sábado, 15 de junho de 2019

“Rui Costa começa Volta à Suíça em 54.º”

Primeira etapa foi contrarrelógio de 9,5 quilómetros em Langnau im Emmental

Por: Lusa

Foto: EPA

O português Rui Costa, da UAE Team Emirates, iniciou este sábado a Volta à Suíça em bicicleta com um 54.º lugar na primeira etapa, um contrarrelógio de 9,5 quilómetros em Langnau im Emmental.

Rui Costa, que já venceu por três vezes a geral individual desta competição (2011, 2012 e 2014), terminou a 37 segundos do primeiro líder, o australiano Rohan Dennis, da Bahrain Merida, que gastou 10.50 minutos.

Com o mesmo tempo aos centésimos - só foram separados por milésimos - ficou o polaco Maciej Bodnar , da BORA - hansgrohe. Com mais um segundo, outro australiano, Michael Mathews, da Sunweb, e o dinamarquês Soren Kragh Andersen, igualmente da Sunweb, primeiro líder da classificação de jovens.

Ainda com mais de 100 ciclistas no mesmo minuto, a Volta à Suíça, uma das últimas corridas de preparação para o Tour, só 'começa' realmente no domingo, com 159,6 quilómetros com partida e chegada a Langnau im Emmental.

Será uma etapa já com alguma dureza, mas ainda sem a montanha agendada para o final da próxima semana.

Fonte: Record on-line

“Fuglsang é o novo camisola amarela do Dauphiné”

Etapa foi ganha pelo holandês Wout Poels

Por: Lusa

A penúltima etapa do Critério do Dauphiné, com uma chegada em alta montanha, provocou uma 'revolução' na classificação da prova, que levou o ciclista dinamarquês Jakob Fuglsang, da Astana, à camisola amarela.

Fuglsang foi o segundo a chegar a Pipay, depois muito ter feito para ganhar a tirada, sendo apenas incapaz de suster a arrancada final, nos últimos 200 metros, do holandês Wout Poels, aqui promovido chefe de fila da Ineos, depois do grave acidente do bitânico Chris Froome.

A uma etapa do fim, Fuglsang tem oito segundos de avanço sobre o britânico Adam Yates, da Mitchelson, 20 segundos sobre o norte-americano Tejay van Garderen (EF Education First) e 21 sobre o alemão Emanuel Buchmann (BORA-Hansgrohe).

Previa-se muito dura a ligação de 133,5 quilómetros de Saint-Genix-les-Villages a Pipay, e assim foi, com Adam Yates, o anterior líder, sempre alvo de ataques da concorrência.

Um dos que merece destaque é, sem dúvida, Poels, galvanizado pela situação de Froome. Com uma arrancada final portentosa, passa a estar a 28 segundos de Fuglsang e mostra que no Tour será certamente o 'tenente' de Geraint Thomas, que ultima a sua preparação na outra equipa da Ineos, que corre na Volta à Suíça.

Numa etapa com muita chuva e piso molhado, Fuglsang foi o que conseguiu atacar no momento certo, a dois quilómetros da meta, sem resposta por parte de Adam Yates ou do francês Thibaut Pinot.

Para trás, ficavam o francês Romain Bardet (13 segundos), o colombiano Nairo Quintana (46 segundos) e o australiano Richie Porte (46 segundos também), ciclistas com pretensões para o Tour, que arranca dentro de menos de três semanas.

O português José Gonçalves (Katusha) chegou em 75.º e perdeu 24.18 minutos. Na geral, desceu cinco lugares, para 69.º, a 46.54.

No domingo, termina o Dauphiné com uma etapa entre Cluses e Champéry, na Suíça. É uma etapa 'compacta', de 113,5 quilómetros, com sete contagens de montanha, sendo a última dessas escaladas a dois quilómetros da chegada.

Fonte: Record on-line

“Froome: «Tenho um longo caminho pela frente mas a recuperação começa agora»”

Violenta queda provocou múltiplas fraturas ao ciclista britânico

O ciclista britânico Christopher Froome disse este sábado que já está concentrado na recuperação, três dias depois de sofrer uma violenta queda que lhe provocou múltiplas fraturas e o afastou da próxima edição da Volta a França.

"Embora isto seja um contratempo, e dos grandes, já estou concentrado no futuro. Tenho um longo caminho pela frente até à recuperação, mas a recuperação começa agora e estou completamente concentrado em regressar ao meu melhor", afirmou o corredor da INEOS, citado num comunicado da equipa britânica.

Quatro vezes vencedor da Volta a França, Chris Froome caiu na quarta-feira, durante o reconhecimento do contrarrelógio do Critério do Dauphiné, em Roanne, França, e sofreu fraturas do fémur e do cotovelo direitos, bem como em algumas costelas, tendo sido submetido a uma longa intervenção cirúrgica no Hospital Universitário de Saint-Etienne.

Também com fraturas no externo e numa vértebra cervical sem necessidade de intervenção, Froome deverá permanecer internado cerca de seis semanas, e estima-se que a sua recuperação total leve seis meses.

O britânico, que fazia o reconhecimento do percurso na companhia do colega Wout Poels, embateu numa parede a 55 km/hora, quando fazia uma descida muito técnica, num momento em que tirou uma mão do guiador para limpar o nariz e perdeu o controlo da bicicleta devido a uma rajada de vento.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com