sábado, 23 de março de 2024

“volta ao Alentejo 5ª etapa”


Na Praça da República, em Nisa, será dado o tiro de Partida para a derradeira tirada. Neste 24 de março, “domingo de ramos”, a etapa mais longa da prova, com 187,9 quilómetros culminará no centro histórico de Évora onde a Praça do Giraldo vai aplaudir, e consagrar, os principais pro- tagonistas da “Alentejana”.

Fonte: Podium

“O pensamento do dia…”


“Seleção Nacional/Telmo Pinão 15.º contrarrelógio de um quilómetro”


Por: Vasco Moreira

Telmo Pinão voltou à pista este sábado no Campeonato do Mundo de Paraciclismo de Pista, no Brasil, após um dia sem competição, e terminou no 15.º lugar da prova de contrarrelógio de um quilómetro da categoria C2 masculinos.

No Rio de Janeiro, o paraciclista luso competiu esta tarde na qualificação do contrarrelógio de um quilómetro e falhou o acesso à final, tendo registado o 15.º melhor tempo da prova, com 1”22’681. O melhor registo da qualificação pertenceu ao francês Alexandre Léauté, que percorreu o quilómetro em 1”08’383.

"O balanço é positivo. Claro que queremos sempre mais, mas a verdade é que a concorrência era muito forte. O Telmo esteve muito perto do seu melhor e amealhou pontos importantes para a qualificação para os Jogos Paralímpicos”, explicou José Marques, selecionador nacional de paracilismo.

Telmo Pinão volta a entrar em prova este domingo, no último dia do Campeonato do Mundo de Paraciclismo de Pista. O paraciclista português vai competir no scratch, última prova da segunda sessão do dia, que vai também fechar a participação na disciplina olímpica do omnium.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Axel Laurance vence ao sprint quinta etapa da Volta à Catalunha”


Jovem ciclista francês levou a melhor sobre Marijn van den Berg e o compatriota Bryan Coquard

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista francês Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck), campeão mundial sub-23 de fundo, conquistou esta sexta-feira a quinta etapa da Volta à Catalunha, que continua a ser liderada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O promissor francês, de 22 anos, impôs-se no final dos 167,3 quilómetros entre Altafulla e Viladecans, batendo ao sprint o neerlandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) e o compatriota Bryan Coquard (Cofidis), respetivamente segundo e terceiro.

Com as mesmas 3:36.05 horas do vencedor cortou a meta Tadej Pogacar, que manteve a liderança da geral, na qual João Almeida segurou o 10.º lugar.

Numa jornada calma para os homens da geral, o português da UAE Emirates também chegou integrado no grupo da frente, cortando a meta com o mesmo tempo de Laurance.

Assim, Pogacar lidera com 2.27 minutos sobre o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step), que é segundo, com o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) em terceiro, a 2.55.

Almeida continua a fechar o top 10, a 3.52, após uma jornada em que a única alteração entre os 10 primeiros foi protagonizada por Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), que foi bonificar para ultrapassar Wout Poels (Bahrain Victorious) e subir a sétimo.

No sábado, a sexta etapa é o último verdadeiro teste à liderança de Pogacar, já que os 154,7 quilómetros entre Berga e Queralt incluem uma subida de categoria especial e duas de primeira, a última das quais a coincidir com a meta.

Fonte: Record on-line

“Madalena Almeida termina Taça da Europa de Quarteira de triatlo no 21.º lugar”


Prova foi vencida pela alemã Lisa Tertsch

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Triatlo/Facebook

A portuguesa Madalena Almeida foi este sábado 21.ª classificada na prova de elites femininos da Taça da Europa de Quarteira de triatlo, que foi vencida pela alemã Lisa Tertsch.

"[O 21.º lugar] É bom. O meu objetivo era fazer o máximo de pontos possível, gostava de ter ficado um bocadinho mais à frente, mas estou satisfeita", disse a triatleta lusa, que registou um tempo de 2:02.14 horas, a 5.22 minutos da vencedora.

