sábado, 26 de junho de 2021

“Organização do Tour vai apresentar queixa contra espectadora que provocou queda”


Incidente, a 46 quilómetros da meta, derrubou Tony Martin e originou um 'efeito dominó' no pelotão inacreditável: adepta provoca queda massiva na 1.ª etapa do Tour'2021

 

Por: Lusa

A organização da Volta a França vai apresentar queixa contra a espetadora que provocou este sábado a primeira de duas quedas coletivas na primeira etapa da 108.ª edição.

"Vamos apresentar queixa contra essa senhora, que se comportou verdadeiramente mal. Esforçamo-nos para que o espetáculo [da prova] não seja estragado por comportamentos inadmissíveis de uma parte ínfima dos espetadores ", declarou o diretor-adjunto do Tour, Pierre-Yves Thouault, à agência noticiosa France-Presse.


A 46 quilómetros da chegada, numa estrada estreita e repleta de público, uma espetadora, que empunhava um cartaz para as câmaras de televisão, derrubou o alemão Tony Martin (Jumbo-Visma), que caiu desamparado no chão e foi atropelado por vários ciclistas, causando um efeito dominó no pelotão.

Essa primeira queda levou ao abandono imediato do alemão Jasha Sütterlin (DSM), com o lituano Ignatas Konovalovas (Groupama-FDJ) e o francês Cyril Lemoine (B&B Hotels) a desistirem ainda durante a primeira etapa.


O ciclista francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quickstep) é o primeiro camisola amarela da 108.ª Volta a França, depois de conquistar hoje a primeira etapa, após um ataque explosivo nos derradeiros metros da subida a Landerneau.

No final dos 197,8 quilómetros entre Brest e Landerneau, marcados por duas quedas coletivas, a última das quais a envolver o tetracampeão Chris Froome (Israel Start-Up Nation), o campeão do Mundo de fundo foi mais forte e impôs-se com o tempo de 4:39:05 horas, sendo oito segundos mais rápido do que o australiano Michael Matthews (BikeExchange) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), respetivamente segundo e terceiro.


Na geral, o francês lidera com 12 segundos de vantagem sobre Matthews, com o vice-campeão do Tour'2020 na terceira posição, a 14.

No domingo, a segunda etapa vai ligar Perros-Guirec ao Muro da Bretanha, na distância de 183,5 quilómetros.

Fonte: Lusa

“Tour: Alaphilippe vence etapa e é o primeiro camisola amarela da 108.ª edição”


Por: AMG // AMG

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quickstep) é o primeiro camisola amarela da 108.ª Volta a França, depois de conquistar hoje a primeira etapa, após um ataque explosivo nos derradeiros metros da subida a Landerneau.

No final dos 197,8 quilómetros entre Brest e Landerneau, marcados por duas quedas coletivas, a última das quais a envolver o tetracampeão Chris Froome (Israel Start-Up Nation), o campeão do Mundo de fundo foi mais forte e impôs-se com o tempo de 4:39:05 horas, sendo oito segundos mais rápido do que o australiano Michael Matthews (BikeExchange) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), respetivamente segundo e terceiro.

Na geral, o francês lidera com 12 segundos de vantagem sobre Matthews, com o vice-campeão do Tour2020 na terceira posição, a 14.

No domingo, a segunda etapa vai ligar Perros-Guirec ao Muro da Bretanha, na distância de 183,5 quilómetros.

Fonte: Lusa

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva sobe para os 10 primeiros após Contra Relógio de grande nível”


Por: Pedro Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua completou hoje a sua participação na 4ª e 5ª Etapa da 38ª Volta ao Alentejo, dia de jornada dupla. Da parte da manhã partíamos com Iúri Leitão na liderança que defendemos. No final da etapa Iúri Leitão perdeu a camisola amarela mas continuou como o líder da Classificação por Pontos.

Da parte da tarde Contra Relógio Individual de 8,4 em Castelo de Vide, onde a equipa esteve de novo a um bom nível. Joaquim Silva foi o nosso melhor homem na 8ª posição a 36 segundos do vencedor Maurício Moreira (Efapel). Uma prestação de grande nível do nosso corredor num esforço curto, não tão talhado para as suas características.

