terça-feira, 28 de setembro de 2021

“Campeonato do Mundo de Juniores 2021 em Quarteira a 5 de novembro”


O Campeonato do Mundo de Juniores 2021 realiza-se no Triatlo de Quarteira no dia 5 de novembro de 2021

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) vem por este meio comunicar que o 19.º Triatlo de Quarteira receberá este ano o Campeonato do Mundo de Juniores, prova que se realiza em coabitação com a Taça da Europa de Elites.

O Campeonato do Mundo de Juniores terá também validade de Taça da Europa de Juniores para efeitos do ranking europeu, constituindo igualmente uma oportunidade para que os atletas desta franja etária disputem o título mundial deste escalão.

Assumindo o Campeonato do Mundo na categoria de juniores em Portugal, é possível estender a quota nacional, garantindo mais três vagas masculinas e duas vagas femininas. A abertura excecional destas vagas é válida para outros atletas aos quais não tenha sido possível cumprir o critério de seleção inicial (resultados até ao 16º lugar no Campeonato da Europa), ficando a seleção necessariamente condicionada ao resultado obtido na prova de qualificação que se realizará no Triatlo da Quinta do Lago no dia 5 de outubro de 2021.

Mesmo reconhecendo que quem disputou o Campeonato da Europa de Youth poderá sentir-se em desvantagem, não será possível considerar esta prova de qualificação, uma vez que excluiria atletas com ambições de disputar o campeonato mundial de juniores. Deste modo, a decisão de atribuir numa única prova em Portugal as vagas extra disponibilizadas oferece a oportunidade de participação de todos os interessados na atribuição de vagas para o Campeonato Mundial de Juniores 2021.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Campeonato da Europa de Triatlo Elite distância standard”


No dia 25 de setembro decorreu o Campeonato da Europa de Triatlo de elite, uma prova na distância standard.

Uma prova muito rápida, onde os triatletas deram o máximo para alcançar o título, com a chuva na prova masculina a exigir cautela e a provocar quedas.

Na elite feminina, a liderança na natação foi de italiana Bianca Seregni, que tem demonstrado exemplares desempenhos neste segmento. Com uma boa transição, ficou na frente do ciclismo, sendo alcançada pelo grupo perseguidor onde seguia Melanie Santos, com as atletas a ‘puxar’ neste segmento, ficando a uma distância significativa do segundo grupo, com as atletas Gabriela Ribeiro e Maria Tomé a seguir no segundo e terceiro grupo respetivamente.

Melanie Santos alcançou a 18.ªposição depois de ter realizado toda a prova no grupo da frente do ciclismo, enquanto Maria Tomé foi 31.ª na mesma competição. Gabriela Ribeiro não terminou a prova.


Julie Derron, da Suíça, venceu a competição com o tempo de 01:51:43, seguida da alemã Annika   Koch com o tempo de 01:52:08 e de Sian Rainsley, da Grã-Betranha, com a marca de 01:52:19.

Na prova masculina, a start list era bastante competitiva, com alguns nomes sonantes do triatlo mundial. Miguel Tiago Silva fez um excelente segmento de natação ao sair na segunda posição, integrando o primeiro grupo de ciclismo, onde, entretanto se juntaram cerca de 25 atletas após a primeira transição. O tempo começou a piorar e o piso escorregadio deu origem a diversas quedas, enquanto o grupo perseguidor atacava para tentar alcançar o grupo da frente.


João Silva foi o melhor atleta nacional em prova terminando na 14.ª posição seguido de Ricardo Batista, que regressa às competições depois de um interregno forçado provocado por um acidente, alcançado o 16.º lugar. Miguel Tiago Silva, que fez um dos melhores tempos do segmento de natação ficou em 26.º e Alexandre Nobre passou a meta em 44.º.

O francês Dorian Coninx venceu a competição, atacando forte na corrida a 2km da meta, terminando em 01:41:03, seguido dos espanhóis Roberto Sanchez Mantecon, com o tempo de 01:41:22 e de Antonio Serrat Seoane, com 01:41:41 que ocuparam respetivamente a segunda e a terceira posição do pódio.