Madalena Almeida fechou o percurso de natação (1.500 metros) no 31. ° lugar, a 1.03 minutos da liderança.

"Não me senti como queria na natação, saí um bocadinho mais atrás do que estava à espera", reconheceu a atleta, que se posicionou no terceiro grupo de corredoras para o setor de ciclismo.

A distância para a dúzia de triatletas que seguia na frente foi aumentando progressivamente durante os 40 km de bicicleta e a atleta lusa era 20. °, a 3.03 minutos das primeiras, na transição para o segmento de atletismo.

Na corrida de 10 km, a diferença para as melhores aumentou, apesar do esforço da atleta portuguesa.

"O ciclismo foi duro, porque o grupo não se estava a entender muito bem, acabámos por perder tempo, e na corrida foi só dar tudo. Obrigada a todos os que me apoiaram, porque foi incrível", disse, agradecendo o apoio do público português que encheu as ruas de Quarteira, no distrito de Faro.

Madalena Almeida, 204.ª no ranking mundial, está fora da qualificação para Paris'2024, mas já pensa em Los Angeles'2028.

"Depois de acabar o período de qualificação para Paris'2024, é apostar em Los Angeles'2028 e espero estar lá. É continuar, começar a participar em Taças do Mundo, fazer o máximo de pontos possível, ser consistente durante estes quatro anos", frisou a atleta de 25 anos.

Lisa Tertsch, quinta no ranking mundial, que esteve sempre entre no grupo principal nos dois primeiros segmentos, acabou por fazer a diferença na última das quatro voltas de corrida no calçadão de Quarteira, à beira-mar.

A germânica concluiu a prova em 1:56.52 horas, superando a francesa Cassandre Beaugrand, segunda classificada a cinco segundos, e a britânica Georgia Taylor-Brown, terceira a 12 segundos.

"Esta vitória significa que treinei bem no inverno e que o meu momento de forma é positivo. Foi uma prova dura, tentei sempre estar entre as primeiras. Foi uma boa preparação e espero que seja um bom prenúncio para a minha participação nos Jogos Olímpicos", referiu Lisa Tertsch.

Hoje decorre a prova de elites masculinos da Taça da Europa de Quarteira, com oito atletas portugueses. No domingo, realizam-se as provas de juniores masculinos e femininos.

No total, mais de 300 atletas de 30 países competem na prova marcada para aquela cidade do município de Loulé, no distrito de Faro.

Fonte: Record on-line

“Sabgal / Anicolor disputa amanhã a última etapa da Volta ao Alentejo”


Fotos: Matias Novo e Podium Events

Disputou-se hoje a 4.ª Etapa da Volta ao Alentejo, onde Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi o melhor classificado na chegada ao sprint a Castelo de Vide. Concluiu os 147,7 km na 13.ª posição e é agora o corredor da estrutura de Águeda melhor colocado na Geral, a 34 segundos do novo líder, Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), também ele vencedor da etapa de hoje. A tirada deste sábado não saiu conforme estava previsto para a equipa, mas ainda falta o dia de amanhã e tudo pode acontecer. 


Em dia de etapa-rainha, com a partida de Monforte, as seis contagens de montanha fizeram mossa, havendo várias fugas numerosas, com o próprio pelotão a partir várias vezes na sequência do grau de dificuldade da viagem. Aos 125 km o pelotão rolava compacto, mas um grupo de sete ciclistas aventurou-se e escapou para atacar os últimos quilómetros. Resistiram cinco para os derradeiros metros, que discutiram o triunfo no sprint final.

A equipa fez bem o seu trabalho, mas alguns contratempos impediram que Luís Mendonça fosse além do 13.º lugar, chegando 24 segundos depois do vencedor do dia, novo Camisola Amarela. Foi uma tirada dura, onde a estrutura de Águeda tudo fez para finalizar com o melhor resultado e é com essa convicção que o grupo parte amanhã para o último dia da corrida. 