Também em bom plano terminou Gaspar Gonçalves na 17ª posição a 45 segundos do vencedor e também Tiago Antunes, que mesmo após a sua queda da manhã, ficou a pouco mais de um minuto do melhor tempo.

Uma prestação sólida da equipa neste esforço individual que valeu a Joaquim Silva a entrada nos 10 primeiros da Classificação Geral, é agora também 8º classificado. Na classificação Geral por Equipas estamos também num lugar honroso, na 4ª posição. No final do dia Iúri leitão mantém a Camisola Verde.

Amanhã o dia de todas as decisões nesta Volta ao Alentejo com uma etapa de 162,9 quilómetros que vai ligar Portalegre a Évora.

 

Classificação Etapa

Castelo de Vide – Castelo de Vide (CRI): 8,4 Kms

 

1.º Maurício Moreira (Efapel), 12m14s

8.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 36s

17.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 45s 42.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m11s 52.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m22s 58.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m25s 75.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m49s

103.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m25s


 

Classificação Geral

 

1.º Maurício Moreira (Efapel), 16h29m10s

8.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 38s

16.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 47s 30.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m13s

41.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 3m40s 85.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 16m33s 96.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 16m53s

109.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 30m09s

 

Classificação por Pontos

 

1.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), 70 pts

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Efapel, 49h28m10s

4.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 1m58s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“W52 – FC Porto/José Neves 2º no Alentejo”


José Neves fez o segundo melhor tempo do Contrarrelógio Individual em Castelo de Vide e passa a segundo da Geral Individual.

A quinta etapa da Volta ao Alentejo foi um Contrarrelógio Individual com 8,4km em Castelo de Vide.

O melhor tempo foi conseguido por Maurício Moreira (Efapel) com o tempo de 12m14, seguido por José Neves que gastou mais um segundo a percorrer o percurso.

Com isto modificou-se novamente a tabela classificativa passando Maurício Moreira a liderar seguido de José Neves a 3 segundos.

Amanhã corre-se a última etapa com partida em Portalegre e com fim em Évora.

      

Classificação Etapa:

 

2º José Neves +1s

4º Jorge Magalhães +21s

7º Daniel Mestre +30s

13º José Mendes +42s

30º Ricardo Vilela +1m04

33º Francisco Campos +1m05

53º Rui Vinhas +1m22

 

Geral Individual após 5ª etapa

 

5º Daniel Mestre +30s

6º Jorge Magalhães +33s

12º José Mendes +44s

25º Francisco Campos +1m07

32º Ricardo Vilela +1m16

33º Rui Vinhas +1m24

 

Geral Equipas / Team General

 

2º W52 – FC Porto +16s

 

Geral Montanha / KOM General

 

1º José Neves

Fonte: W52 – FC Porto

“Efapel/Mauricio Moreira é o novo líder da 38.ª Volta ao Alentejo”


Mauricio Moreira passa hoje a liderar a 38.ª edição da Volta ao Alentejo e Rafael Reis é o 3.º da Geral Individual. Em dia de dupla jornada e após uma etapa matutina com montanha, onde terminou no 2.º posto, o uruguaio da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL fecha o dia com a vitória no contrarrelógio individual, ao concluir os 8,4 km com partida e chegada a Castelo de Vide em 12m14s, tempo que ninguém mais bateu. Rafael Reis foi o 3.º classificado e Fábio Costa 5.º, o único Sub-23 no Top 20 do crono. Coletivamente a formação de Águeda também comanda a Geral.

Em dia de dupla jornada, emoções em dobro. A manhã iniciou em Monforte para dar início à 4.ª etapa, a única com montanha e 85 km de percurso que terminaram em Castelo de Vide. Mauricio Moreira atacou na subida de Cabeço do Mouro, ficando na frente da corrida a 01m10s do pelotão. Mas nem as montanhas do dia fizeram as diferenças esperadas e o pelotão chegou de novo compacto, com a fuga onde estava o corredor da EFAPEL a ser absorvida a 4 km da meta. O sprint foi renhido, com Daniel Mestre (W52-FC Porto) a vencer sobre Maurício Moreira, 2.º classificado.


