quarta-feira, 27 de abril de 2022

“Blogue diário da Revista Notícias do Pedal”


Já conhece o nosso espaço diário, entre em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ subscreva a nossa newsletter, e receba diariamente e comodamente no seu mail, todas as notícias de ciclismo, e todas as modalidades onde se utiliza a bicicleta.

Blogue da Revista Notícias do Pedal, todas a modalidades com bicicletas, num espaço único diário.

“Eleição de novos delegados a 28 de Maio”


Está a chegar o momento de eleger os novos delegados de clubes, praticantes, treinadores e árbitros para os próximos dois anos. A Assembleia Geral eleitoral está marcada para dia 28 de Maio de 2022, entre as 18h e as 20h, na sede da Federação de Triatlo de Portugal – Alameda do Sabugueiro, 18, Caxias.

Os candidatos, ou clubes, podem apresentar as suas candidaturas a delegados até ao dia 14 de Maio, devendo para tal enviar e-mail para secretariado@federacao-triatlo.pt  usando o seu endereço de correio eletrónico indicado no formulário de licenciamento.

Consulte a convocatória aqui: convocatoria-ag-eleitorar-2022-2023.pdf (federacao-triatlo.pt)

“Dylan Teuns ganha primeira etapa em linha do Tour da Romandia”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A segunda etapa do Tour da Romandia, a primeira em linha, foi ganha hoje por Dylan Teuns da equipa da Bahrein-Vitorioso, percorrida entre La Grande Beroche e Romont, a mesma teve um percurso de 178 quilómetros, com o ciclista belga a surpreender na linha de chegada Rohan Dennis da equipa da Jumbo-Visma.

O dia iniciou-se com uma fuga de cinco ciclistas, eram eles Julius Johansen da IWG, Thomas Champion da COF, Tim Naberman da DSM, Antoine Debons da Suíça) e Valère Thiébaud da Suíça, sendo controlado pela Ineos, e chegou a ter três minutos e quarenta secundos.

Ao longo da etapa o grupo resistia, mas baixava para o trinta e cinco segundos, entretanto tentavam aumentar a distância e chegava aos quarenta e cinco segundos, os fugitivos eram assim absorvidos, e a cinco quilómetros da linha de chegada tudo esta junto, entretanto surgia uma queda, entre os acidentados estavam Ethan Hayter da IGD, Sergio Higuita da BOH, e Ion Izaguirre, além disso muitos foram ao chão, quando o pelotão rolava numa estrada muito estreita.   

A cinco quilómetros da meta, Rémi Cavagna da QST surpreendia com um ataque, com intensão de vencer a etapa, o qual não teve pernas para a última subida doo dia, tentou, mas a dois quilómetros da achegada, foi absorvido.

Na longa subida final do dia, Brandon McNulty da UAD tenta surpreender, mas Rohan Dennis da TJV responde, e consegue uma diferença importante, e tudo apontava para uma vitória, mas Dylan Teuns da TBV, mediu as suas forças, arrancou, e cortou a linha de chegada em primeiro.

A terceira etapa do Tour da Romandia, a segunda em linha realiza-se esta quinta-feira em redor de Échallens, e terá um percurso de 168,20 quilómetros.

 

Top 10 da 2ª etapa, 1ª em linha, La Grande Béroche a Romont, 178 quilómetros

 

1º Dylan Teuns (Bel) Bahrein-Vitorioso, em 4-23-58

2º Rohan Dennis (Aus) Jumbo-Visma, s.t.

3º Marc Hirschi (Swi) Emirados Árabes Unidos, em 2s

4º Aleksandr Vlasov (Rus) Bora-Hansgrohe, em 2s

5º Quinten Hermans (Bel) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, em 2s

6º Ben O'Connor (Aus) AG2R Citrëon, em 4s

7º Damiano Caruso (Ita) Bahrein-Vitorioso

8º Juan Ayuso (Esp) Equipe dos Emirados Árabes Unidos

9º Stess Cras (Bel) Lotto-Soudal

10º Mauro Schmid (Swi) Quick-Step Alpha Vinil, todos no s.t.

 

Classificação geral top 10

 

1º Rohan Dennis (Aus) Jumbo-Visma, em 4-29-48

2º Felix Grosßchartner (Aut) Bora-Hansgrohe, com 16s3

3º Geraint Thomas (GBr) Ineos Grenadiers, s.t.