“Foi uma etapa bem disputada, a equipa não alcançou os objetivos a que nos propusemos. Tivemos alguns contratempos, alguns percalços, mas amanhã é a última etapa e tudo faremos para ter um bom resultado e poder sair da Volta ao Alentejo com uma boa prestação”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 

Amanhã será a derradeira etapa da 41.ª Volta ao Alentejo, onde o pelotão vai percorrer 187,9 km, a tirada mais longa desta edição, numa viagem que liga Nisa (partida às 11H00) a Évora (chegada prevista para as 15H43). Pelo caminho há um Prémio de Montanha de 4.ª categoria e três Metas Volantes. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

41.ª VOLTA AO ALENTEJO 

4.ª ETAPA: Monforte – Castelo de Vide» 147,7 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), 03h42m46s 

2.º Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt 

3.º Abner González (Efapel Cycling), mt 

13.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 24s 

31.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 58s 

51.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 11m58s 

53.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

56.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

62.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 14m20s 

69.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa) 

1.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), 16h07m29s 

2.º Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 04s 

3.º Abner González (Efapel Cycling), a 06s 

12.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 34s 

27.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 01m08s 

51.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 12m01s 

54.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 12m08s 

55.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

62.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 14m30s 

63.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

1.ª Efapel Cycling, 48h23m48s 

13.ª Sabgal / Anicolor, a 12m29s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

1.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), 53 Pontos 

8.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 19 Pontos 

18.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 9 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

1.º Francisco Guerreiro (Kelly-Simoldes-UDO), 23 Pontos 

7.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 7 Pontos 

21.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“CRP Ribafria vence com dobradinha Volta ao Concelho de Almodôvar”


CRP Ribafria vence individual e coletivamente a XVI Volta ao concelho de Almodôvar

 

Decorreu no dia 16 e 17 de março de 2024, a XVI volta em bicicleta ao concelho de Almodôvar, uma das provas com mais mítica no calendário nacional master e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais.

Nesta edição marcaram presença 154 atletas em representação de 17 equipas nacionais, e que marcou uma das edições mais emocionantes de sempre, com a luta sempre acesa pela vitória até ao último segundo.


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria (Benedita), Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta competição com onze ciclistas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Paulo Pereira, Ricardo Sequeira, Hélder Loureiro, Humberto Pereira, Fábio Aguiar e Hélder Azevedo).

A primeira etapa e início da XVI Volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 16 março, uma etapa de 105 km, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santo Amaro.

A partida para a etapa foi dada às 14h30, com o pelotão sempre muito nervoso e rodando sempre a grande velocidade. Sensivelmente à passagem dos 20 km percorridos, João Letras foi vítima de queda, mas rapidamente com a ajuda de alguns colegas de equipa, reentrou no pelotão.


Quando estavam percorridos cerca de 50 km de corrida e a faltar cerca de 18 km para o 2º prémio de montanha da etapa, a equipa do CRP Ribafria assumiu o comando do pelotão colocando todos os seus atletas na frente da corrida.

 Na subida para o 2º prémio de montanha surgiram várias tentativas de ataque, com resposta pronta pela equipa do CRP Ribafria, que viria novamente a ter azar, com uma queda de Hélder Azevedo por abalroamento de outro atleta, ficando com ele Fábio Aguiar a Ricardo Sequeira, na tentativa de poderem entrar no pelotão, o que não viria a acontecer.

No final da Subida, João Letras com mais 2 atletas conseguiram ganhar alguma distância para o pelotão, que rapidamente se transformou numa fuga dos três, pois no grupo reduzido perseguidor, estavam três atletas do CRP Ribafria, que não colaboraram para anular a fuga, tentando proteger o João Letras.


A fuga dos três atletas vingou e chegou a ter um minuto de vantagem a cerca de 5 km da meta, altura em que reduziram o ritmo, mas ainda assim, sem o grupo perseguidor conseguir anular a fuga até a meta.

