segunda-feira, 27 de setembro de 2021

“Clube de Natação de Torres Nova/Campeonato da Europa de triatlo em elites em Valência”


Ricardo Batista com excelente presença em Valência

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A prova do Campeonato da Europa de Triatlo em elites disputada em Valência (Espanha), no passado sábado dia 25 de setembro, marcou o regresso à competição do atleta do Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Batista, depois do acidente que teve em treino, e que lhe causou uma fratura de clavícula e o levou para o bloco operatório.

Dois meses depois do acidente e com uma preparação em contrarrelógio, Ricardo Batista conquistou um excelente 16º lugar, numa prova realizada na distância olímpica com 1500m/natação, 40kms/ciclismo, e por fim 10kms/corrida.

Para o atleta torrejano, foi com enorme alegria que voltou a competir ao mais alto nível, pensando já nas provas que se seguem, tanto a nível nacional como a nível internacional nesta reta final de época de 2021, que termina em novembro.

Ricardo Batista realizou um segmento de natação integrado no grupo da frente, o que lhe possibilitou a saída para o ciclismo no 1ºgrupo, terminando com uma corrida bastante boa, tendo em conta o seu atual momento de forma. A destacar também que foi o primeiro Campeonato da Europa de Triatlo em Elites realizado pelo atleta do Clube de Natação torrejano. O atleta francês Connix sagrou-se Bi-Campeão Europeu de Triatlo na distância olímpica, com uma grande disputa no final da prova com os atletas espanhóis presentes nesta competição.

Para o técnico Paulo Antunes, a recuperação de Ricardo Batista tem sido fantástica, graças ao empenho do atleta, e por isso novas conquistas se avizinham continuando o seu percurso.

Entretanto, nos próximos dias 30 de setembro a 3 de outubro, mais 2 atletas do Clube de Natação de Torres Nova, João Nuno Batista e Gustavo do Canto vão marcar presença no Campeonato da Europa de Triatlo em Youth (Cadetes) que se realiza em Alanya na Turquia.

Fonte: Clube de Natação de Torres Nova

“Antarte-Feirense/Rafael e Bruno Silva no top 30 no Paris-Chauny”


Bruno Silva numa das ‘côtes’ pontuáveis para o Prémio da Montanha

 

Fotos: CD Feirense e Paris – Chauny 

Foi auspiciosa a prestação da equipa Antarte-Feirense na clássica Paris-Chauny na distância de 205 Km disputados em 4h30m á média de 45,527 km/h, naquela que foi a primeira de quatro provas que a equipa vai disputar em França.

A corrida foi decidida ao sprint e a vitória sorriu ao belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), sendo que Rafael Silva e Bruno Silva finalizaram no Top 30 em 28º e 29º lugares, respetivamente.


Nota final para a não participação de Vicente De Mateos, que estava previsto participar na corrida francesa, mas devido a um erro de validação do certificado digital do teste PCR foi impedido de embarcar para França. A situação já está clarificada e a equipa já poderá contar com o seu chefe de fila nas próximas competições em França.


 

Classificação 71º Paris – Chauny:

 

1º Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) 4:30:38

2º Alberto Dainese (Team DSM) mt

3º Andrea Pasqualon (Intermarché-Wanty-Gobert Matérieux) mt

...

28º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +20

29º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +20

77º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +1:48

104º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +1:12


Declarações de Rafael Silva: “Foram 205 km feitos num “tirinho” Estamos cansados, mas satisfeitos, cheguei no grupo da frente e por sorte evitei a queda. Sexta e sábado há mais”.

Declarações de Bruno Silva: “Dia de clássica, 205 km em 4h30 foram uma nova experiência. Foi um dia a salvo de quedas, onde fizemos o melhor possível!”

Na opinião do diretor desportivo Joaquim Andrade: "Foi uma boa prova, com uma boa prestação da maioria da equipa. Pena a queda na última aproximação à meta, que impediu o Rafael de disputar de disputar os primeiros lugares no sprint final. De qualquer forma, faço um balanço positivo e um bom dia de ciclismo que também serviu de preparação e adaptação para as nossas próximas competições aqui em França".


Próximas competições Antarte-Feirense:

 

01/10 – 25ème Route Adélie de Vitré (1.1) https://routeadelievitre.com/ 

02/10 – 21ème Classique Loire-Atlantique (1.1) http://www.classic-loire-atlantique.com/

09/10 – 49ème Tour de Vendée (1.1) https://www.tourdevendee.fr/

Fonte: Antarte-Feirense

“Semana de ciclismo em dose dupla para seguir no Eurosport”


Entre 28 de setembro e 3 de outubro, os fãs de ciclismo vão poder seguir em direto a Volta à Sicília e a Volta à Croácia, o Paris-Roubaix feminina e masculina são emitidos em direto no fim-de-semana

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Mesmo com as três ‘Grandes Voltas’ já cumpridas, a temporada de ciclismo tem ainda muito para oferecer e o Eurosport é o canal ideal para seguir as principais competições desta modalidade emocionante. A semana promete, e a partir desta terça-feira, as tardes no Eurosport são dedicadas à Volta à Sicília e à Volta à Croácia. Sensivelmente a partir do meio-dia junte-se à emissão do canal para muitas horas de muita ação e entretenimento.

