segunda-feira, 16 de abril de 2018

“Taça da Europa de Mellila contou com a presença de cinco portugueses”

Realizou-se dia 15 de abril a Taça da Europa de Mellila em Espanha na distância olímpica, onde participaram cinco triatletas portugueses.

Helena Carvalho, Alexandre Nobre, Miguel Arraiolos, André Dias e João Mansos foram os triatletas em prova, com uma prova competitiva que contou com alguns nomes do triatlo mundial.

Miguel Arraiolos foi o melhor português na competição classificando-se em 9º lugar, com o tempo de 01:44:12, alcançando os seus objetivos que eram disputar o top 10. «Tivemos uma fuga de cinco atletas e eu fui sempre no grupo perseguidor, acabando por fazer o quinto melhor tempo na corrida», explica o triatleta. Miguel Arraiolos ficou contente com a sua prestação: «Sim, pode dizer-se que fiquei satisfeito com o decorrer minha prova e com o resultado, acho que um 9º lugar foi muito bom!»

Alexandre Nobre teve menos sorte, acabando por se ver envolvido numa queda de bicicleta: «A prova não correu bem, eu estava no grupo principal, mas no ciclismo fiquei envolvido numa queda e apesar de não ter caído fiquei com problemas nos calços». O atleta acabou por ficar a pedalar sozinho, fez um grande esforço, mas ficou esgotado e não conseguiu apanhar os grupos de ciclismo».

André Dias e João Manso, triatletas portugueses que também participaram na competição, ficaram em 34º e 50º lugares respetivamente.

Na competição feminina o destaque foi para Helena Carvalho, que conseguiu estar na frente da prova durante muito tempo…

 

Helena Carvalho destacou-se na Taça da Europa de Mellila, em Espanha

Em prova esteve também Helena Carvalho, que nos explicou como foi a sua prestação: «Na natação a dificuldade não veio do mar, mas sim do ritmo que a espanhola impôs, tanto que conseguimos ganhar mais de um minuto e 20 segundos em relação à terceira atleta.» Helena manteve-se na frente da competição, juntamente com a triatleta espanhola e conseguiu manter o rimo até ao ciclismo, altura em que a sua ‘parceira’ de prova teve um furo, situação que obrigou Helena a pedalar sozinha, constituindo um grande desgaste. «O ciclismo era plano, mas técnico e muito ventoso. Nas primeiras duas voltas mantivemos a distância para o grupo grande que nos perseguia. A partir daí, conseguimos ganhar sempre tempo até termos dois minutos e 15 segundos de avanço. Infelizmente, a duas voltas do final, a espanhola tem um furo e, depois de me aperceber, tive de seguir sozinha perdendo bastante tempo.» Helena acabou por tentar gerira corrida, entre o cansaço que já sentia e as condições de calor e vento que se apresentavam. «Na corrida sentiu-se, além do vento, também bastante calor, tentei aguentar o melhor possível apesar do desgaste da natação e ciclismo, mas a vantagem que tínhamos do ciclismo já tinha reduzido muito, e acabei por perder 10 posições neste que é o meu pior segmento.»

Helena Carvalho fez uma excelente prova até ter ficado sozinha a pedalar, acabando por acusar desgaste no final e ser ultrapassada por algumas adversárias, ficando em 11º lugar com a marca de 01:58:20.

O vencedor da Taça da Europa de Mellila 2018 foi o holandês Marco Van Der Stel, com o tempo de 01:42:41.

Resultados da Taça da Europa Melila dia 15 de abril  / Melilla ETU Triathlon European Cup

Elite homens: 17h (hora portuguesa)

Triatletas:

*Miguel Arraiolos, 9º lugar com a marca de 01:44:12

*Alexandre Nobre não terminou a prova

*André Dias, 34º lugar com a marca de 01:46:38

*João Mansos, 50º lugar com a marca de 01:49:58

Elite mulheres: 16h (hora portuguesa)

Triatleta:

*Helena Carvalho, 11º lugar com a marca de 01:58:20

Pode ver todos os resultados da Taça da Europa de Mellila aqui

 

Próximas presenças de triatletas portugueses em competições internacionais:

Depois de um excelente 2º lugar na Taça da Europa de Quarteira, Melanie Santos prepara-se para o resto da temporada…

Etapa do Campeonato do Mundo WTS dia 28 de abril

ITU World Champion – WTS Bermudas

-Elite mulheres: 12h06 (hora portuguesa):

Triatleta:*Melanie Santos

-Elite homens: 09h06 (hora portuguesa):

Triatleta:*João Silva

Etapa do Campeonato do Mundo WTS dia 12 de maio

ITU World Triathlon – WTS Yokohama

Elite mulheres: 18h06 (hora portuguesa)

Triatleta:*Melanie Santos

Elite homens: 21h06 (hora portuguesa)

Triatleta:*João Silva

Fonte: FTP

“TRIATLETA FRANCÊS DESAPARECIDO NA ÁFRICA DO SUL”

Horas antes de participar numa prova em Port Elizabeth

Por: Lusa

Foto: DR Record

Um atleta amador francês desapareceu na madrugada de sábado, véspera de uma prova de triatlo em que ia participar em Port Elizabeth, na África do Sul, revelou esta segunda-feira a polícia daquela cidade portuária.

Câmaras de videovigilância captaram imagens de David Bellet-Brissaud, de 48 anos, a deixar sozinho o hotel onde estava hospedado juntamente com a mulher, cerca de uma hora da madrugada de sábado.

A polícia de Port Elizabeth referiu que as imagens registaram apenas alguns passos de Bellet-Brissaud, até o alcance das câmaras não permitir mais seguir o rasto do francês.

Desde então não houve qualquer comunicação do francês, que devia participar na competição de triatlo no domingo.

A mulher do atleta amador, Lydia Bellet-Brissaud, apercebeu-se da ausência do marido no final da madrugada e constatou que o telemóvel do homem se encontrava no quarto do hotel.

Em conferência de imprensa, Lydia Bellet-Brissaud afirmou que o marido se sentia "entusiasmado, mas também stressado" com a prova.

O irmão e a irmã de Bellet-Brissaud chegaram a Port Elizabeth no domingo e a família do francês decidiu oferecer uma recompensa de 12.000 randes (cerca de 800 euros) por toda a informação que pode ajudar a polícia a encontrar o paradeiro do atleta amador.

A polícia sul-africana está a desenvolver buscas com recurso a helicóptero e a cães farejadores para tentar encontrar o triatleta, mas sem sucesso até ao momento.

Fonte: Record on-line

“PELLO BILBAO VENCE ETAPA INICIAL DO TOUR DOS ALPES”

Ciclista italiano concluiu os 134,6 quilómetros do percurso em 3:26.41 horas

Por: Lusa

Foto: Facebook Astana Pro Team

O ciclista espanhol Pello Bilbao (Astana) é o primeiro líder do Tour dos Alpes, após vencer, isolado, a etapa inicial entre Arco e Folgaria, em Itália, superando vários dos grandes nomes do pelotão internacional.

Bilbao, de 28 anos, atacou a 3,5 quilómetros do final e concluiu os 134,6 quilómetros da tirada em 3:26.41 horas, impondo-se, por seis segundos, ao colega de equipa e compatriota Luis León Sánchez e ao colombiano Iván Ramiro Sosa (Androni).

O grupo dos favoritos cortou a meta a 10 segundos, nomeadamente o francês Thibaut Pinot (Groupama), o britânico Chris Froome (Sky) e o italiano Domenico Pozzovivo (Bahrain).

Um corte na parte final da etapa custou quatro segundos mais ao italiano Fabio Aru (Emirates).

Amaro Antunes (Sprandi Polkowice), o único ciclista português em prova, foi 28.º entre os 138 que concluíram a tirada, a 1.13 minutos do vencedor.

Na terça-feira, disputa-se a segunda etapa, de 145,5 quilómetros, entre Lavarone e o alto Fiemme/Alpe di Pampeago.

Fonte: Record on-line

“MIGUEL ARRAIOLOS TERMINA TAÇA DA EUROPA DE MELILLA EM NONO”

Holandês Marco van der Stel foi o vencedor

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O triatleta português Miguel Arraiolos terminou este domingo no nono lugar a Taça da Europa de Melilla, em Espanha, que teve como vencedor o holandês Marco van der Stel.

