terça-feira, 20 de junho de 2023

“Mais de 80 motos e automóveis clássicos no maior Rider de sempre”


Fotos: Joel Araújo

O Rider, o passeio de motas e automóveis clássicos organizado pelo Museu do Caramulo, foi para as estradas da Região Centro e do Planalto Beirão nos dias 9, 10 e 11 de Junho.

Com mais de 80 participantes provenientes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos, o primeiro dia do Rider foi marcado pela chuva, que pôs à prova a destreza e resistência de máquinas e condutores em duas e quatro rodas.

O desafio foi amplamente superado, por máquinas tão distintas como o Chevrolet Corvette Stingray, o Alfa Romeo GT Júnior 1300 Scalino, o Ferrari 400i ou o Rolls-Royce de 1961 que pertenceu à Princesa Margarida, irmã da Rainha Isabel II do lado dos automóveis e por motas intemporais como a Laverda 1000, Honda CB750, BMW K1 ou AJS 350 M16, de 1952.

Os percursos delineados por setas, ao longo das passagens pelo Grande Hotel do Luso e Penacova, ou pelas estradas sublimes de Góis, com as paisagens monumentais da Serra da Lousã, ofereceram um colorido especial a quem via passar a comitiva de motas e automóveis clássicos, em perfeita sintonia entre si.

No segundo dia, já com São Pedro a dar tréguas, a caravana do Rider saiu para as estradas do Planalto Beirão, com visitas à AM Sport e a uma colecção particular de veículos clássicos. Em Viseu, a Quinta de Marzovelos, com a gastronomia tipicamente beirã em evidência, foi o mote para a partida da caravana de motas e automóveis clássicas pelas vinhas do Dão, com paragem na Quinta de Lemos, para visitar e ficar a conhecer a história dos seus vinhos e dos seus proprietários.


No regresso, os participantes tiveram a oportunidade de ver as coleccões de Arte e Veículos do Museu do Caramulo, com o jantar de grupo a ser servido no Caramulo Experience Center, dando a conhecer não só pratos e iguarias tradicionais da região, mas também algumas das actividades que se desenrolam diariamente neste novo pólo do núcleo museológico do Caramulo. 

O terceiro e último dia do Rider 2023 levou todos os participantes pelas estradas da Serra do Caramulo e Vouzela, reeditando alguns dos troços do Rally Dão Lafões. À chegada ao Caramulo, o Benz Dreirad de 1886, o Peugeot Type 19 de 1899, e o triciclo Cudell de Dion de 1898 recentemente adicionado à colecção permanente do Museu do Caramulo, e que aproveitou esta ocasião especial para fazer a sua estreia entre amantes e conhecedores do mundo dos Clássicos saíram à rua para receber a caravana do Rider, e fechar com chave de ouro a 12ª edição do passeio de motas e automóveis clássicos organizado pelo Museu do Caramulo.

O passeio Rider já tem data marcada para o próximo ano, decorrendo nos dias 14, 15 e 16 de Junho de 2024.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Ciclistas festejam vitória antes do tempo e... são ultrapassados”


"Até ao lavar dos cestos é vindima"
, diz o ditado. E bem. No momento em que dois companheiros da mesma equipa se aproximavam da meta na 52.ª edição do Grande Prémio de ciclismo de Saint-Symphorien-sur-Coise, em França, protagonizaram um momento insólito.

A 52.ª edição do Grande Prémio de ciclismo de Saint-Symphorien-sur-Coise, em França, foi disputado no sábado, e terminou com um episódio insólito que deixou o público boquiaberto.

No momento em que dois companheiros da mesma equipa se aproximavam da meta e acharam que a iriam cortar perto um do outro, desaceleraram, aproximaram-se e, de braço dado, prepararam-se para partilhar o pódio.


Ao que noticia o canal de televisão local, Monts Actus, a poucos metros da meta, quando já estava a ser anunciado ao microfone que os dois integrantes da equipa de Saint-Etienne iriam cruzar a meta, um ciclista do clube VC Villefranche Beaujolais, que estava na terceira posição há algum tempo, desencadeou uma incrível subida nos últimos 100 metros, ultrapassando a dupla.

O final inesperado da corrida, partilhado nas redes sociais, deixou os espectadores presentes, assim como os ciclistas, sem palavras.

Terminada a corrida, os dois elementos da equipa de Saint-Etienne - Rémi e Charly - reagiram ao momento, dizendo que não tinham sido informados de que o ciclista que se encontrava atrás tinha conseguido reduzir a distância para eles.

A confusão foi fatal para a vitória, mas proporcionou uma dose de susprnse e animação a esta edição do Grand Prix Cycliste de Saint-Symphorien-sur-Coise.