De tarde o final da história foi outro. O uruguaio da EFAPEL, contrarrelogista, venceu com superioridade o esforço individual de 8400 metros e passou a vestir de Amarelo. Esta é a sua quarta 4.ª vitória ao serviço da EFAPEL na presente temporada, em 16 dias, o que comprova o excelente momento que está a viver na sua carreira, mesmo com todos os infortúnios que o têm tentado demover.

“Para mim está a ser um sonho poder ganhar no Alentejo, pelo prestígio desta corrida. Sabíamos que hoje havia possibilidades de ganharmos e fui eu que tive a sorte de ser o vencedor”, disse Mauricio Moreira, com emoção, sabendo que caso triunfe amanhã em Évora será o 1.º uruguaio a vencer esta competição. “Na minha terra sei que estão todos muito contentes. Até porque neste momento sou o único uruguaio profissional a competir e a representar o meu país, o que é uma honra”.


Já Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, referiu que este é “mais um dia muito feliz para toda a estrutura, é uma bonita vitória, foi um momento e um excelente comportamento de toda a equipa”.

Este domingo a Volta ao Alentejo despede-se com a 6.ª etapa, que termina com a típica chegada à Praça do Giraldo, em Évora (pelas 15.28 horas), onde vão ser percorridos os últimos metros em ascensão ao longo do empedrado característico da cidade, um final técnico e perigoso. Tudo isto após 162,9 km de uma viagem que parte às 11.20 horas de Portalegre.

 

CLASSIFICAÇÕES:

38.ª VOLTA AO ALENTEJO - 1.º GRANDE PRÉMIO CMTV

4.ª ETAPA» Monforte - Castelo de Vide: 85 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º Daniel Mestre (W52-FC Porto), 02h00m50s

2.º Mauricio Moreira (EFAPEL), mt

3.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista), mt

8.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 02s

11.º Rafael Reis (EFAPEL), mt

24.º Javier Moreno (EFAPEL), mt

44.º Karel Hník (EFAPEL), a 55s

93.º Fábio Costa (EFAPEL), a 11m05s

96.º Fábio Fernandes (EFAPEL), a 15m11s

 

5.ª ETAPA» Castelo de Vide - Castelo de Vide: 8,4 km | Contrarrelógio Individual

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 12m14s

2.º José Neves (W52-FC Porto), a 1s

3.º Rafael Reis (EFAPEL), a 8s

5.º Fábio Costa (EFAPEL), a 28s

16.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 43s

26.º Javier Moreno (EFAPEL), a 01m00s

40.º Fábio Fernandes (EFAPEL), a 01m10s

44.º Karel Hník (EFAPEL), a 01m12s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 5.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 16h29m10s

2.º José Neves (W52-FC Porto), a 3s

3.º Rafael Reis (EFAPEL), a 10s

15.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 45s

20.º Javier Moreno (EFAPEL), a 01m02s

39.º Karel Hník (EFAPEL), a 02m07s

81.º Fábio Fernandes (EFAPEL), a 13m52s

89.º Fábio Costa (EFAPEL), a 18m01s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª EFAPEL, 49h28m10s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), 70 Pontos

3.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 46 Pontos

6.º Luís Mendonça (EFAPEL), 28 Pontos

12.º Fábio Costa (EFAPEL), 19 Pontos

15.º Rafael Reis (EFAPEL), 16 Pontos

35.º Javier Moreno (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – PRETA

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 20 Pontos

2.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 14 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Pedro Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), 16h30m17s

18.º Fábio Costa (EFAPEL), 16h43m02s

22.º Fábio Fernandes (EFAPEL), 16h47m11s

Fonte: Efapel

“O uruguaio Mauricio Moreira da Efapel domina no Alentejo”


Fotos: João Calado

Foram os protagonistas das duas etapas que se correram este sábado na 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV. Mauricio Moreira, natural do Uruguai, (Efapel) e José Neves Fernandes (W52-FC Porto) encetaram uma luta particular que coloca o primeiro como líder da geral e o segundo como Rei da Montanha, mas ainda a espreitar a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.