Muitos parabéns aos nossos atletas nacionais!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Filipe Marques conquista o bronze no Campeonato Europa de Paratriatlo 2021”


Filipe Marques arrecadou o bronze no Campeonato da Europa de Paratriatlo que se realizou a 25 de setembro de 2021.

A prova, disputada na distância sprint, realizou-se em Valência, Espanha, contando apenas com um atleta nacional em prova.

Esta foi a primeira medalha de sempre de Portugal em Campeonatos da Europa ou do Mundo, pelo que se assinala um grande feito do nosso atleta nacional.

Tratou-se de uma muito boa prestação no campeonato europeu do triatleta do paratriatlo, onde Filipe Marques nadou, pedalou e correu sempre nas primeiras posições, com a saída em terceiro lugar da segunda transição para a corrida, posição que manteve até ao final da prova.

Filipe Marques subiu ao pódio no terceiro lugar com o tempo de 01:00:59, juntamente com George Peasgood, da Grã-Bretanha, que conquistou a segunda posição com o tempo de 00:59:47 e Martin Schulz, da Alemanha, que, com 00:59:05, foi Campeão da Europa de Paratriatlo na categoria PTS5.

Muitos parabéns ao nosso atleta!

Fonte_ Federação Triatlo Portugal

“Ullrich 'confessa-se' a Armstrong: «Estive às portas da morte como o Pantani»”


Antigo ciclista alemão foi convidado do 'podcast' do norte-americano, onde abordou problemas com álcool e drogas

 

Por: André Antunes Pereira

Foto: Reuters

Jan Ullrich é considerado o maior ciclista alemão de todos os tempos. Bicampeão do Mundo em 1999 e 2000, campeão olímpico em Sydney'2000 e vencedor da Volta a França (1997) e da Volta a Espanha (1999), o germânico terminou oficialmente a carreira em 2007 e nos anos seguintes foi sendo notícia pelo consumo de drogas e álcool, vendo-se envolvido em vários escândalos e chegando mesmo a estar internado num hospital psiquiátrico.

O alemão foi o grande rival de Lance Armstrong no Tour no início deste século. Terminou as edições de 2000, 2001 e 2003 sempre atrás do norte-americano, que viria a perder os 7 títulos consecutivos conquistados entre 1999 e 2005 devido ao escândalo de doping no qual foi o principal protagonista e que abalou o ciclismo mundial. Ambos protagonizaram duras e míticas batalhas nas estradas e montanhas gaulesas, mas, fora da bicicleta, mantiveram uma relação de amizade e, recentemente, Ullrich foi convidado do 'podcast' de ciclismo de Armstrong onde revelou que esteve "às portas da morte".

"Há três anos passei por grandes problemas. Tu foste ver-me e isso fez-me muito feliz. Estive às portas da morte tal como o Marco Pantani, mas agora recuperei e tenho bons amigos", afirmou Ullrich, recordando o 'Pirata' italiano que morreu em 2004, vítima de uma paragem cardíaca, provocada por overdose de cocaína. "Durante algum tempo esqueci-me do que era bom para mim. Tudo o que me lembrava era de há 15 ou 20 anos. O ciclismo é bom. O meu grande problema foi ter-me esquecido dos meus amigos, de amor, dos meus filhos e da minha família", acrescentou o germânico, agora com 47 anos.

Ullrich garantiu, no entanto, que deixou todos os problemas para trás e que tem agora um estilo de vida diferente. "Deus deu-me este corpo e este talento. Tenho treinado todos os dias e bebo muita água. Deixei o álcool e as drogas há três anos. Agora levo uma vida muito saudável e a minha noiva também cozinha comida saudável. Tenho bons amigos e não estou sozinho, o que é importante. No fundo, e era o que precisava, tenho ajuda", assumiu.

Fonte: Record on-line

“João Almeida sobe a sétimo no ‘ranking’ mundial de ciclismo de estrada”


Por: SIF // AMG

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu hoje ao sétimo lugar no ‘ranking’ mundial de ciclismo de estrada, divulgado pela União Ciclista Internacional, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a ascender ao primeiro posto.