Fonte: Notícias ao Minuto

“Agenda de Ciclismo”


Títulos nacionais de estrada disputam-se em Mogadouro e Reguengos de Monsaraz

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana ficará marcado pela disputa dos Campeonatos Nacionais de Estrada. Em Mogadouro serão atribuídos os títulos de elite, sub-23, paraciclismo e femininas. Em Reguengos de Monsaraz correm-se as provas de fundo e de contrarrelógio de masters masculinos.

A ação em Mogadouro começa já na sexta-feira, dia dos contrarrelógios. Os percursos serão iguais ao da edição transata do Campeonato Nacional. A partir das 11h00 vão partir os paraciclistas, as femininas – sub-23, elite e masters – e os sub-23 masculinos, que terão de cumprir 21,5 quilómetros. Os corredores de elite começam a sair para a estrada às 13h00, enfrentando um traçado de 33,6 quilómetros.

As provas de fundo estão guardadas para sábado e domingo. Às 9h30 do primeiro destes dias é dado o tiro de partida para a competição feminina, integralmente disputada no circuito em redor de Mogadouro. As cadetes e as masters com mais de 50 anos terminam a prova na segunda passagem pela meta, ao fim de 43,8 quilómetros. Na volta seguinte, quando estiverem percorridos 66,4 quilómetros, ficaremos a conhecer as campeãs nacionais de juniores, masters 30 e 40. As corredoras sub-23 e elite vão completar mais uma volta e um total de 89 quilómetros.

Às 14h30 arranca a prova de sub-23 masculinos, que terá 141,4 quilómetros. Após uma volta 21 quilómetros, fora do circuito, os corredores entram no perímetro principal da competição, terminando a corrida à sexta passagem pela linha de chegada.

Domingo será dia de conhecermos os campeões nacionais de fundo de paraciclismo e de elite. Os primeiros a correr são os corredores com deficiência, logo às 9h00. Irão pedalar num circuito de 7100 metros e a prova terá a duração de uma hora mais uma volta ao circuito. A corrida de elite inicia-se às 11h30 e terá 169,6 quilómetros. Os primeiros 56,4 quilómetros serão feitos fora do circuito que depois será cumprido cinco vezes, terminando a prova à sexta passagem pela meta.

O circuito principal das provas de fundo é o mesmo de 2022, embora feito em sentido inverso. Esta situação altera a zona de chegada e, eventualmente, o momento das decisões, porque dentro do quilómetro final passa a existir uma subida em empedrado que poderá dar azo a um último ataque que defina a corrida antes da última viragem para a meta. São esperados cerca de 300 corredores em Mogadouro para o conjunto das várias categorias em competição.

Os masters masculinos também decidirão os campeões nacionais de contrarrelógio e de fundo no sábado e no domingo, em Reguengos de Monsaraz. Os exercícios individuais, entre Campinho e Perolivas, iniciam-se às 15h00 de sábado. O percurso será igual para todas as categorias, tendo 16,7 quilómetros.

A prova de fundo, com partida e chegada em Reguengos de Monsaraz, começa às 11h00 de domingo. As categorias mais jovens, amadores de elite e masters 30, vão completar 131,4 quilómetros. Os masters 40 terão por diante 101,8 quilómetros, enquanto a distância dos masters 50 e 60 será de 72,3 quilómetros.

 

Mais eventos oficiais

 

24 de junho: 13.º Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, Guimarães

24 de junho: Ultramaratona de Torres Vedras

24 de junho: III Prova Taça do Algarve de Cadetes e Juniores, Tavira

25 de junho: 5.ª Prova da Taça Regional de XCM de Vila Real Basílio Angélico, Sabrosa

25 de junho: 9.º Passeio Turístico de Bicicletas e Trajes Antigos, Ribeirão, Famalicão

25 de junho: 5.º DHI Capital do Móvel, Paços de Ferreira

25 de junho: Campeonato do Porto de XCO, Vila Boa de Quires e Maureles, Marco de Canaveses

25 de junho: 11.º S. João Sobre Rodas – Titãs Clube de Cicloturismo, Leça da Palmeira

25 de junho: 3 Horas de Resistência BTT de Lobão, Santa Maria da Feira

25 de junho: 1.º Raid 3 Torres, Águeda

25 de junho: 3.ª Prova da Taça Inter-Regional de XCC, Mosteiro de Fráguas, Tondela

25 de junho: XXV Rota Terras do Demo – Passeio de Cicloturismo, Moimenta da Beira

25 de junho: Granfondo Serra da Estrela, Manteigas

25 de junho: 6.ª Prova Troféu Cross MTB, Castelo Branco

25 de junho: III Raid BTT Cidade de Beja

25 de junho: Campeonato da Madeira de XCO, Bica da Cana, Ponta do Sol

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com