A expectativa deste dia estava centrada no contrarrelógio que habitualmente define a classificação geral. E a etapa da tarde, em Castelo de Vide, com 8,4 quilómetros confirmou-o. A diferença entre primeiro e segundo passou a ser de três segundos, mas com a chegada a Évora da última etapa este domingo a ser tradicionalmente feita ao sprint, Mauricio Moreira está numa posição privilegiada para conquistar a “Alentejana”.

"É uma alegria e um orgulho [estar de amarelo], tanto para mim como para a equipa. Sabemos que é uma corrida muito importante para o calendário português. É uma corrida com muito nível e estar de amarelo e defender até ao último momento é um sonho tornado realidade", salientou Moreira.

 

Duas Etapas, Duas Histórias

 

Durante a manhã, na quarta etapa, entre Monforte e Castelo de Vide (85 quilómetros), as três contagens de montanha foram atacadas por Moreira e Neves. Este último foi o mais forte em todas - Cabeço do Mouro, (segunda categoria), Monte Paleiros (terceira) e Senhora da Penha (terceira).

O campeão nacional é o virtual vencedor da Camisola Preta E-Redes. O duo foi apanhado pelo pelotão pouco antes da meta, mas Mauricio Moreira mostrou, desde logo, ao que vinha: ganhar. Foi segundo no sprint, atrás do alentejano Daniel Mestre (W52-FC Porto). O melhor do uruguaio veio da parte da tarde.


Rafael Silva (Antarte-Feirense) até vestiu de amarelo para o contrarrelógio, mas a Efapel e a W52-FC Porto tomaram conta das operações e chegaram a intercalar a liderança no percurso de Castelo de Vide. Fábio Costa (Efapel) primeiro e depois Jorge Magalhães (W52-

FC Porto) tiveram o tempo mais rápido, até que José Neves assumiu que também procurava a vitória - tanto no contrarrelógio como na geral -, completando a distância em 12:15 minutos.

Contudo, Moreira estragou a festa dos azuis sendo um segundo mais rápido, o que lhe valeu a liderança com três de vantagem sobre o rival a faltar apenas uma etapa para terminar a competição.

 

Decisões na Praça do Giraldo

 

A tradicional chegada em Évora representa o final da Volta ao Alentejo. O dia vai começar a ganhar forma em Portalegre, quando o pelotão partir para os derradeiros 162,9 quilómetros.

A Efapel tem ainda Rafael Reis no pódio, com o português a ser terceiro no contrarrelógio, a sua especialidade, para assim ocupar o mesmo posto na geral, a 10 segundos do companheiro na Efapel, equipa que lidera coletivamente.

Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) perdeu a amarela logo na etapa matinal ao não resistir às três subidas. Porém, mantém a Camisola Verde Crédito Agrícola, símbolo da classificação dos pontos.

Na luta pelo Prémio da Juventude, o dia foi de Pedro Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) que vestiu a Camisola Branca FGil .pt, na quarta etapa, segurando-a depois no contrarrelógio.

Fonte: Podium

“Mauricio Moreira (Efapel) foi o vencedor contrarrelógio da 5 ª etapa (Tarde) da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, e veste de amarelo”


O filme da etapa:

 

Quinta etapa da alentejana, contrarrelógio individual Castelo de Vide-Castelo de Vide 8,4 quilómetros

Por: José Morais

Fotos: Podium e Facebook Volta a Portugal

Tudo preparado para o início do contrarrelógio de Castelo de Vide de 8,4 quilómetros, o primeiro ciclista a sair era Fábio Fernandes (Fortunna-Maia), às 16 horas, no contrarrelógio individual em Castelo de Vide da 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV os ciclistas partiram com um minuto de diferença, o top 10 saiu com dois minutos entre cada corredor.

