quarta-feira, 7 de julho de 2021

“82ª Volta a Portugal Santander”


A maior competição de ciclismo nacional está a chegar

 

Falta menos de um mês para a Volta a Portugal em Bicicleta Santander regressar à estrada. Enquanto não é apresentada oficialmente a competição que vai decorrer entre 4 e 15 de agosto, a Podium, empresa responsável pela organização, está a agradecer o apoio recebido por todos os parceiros comerciais durante o período em que não foi possível levar a competição para a estrada devido à pandemia.

Mantendo forte ligação ao evento, os Jogos Santa Casa foram uma das marcas que apoiou a organização nessa fase mais difícil confiando nas capacidades da Podium e acreditando que a empresa pode elevar ainda mais esta prova tão importante para o desporto e, em particular, para o ciclismo português.

O regresso da Volta em 2021 é para Maria João Matos, Diretora de Comunicação e Marcas da SCML, a normalização a acontecer. "Depois de um período extremamente difícil para o desporto, é com satisfação que acompanhamos o regresso à estrada de um evento icónico como é a Volta a Portugal em bicicleta. É também com grande sentido de compromisso que os Jogos Santa Casa reiteram o seu apoio a este grande evento nacional. Estaremos novamente com a Camisola da Juventude, reconhecendo a importância do apoio aos escalões mais jovens no desporto e com a atribuição do Prémio “Melhor Português”, alinhado com o apoio ao talento nacional da marca”.

Com uma nova falange de utilizadores e amantes das duas rodas a pedal, - nunca se venderam tantas bicicletas em Portugal, seremos cada vez mais a acompanhar “os bravos do pelotão” na 82ª Volta a Portugal Santander. Contamos com todos!

Veja o vídeo Jogos Santa Casa de apoio à Volta a Portugal e ao ciclismo em: https://www.volta- portugal.com  

Fonte: Podium

“Tour: Tony Martin se aposenta após sofrer uma forte queda”


Outra baixa para o Jumbo Visma”

 

Por: José Morais

Foto: Eurosport

Mais uma saída do Tour de França, desta vez foi o alemão Tony Martin da Jumbo Visma, que abandonou, depois de ter sofrido hoje na 12ª etapa uma forte queda, ao quilómetro 25 entre Sorgues e Malaucène, uma etapa de 198,9 quilómetros.

O campeão mundial de testes, o ciclista de 26 anos da Jumbo Visma, Tony Martin foi obrigado a desistir após a queda com ferimentos muito sangrentos, foi conduzido ao hospital, estando no momento da assistência médica consciente, foi mais um infortúnio para o ciclista veterano alemão, que este foi o terceiro acidente que sofreu neste Tour em 26 de junho em Brest, na primeira etapa, quando chocou com um cartaz que uma espetadora empunhava, imagem que correu mundo, originando a sua queda, e sendo ainda atropelado por diversos ciclistas seus colegas de profissão.     

Esta é mais uma baixa para a Jumbo Visma, Tony Martin fazia a sua 13ª participação no Tour de França, sendo o seu 5º abandono, podemos considerar para a Jumbo Visma outra derrota, já que o seu líder também abandonou, e um dos principais da equipa, o esloveno Primoz Roglic.

“Cavendish está "muito cansado" mas promete continuar em prova até Paris”


Ciclista britânico prometeu ao diretor da Volta a França que não vai abandonar

 

Por: Lusa

Foto: REUTERS

O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) confessou esta quarta-feira que prometeu ao diretor da Volta a França que não vai abandonar a prova, apesar das dificuldades sentidas para chegar dentro do controlo nas etapas de montanha.

Depois de, no domingo, ter chegado ao alto de Tignes, em lágrimas, a pouco mais de um minuto do fecho do controlo, esta quarta-feira o corredor de 36 anos teve uma jornada mais tranquila, apesar da dupla ascensão ao Mont Ventoux, cortando a meta sete minutos antes do tempo estipulado para finalizar a 11.ª tirada e 40.40 minutos depois do vencedor, o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma).

"Sabíamos que não ia ser tão próximo do limite do controlo como no domingo, mas também sabíamos que tínhamos de passar todo o dia concentrados para evitá-lo. Os meus companheiros estiveram comigo, a ajudar-me nas subidas e nas descidas", notou 'Cav', que na 11.ª tirada foi 'escoltado' pelo seu habitual lançador, o dinamarquês Michael Morkov, e ainda por Davide Ballerini, Tim Declercq e Dries Devenyns.

O camisola verde, que na quinta-feira poderá igualar o recorde de vitórias do belga Eddy Merckx (34), no final da ligação de 159,4 quilómetros entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Nîmes, confessou estar "muito cansado".

"Suponho que o estamos todos. Fiz muitas Voltas a França e garanto que esta está a ser uma das mais duras", disse o sprinter britânico, a cumprir a sua 13.ª participação na Grande Boucle.

'Cav' revelou ainda que deu a sua palavra ao diretor da prova, Christian Prudhomme, que não abandonará a 108.ª edição do Tour, que termina em 18 de julho, em Paris.

"Expliquei-lhe que amo esta corrida. Sou um homem de palavra, pelo que não penso desistir: continuarei a lutar tudo o que puder", assegurou.

O segundo ciclista mais vitorioso da história da Volta a França lembrou ainda que, lá por ter vencido três etapas até ao momento nesta edição, não é garantido que celebre novo triunfo na quinta-feira, porque "não é fácil" ganhar.

Fonte: Record on-line

“Tour: Van Aert vence 11.ª etapa em solitário e Pogacar consolida amarela”


Por: AMG

O ciclista belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) fugiu hoje para a vitória na 11.ª etapa da Volta a França, que incluiu uma dupla subida ao Mont Ventoux, com Tadej Pogacar (UAE Emirates) a reforçar a liderança da geral.