Almeida, que venceu recentemente a Volta à Polónia e a Volta ao Luxemburgo, soma 2.084 pontos, tendo subido um posto no ‘ranking’, no qual o próximo português é Rui Costa (UAE Emirates), em 166.º.

O bicampeão da Volta a França, com 4.628 pontos, subiu ao primeiro lugar, por troca com o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), agora segundo – a mesma posição que ocupou no ‘crono’ dos Mundiais e na prova de fundo de Tóquio2020 -, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), tricampeão da Vuelta, no terceiro posto.

O recente bicampeão mundial, o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), é quarto, o colombiano Egan Bernal (INEOS), vencedor do Giro2021, é quinto e o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), melhor representante de equipas de fora do WorldTour, é sexto.

Fonte: Lusa

“Shimano 24 Hora Ciclismo de Le Mans”


27/28 de Agosto de 2022

 

Depois do sucesso da vindima de 2021, durante a qual tivemos muito prazer em ver muitos no circuito de Le Mans, chegou a hora de virar para a temporada de 2022.

Na agenda o Shimano 24 Horas de Ciclismo de 2022 terá lugar nos dias 27 e 28 de agosto. As inscrições serão abertas na terça-feira, 11 de janeiro, às 11horas em: www.24heuresvelo.fr

Em breve, divulgaremos o número de equipas que poderão participar.

 

Quem somos:

 

Criada em 1995, a CGO Événement é uma agência de comunicação de eventos. A nossa equipa de profissionais apaixonados é impulsionada por valores partilhados de autenticidade, prazer, confiança, inovação e rigor.

Em França ou no estrangeiro, trabalhamos na indústria de gestão de eventos para cliente B2B: incentivo, team building, convenção, lançamento de produto, jantar de gala, reunião, aniversário da empresa...

Agência oficial de hospitalidade, damos-lhe as boas-vindas na nossa hospitalidade vip trackside durante as 24 Horas de Le Mans em agosto, é uma solução chave na mão das relações-públicas, bilhetes vip, voo de helicóptero, acesso a paddock, simulador de condução, terraço privado, shuttles para descobrir os cantos mais bonitos...

Criámos em 2009 o Shimano 24 Horas de Ciclismo no circuito Bugatti em Le Mans, esta prova de estafetas de 2, 4, 6, 8 pilotos, mesmo a solo, está no Top 10 dos ciclo desportistas franceses mais frequentados, aberto a todos, mais informações em: www.24heuresvelo.fr/en/

Fonte: CGO Événement

“V Maratona de Btt de Melgaço”


Última etapa da Taça de Portugal de XCM e pontuável para o Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço

 

Por: Sara Pereira

Melgaço acolhe no próximo dia 3 de outubro a V Maratona de BTT - Melgaço, última etapa da Taça de Portugal de XCM e Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço. A prova, com partida e chegada no Centro de Estágios de Melgaço, prevê a inscrição nas categorias de competição e de paraciclismo.


Para esta edição estão contemplados percursos de Maratona com 81km e 50km: Maratona Elite | Taça de Portugal de XCM – Federados - 81km (acumulado aproximado subida/descida – 2918m); e Maratona Curta | Taça de Portugal de XCM – Federados - 50 km (acumulado aproximado subida/descida – 1852m)

Os primeiros quilómetros após a partida (aproximadamente 9,7Km), que arranca pelas 09h30, serão efetuados por estrada e terão acompanhamento policial e de veículos da organização devidamente identificados, que irão monitorizar o grupo durante a extensão do percurso.


Por entre trilhos e caminhos rurais, a Maratona de BTT - Melgaço continua a assumir-se como uma excelente oportunidade para os atletas descobrirem o destino de natureza mais radical de Portugal. A iniciativa tem-se afirmado como um evento de referência, contribuindo para a promoção da prática desportiva, ao mesmo tempo que potencia Melgaço a vários níveis, entre os quais a gastronomia, cultura, história, turismo e desporto de Natureza.