Começaram a chegar os primeiros corredores. Patrick Videira (Fortunna-Maia) era no início o mais rápido com 13:38 minutos, entretanto pelas 16h20, Carmelo Urbano (Caja Rural-Seguros RGA) fazia 13:18 minutos e tinha o tempo mais rápido, mas ainda só tinham terminado sete ciclistas, havia ainda muito contrarrelógio pela frente.

Pelas 16h44, Fábio Fernandes (Efapel), recente campeão nacional de contrarrelógio de sub-23 fazia o segundo melhor tempo de 13:24 minutos, mais seis segundos que Carmelo Urbano (Caja Rural), e eram 16h48, quando surge o novo melhor tempo! Fábio Costa (Efapel) liderava o contrarrelógio de Castelo de Vide, completando os 8,4 quilómetros em 12:42 minutos.


Entretanto neste filme da etapa porque não aproveitar para ver os melhores momentos da 4ª etapa da 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, ganha por Daniel Mestre (W52-FC Porto) https://youtu.be/QDpfYocejX4 no YouTube.

Pelas 17h25, mais de metade dos ciclistas que estavam em prova já tinham terminado o contrarrelógio, Fábio Costa (Efapel) continuava com o tempo mais rápido, 12:42 minutos, seguia-se o polaco Szymon Tracz com 13:02 e o norueguês Iver Knotten, ambos da Nippo-Provence-PTS Conti com 13:05.

E às 17h42 surgia o novo melhor tempo, Jorge Magalhães (W52-FC Porto) fechava o seu contrarrelógio com 12:35 minutos, tirava sete segundos ao tempo de Fábio Costa (Efapel), e pelas 17h52, José Neves tirava o primeiro lugar ao seu colega da W52-FC Porto, o ciclista já tinha estado em destaque na parte da manhã e agora fazia o melhor tempo no contrarrelógio: 12:15 minutos.

Às 18h08, Mauricio Moreira (Efapel) assumia a liderança do contrarrelógio com 12:14 minutos, tinha menos um segundo que José Neves (W52-FC Porto), já que da parte da manhã, Mauricio Moreira e José Neves lutaram pela classificação da montanha, o ciclista da W52-FC Porto venceu essa batalha, mas agora o uruguaio da Efapel levava a melhor, no aproximar do final da quinta etapa.


E chegava o último ciclista, terminava assim o contrarrelógio, e a vitória era para Mauricio Moreira, da Efapel, ciclista do Uruguai completava os 8,4 quilómetros do contrarrelógio de Castelo de Vide em 12:14 minutos, e Maurício Moreira (Efapel) era o novo Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde da Volta ao Alentejo/GM CMTV, com vantagem de 3 segundos sobre José Neves (W52-FC Porto) e 10 segundos do seu colega de equipa, Rafael Reis.

Mauricio Moreira (Efapel) tinha assim uma dupla jornada de sábado muito positiva e vai partir este domingo com a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde para a última etapa da Volta ao Alentejo/GP CMTV, leva três segundos de vantagem sobre José Neves (W52-FC Porto).

Comentários da prova: Podium


“UCI autoriza Alpecin-Fenix a vestir camisola de homenagem a Poulidor na 1.ª etapa”


Camisola amarela e roxa é inspirada nas cores usadas por 'Poupou', ciclista que mais vezes subiu ao pódio final do Tour

 

Por: Lusa

Foto: Le Tour

A União Ciclista Internacional concedeu, este sábado, "uma autorização excecional" à Alpecin-Fenix para usar uma camisola de homenagem a Raymond Poulidor, "um dos grandes nomes da história do ciclismo", durante a primeira etapa da Volta a França.

"Durante a apresentação das equipas em Brest, na Bretanha, na quinta-feira, os ciclistas da Alpecin-Fenix vestiram uma camisola 'Poupou' em homenagem a Raymond Poulidor, avô do ciclista da equipa Mathieu Van der Poel. Embora a equipa, a UCI e os organizadores da Amaury Sports Organisation tivessem acordado que a camisola só seria usada na apresentação, agora a UCI autoriza a que esta seja vestida durante a primeira etapa", pode ler-se no comunicado do organismo.

