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech), segundo, e 1.46 minutos para o dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Easy Post), terceiro.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) chegou em quarto, com o mesmo tempo de Cort, e ganhou três segundos a Thomas, mas segue a 26 segundos do líder, em segundo lugar, com João Almeida, líder da juventude, a entrar no sexto posto da tirada, a 2.09 minutos, ficando a 59 segundos de Thomas.

No sábado, o terceiro contrarrelógio desta 106.ª edição é em formato ‘cronoescalada’, saindo de Tarvisio para 18,6 quilómetros até à meta em Monte Lussari, determinantes para a vitória final antes da ‘procissão’ até Roma, no domingo.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/António Morgado quinto ao sprint em chegada em alto”


Por: José Carlos Gomes

O português António Morgado continua a acompanhar os melhores no Grande Prémio das Nações e hoje foi o quinto classificado na terceira etapa, 124,4 quilómetros entre Levoca e Strbské Pleso, Eslováquia. O representante nacional mantém-se no terceiro lugar da geral desta prova da Taça das Nações de Sub-23.

A subida para a meta 10 quilómetros com inclinação média de 4,5 por cento esteve sempre no subconsciente do pelotão, que não deu grande margem de manobra aos corredores que tentaram escapar.

Foi um pelotão numeroso que iniciou a subida decisiva, tendo surgido alguns ataques ao longo da escalada. No entanto, ninguém fez diferença e assistiu-se a uma discussão ao sprint pela vitória na etapa entre um grupo de 38 corredores.

O mais veloz foi o italiano Francesco Busatto, seguido pelo esloveno Gal Glivar e pelo espanhol Carlos Canal. António Morgado foi quinto.

O dinamarquês Nikolaj Mengel cedeu 10 segundos, mas segurou a camisola amarela. Tem 37 segundos de vantagem sobre o britânico Lukas Nerurkar e 41 segundos à melhor sobre António Morgado, que ocupam as posições imediatas.

Portugal está no sétimo lugar da classificação coletiva. Além de Morgado conta em prova com Gonçalo Tavares, 27.º, a 2m56s, Pedro Silva, 52.º, a 6m46s, José Bicho, 65.º, a 11m46s, Afonso Eulálio, 81.º, a 15m23s, e Diogo Gonçalves, 83.º, a 16m08s.

A quarta etapa, a disputar no sábado, marca a chegada da corrida à Polónia, após as tiradas na Hungria e na Eslováquia. O pelotão terá pela frente 129 quilómetros, ondulados, entre Bukovina Resort e Nowy Sacz. Com as subidas afastadas da chegada, fica em aberto a possibilidade de ataques de longe, que façam diferenças significativas e que quebrem a forma controlada como decorreu a prova nas jornadas mais montanhosas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Burgos-Bh vence contrarrelógio por equipas no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela”


Os espanhóis da Burgos-BH ganharam, na manhã desta sexta-feira, a primeira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, um contrarrelógio coletivo de 15,8 quilómetros, entre Seia e Gouveia.

A formação ProTeam completou em 22m21s a prova, endurecida por um percurso ondulado e por muito vento. A Glassdrive-Q8-Anicolor gastou mais 4 segundos e a Efapel Cycling ficou a 5 segundos.

A segunda metade da corrida foi a mais decisiva, mudando completamente a classificação. No ponto intermédio de cronometragem, ao quilómetro 7,2, a Burgos-BH tinha apenas o terceiro tempo, sendo aí batida pela Efapel Cycling e pela Glassdrive-Q8-Anicolor.

Pelayo Sánchez, primeiro da Burgos-BH a cortar a meta, é o camisola amarela. Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) é o melhor jovem.

Como seria de esperar, o contrarrelógio por equipas marcou diferenças muito substanciais, porque nenhuma outra formação além das três primeiras conseguiu terminar em menos de 23 minutos.

A segunda etapa corre-se na tarde desta sexta-feira. A partida será dada às 15h30, em Fornos de Algodres, estando a chegada a Figueira de Castelo Rodrigo prevista para as 18h30. É uma tirada em que os sprinters poderão ter uma palavra a dizer.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ivo Oliveira vence prólogo de abertura da Boucles de la Mayenne”


Ciclista português da UAE Emirates assumiu a liderança da geral da prova

 

Por: Lusa

O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira o prólogo de abertura da Boucles de la Mayenne, assumindo a liderança da geral da prova que decorre até domingo em França.

Em Laval, o campeão português de contrarrelógio de 2020, de 26 anos, foi o mais rápido nos 4.100 metros que deram início à prova, ao completar a distância em 5.17 minutos, dois segundos mais rápido do que o francês Axel Zingle (Cofidis), segundo, e três do que o também gaulês Benoit Cosnefroy (AG2R-Citröen), terceiro.

Os mesmos postos são reproduzidos na geral individual, numa corrida em que o irmão gémeo de Ivo, Rui Oliveira (UAE Emirates), foi 30.º, a 14 segundos, e André Carvalho (Cofidis) 97.º, a 28.

A corrida pertence ao escalão ProSeries do calendário da União Ciclista Internacional (UCI), o segundo escalão abaixo do WorldTour, e representa, na estrada, o segundo triunfo como profissional para o português, a par do título no 'crono' de 2020 e várias medalhas internacionais conseguidas na pista.

Em 2017, tinha vencido o prólogo da Corrida da Paz, da Taça das Nações sub-23, e no ano seguinte triunfou numa das etapas do Circuito das Ardenas, no ano precedente à chegada ao World Tour, em que representou sempre a UAE Emirates.

É, assim, um dos maiores triunfos da carreira do ciclista de Vila Nova de Gaia, que enquanto 'pistard' tem um título europeu, da perseguição individual conseguido em 2020, além de outras três pratas a nível continental, a que se somam duas medalhas em Mundiais: prata em 2018 e bronze em 2022, na mesma disciplina.

No segundo de quatro dias de corrida, 185,2 quilómetros ligam Saint-Mars-sur-Colmon a Lassay-les-Châteaux, com perfil acidentado a testar o pelotão e a liderança de Ivo Oliveira.

Fonte: Record on-line

“Última hora…”


Passeio de Pombal “CANCELADO”

 

Vimos por este meio informar de que o 25º passeio de Pombal, marcado para este domingo 28 de maio foi “CANCELADO”.

O motivo, será das más condições climatéricas que estão previstas para domingo, assim, a organização optou pelo cancelamento, a qual pede desculpa a todos, mas este cancelamento será para seguranças de todos.

Em breve a organização anunciará nova data para a realização do referido passeio.



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com