Os três fugitivos discutiram a vitória entre si ao sprint no alto de Santo Amaro, com João Letras a levar a melhor perante os seus adversários, e a vencer a 1º etapa, conquistando a camisola amarela, mas sem diferença de tempo entre os 3 atletas.

O grupo perseguidor composto por 8 atletas, onde estavam Hélder Loureiro, Paulo Pereira e Paulo Simões, cortaram a meta com uma diferença de 27 segundos, conquistado Paulo Simões a camisola Azul, líder M40 e coletivamente conquistando o 2º lugar com o mesmo tempo da equipa vencedora.


A segunda etapa decorreu na manhã de 17 março, composta por 74 km, com partida na localidade de Gomes Aires e chegada ao Alto de Santa Clara a Nova (Santinha).

A equipa do CRP assumiu o controlo da corrida, tentando proteger e defender a camisola amarela de João Letras. A corrida rodou sempre a grande velocidade, com vários ataques, principalmente pelas equipas do 2º e 3º classificado, na tentativa de desfragmentar a equipa do CRP Ribafria e fragilizar a defesa da camisola amarela.


Apesar de ter perdido um elemento aos 20 km, Jorge Marques, devido a furo, a equipa do CRP Ribafria esteve irrepreensível, anulando todas as tentativas de fuga, e a faltar cerca de 30 km para a meta, assumindo totalmente o comando do pelotão.

A chegada viria novamente a ser disputada no alto ao sprint, pelos mesmos três atletas, com João Letras a conseguir vencer os seus adversários, cortando a meta em 1º lugar, mas uma vez mais, sem diferença de tempo para os seus adversários, continuando líder e de camisola amarela. Coletivamente a equipa foi a vencedora, com diferença de 20 segundos para a equipa segunda classificada. Paulo Simões também é líder M40.


A terceira e última etapa decorreu na tarde de 17 março, composta por 54 km, com partida na localidade de Rosário e chegada a Almodôvar.

A equipa do CRP Ribafria partiu para a última etapa com o intuito de ganhar a XVI volta ao concelho de Almodôvar, defendendo a camisola amarela, do líder da Geral Individual, João Letras, e tentando também vencer coletivamente.


Logo no início da corrida a equipa do CRP Ribafria voltou a assumir o controlo da corrida, estando uma vez mais irrepreensível na resposta aos vários ataques das equipas adversárias, principalmente as do segundo e terceiro classificado, não dando hipótese de fuga a nenhum atleta, protegendo o seu líder. João Letras viria uma vez mais a vencer a etapa ao sprint, vencendo a XVI volta ao concelho de Almodôvar e a equipa também vencendo coletivamente, mantendo os 20 segundos de diferença.


A equipa do CRP Ribafria saiu de Almodôvar com a vitória das 3 etapas, vitória a Geral Individual (camisola amarela), Vitória coletiva, vitória no escalão elites (camisola branca) e vitória no escalão M40 (camisola azul).

 Não podemos deixar de enaltecer a prestação e atitude dos atletas, estamos mesmo muito orgulhosos deles, não só pelos resultados obtidos, mas pela união, garra e determinação com que lutaram e pela evidência e destaque do CRP Ribafria e todos os patrocinadores.

Por último, toda a equipa dedica e oferece esta vitória em especial ao Paulo Pereira, porque para estar presente ao dispor da equipa, depôs da sua família pessoal e de uma data muito especial e comemorativa da sua mãe.

Fonte: Centro Recreativo e Popular da Ribafria




“Troféu Rui Costa 1ª etapa”


Gonçalo Costa é o primeiro líder do Troféu Rui Costa

 

Por: Vasco Moreira

Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a primeira etapa da primeira edição do GP dos Campeões - Troféu Rui Costa, na Póvoa de Varzim, e assumiu a liderança da classificação geral da prova que homenageia o ciclista poveiro.