A camisola amarela e roxa é inspirada nas cores usadas por Raymond Poulidor, o ciclista que mais vezes subiu ao pódio final do Tour, durante toda a sua carreira na antiga equipa Team Mercier, nos anos 1960 e 1970.

"A UCI acredita que o impacto positivo gerado em redor da camisola especial em homenagem a um dos grandes nomes do ciclismo justifica abrir uma exceção aos regulamentos para que esta seja usada na primeira etapa", sustenta a federação internacional, indicando que na segunda etapa da 108.ª edição a equipa belga, do segundo escalão, voltará a envergar os tons habituais, o azul escuro e o vermelho.

A estreia no Tour de Van der Poel, 45 anos depois da última participação do avô, que morreu em 2019, tem sido um dos assuntos mais falados antes do arranque da 108.ª edição da Volta a França, que parte este sábado de Brest rumo a Paris, onde termina em 18 de julho.

'Poupou' é uma das figuras míticas da história do ciclismo, tendo conquistado o carinho dos adeptos da modalidade, nomeadamente dos franceses, não só pela sua personalidade, mas também por ser o eterno segundo da Volta a França.

Nascido em 15 de abril de 1936, Poulidor, que teve o azar de ser contemporâneo do francês Jacques Anquetil e do belga Eddy Merckx (ambos ganharam por cinco vezes o Tour), subiu por oito vezes ao pódio final da Grande Boucle - foi três vezes segundo e cinco terceiro -, sem nunca ter vestido a camisola amarela da prova francesa.

A primeira etapa da 108.ª Volta a França sai hoje de Brest, com os 184 ciclistas inscritos a percorrerem 197,8 quilómetros até Landerneau.

Fonte: Record on-line

“Demi Vollering vence La Course da Volta a França ao ‘sprint’”


Por: SIF // AMG

A holandesa Demi Vollering (SD Worx) venceu hoje ao ‘sprint’ a La Course da Volta a França em bicicleta, prova organizada à margem do Tour masculino antes da realização de uma nova corrida por etapas em 2022.

Vollering, de 24 anos, levou a melhor nos 107,4 quilómetros entre Brest e Landerneau ao cabo de 2:50.29 horas, batendo sobre a meta a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope), segunda, e a holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma), terceira.

É a segunda vitória da jovem em ascensão no pelotão feminino em 2021, depois de conquistar a Liège-Bastogne-Liège e ter somado pódios na Amstel Gold Race, na Volta a Burgos e na Brabantse Pijl.

A única portuguesa em prova, Daniela Campos (Bizkaia-Durango), não concluiu a corrida.

Fonte: Lusa

“Caos no Tour de France: Fã com cartaz provoca queda que afeta quase todo o pelotão”


A esmagadora maioria do pelotão ficou envolvida na queda

 

Não é a melhor forma de começar um Tour de France: a primeira etapa da 'Grand Boucle’ ficou marcada por uma enorme queda que afetou a quase totalidade do pelotão da prova.

A queda aconteceu quando um fã tentava aparecer na televisão enquanto mostrava um cartaz.


Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

A pessoa em causa colocou-se na estrada e Tony Martin acabou por embater no cartaz e cair. Isto provocou um efeito domino que afetou praticamente toda a corrida.

Jasha Sütterlin abandonou a corrida. A corrida prosseguiu, não havendo neutralização de etapa.

Fonte: Sapo on-line

“W52 - FC Porto/Daniel Mestre vence 4.ª etapa


Foi novamente com uma chegada ao Sprint, desta vez em Castelo de Vide, que terminou a etapa que Daniel Mestre triunfou.

A primeira etapa de hoje foi a ligação entre Monforte e Castelo de Vide, a única etapa que se pode chamar de montanha. Com 3 subidas categorizadas em 85km fez as primeiras diferenças no pelotão.

No primeiro Prémio de Montanha do dia José Neves com outro colega de equipa lançou-se para a frente da prova, tendo passado em frente aos 3 Prémios de Montanha do dia e garantindo assim a liderança do Geral da Montanha.

