quinta-feira, 17 de junho de 2021

“Escola da EFAPEL também vai estar na estrada este fim-de-semana”


Os Cadetes da EFAPEL também vão correr este fim-de-semana a Final da Taça de Portugal de Cadetes em Anadia. A competição será dividida em duas provas, dias 19 e 20 de junho. Após a fase inter-regional, será a primeira vez no ano em que os atletas da zona norte vão competir com os da zona sul.

No sábado está na estrada o contrarrelógio individual, com 14 km que saem do Pavilhão dos Desportos de Anadia, às 15 horas. A prova em linha disputa-se no domingo às 10.30 horas, um percurso com 85 km e partida e chegada em Sangalhos.

Fonte: Efapel

“EFAPEL luta pelos títulos de Campeão Nacional no fim-de-semana”


Entre amanhã e domingo, 18 a 20 de junho, chega um dos pontos altos da época para a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, com os Campeonatos Nacionais de Estrada. Tudo começa esta sexta-feira com o contrarrelógio individual para Elites e Sub-23, em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, disputando-se sábado e domingo as provas de fundo para Sub-23 e Elites, respetivamente, em Castelo Branco.

Amanhã é o contrarrelógio individual que abre a competição. Em Sub-23 (partida às 12 horas) a EFAPEL vai estar representada por Fábio Fernandes e André Domingues e em Elites Rafael Reis, que foi Campeão Nacional de Contrarrelógio em Sub-23 nos anos de 2013 e 2014 e Frederico Figueiredo serão os corredores que vão estar na luta por este título nacional. Para Elites a partida será às 13 horas, no mesmo local - Campo de Feiras, Vila Velha de Ródão – para enfrentar o mesmo percurso dos Sub-23, com 30,5 km.


Já no sábado, dia 19, é a vez dos Sub-23 Fábio Costa, Fábio Fernandes e André Domingues entrarem em competição às 14.30 horas para a prova de fundo, que tem uma volta inicial de 83,9 km a somar às quatro voltas do circuito que também terão de completar, num total de 170,5 km.

Domingo, último dia de competição, é às 11.30 horas que vai ser dado o tiro de partida da Avenida do Empresário, em Castelo Branco, para a Elite masculina disputar a camisola de Campeão Nacional de Fundo. Alinham Rafael Reis, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Luís Mendonça, que vão ter 192,2 km para percorrer, num total de cinco voltas ao circuito, a juntar à mesma volta inicial realizada pelos Sub-23.


“É uma corrida importante do nosso calendário, um marco da época onde será atribuída a camisola ao corredor que a conquistar para a envergar ao longo de uma época inteira. O que significa que todos os atletas querem estar na discussão, e ao ser uma corrida de um dia tudo poderá acontecer”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

A EFAPEL PARACYCLING também vai estar representada nos Campeonatos Nacionais pelos seus três atletas, para disputar os títulos de contrarrelógio e fundo. Bernardo Vieira (classe C1), Telmo Pinão (C2) e Vítor Carvalho (C5) vão ser os primeiros a competir. Amanhã disputam o crono individual às 10.30 horas, no mesmo local dos Sub-23 e Elites, mas num trajeto com 19,2 km. Domingo também é dia de prova de fundo, desta vez para um percurso de 43,3 km (duas voltas ao circuito).


Ainda no âmbito dos Campeonatos Nacionais de Estrada, a EFAPEL – Escola de Ciclismo vai estar representada pelas Femininas. No contrarrelógio individual de amanhã, a Elite Andreia Dias estará em prova às 11 horas, numa distância de 19,2 km em Vila Velha de Ródão. Já no sábado, dia 19, às 10 horas disputam a prova de fundo as Juniores Marisa Ferreira, Mariana Matos e Laura Melim, para percorrer 86,6 km (quatro voltas ao circuito). Em Elites serão as atelas Andreia Dias e Melissa Silva que vão disputar o título, num total de 108,25 km (cinco voltas). A prova de fundo será em Castelo Branco.


 

Campeonatos Nacionais de Estrada:

 

Campeonato Nacional de Contrarrelógio Paraciclismo |18 de junho de 2021» Partida: 10H30 (Campo de Feiras, Vila Velha de Ródão)» 19,2 km

 

Campeonato Nacional de Contrarrelógio Sub-23 |18 de junho de 2021» Partida: 12H00 (Campo de Feiras, Vila Velha de Ródão)» 30,5 km

 

Campeonato Nacional de Contrarrelógio Elites | 18 de junho de 2021» Partida: 13H00 (Campo de Feiras, Vila Velha de Ródão)» 30,5 km

 

Campeonato Nacional de Fundo Sub-23 | 19 de junho de 2021» Partida: 14H30 (Avenida do Empresário - Castelo Branco)» 170,5 km (4 voltas ao circuito)

 

