terça-feira, 16 de junho de 2020

“Coronavírus: Federação de triatlo reformula calendário estendido até 29 de novembro”


Depois de tudo testado em duas provas à porta fechada
Por: Lusa
A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) ajustou o seu calendário competitivo face às implicações da covid-19, prolongando-se de meados de julho até 29 de novembro, e depois de tudo testado em duas provas à porta fechada.
Retomada em 8 de junho a atividade, que esteve suspensa desde março, a FTP apostou nas instalações do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho para, em 28 de junho e 12 de julho, "testar condições de treino e a participação dos triatletas, assim como a organização de um evento dentro num ambiente mais controlado".
As competições, que superam a vintena, principiam na segunda quinzena de julho e prolongam-se até 29 de novembro com a última etapa da Taça de Portugal.
Para retomar a atividade em "total segurança", a FTP elaborou um documento com recomendações que aguarda aprovação junto do IPDJ, antes de ser divulgado.
"A sua leitura é essencial para que todos possamos compreender as nossas responsabilidades e aplicá-las na prática no decorrer da atividade federativa e do calendário nacional", sublinha a instituição.
Face à incerteza que persiste quanto à evolução da pandemia, o calendário apresentado carece de confirmação até 30 dias de antecedência, pelo que a federação sugere que "antes disso não sejam assumidas despesas de deslocação, alojamento ou inscrição".
Até se regressar ao estado de normalidade, os eventos nacionais serão exclusivamente para atletas federados, não sendo permitidas inscrições nos dias das provas.
Certo é que não haverá campeonato nacional Jovem em 2020, substituído por dois encontros nacionais, enquanto os circuitos regionais vão ser dinamizados a partir de julho.
O calendário competitivo deste ano vai incluir dois triatlos standard, sprint e por equipas, bem como um super-sprint com apuramentos e finais, um triatlo cross e um de média distancia.
No duatlo, haverá três na categoria sprint, outro por equipas e também um de contrarrelógio individual, além de um de média distância e três na categoria cross.
Da programação consta também um aquatlo sprint, cinco swimrun e três eventos jovem.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 433 mil mortos e infetou mais de 7,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.520 pessoas das 37.036 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Fonte: Record on-line

“Niki Terpstra sofre uma queda grave”


Holandês sofreu vários ferimentos que o atiraram para os cuidados intensivos de um hospital
Por: Alexandre Reis
O holandês Niki Terpstra sofreu uma queda muito grave esta terça-feira, durante um treino perto de sua casa.
O vencedor de uma edição do Paris-Roubaix e Tour de Flandres, da Total Direct Energie, foi evacuado de helicóptero para o hospital mais próximo, onde deu entrada nos cuidados intensivos.
"A vida dele não corre perigo, mas a recuperação vai ser demorada", revelou a mulher Ramona Terpstra.

Segundo a emissora pública holandesa NOS, Niki Terpstra caiu num dique entre Enkhuizen e Lelystad, no norte da Holanda, sofrendo um pneumotórax, com costelas e clavícula fraturada.
Há um ano, o ex-campeão da Holanda, de 36 anos, tinha sofrido também uma queda grave no Tour de Flandres, sofrendo um trauma na cabeça.
Fonte: Record on-line


“Peter Sagan abdica das clássicas para correr Voltas a França e Itália”

Confirmou esta terça-feira o diretor da formação alemã, Ralph Denk        
Por: Lusa
O ciclista eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) vai descartar as clássicas de outubro para se focar na participação na Volta a França e na Volta a Itália, confirmou esta terça-feira o diretor da formação alemã, Ralph Denk.
Sagan, que aos 30 anos tem no currículo três campeonatos do mundo de fundo e sete vitórias na classificação por pontos do 'Tour', onde já venceu 12 etapas, vai arrancar a temporada com a Strade Bianche, em 01 de agosto, passando ainda pela Milão-Sanremo e pelo Critério Dauphiné.
De fora do calendário do eslovaco, que se vai estrear no 'Giro' após também já ter vencido etapas na Volta a Espanha, estão provas como o Paris-Roubaix, que ganhou em 2018, a Volta a Flandres, em 2016, ou a Gent-Wevelgem, que venceu três vezes.
A 'Grand Boucle' arranca em 29 de agosto, com a partida da 'corsa rosa' marcada para 3 de outubro.
Fonte: Record on-line

"Sicasal" estagia em Torres Vedras”


Texto: After Two //works
Foto: André Crispim
A "Sicasal - Torres Vedras | U23 Cycling Team" estagiou durante três dias na região torriense com o objetivo de reativar a atividade de grupo após largo período de confinamento e treinos individualizados.
Entre a passada 5ª feira e sábado, os jovens atletas da equipa de Torres Vedras percorreram cerca de 300 quilómetros nas estradas do Oeste, privilegiando a Serra de Montejunto para treino de montanha. No horizonte da equipa está a participação no "Grande Prémio Internacional de Torres Vedras," entretanto reagendado para 18 de julho.
Focado na formação de jovens promessas desde 2015, o projeto torriense sediado na União Desportiva do Oeste colocou já cerca de uma dezena de atletas no ciclismo profissional. Sob orientação do novo Diretor Desportivo Jorge Caldeira, a equipa é composta pelos atletas Francisco Morais, Wilson Esperança, Guilherme Simão e Francisco Guerreiro, que transitam de 2019, bem como Rafael Torres, Daniel Dias, Tiago Leal, Marco Marques e Diogo Narciso, que se estreiam nesta temporada.
Até ao momento a equipa participou em apenas 3 provas, duas em Portugal e uma em Espanha. Na prova de abertura em Aveiro conquistou o primeiro lugar do pódio para "equipas de clube" e nas restantes competições o desempenho ficou a par das melhores expectativas para início de época.
Numa região histórica, detentora do recorde de títulos individuais na Volta a Portugal e de onde são oriundos grandes nomes do passado e do presente do ciclismo nacional, a existência deste projeto é uma importante garantia para que esta tradição se prolongue no tempo. Enaltecer, eternizar e dignificar a história de Joaquim Agostinho, é também um dos objetivos que está na base do projeto.
Fonte: Academia Joaquim Agostinho

“Última hora…Passeio do Afonsoeiro cancelado”


Marcado para 23 de agosto a 15ª Clássica Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, vem a organização informar de que o evento foi cancelado, não se realizando este ano a 15ª edição, já que não será autorizada a sua realização por motivos de segurança.
A organização agradece assim a compreensão de todos, esperando receber todos em 2021, com a clássica a regressar ainda mais forte, e mais motivada.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com