domingo, 26 de abril de 2020

“Bicicleta e mulheres – Combinação perfeita!”

Por: Cláudia Franco

Foto: ©-Jake-Orness

Se você ainda tem dúvida de que bicicleta não é para mulheres ou ainda não se motivou a aprender a pedalar, saiba que a bicicleta teve papel muito importante na emancipação das mulheres.

A bicicleta deu às mulheres uma mobilidade sem precedentes, contribuindo para a sua maior participação na sociedade, a partir do momento que as bicicletas tornaram-se mais seguras e baratas, mais mulheres tiveram acesso à “liberdade pessoal”, sentimento encarnado no ato de pedalar.

A bicicleta passou a simbolizar a liberdade e independência da nova mulher do final do século XIX, especialmente na Grã-Bretanha e Estados Unidos. Feministas e sufragistas reconheceram o poder transformador da bicicleta, Susan B. Anthony, que viveu de 1820 a 1906, foi uma proeminente líder americana dos direitos civis e feministas. Desempenhou um papel fundamental pelos direitos das mulheres no século XIX. Certa vez, ela disse:

“A bicicleta tem feito mais pela emancipação da mulher do que qualquer outra coisa no mundo, pois dá à mulher a sensação de liberdade e autossuficiência, alegro-me cada vez que eu vejo uma mulher sobre uma bicicleta, é a verdadeira imagem da graça e feminilidade sem limites”.

Muito tempo se passou, mas o sentimento de liberdade e autossuficiência é um dos primeiros sentimentos relatados pelas pessoas logo após dar as suas primeiras pedalas, o uso da bicicleta por mulheres vem crescendo a cada ano, seja com a finalidade de lazer, como meio de transporte ou prática desportiva, simplesmente, uma combinação perfeita!

Fonte: Revista Bicicleta

“Última hora…”

29º Passeio de Trajouce cancelado

A organização do tradicional passeio de cicloturismo de Trajouce, organizado pela secção de cicloturismo do G M D 9 Abril de Trajouce, vem por este meio informar de devido às atuais condições de pandemia que o país atravessa, e seguindo as recomendações da direção geral de saúde, promovendo o confinamento e o distanciamento social, achou por bem a direção cancelar o seu passeio anual, que este ano se realizava da 29ª edição.

Desta forma, o evento cancelado voltará em 2021, com a promessa de que o evento volte ainda mais forte, pede compreensão, mas será a decisão mais correta, já que nada poderá garantir que na altura para que o passeio estava marcado, o dia 19 de julho o mesmo possa ter autorização para ser realizado.

Para bem de todos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com