4º Dylan Teuns (Bel) Bahrein-Vitorioso, em 18s

5º Mauro Schmid (Swi) Quick-Step Alpha Vinyl, aos 20s

6º Juan Ayuso (Esp) Emirados Árabes Unidos, aos 20s7

7º Mikkel Honoré (Den) Quick-Step Alpha Vinyl, a 20s

8º Patrick Bevin (NZl) Israel-Premier Tech, em 22s

9º Aleksandr Vlasov (Rus) Bora-Hansgrohe, aos 23s10

10º Brandon McNulty (EUA) Emirados Árabes Unidos aos 23 anos

“Sonny Colbrelli retoma "atividade física ligeira" após cirurgia cardíaca”


Exames apontam para "melhorias"

 

Por: Lusa

O ciclista italiano Sonny Colbrelli, que foi submetido a uma cirurgia cardíaca no final de março, já retomou a "atividade física ligeira", anunciou a equipa Bahrain-Victorious, que explicou que os exames apontam para "melhorias".

"Os exames clínicos revelam uma melhoria a nível cardiovascular, o que permite a Colbrelli realizar caminhadas e atividade física ligeira", refere a equipa, após exames realizados na unidade de cardiologia desportiva da Universidade de Pádua.

Em 21 de março, o campeão europeu e italiano de fundo sofreu uma paragem cardiorrespiratória e teve de ser reanimado, após cortar a meta em segundo lugar na etapa inicial da Volta à Catalunha.

Colbrelli, de 31 anos foi então transportado de urgência para um hospital em Girona, em Espanha, mudando-se em 26 de março para a clínica de cardiologia da Universidade de Pádua, onde acabou por ser operado para ser implantado um desfrilhador interno.

"A prioridade continua a ser monitorizar o seu estado com um acompanhamento atento nos próximos meses, para garantir a sua segurança e o reinício das atividades normais de vida", acrescenta a equipa.

Colbrelli venceu em 2021 o Paris-Roubaix, o maior feito da sua carreira, num ano em que se afirmou no pelotão mundial com vitórias também no Critério do Dauphiné e na Volta à Romandia, entre outras.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Juniores decide-se em jornada dupla

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de Juniores termina, no próximo fim de semana, com provas em Galegos, Penafiel, e na Palmeira, Braga. Nas mesmas datas, a Figueira da Foz recebe uma jornada dupla da Taça de Portugal de BMX. No domingo, Lousada será palco do evento internacional de ciclismo realizado em Portugal nesta semana, a terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO).

Uma semana antes do início de um mês repleto de competição da Seleção Nacional de Juniores, o pelotão daquela categoria etária disputa as duas últimas provas pontuáveis para a Taça de Portugal.

No sábado, a freguesia de Galegos, sede da equipa penafidelense ADRAP, é o local escolhido para a quarta prova pontuável para o troféu. A partida, às 14h45, e a chegada, prevista para as 17h35, acontecem junto à sede do clube. O percurso é seletivo e terá 98,4 quilómetros.

As contas finais da Taça ficarão fechadas no domingo, na freguesia bracarense da Palmeira, numa prova que, anualmente, homenageia o antigo ciclista Peixoto Alves. A partida será às 10h30, prevendo-se a chegada para as 13h00. Será mais uma corrida exigente, com chegada em subida.

O concelho de Lousada recebe, no domingo, a terceira corrida pontuável para a Taça de Portugal de XCO, prova C2 do calendário UCI. São esperadas perto de quatro centenas de atletas, distribuídas pelas diferentes categorias de competição.

O programa de corridas abre com os cadetes, às 9h00. Às 10h15 é a vez de todas as categorias femininas, exceto cadetes, e dos juniores masculinos. Os masters e os paraciclistas competem às 12h30. O fecho dá-se com a corrida de elite e sub-23, às 14h30.

As rondas três e quatro da Taça de Portugal de BMX disputam-se na pista de Vila Verde, Figueira da Foz, sábado e domingo. Estão inscritos mais de cem corredores para a dupla jornada. No sábado as provas iniciam-se às 16h00. No domingo o arranque está programado para as 10h30.

 

Mais eventos oficiais

 

30 de abril e 1 de maio: GP Alto Minho Master, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez

30 de abril: Encontro Regional de Escolas de BTT, Lousada

30 de abril: Taça do Algarve de Rampa, Alte, Loulé

1 de maio: Fox Enduro Race, Lousã

1 de maio: Circuito de Vila Chá de Ourique, Cartaxo

1 de maio: 3.ª Prova Taça de Estrada da Madeira, S. Gonçalo, Funchal, Madeira

1 de maio: Taça do Canal, Capelo, Faial, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores decide-se em Palmeira (Braga)”


O 19º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, quinta e última prova da Taça de Portugal de Juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã, vai para a estrada no próximo dia 1 de maio no concelho de Braga.

