quinta-feira, 17 de junho de 2021

“Melanie Santos e a presença no triatlo em Tóquio 2020: «É um grande orgulho»”


Já João Silva realça que a qualificação para os Jogos Olímpicos é o "ponto máximo"

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

Melanie Santos assumiu esta quinta-feira "grande orgulho" no apuramento para Tóquio'2020, fazendo regressar as atletas lusas aos Jogos Olímpicos, após a prata de Vanessa Fernandes, enquanto João Silva antecipou o "ponto máximo" do calendário mundial.

A dupla juntou-se esta quinta-feira a João Pereira no lote de três convocados portugueses na modalidade, após garantirem vaga elegível no ranking de apuramento.

"[No triatlo], é mais fácil de gerir do que as modalidades que apuram por marca. É chato, porque temos de estar ao longo de dois anos atrás dos pontos e a manter-nos em posição qualificável, mas, por outro lado, dá-nos uma previsão mais certa do que pode ou não acontecer", lembra João Silva, em declarações à Lusa.

Para o triatleta do Benfica, "os Jogos Olímpicos são o ponto máximo, toda a gente fala nisso", e este ano é mesmo "muito acerca dos Jogos", pelo que "toda a gente está a preparar-se da melhor forma para chegar nas melhores condições".

Aos 32 anos, o triatleta natural da Benedita vai participar pela terceira vez consecutiva nos Jogos Olímpicos, depois de um nono lugar em Londres'2012 e do 35.º no Rio'2016.

Vanessa Fernandes foi a pioneira lusa na modalidade, começando com um oitavo lugar em Atenas'2004, e, quatro anos depois, conseguiu a medalha de prata na capital da China, no que foi a última presença lusa nas provas femininas.

No Brasil, foi João Pereira o que mais perto chegou dos metais, com um quinto lugar na estreia em Jogos.

Em femininos, Melanie Santos vai assumir a tocha da representação portuguesa da modalidade, que não acendia desde um dos pontos mais altos do olimpismo português, a prata de Vanessa Fernandes em Pequim'2008.

"A nível pessoal é um grande orgulho conseguir estar finalmente nos Jogos. Fiquei tão perto em 2016, depois 2020 foi adiado [para este verão, devido à pandemia de covid-19]. É um orgulho imenso. Claro que o facto de ser a primeira mulher a regressar deixa-me muito contente e dá esperança ao resto da comitiva", afirmou à Lusa a atleta, de 25 anos.

Para Melanie Santos, "não há qualquer pressão" em seguir-se a Vanessa Fernandes, que fez "um caminho muito, muito bom", pretendendo agora fazer o seu "da melhor forma possível".

"Não sinto qualquer pressão, já há a pressão normal de ir aos Jogos", assegurou a atleta, natural de Alcobaça.

Em Tóquio'2020, quer "lutar muito para trazer o melhor lugar possível para Portugal", numa estreia que se faz "em condições totalmente diferentes para todos".

"Não vai ser como todos esperávamos. O jogo está lançado, e quem conseguir que traga o melhor resultado", rematou a triatleta do Benfica.

O triatlo é a 15.ª modalidade com representação portuguesa em Tóquio'2020, aumentando o contingente de atletas nacionais para 72.

Os Jogos Olímpicos, adiados um ano devido à pandemia de covid-19, vão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com