Entre 28 de setembro e 1 de outubro cumpre-se a 2.ª edição da Volta à Sicília. Durante quatro dias, a pequena ilha italiana vive as emoções de um pequeno Giro com a sua própria volta. Depois da estreia no calendário em 2019, a competição viu-se impedida de seguir por causa da pandemia. Agora, no regresso à ação, conta com equipas de peso como a Trek-Segagredo, Movistar, UAE-Team Emirates ou Israel Start-Up Nation e ciclistas de renome como

Alejandro Valverde, Romain Bardet, David de la Cruz, Marc Soler ou Vincenzo Nibali. A Volta à Sicília é composta por 4 etapas e um total de 712 quilómetros. A partida acontece em Avola e a meta final fica em Mascali, perto do vulcão Etna.

Esta terça-feira começa também mais uma edição da Volta à Croácia, uma corrida que faz parte do Circuito Europeu da UCI desde 2007. Durante seis dias, o pelotão terá de cumprir mais de 1000 quilómetros de estradas que passam por cenários de grande beleza natural. A Volta à Croácia parte de Ozijec rumo a Varazdin e termina dia 3 de outubro na cidade de Zagreb. Matej Mohoric, Mikel Landa ou Tobias Foss são alguns dos ciclistas mais bem cotados que participam nesta edição, assim como o britânico Simon Yates, que tenta revalidar o título conquistado em 2019.

Para além destas excelentes competições, o Eurosport emite ainda a clássica Eurométropole Tour, na Bélgica, na quarta-feira, às 20:00h. Para o fim de semana está reservada a Paris- Roubaix, um dos cinco ‘Monumentos’ da temporada. Sábado o Eurosport emite a corrida das senhoras às 14:15h. Para domingo está reservada a corrida masculina, a não perder no Eurosport 1, a partir das 09:55h, numa emissão de seis horas e meia com muita animação garantida pela equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e José Azevedo.

Para mais detalhes de programação consulte o site www.eurosport.pt

 

Sobre Eurosport

O Eurosport é o canal desportivo referência na Europa criando conexões com os fãs e atletas em torno dos maiores e melhores eventos desportivos do mundo. Como Casa dos Jogos Olímpicos na Europa, o Eurosport proporcionou a derradeira experiência de uns Jogos em PeyongChang 2018 alcançando recordes de audiência nas diferentes plataformas do canal, tanto linear e digital. O Eurosport é igualmente a Casa do Ciclismo, dos torneios de Grand Slam de Ténis e dos Desportos de Inverno. Os seus canais

- Eurosport 1 e Eurosport 2 - chegam cumulativamente a 242 milhões de subscritores em 75 mercados da Europa, Ásia, África e Médio Oriente. O Eurosport.com é o site desportivo mais visto da Europa, com uma média de 42 milhões de utilizadores individuais por mês, para além da Aplicação Eurosport (disponível para iOS e Android), que permite ver o Eurosport on line, em qualquer lugar a qualquer altura, em smartphones ou tablets. Os eventos Eurosport são únicos pela gestão e promoção de eventos desportivos internacionais. Mais informação disponível em www.eurosport.com

Fonte: Discovery Networks

“Agenda de Ciclismo”


Encontro Nacional de Escolas de BTT e Estrada realiza-se no próximo fim de semana

 

Por: Ana Nunes

O Encontro Nacional de Escolas está agendado para os dias 2 e 3 de outubro, em Almeirim. No próximo domingo irão ainda discutir-se a 3.ª Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), em Melgaço, e a 3.ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em Castelo de Vide.

É já no próximo fim de semana que se irá realizar um dos momentos altos da época velocipédica em Portugal, o Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo. Este evento irá decorrer entre os dias 2 e 3 de outubro, em Almeirim, no distrito de Santarém.

Este será um fim de semana que promete proporcionar muita animação para os escalões mais jovens, que terão a oportunidade de conviver e praticar ciclismo. Em competição vão estar as categorias de Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis, nas vertentes de estrada e BTT.

No sábado, dia 2 de outubro, o programa terá início pelas 16h00, ao passo que no domingo, dia 3 de outubro, as actividades se iniciam às 09h00.

Este primeiro fim de semana do mês de outubro terá ainda, na vertente de BTT, a 3.ª Taça de Portugal de XCM – 5.ª Maratona BTT Vila de Melgaço, com partida e chegada no Centro de Estágios de Melgaço.

Os atletas que vão participar na Maratona Elite terão pela frente 81km. Já aqueles que vão disputar a prova de Maratona Curta vão ter de percorrer uma distância de 50 km. O início da prova está marcado para as 09h30, no domingo. A chegada do primeiro atleta está prevista para as 13h30.

Também no dia 3 de outubro, irá discutir-se a 3.ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre. Em competição vão estar as categorias de cadetes, elite, masters e e-bikes, nos setores masculino e feminino. Já as categorias de juniores e master 30, 40, 50, 60, serão realizadas apenas no setor masculino.

Os treinos oficiais vão realizar-se entre as 07h30 e as 09h30, sendo que a prova terá início pelas 10h00.

 

Mais eventos oficiais:

 

3 de Outubro: E#3 SMG – Circuito Pico d’Água, São Miguel, Açores

3 de Outubro: Taça Famosangra - #6 – Fontinhas – Serra do Cume

3 de Outubro: 3.ª Taça da Madeira de XCO – Terreiros 2021, Santa Cruz

3 de Outubro: 2.ª Encontro de Escolas de BTT – Terreiros 2021

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com