quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

“Biniam Girmay vence Troféu Alcúdia”


Eritreu da Intermarché-Wanty-Gobert triunfou numa prova em que os portugueses ficaram longe da frente

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

Os quatro ciclistas portugueses tiveram esta quinta-feira um desempenho modesto no 15.º Troféu Alcúdia, do Challenge Maiorca, em Espanha, que foi vencido pelo eritreu Biniam Girmay Hailu (Intermarché-Wanty-Gobert).

Biniam Girmay, de apenas 21 anos, percorreu os 173,2 quilómetros, que se iniciaram e terminaram em Port d'Alcúdia, em 3:50.48 horas, à frente ao sul africano Ryan Biggons (UAE Emirates) e do italiano Giacomo Nizzolo (Israel Start-Premier Tech), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Por outro lado, André Carvalho (Cofidis) foi o melhor entre os ciclistas lusos, terminando na 40.ª posição com o mesmo tempo do vencedor, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 84.º colocado e Daniel Viegas (EOLO-Kometa) 99.º, ambos a 2,40 minutos. Já Iuri Leitão (Caja Rural) não concluiu a prova.

Fonte: Record on-line

“Colega de Egan Bernal hospitalizado após sofrer acidente na Colômbia”


Brandon Rivera foi encaminhado para a mesma clínica onde está o chefe de fila

 

Por: Record

Não está a correr propriamente da melhor forma a passagem da equipa INEOS pela Colômbia para preparar a nova temporada. Depois do grave acidente que atirou Egan Bernal para a mesa das operações na segunda-feira, hoje houve mais um acidente, agora a envolver o também colombiano Brandon Rivera.

De acordo com a imprensa local, Rivera terá sofrido uma fratura da clavícula - há suspeitas de que possa também ter partido o braço -, tendo sido encaminhado para o mesmo hospital no qual está de momento internado Bernal, a clínica da Universidad de la Sabana. Ainda não se conhecem detalhes sobre o acidente, sabendo-se apenas que ocorreu numa estrada secundária de Zipaquirá.

Fonte: Record on-line

“Equipa da Trek correu com fumos negros”


Em homenagem ao mecânico português Pepinho

 

Por: Ana Paula Marques

A equipa da Trek-Segafredo correu esta tarde em Maiorca com fumos negros nas mangas da camisola, em homenagem ao mecânico português, José Eduardo, mais conhecido no ciclismo e em especial entre os amigos por Pepinho, que morreu esta quarta-feira, aos 55 anos, vítima de ataque cardíaco.

José Eduardo era mecânico nesta equipa do World Tour há 11 anos e no início desta semana tinha regressado a Portugal, depois de ter integrado o estágio de pré-temporada da equipa.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Amy Pieters continua inconsciente um mês depois do acidente”


Por: FB // AJO

A ciclista neerlandesa Amy Pieters continua inconsciente e a sofrer de lesões cerebrais graves, um mês depois do acidente sofrido em Espanha, anunciou hoje sua equipa, Team SD Worx.

"A ciclista Amy Pieters foi assistida num hospital neerlandês durante várias semanas depois da queda sofrida em treino em Espanha, imediatamente antes do Natal", refere o comunicado da Team SD Worx.

"Ainda há poucas alterações a assinalar sobre a situação, vivida como incerta pela família", prossegue a equipa, indicando que Amy "respira sem assistência, mas atualmente não está consciente".

No final de dezembro, Amy Pieters foi operada às lesões na cabeça e colocada em coma, no hospital de Alicante, Espanha.

O acidente deu-se aquando de um treino de equipa na região de Calpe, a norte de Alicante, e foi provocado por toques entre as bicicletas de elementos da equipa.

Em 06 de janeiro Amy Pieters foi levada para um hospital nos Países Baixos.

A ciclista, de 30 anos, é uma especialista de provas de pista, tendo sido por duas vezes campeã do Mundo de Madison (2020, 2021), com Kirsten Wild.

Foi também campeã europeia de estrada em 2019.

Fonte: Lusa

“Este fim de semana conhecemos os novos campeões do mundo de ciclocrosse”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Este fim de semana realiza-se mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse da UCI, competição que reúne em Fayetteville, Arkansas, nos EUA, cerca de 300 dos melhores corredores do planeta, e vai poder seguir toda a ação em direto no Eurosport.

Depois de Louisville, em 2013, esta é apenas a 2.ª vez em mais de 70 anos de competição que os Estados Unidos acolhem uns Mundiais de Ciclocrosse. Fayetteville também foi a primeira cidade do país a receber a designação de ‘Bike City’ pela UCI.

Pela primeira vez em oito anos, os Mundiais não vão contar com a presença dos campeões Mathieu van der Poel (2015, 2019, 2020 e 2021) e Wout van Aert (2016, 2017 e 2018), figuras que praticamente dominaram a última década da competição. O holandês van der Poel terminou a temporada mais cedo do que o previsto devido a dores lombares e passou também por uma cirurgia ao joelho. Já a belga Van Aert falha por opção, preferindo concentrar-se nas provas de estrada, nomeadamente nas Clássicas da Primavera.

Apesar da ausência destes dois favoritos à conquista da camisola arco-íris, não faltará espetáculo e abre-se assim a porta a outros atletas. O vencedor da Taça do Mundo, Eli Iserbyt, Tom Pidcok, Toon Aerts, Michael Vanthourenhout ou Lars van der Haar são alguns dos atletas apontados como principais candidatos a subir ao pódio em Fayetteville.

Nas senhoras, Lucinda Brand procura reconquistar o título mundial depois da vitória em 2021 em Ostende, na Bélgica. Terá rivais de peso como Marianne Vos, sete vezes campeã do mundo, Blanka Kata Vas, Clara Honsinger ou Maghalie Rochette.

A prova feminina pode ser vista este sábado, em direto, a partir das 20:25h, no Eurosport 2, enquanto a prova masculina tem transmissão garantida este domingo, também no Eurosport 2, para seguir em direto a partir das 20:25h. Os comentários ficam a cargo de Frederico Bártolo e Luís Beltrão.

 

Horários:

 

28 de janeiro – Prova Feminina – 20:25H 

29 de janeiro – Prova Masculina – 20:25H 

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com