Os fugitivos foram apanhados nos últimos 4 quilómetros, e o pelotão rolou compacto até à meta, com terreno apedrejado, num sprint próximo onde o mais forte foi Daniel Mestre. As primeiras diferenças, apenas segundos, já começaram a dividir o pelotão.

A liderança da prova passou para Rafael Silva (Antarte-Feirense), Daniel Mestre fecha o pódio ao mesmo tempo.

À tarde tudo será reorganizado com o Contrarrelógio Individual de apenas 8 quilómetros, cerca de metade subindo.

           

Classificação 4ª etapa:

 

1º Daniel Mestre 2h00m50s

12º José Neves +2s

19º Francisco Campos +2s

25º José Mendes +2s

28º Rui Vinhas +2s

34º Jorge Magalhães +12s

36º Ricardo Vilela +12s

 

General Individual após 4ª etapa / Classificação Geral - após 4ª etapa

 

3º Daniel Mestre -mt

14º Francisco Campos +2s

20º José Neves +2s

27º Rui Vinhas +2s

28º José Mendes +2s

31º Jorge Magalhães +12s

33º Ricardo Vilela +12s

 

Equipas Gerais / Equipa Geral

 

3ª W52 - FC Porto +2s

 

Montanha Geral / KOM General

 

1º José Neves

Fonte: W52 - FC Porto

“Rafael Silva (Antarte-Feirense) foi o vencedor da 4 ª etapa (manhã) da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, e é o novo Camisola Amarela”


O filme da etapa:

Quarta etapa da alentejana que ligou Monforte a Castelo de Vide, numa extensão de 85 quilómetros

 

Por: José Morais

Fotos: Podium e Facebook Volta a Portugal

Ao quarto dia da alentejana, o dia era muito importante, na 38ª Volta ao Alentejo/1º GP CMTV, havia dupla jornada, da parte da manhã tivemos uma etapa com três subidas categorizadas, que começou em Monforte penas 10h15 e terminou em Castelo de Vide cerca das 12h30, foram 85 quilómetros, e de tarde haveria o contra-relógio individual de 8,4 quilómetros.


Pelas 10h18 iniciava-se a primeira parte do dia começava a 4ª etapa, Monforte-Castelo de Vide, 85 quilómetros, contava com três contagens de montanha: uma segunda categoria - Cabeço do Mouro ao quilómetro 44,5 - e duas terceiras - Monte Paleiros ao quilómetro 51,6, e Senhora da Penha ao quilómetro 65,7.

Neste quarto dia alinharam à partida 121 dos 122 ciclistas que começaram a Volta ao Alentejo/GP CMTV. Francisco Marques (Sicasal-Miticar-Torres Vedras) abandonou ontem, durante a 3ª etapa, entretanto as camisolas estavam assim, Amarela Sociedade Ponto Verde, Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua); Verde Crédito Agrícola, Iúri Leitão (veste na etapa, Mikel Aristi, Euskaltel-Euskadi); Preta E-Redes, Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), Branca FGil .pt, Alex Molenaar (Burgos-BH).


Entretanto Bruno Silva (Antarte-Feirense) e César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) tentavam fugir do pelotão com sete quilómetros percorridos, era a primeira fuga do dia, e tinham 40 segundos de vantagem, e antes da primeira meta volante, a fuga chegava a ter 1:05 minutos de vantagem, mas foi por pouco, já que Bruno Silva e César Martingil eram absorvidos pelo pelotão, estava assim a fuga anulada.

Surge então a Meta Volante em Arronches ao quilómetro 15,9, a ser 1º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), seguido de 2º Bruno Silva (Antarte-Feirense), e 3º Alex Jaime Fernandez (Kern Pharma), mas o azar batia à porta do O espanhol Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) sofria uma queda e terminava assim para ela a Volta ao Alentejo/GP CMTV.