O jovem da Academia Efapel de Ciclismo, que já tinha vencido a Prova de Abertura de Cadetes no último fim semana, voltou a destacar-se no pelotão da sua categoria com um triunfo ao sprint, tendo completado os 72,8 quilómetros da tirada com partida e chegada na Avenida Vasco da Gama em 1h49m51s.

O pódio ficou completo com Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna), segundo e terceiro classificados, respetivamente, com o mesmo tempo de Gonçalo Costa. O pódio da etapa reflete também a classificação geral da prova, na qual há seis ciclistas com o mesmo tempo.


Na classificação da juventude, o líder é Afonso Falcão, na montanha é Gonçalo Costa e nas metas volantes é Ivo Ribeiro (Paredes/Fortunna). Na classificação geral por equipas, destacou-se a Alenquer/GDM/Anipura.

As decisões ficam guardadas para domingo, numa segunda etapa com dois setores. Após um contrarrelógio de 12 quilómetros durante a manhã (partida às 9h30), em Laúndos, com final no Monte de São Félix, o pelotão vai percorrer oito voltas ao circuito Rui Costa durante a tarde (partida às 15h e chegada prevista para as 16h22), num total de 52 quilómetros, em Aguçadoura, terra natal do ciclista Campeão do Mundo em 2013.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Cinco anos depois Eduard Prades volta a sorrir em Castelo de Vide”


Etapa 4 - 23 de Março 2024

 

O corredor da Caja Rural/Seguros RGA, deu corpo a uma fuga de seis corredores, tendo Eduard Padres suplantado Francisco Peñuela (Rádio Popular/ Paredes/ Boavista) sob o risco da meta em Castro de Vide e arrebatado a camisola amarela ao seu companheiro de equipa Iuri Leitão.

O catalão de Alcanal/Tarragona conseguiu a vitória na etapa rainha da Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola, mercê de uma etapa muito bem corrida pela sua equipa. 

A Caja Rural/Seguros RGA deixou inteligentemente a parte inicial da corrida para a luta entre Francisco Guerreiro (Kelly/Simoldes/Oliveirense) e Joaquim Silva (Efapel Cycling) na disputa do Prémio da Montanha e depois atacar já na descida da última contagem a caminho das Carreiras.

Na frente formou-se um grupo de seis corredores onde Prades e Peñuela eram os melhores classificados, tendo todo o grupo trabalhado bem e conseguido manter uma diferença que rondou sempre os 25” e o trabalho atrás de Credibom/LA Alumínios/ Marcos Car e Sabgal/Anicolor não foi suficiente para anular a fuga.


Eduar Prades marcou bem o corredor venezuelano da Rádio Popular/ Paredes/ Boavista e nos últimos 250 metros inclinados no empedrado do Parque João Luz, em Castelo de Vide, e na última curva apresentou-se na frente de Peñuela e do porto-riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) para mercê das bonificações, com a vitória na etapa assumir a liderança da “Alentejana”.

A última vitória de “El Platano”, como é conhecido Prades, aconteceu em 19 de maio de 2019, quando triunfou na Geral da Volta a Aragão, em Espanha, alcançando, aos 37 anos, na “Sintra do Alentejo”, a décima segunda vitória na carreira profissional iniciada em 2009 na Volta ao Alentejo.

Em Castelo de Vide, Eduard Prades, era o rosto da felicidade, justificando que “joguei no momento certo para não ser surpreendido pelos meus adversários de fuga. Ganhar cinco anos depois é um grande alívio. Já ganhei uma etapa no Alentejo em Montemor-o-Novo. Para a última etapa parti tranquilo”, rematou.

Este domingo disputa-se a quinta e última da Volta ao Alentejo/Crédito Agrícola, que vai ligar Nisa (11h00) a Évora (15h43), a etapa mais longa da prova, com final na Praça da Giraldo. As bonificações nas metas volantes e na chegada, não deixando “El Plátano” dormir esta noite descansado.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com