André Dias e João Mansos quedaram-se pelas 34.ª e 50.ª posições, respetivamente, enquanto Alexandre Nobre não concluiu a prova.

No setor feminino, a portuguesa Helena Carvalho terminou no 11.º lugar, tendo a espanhola Camila Alonso Aradas terminado na posição mais alta do pódio.

Fonte: Record on-line

“DUATLO DE BRAGA/TRIATLO DE TORRES NOVAS conquista 3ºLUGAR em BRAGA”

As últimas 2 etapas do CAMPEONATO NACIONAL DE DUATLO DE CLUBES disputaram-se este fim-de-semana, 14 e 15 de Abril, no centro de Braga, Cidade Europeia do Desporto em 2018.

A primeira das 2 etapas foi disputada no sábado à tarde em distância standard, uma prova constituída por 2 segmentos de corrida de 10kms e 5kms respetivamente, e pelo meio por um segmento de ciclismo com 40kms.

Neste tipo de prova, em que só é permitida a participação de atletas acima do escalão de juniores, alinharam pelo Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Batista (junior), Marco Sousa e Pedro Razões (veteranos). Enquanto, Ricardo Batista se viu envolvido com algumas limitações físicas que não lhe permitiram concluir a prova, Marco Sousa e Pedro Razões cumpriram a sua participação nesta etapa de Duatlo, terminando na 6ª e 23ªposições no seu escalão de 40-44 anos.

No dia seguinte, realizou-se a prova de estafetas em distância super-sprint, última etapa do Campeonato Nacional de Duatlo de Clubes, com equipas constituídas por 3 elementos, em que cada um percorreu 2kms/corrida, 8kms/ciclismo e 1km/corrida.

Nesta etapa, a equipa torrejana esteve ao seu nível, com os seus atletas Cadetes, JOSÉ PEDRO VIEIRA e AFONSO DO CANTO, e o Junior RICARDO BATISTA a concluírem a prova num excelente 3ºlugar, o que permitiu ao Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas terminar o Campeonato Nacional de Duatlo de Clubes na 4ªposição, entre cerca de 30 clubes participantes.
 

SETÚBAL TRIATHLON (triatlo longo)

No dia 8 de abril realizou-se a 2ªedição do Setúbal Triathlon com mais de 600 triatletas a alinharem à partida, onde o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS esteve presente com cinco triatletas Pedro Silva, Marco Sousa, André Sousa, Gonçalo Martins e Paulo Leirião.

Estas seis centenas de atletas nadaram 1,9km no rio Sado, pedalaram 90kms na desafiante Serra da Arrábida e correram 21,1kms no centro de Setúbal.

Marco Sousa com o tempo de 04H42 conseguiu subir ao pódio em 3ºlugar no seu escalão de veteranos (V1).

Fazendo a sua estreia nesta distância, o nosso triatleta Paulo Leirião terminou a sua prova com o tempo de 06H42, e ainda em Veteranos, Pedro Silva terminou com 06H12. Por sua vez em Seniores, André Sousa terminou com o tempo de 05H46 e Gonçalo Martins com 04H42.
 

II AQUATLO DE VILA NOVA DE BARQUINHA

No próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Abril realiza-se no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, o Campeonato Nacional de Aquatlo, que será uma organização do Clube de Natação de Torres Novas, e conta com a parceria do Município de Vila Nova de Barquinha e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

No sábado, a partir das 16h00 realiza-se a prova do Campeonato Nacional de Aquatlo Individual, e no domingo de manhã, a partir das 10h00 terá lugar a prova estafetas do Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo.

Ainda no sábado de manhã, terá lugar a 2ªetapa do Circuito Regional Jovem do Centro Interior, também em formato de Aquatlo (natação e corrida).

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “22º Passeio de Pombal.2018”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “22º Passeio de Pombal.2018” realizado este domingo em Pombal, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=47585 ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Reportagem no “O Praticante” do evento: “22º Passeio de Pombal.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “22º Passeio de Pombal.2018” realizado este domingo em Pombal, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/pombal-passeio-marcado-chuva/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com