A corrida continuava, e apesar de algumas tentativas de fuga, o pelotão não parecia estar interessado em ver alguém escapar quando a corrida estava perto do quilómetro 30, e entretanto chegava a 2ª e última meta volante do dia, em Portalegre ao quilómetro 41,2 quilómetros, e o primeiro era Ivan Moreno (Kern Pharma), 2º Javier Moreno (Efapel), 3º Mauricio Moreira (Efapel), e José Neves (dorsal 6), da W52-FC Porto, e Maurício Moreira (dorsal 84), da Efapel começavam a ganhar vantagem na subida de Cabeço do Mouro com 10 segundos.

Pelas 11h31 estavam percorridos 44 quilómetros dos 85, na primeira hora de corrida, entretanto José Neves ganhava uma pequena vantagem a Moreira, cinco segundos, e Luís Gomes (dorsal 112), da Kelly-Simoldes-UDO, estava a 35 e pelotão a 45, mas, Neves e Maurício estão outra vez juntos no início da segunda subida, e a vantagem para o pelotão subia para os 1:10 minutos.


Entretanto Luís Gomes (dorsal 112) continuava em posição intermédia a 45 segundos, estava-se a caminho da terceira subida do dia, a diferença era na de 55 segundos entre fugitivos e pelotão, e quando faltavam 25 quilómetros para a meta, a diferença de 45 segundos era mantida, com Caja Rural seguia na perseguição.

Mas, um ciclista da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel estava também na frente, juntamente com toda a equipa da Caja Rural, e a diferença reduzia para 40 segundos, e na última subida do dia a diferença dos fugitivos subia para os 50 segundos, e faltavam 20 quilómetros para a meta instalada em Castelo de Vide, mas a 10 quilómetros do fim, a vantagem era reduzida para os 45 segundos.

Entretanto, José Neves (W52-FC Porto) era o virtual vencedor da Camisola Preta E-Redes, o rei da montanha da Volta ao Alentejo/ 1º GP CMTV, e pelas 12h14: Kelly e Caja Rural puxava pelo pelotão, que reduzia para 35 segundos de diferença dos fugitivos, faltavam menos de 10 quilómetros para a meta em Castelo de Vide, e a vantagem era novamente reduzida, desta vez para 10 segundos de diferença ao quilómetro 78, estava anulada a fuga, e pelas 12h18, o pelotão estava compacto, estávamos a 4 quilómetros para o final.

Chegada a Castelo de Vide, Daniel Mestre (W-52 FC Porto) era o grande vencedor da 4ª etapa da Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV, Rafael Silva (Antarte-Feirense) assumia a nova liderança da 38ª Volta ao Alentejo / 1º GP CMTV, e era o novo Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde, 5º David Livramento (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 6º Ricardo Vilela (W-52 FC Porto).

No final desta etapa, prémio de montanha de 2ª categoria km 44,5, Cabeço de Mouro: 1º José Neves (W-52 FC Porto), 2º Maurício Moreira (Efapel), 3º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO). 4º Daniel Freitas (Rádio-Popular).

Prémio de montanha de 3ª categoria km 51,6, Monte Paleiros: 1º José Neves (W-52 FC Porto), 2º Maurício Moreira (Efapel), 3º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e 4º Jon Barrenetxea (Caja Rural-Seguros RGA).

Prémio de montanha de 3ª categoria km 65,7, Senhora da Penha: 1º José Neves (W-52 FC Porto), 2º Maurício Moreira (Efapel), 3º David Livramento (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e 4º Jon Irisarri  (Caja Rural-Seguros RGA).

E a primeira parte do dia estaca concluída, agora é tempo de recuperar as forças para o contrarrelógio de Castelo de Vide (8,4 km). Fábio Fernandes (Fortunna-Maia) vai abrir a 5ª etapa às 16h, e o top 10 arranca às 17h49 com João Matias (Louletano-Loulé Concelho). Líder Rafael Silva (Antarte-Feirense) sai às 18h07.

Rafael Silva (Antarte-Feirense) é o novo Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde. Em segundo na geral está Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista) e em terceiro Daniel Mestre (W52-FC Porto), e até ao sétimo lugar, todos têm o mesmo tempo.

Comentários da prova: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com