Campeonato Nacional de Fundo Paraciclismo | 20 de junho de 2021» Partida: 09H00 (Avenida do Empresário - Castelo Branco)» 43,3 km (2 voltas ao circuito)

 

Campeonato Nacional de Fundo Elites | 20 de junho de 2021» Partida: 11H30 (Avenida do Empresário - Castelo Branco)» 192,2 km (5 voltas ao circuito)

Fonte: Efapel

 

 

“João Pereira quer "melhor resultado" para "sorrir mais ainda" no triatlo em Tóquio'2020”


Triatleta quer melhorar o quinto lugar alcançado nos Jogos Olímpicos Rio'2016

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

O triatleta João Pereira ambiciona "um grande resultado" em Tóquio'2020, para "sorrir mais ainda" do que com o quinto lugar alcançado nos Jogos Olímpicos Rio'2016.

"O que vou levar para a vida disto é que tive a oportunidade de fazer um ciclo olímpico com o meu colega de treino e grande amigo Miguel Arraiolos, nos Jogos Rio'2016, foi um culminar de emoções e de objetivos em comum também bastante fortes, com o realizar de dois sonhos. E, agora, poder realizar essa façanha, novamente, com a minha namorada, com quem treino tanto e tanto, pelo que temos sofrido ao longo dos tempos, acho que não podia pedir nada melhor", afirmou o triatleta do Benfica.

Em declarações à agência Lusa, o atleta de 33 anos, natural de Alhandra, admitiu que a presença de público na capital japonesa poderia melhorar o ambiente olímpico, mas nada que se compare com a possibilidade de competir com a sua companheira, a também triatleta Melanie Santos, que vai estrear-se em Jogos.

"Conseguir fazer esta experiência vai ser bastante bom e vai deixar-me grandes marcas. Com isso, quero sair com um grande resultado, para me conseguir lembrar da situação e conseguir sorrir mais ainda. Vai ser sempre um momento que vou recordar com grande carinho", vincou.

A segunda presença olímpica de João Pereira foi esta quinta-feira confirmada pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP), juntamente com a de João Silva, que vai disputar pela terceira vez a competição, e a de Melanie Santos, depois de um "adiamento por um ano bastante duro, para todos os atletas".

"Depois de 2016 atravessei uma fase um pouco difícil, porque senti que estava em condições de fazer bem melhor, no Rio de Janeiro, apesar de ter ficado muito perto das medalhas, e propus-me a trabalhar para tentar alcançar esse objetivo. Vai ser uma prova bastante dura, todos os atletas vão enfrentar condições bastante adversas, mas acredito que esteja nas melhores condições possíveis", assegurou.

João Pereira reconheceu ter-se focado "mais no treino" e não tanto disputar provas, procurando equilibrar os níveis competitivos nos setores de natação e ciclismo, dada a sua experiência, contando "provar isso mesmo, em Tóquio".

Atualmente em estágio em Font Romeu, em França, o triatleta luso confia que este treino em altitude se reflita na prova na capital japonesa, marcada para 26 de julho, apontando a tendência atual da modalidade.

"Eu sempre fui um atleta bastante equilibrado, mas o triatlo vai dando voltas. Agora, mais importante do que correr em corrida pura, é conseguir correr cansado. O meu objetivo foi trabalhar bem o segmento de ciclismo, tendo tido a sorte de me juntar a ciclistas profissionais, que fizeram a Volta ao Algarve e vão fazer a Volta a Portugal, que me deram outro ritmo em treino, apesar de serem foras de série e com os quais não tinha a mínima hipótese. Mesmo assim, senti que não estava assim tão longe, era mais uma questão de tempo em cima da bicicleta do que ritmo e intensidade", explicou.

O triatlo tornou-se esta quinta-feira na 15.ª modalidade com representação portuguesa em Tóquio'2020, que vão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto, aumentando o contingente de atletas nacionais para 72.

Fonte: Record on-line

“Melanie Santos e a presença no triatlo em Tóquio 2020: «É um grande orgulho»”


Já João Silva realça que a qualificação para os Jogos Olímpicos é o "ponto máximo"

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

Melanie Santos assumiu esta quinta-feira "grande orgulho" no apuramento para Tóquio'2020, fazendo regressar as atletas lusas aos Jogos Olímpicos, após a prata de Vanessa Fernandes, enquanto João Silva antecipou o "ponto máximo" do calendário mundial.

A dupla juntou-se esta quinta-feira a João Pereira no lote de três convocados portugueses na modalidade, após garantirem vaga elegível no ranking de apuramento.

"[No triatlo], é mais fácil de gerir do que as modalidades que apuram por marca. É chato, porque temos de estar ao longo de dois anos atrás dos pontos e a manter-nos em posição qualificável, mas, por outro lado, dá-nos uma previsão mais certa do que pode ou não acontecer", lembra João Silva, em declarações à Lusa.