A Maratona, promovida em conjunto pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., e ainda com o apoio de diversas entidades, decorrerá em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas entre esta entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

As inscrições decorrem até amanhã, 29 de setembro, em www.fpciclismo.pt. O programa, regulamento e todas as informações estão disponíveis no site da Federação Portuguesa de Ciclismo!

Fonte: Câmara Municipal Melgaço



“Academia Joaquim Agostinho/Estreia Mundial a alta velocidade”


Por: AfterTwo //works

Fotos: FPCiclismo

O ciclista Diogo Pinto estreou-se em Campeonatos do Mundo disputando a prova de fundo para juniores que se realizou em Lovaina, município da região Belga da Flandres.

A convocatória para a mais importante competição mundial de nações foi recebida com enorme entusiasmo na Academia Joaquim Agostinho / UDO, clube onde o atleta desenvolve a sua atividade pelo segundo ano consecutivo e naturalmente pelo próprio, que assumiu com forte determinação a responsabilidade de representar o seu país ao mais alto nível.


Portugal apresentou-se com 4 juniores em prova e numa corrida de exigência elevada, onde a experiência internacional de alguns dos melhores juniores do mundo foi um aspeto diferenciador, os atletas portugueses alcançaram desempenhos distintos, todos eles pautados por enorme espírito de sacrifício. António Morgado foi quem se destacou e de forma brilhante.

O ciclista das Caldas da Rainha foi o 6º mais rápido a cruzar a meta e obteve a segunda melhor posição de sempre para Portugal na disciplina. Gonçalo Tavares, que acompanhou Morgado durante toda a corrida no pelotão principal, concluiu a prova na 22ª posição com o mesmo tempo do compatriota e a 24 segundos do novo campeão do mundo, o norueguês Peter Hagenes, que venceu isolado depois de 2 horas e 43 minutos a percorrer os 121,8 quilómetros do percurso.


Sorte diferente teve Lucas Lopes, que foi vítima de duas quedas que a meio da corrida o fizeram perder contato com o pelotão, levando-o a fazer parte da lista de 81 ciclistas que desistiram da prova.

Diogo Pinto, que ficou bloqueado numa queda logo no início da corrida, não mais conseguiu voltar ao contato com o pelotão que rolava a um ritmo alucinante e também acabou por abandonar na penúltima volta do circuito, numa altura em que os ciclistas da frente rodavam a mais de 44 km / hora.

Diogo Pinto considerou que "foi uma corrida louca e uma experiência incrível! Não consegui terminar a prova, mas fiquei com a ideia do que é correr ao mais alto nível e saio daqui com maior noção dos aspetos que posso e devo melhorar".

O ciclista de Alcabideche concluiu agradecendo a oportunidade ao Selecionador Nacional José Poeira e a todo o staff da Federação Portuguesa de Ciclismo pelos fantásticos dias vividos e pela forma como foi tratado na comitiva.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho




“Seleção Nacional/Seleção nacional com objetivo de medalha no Mundial de Maratona BTT”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional quer estar na luta pelas medalhas no Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCM), na Ilha de Elba, em Itália. Os convocados para a prova que decorre no sábado, dia 2 de outubro, são Tiago Ferreira e José Dias.

É já no próximo sábado que se vão ser entregues os títulos de campeão mundial de maratona BTT (XCM), nos setores masculino e feminino. A prova terá lugar em Capoliveri, na Ilha de Elba, em Itália.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário chamou Tiago Ferreira e José Dias para representarem a equipa nacional na prova, que considera bastante dura. “Este será um percurso realizado em circuito, o que não é muito vulgar numa maratona. Já fizemos o reconhecimento e posso dizer que tem muita dureza, tanto física como técnica. É um percurso muito seletivo, o que poderá jogar a nosso favor, caso consigamos estar bem na corrida. Vamos dar o máximo e tentar lutar por uma medalha”.

A prova masculina do Campeonato do Mundo de BTT, na qual irão participar Tiago Ferreira e José Dias, terá início pelas 07h45 (hora portuguesa), no sábado, dia 2 de outubro.

Os atletas terão de realizar três voltas a um circuito, no Monte Calamita, localizado no sudeste da ilha italiana, pertencente à região da Toscânia. A distância a percorrer será de 115 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com