O tradicional circuito palmeirense rende homenagem a um filho da terra, Peixoto Alves, velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965. Recorde-se que por esta prova, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira (Braga), já passaram alguns dos valores máximos do atual ciclismo português.

A quinta e última etapa da Taça de Portugal de Juniores, 19º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, que será disputada ao longo de 97 quilómetros, tem a partida marcada para as 10h28 na Rua da Japoneira, terminando na rua de Mira Cávado, junto à igreja de Palmeira, às 13h03.

Não abdicando do grau de dificuldade que caraterizou as edições anteriores, as várias metas volantes e prémios de montanha que existem ao longo do percurso são motivo mais do que suficiente para atrair - mais uma vez e de forma massiva - o público que emoldura não só os arruamentos de Palmeira, bem como a tradicional subida ao Bom Jesus e ao alto do Sameiro, não esquecendo a sempre difícil subida final para a linha de meta.

O trajeto, que este ano sofre uma pequena alteração em relação a 2019, é o seguinte: Palmeira, Rua da Japoneira (partida simbólica, 10h28), EN 101 (10h30, partida real), Rua do Carregal, Kartódromo, Rua do Carmo (EN 201), Rua da Marginal, Avenida do Cávado (10h43 - Meta Volante), Rua do Carregal, Kartódromo, Rua do Carmo (EN 201), Rua da Marginal, Avenida do Cávado (10h57 - Meta Volante), Adaúfe, Rua do Quartilho, em direção ao Bom Jesus (início de subida), Sameiro (11h23 – Prémio de Montanha), Falperra, Avenida Alfredo Barros, EN 103, Rua da Universidade, Avenida Imaculada Conceição, Margina do Cávado, Avenida do Cávado (11h58 – Meta Volante), Adaúfe, Rua do Quartilho, em direção ao Bom Jesus (início de subida), Sameiro (12h26 – Prémio de Montanha), Falperra, Avenida Alfredo Barros, EN 103, Rua da Universidade, Avenida Imaculada Conceição, Margina do Cávado, Avenida do Cávado, Rua Mira Cávado, meta final (13h03 – junta à Igreja de Palmeira).

César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, garante estarem reunidas "todas as condições para que o 19.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves seja uma grande festa do ciclismo", explicando que o percurso deste ano também levará a prova à parte poente da freguesia”.

O 19º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves tem o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Dez ciclistas da W52-FC Porto constituídos arguidos”


Por: JGS // JP

Dez ciclistas da equipa W52-FC Porto foram constituídos arguidos no âmbito do processo ‘Prova Limpa’, no qual foi detido o diretor desportivo Nuno Ribeiro, e que investiga o uso de substâncias ilícitas, disse hoje à agência Lusa fonte judicial.

Segundo a mesma fonte, todos os sete ciclistas que estavam, na altura das buscas, hospedados num hotel em Trancoso, no distrito da Guarda, no domingo, para participar no Grande Prémio O Jogo foram constituídos arguidos, juntamente com outros três.

Os 10 corredores foram submetidos nesse dia a controlos antidoping, sem que os resultados ainda sejam conhecidos, acrescentou a mesma fonte.

Depois de detido e presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, Nuno Ribeiro ficou com as medidas de coação de proibição do exercício de funções como diretor desportivo, sujeito a apresentações semanais às autoridades policiais e impedido de contactar outros arguidos no processo.

Também José Rodrigues, diretor desportivo da equipa sub-23 Fortunna-Maia e adjunto de Nuno Ribeiro na formação ‘azul e branca’, também detido pela Polícia Judiciária (PJ), ficou sujeito às mesmas medidas de coação.

A investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, indicou a mesma fonte judicial à Lusa, sublinhando que o processo teve origem numa denúncia de um inspetor-chefe da PJ, elemento da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

O antigo ciclista Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal em 2003 e desapossado do triunfo de 2009 por doping, e José Rodrigues, foram detidos, no domingo, no âmbito da operação da PJ designada ‘Prova Limpa’, para a deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas em provas de ciclismo.

Após as diligências, a PJ informou, em comunicado, que “foram efetuadas duas detenções e realizadas várias dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diversas regiões do território nacional, visando dirigentes, atletas e instalações de uma das equipas em competição”, tendo sido “apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo”.

Nesse mesmo dia, a W52-FC Porto falhou a partida para a terceira etapa do Grande Prémio O Jogo.

“A operação policial, envolvendo um total de cerca de 120 elementos provenientes da Diretoria do Norte e ainda das Diretorias do Centro e do Sul, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Guarda e Vila Real e Guarda, contou ainda com a colaboração da ADoP”, detalhou a PJ.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com