Para o triatleta do Benfica, "os Jogos Olímpicos são o ponto máximo, toda a gente fala nisso", e este ano é mesmo "muito acerca dos Jogos", pelo que "toda a gente está a preparar-se da melhor forma para chegar nas melhores condições".

Aos 32 anos, o triatleta natural da Benedita vai participar pela terceira vez consecutiva nos Jogos Olímpicos, depois de um nono lugar em Londres'2012 e do 35.º no Rio'2016.

Vanessa Fernandes foi a pioneira lusa na modalidade, começando com um oitavo lugar em Atenas'2004, e, quatro anos depois, conseguiu a medalha de prata na capital da China, no que foi a última presença lusa nas provas femininas.

No Brasil, foi João Pereira o que mais perto chegou dos metais, com um quinto lugar na estreia em Jogos.

Em femininos, Melanie Santos vai assumir a tocha da representação portuguesa da modalidade, que não acendia desde um dos pontos mais altos do olimpismo português, a prata de Vanessa Fernandes em Pequim'2008.

"A nível pessoal é um grande orgulho conseguir estar finalmente nos Jogos. Fiquei tão perto em 2016, depois 2020 foi adiado [para este verão, devido à pandemia de covid-19]. É um orgulho imenso. Claro que o facto de ser a primeira mulher a regressar deixa-me muito contente e dá esperança ao resto da comitiva", afirmou à Lusa a atleta, de 25 anos.

Para Melanie Santos, "não há qualquer pressão" em seguir-se a Vanessa Fernandes, que fez "um caminho muito, muito bom", pretendendo agora fazer o seu "da melhor forma possível".

"Não sinto qualquer pressão, já há a pressão normal de ir aos Jogos", assegurou a atleta, natural de Alcobaça.

Em Tóquio'2020, quer "lutar muito para trazer o melhor lugar possível para Portugal", numa estreia que se faz "em condições totalmente diferentes para todos".

"Não vai ser como todos esperávamos. O jogo está lançado, e quem conseguir que traga o melhor resultado", rematou a triatleta do Benfica.

O triatlo é a 15.ª modalidade com representação portuguesa em Tóquio'2020, aumentando o contingente de atletas nacionais para 72.

Os Jogos Olímpicos, adiados um ano devido à pandemia de covid-19, vão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto.

Fonte: Record on-line

“Melanie Santos, João Pereira e João Silva irão representar Portugal nos Jogos Olímpicos em traitlo”


Triatletas que irão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

 

A seguir ao terminus da qualificação olímpica no passado dia 14 de junho, a FTP encontra-se em condições de divulgar os triatletas que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois das quotas definidas a partir do ranking Qualificação Olímpica já publicado pela World Triathlon – que confere uma vaga no setor feminino e duas vagas no setor masculino – será Melanie Santos a triatleta portuguesa que representará a nação na prova feminina e João Pereira e João Silva os triatletas nacionais na prova masculina.

Consulte o ranking olímpico feminino aqui: https://triathlon.org/rankings/olympic_qualification/female

Consulte o ranking olímpico masculino aqui: https://triathlon.org/rankings/olympic_qualification/male

Fonte: Federação Triatlo Portugal




“Lampaert bate Evenepoel na Bélgica”


Em duelo entre companheiros da Deceuninck-Quick Step

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: Reuters

Em vários países europeus, os campeonatos nacionais arrancaram já ontem com as provas de contrarrelógio, e na Bélgica não venceu... Remco Evenepoel.

Num duelo entre companheiros da Deceuninck-Quick Step, o recém-campeão da Volta ao seu país ficou em segundo, a 20 segundos de Yves Lampaert, enquanto Victor Campenaerts (Qhubeka) completou o pódio, com mais 41 segundos.

Já nos Países Baixos, Tom Dumoulin (Jumbo) confirmou o favoritismo a semana e meio do início do Tour – deixou Sebastian Langevel (EF) a 27 segundos –, na Suíça venceu Stefan Küng (Groupama), na Letónia Toms Skujinš (Trek), e Daniil Fominykh (Astaná) impôs-se no Cazaquistão.

Fonte: Record on-line

“Versão feminina do Tour de França arranca em 2022”


Por: RBA // AJO

A versão feminina da Volta a França em bicicleta vai começar em 2022 com partida nos Campos Elísios logo após a conclusão da prova masculina, anunciou hoje a organização.

“Este é um enorme momento para o ciclismo profissional feminino. O Tour de França é a mais famosa prova e é um sonho antigo ver as mulheres nesta competição”, disse a holandesa Anna van der Breggen, campeã olímpica no Rio2016.

Depois de várias tentativas falhadas para implementar a prova, a ideia é que o seu arranque seja definitivo e que passe a ser um dos grandes eventos do calendário mundial feminino.

O traçado da competição, que começará em 24 de julho, não foi revelado, contudo, durante a sua apresentação, foi referido que o mesmo vai “desafiar as subidas mais icónicas” e “enfrentar a rota mais desafiadora”.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com