O campeão belga, que integrou a fuga do dia, isolou-se na segunda ascensão ao Ventoux e rumou em solitário até à meta, cumprindo os 198,9 quilómetros entre Sorgues e Malaucène em 05:17.43 horas, diante do francês Kenny Elissonde e do holandês Bauke Mollema, ambos da Trek-Segafredo, que cortaram a meta a 01.14 minutos do vencedor.

Na geral, Tadej Pogacar (UAE Emirates) consolidou a sua camisola amarela, graças à má jornada do australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën), com o colombiano Rigoberto Úran (EF Education-Nippo) a ascender à segunda posição, a 05.18 minutos, e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a fechar o pódio, a 05.32.

Na quinta-feira, os ‘sprinters’ voltam a ter uma oportunidade nos 159,4 quilómetros de ligação entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Nîmes, ponto final da 12.ª etapa.

Fonte: Lusa

“Volta a Portugal do Futuro começa esta quinta-feira”


Da Capital das Bicicletas ao Norte Alentejano

 

A 28ª Volta a Portugal do Futuro, a mais importante competição de ciclismo de estrada para a categoria sub23, começa esta quinta-feira, 8 de julho, e decorre até ao próximo domingo, dia 11.

Entre Águeda e Castelo de Vide, respetivamente ponto de Partida e Final de prova, serão percorridos por um pelotão de 95 corredores quase 500 quilómetros.

As 15 equipas participantes (doze portuguesas e três espanholas) começam por fazer o Circuito de Águeda. A partida será dada às 11h50, no Largo do Mercado. O final da etapa inaugural está previsto para pouco depois das 15 horas, após 133 quilómetros. A Avenida 25 de Abril será o local das Metas Volantes e haverá quatro contagens para o Prémio de Montanha de 4ª categoria em Belazaima do Chão.

No segundo dia, a prova tem partida e chegada em Cernache do Bonjardim, que pertence ao município da Sertã. Serão percorridos 120,6 quilómetros e haverá Metas Volantes em Ferreira do Zêzere, Sertã e Pedrógão Grande, além de quatro Prémios de Montanha de 3ª categoria.

A terceira etapa, no sábado 10 de julho, com 162,7 quilómetros tem partida e chegada em Ponte de Sor. As Metas Volantes estarão em Foros do Arrão, Galveias e Vale de Açor. Neste dia, haverá apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

Para o fim, a 28ª Volta a Portugal do Futuro reserva duas etapas em Castelo de Vide. A jornada dupla de domingo, 11 de julho, começa pela manhã na vila alentejana com um percurso de 57,9 quilómetros que passa, no Cabeço de Mouro, Prémio de Montanha de 2ª categoria e uma Meta Volante em Portalegre.

À tarde, parte do trajeto do contrarrelógio que foi decisivo na recente Volta ao Alentejo, será percorrido individualmente pelo que restar do pelotão. A luta contra o cronómetro será desta vez de apenas 3,9 quilómetros, mas tem incluída a subida à ermida da Sr.ª da Penha. Será aí, no alto da Serra de S. Paulo sobranceira a Castelo de Vide que será conhecido o vencedor desta edição.

Joaquim Gomes, diretor da prova e antigo ciclista, refere-se à 28ª Volta a Portugal do Futuro como uma competição abrangente. “O percurso é muito diversificado e vai ao encontro das diversas características dos corredores. No último dia a vamos ter um percurso com importante grau de exigência, no qual os ciclistas terão pela frente a ermida da Sr.ª da Penha. Atendendo ao grau de exigência da etapa, teremos na liderança da prova os melhores representantes do escalão sub-23. A prova apresenta também um formato inédito, uma vez que teremos partidas e chegadas de etapas anos mesmos locais”.

Em 2019, último ano de realização da prova, Emanuel Duarte, da equipa LA Alumínios/ LA Sport, foi o vencedor. Quem sucederá ao português nesta 28ª Volta a Portugal do Futuro?

Fonte: Podium

“Ciclismo Feminino, começa a ser mais popular”


4ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa dia 11 de julho

 

Por: José Morais

Fotos: Organização

Quem pensa que o ciclismo é apenas para homens está enganado, o ciclismo feminino começa a ter cada vez mais expressão, e ser mais popular, mas o mesmo impõe-se um maior conhecimento acerca da competição, seja a nível internacional, ou nacional. 

Para Portugal a ciclismo feminino em Portugal ainda está muito longe do que se passa noutros países, a poucas equipas que temos são todas amadoras, e para as ciclistas portuguesas tem como complemento o trabalho, outra profissão, ou os estudos, e das equipas nacionais, muitas possuem um misto de estrada, juntamente com o XCM ou o XCO.


Porem, apesar das poucas equipas femininas, também são escassas a competições para as mesmas, por isso são sempre bem-vindas, e temos de apoiar e divulgar as mesmas quando surgem as mesmas.

O Troféu Feminino da Beira Alta é uma competição organizada pela Associação de Ciclismo da Beira Alta, que na sua primeira edição, contará para a pontuação do ranking da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino - Jogos Santa Casa, edição de 2021, com a prova velocipédica na Vila de Penalva de Castelo.


O distrito de Viseu, em Penalva do Castelo recebe assim a 4ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, a qual será a última prova da Taça de 2021, sendo dada a partida pelas 9:50, dividida em três escalões, consoante o escalão que conhecem.

As cadetes e as masters 30,40 e 50, irão fazer 2 voltas com 37,8 quilómetros. As juniores irão fazer 3 voltas, num total de 56,7 quilómetros. E as ciclistas elites e sub-23, terão 4 voltas para percorrer num total de 75,6 quilómetros.









Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com