sábado, 12 de março de 2022

“Cassilda Carvalho e Pedro Razões vencem prova de triatlo de apuramento Youth”


Cassilda Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica, e Pedro Razões, do clube de Natação de Torres Novas, venceram a prova de apuramento youth que se disputou sábado, 12 de Março, em Montemor-o-Velho.

A competição na região centro serviu de apuramento para o Youth Olympic Festival de Banska Bystrica, na Eslováquia. “Gostava de poder levar entre 4 a 6 raparigas e o mesmo número de rapazes, mas ainda não sabemos quantas vagas teremos disponíveis”, explica José Estrangeiro, Diretor Técnico Nacional.

A prova foi disputada em condições meteorológicas difíceis. No sector feminino, Cassilda Carvalho venceu o super sprint (300 metros de natação, 8000 metros de ciclismo e 2000 de corrida) com o tempo de 00:26:26, seguida por Ana Carapeta e Inês Filipa Sousa, ambas do Alhandra Sporting Club.

No sector masculino, Pedro Afonso Razões levou a melhor sobre a concorrência, terminado a prova em 00:24:08, seguido pela dupla do Alhandra Sporting Club, Rodrigo Pissarra e David Borda d’Água, respetivamente.

Fonte: Federação Triatlo Portugal


“Egan Bernal veste equipamento da Ineos e está de volta e poderá regressar em 2022”


Por: José Morais

O colombiano da Ineos Egan Bernal já pedala nos rolos, a sua recuperação continua em bom ritmo, e vestiu pela primeira vez o equipamento da equipa para pegar nos rolos e dizer que vale a pena.

Ele voltou novamente a ser ciclista, e postou a imagem nas redes sociais, cheio de otimismo, depois de ter sofrido o grave acidente a 24 de janeiro enquanto treinava, quando embateu a alta velocidade na traseira de um autocarro que seguia na sua frente e parava, quebrando quase vinte ossos, e que já realizou diversas operações delicadas, o acidente causou-lhe a perfuração no pulmão, várias costelas partidas, e ainda fraturas no joelho e no fêmur.

Foi sem dúvida um golpe muito forte para Egan Bernal, o campeão do Tour de frança de 2019 e do Giro de Itália de 2021, teve alta da Clínica Universidad de La Sabana a seis de fevereiro, e quase dois meses depois do acidente a sua recuperação está a ser excelente, com a ciclista colombiano cheio de vontade de uma recuperação rápida.

“Pogacar vence etapa e tem triunfo no Tirreno-Adriático quase assegurado”


Consolidou a liderança na geral

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu este sábado a sexta etapa do Tirreno-Adriático e consolidou a liderança na geral, que deve manter no domingo, num dia em que Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinil) saiu do top-10.

Pogacar completou os 215 quilómetros entre Apecchio e Carpegna, num dia de alta montanha, com o tempo de 05:28.57 horas, com 1.03 minutos de vantagem em relação ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e ao espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious).

Na classificação geral, Pogacar, vencedor das duas últimas edições da Volta a França, lidera com 1.52 minutos de vantagem em relação a Vingegaard e 2.33 sobre Mikel Landa, estando muito perto de confirmar o triunfo pelo segundo ano consecutivo no Tirreno-Adriático.

O belga Remco Evenepoel entrou na etapa em segundo da geral, a nove segundos de Pogacar, mas perdeu mais de quatro minutos e saiu fora do top-10, estando agora em 11.º, a 4.20 minutos do esloveno, que este ano já venceu a Volta aos Emirados Árabes Unidos e a Strade Bianche.

O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a etapa no 42.º lugar, a mais de 16 minutos do vencedor, e está em 34.º na geral.

No domingo, a sétima e última etapa, com 159 quilómetros com início e fim em San Benedetto del Tronto, não deve provocar alterações significativas na classificação geral.

Fonte: Record on-line

“Roglic vence etapa e cimenta liderança do Paris-Nice”


João Almeida terminou tirada no 5.º lugar e sobe ao top-10 na geral

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu este sábado a sétima etapa do Paris-Nice e cimentou a liderança da classificação geral, com o português João Almeida (UAE Emirates) a chegar à meta no quinto lugar, entrando no top-10.

Roglic completou os 155,2 quilómetros entre Nice e o Col de Turini, com chegada em alto, com o tempo de 04:02.47 horas, batendo o colombiano Daniel Martínez (INEOS), que chegou em segundo com o mesmo tempo, e o britânico Simon Yates (BikeExchange Jayco), terceiro, a dois segundos.

O português João Almeida chegou em quinto lugar, a 11 segundos de Roglic, e subiu ao 10.º lugar da classificação geral, assumindo também a liderança da classificação da juventude.

Primoz Roglic lidera a geral com 47 segundos de vantagem em relação a Simon Yates e um minuto sobre Daniel Martínez.

No domingo, a oitava e última etapa vai começar e terminar em Nice, num percurso de 115,6 quilómetros, com cinco contagens de montanha, duas delas de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Clássica da Arrábida 2022 Sesimbra - Setúbal, 161,8 km”


A quinta edição da Clássica da Arrábida vai realizar-se no este domingo 13 de março, integrando o calendário da União Ciclista Internacional, a prova terá partida em Sesimbra, passagem em Palmela e chegada a Setúbal, atravessando toda a região que dá nome ao evento. Esta competição resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo, Lima & Limão Cycling Services e as edilidades de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

 

Os pontos estratégicos para ver a prova:

 

11h35 – Partida Simbólica: Av. da Liberdade, Sesimbra

12h07 – Quinta do Conde

12h38 – 1º Prémio de Montanha, Meco

14h43 – 2º Prémio de Montanha, Alto de São Paulo

15h03 – 3º Prémio de Montanha, Estrada da Cobra, Palmela

15h22 – 4º Prémio de Montanha, Picheleiros

15h40 – Meta: Av. Luísa Todi, in Setúbal

 

“Pode ver o direto em texto da Clássica da Arrábida aqui: https://www.classicadaarrabida.com/pt/direto/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com