sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

“Elia Viviani vence segunda etapa da Volta à Provença”


O belga Sep Vanmarcke foi 2.º, com o campeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe, no 3.º posto

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Elia Viviani

O italiano Elia Viviani (INEOS) venceu esta sexta-feira a primeira etapa da Volta à Provença, num dia marcado pelos 'abanicos', enquanto o colega de equipa e compatriota Filippo Ganna segue na frente da geral.

Viviani, de 33 anos, impôs-se num 'sprint' restrito aos outros resistentes dos vários cortes no pelotão, completando os 151,8 quilómetros entre Istres e Les Saintes-Maries-de-la-Mer em 3:17.58 horas.

O belga Sep Vanmarcke (Israel-Premier Tech) foi segundo, com o campeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alpha Vinyl), no terceiro posto, num dia em que os 'abanicos' (cortes provocados pelo vento) impuseram as diferenças.

Ganna chegou três segundos mais tarde, mas conservou a liderança da geral, agora com quatro segundos de vantagem sobre Alaphilippe, segundo, e 10 segundos face ao francês Pierre Latour (TotalEnergies), terceiro.

A segunda etapa da prova, que decorre até domingo, disputa-se no sábado, com perfil acidentado no programa dos 180,6 quilómetros entre Arles e Manosque.

Fonte: Record on-line

“TotalEnergies e B&B Hotels-KTM convidadas para a Volta a França”


Organização do Tour já atribuiu os 'wildcards'

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/TotalEnergies

A organização da Volta a França anunciou esta sexta-feira os 22 participantes, com 18 do escalão World Tour, a Alpecin-Fenix e a Arkéa Samsic, segundo escalão, e os 'wildcards' atribuídos às francesas TotalEnergies e B&B Hotels-KTM.

O lote de 22 equipas, hoje anunciado, desfaz as dúvidas sobre as últimas duas vagas, já que as 18 equipas do principal escalão do ciclismo mundial têm lugar 'cativo' e os líderes do ranking Pro Team, do segundo escalão, a Alpecin-Fenix e a Arkéa Samsic, também o conquistaram por direito em 2021.

Assim, a entrada da TotalEnergies permite trazer ao Tour o eslovaco Peter Sagan, principal nome daquela formação, com a organização a manter a tradição de convidar equipas francesas, ao juntar a B&B Hotels-KTM ao lote.

Assim, de fora do World Tour, fica igualmente confirmada a vaga da equipa do neerlandês Mathieu Van Der Poel, que deve liderar a Alpecin-Fenix, depois de em 2021 ter chegado à amarela, e da Arkéa Samsic, do colombiano Nairo Quintana, 'eterno' candidato.

A Volta a França de 2022 arranca em 01 de julho em Copenhaga, capital da Dinamarca, encerrando no dia 24 em Paris. O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu as últimas duas edições.

Fonte: Record on-line

“O regresso do 'pródigo' Azevedo 'baralhou' o pelotão nacional”


Nova temporada arranca no domingo, com a promessa da reedição do duelo entre 'velhos conhecidos'

 

Por: Lusa

Foto: DR

A 'transferência' de um patrocinador e o regresso de José Azevedo ao pelotão foram as novidades mais sonantes no 'defeso' do ciclismo nacional, cuja nova temporada arranca no domingo, com a promessa da reedição do duelo entre 'velhos conhecidos'.

Cinco meses passaram desde que o pelotão 'encostou' as bicicletas para umas férias prolongadas após uma época intensa, animada pelo permanente e aceso duelo entre W52-FC Porto e a equipa de Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, António Carvalho ou Rafael Reis, que, apesar do espetáculo que deu e dos resultados alcançados, viu o principal patrocinador, a Efapel, 'desertar' para o novo projeto de José Azevedo.

O regresso 'messiânico' do 'filho pródigo' do ciclismo português, agora no papel de diretor desportivo, após uma década de experiência internacional, em equipas como a Katusha ou a RadioShack, 'seduziu' não só o patrocinador, mas também nomes consagrados do pelotão nacional como João Benta, Joaquim Silva ou Henrique Casimiro, 'eternos' candidatos ao pódio da Volta a Portugal, ou o promissor Pedro Andrade, vindo da 'fábrica de talentos' Hagens Berman Axeon.

As expectativas quanto ao sucesso da equipa do quinto classificado do Tour2004 e do Giro2001 são mesmo o grande ponto de interesse da nova temporada, que, presumivelmente, voltará a ser animada por 'dragões', liderados pelos incontornáveis Amaro Antunes, João Rodrigues e Jóni Brandão, e pela agora denominada Glassdrive-Q8-Anicolor, dois conjuntos que mantiveram o seu núcleo duro -- na W52-FC Porto, entrou o 'internacional' José Gonçalves, e a ex-Efapel perdeu André Cardoso, que rumou à ABTF-Feirense.

Às mexidas provocadas pela nova formação de Azevedo - Benta deixou a Rádio Popular-Paredes-Boavista sem líder, Silva fez o mesmo com a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e Casimiro 'desfalcou' a Kelly-Simoldes-UDO, aliou-se a reforma do veterano Gustavo Veloso, que trocou as vestes de ciclistas pelas de diretor desportivo na equipa de Mortágua e 'obrigou' a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel a procurar um novo companheiro para Alejandro Marque.

Foi no projeto falhado da Delko, a equipa francesa que 'atirou' para o desemprego quer José Azevedo, quer José Gonçalves, que os algarvios encontraram o também galego Delio Fernández, o veterano de 35 anos que foi terceiro na Volta2014 e que regressa a Portugal após seis temporadas no estrangeiro.

De regresso a 'casa', neste caso à formação que representou durante sete épocas e que levou ao pódio na Volta a Portugal (2017 e 2018), está o também espanhol Vicente García de Mateos, novamente líder da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, após uma experiência falhada no Feirense.

A equipa de Santa Maria da Feira apostou em André Cardoso, insatisfeito com o seu papel de ator secundário na agora Glassdrive-Q8-Anicolor, como a Rádio Popular-Paredes-Boavista o fez com César Martingil, o 'sprinter' que estava 'tapado' em Tavira.

Já a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados foi forçada a reinventar-se sob a 'batuta' de Veloso, após a 'debandada' para a Efapel, e tem no vice-campeão europeu de eliminação, João Matias, uma das principais figuras, enquanto a Kelly-Simoldes-UDO manteve Luís Gomes como 'cabeça de cartaz', e a LA Alumínios-Credibom-MarcosCar continuou a 'guiar-se' pela juventude.

Será este o pelotão renovado, mas com os mesmos nomes de sempre, que dará as primeiras pedaladas da nova temporada no domingo, como é tradição, na região de Aveiro, na Prova de Abertura, e que enfrentará o seu grande teste entre 04 e 15 de agosto, na Volta a Portugal.

Fonte: Record on-line

“Mark Cavendish vence ‘sprint’ da segunda etapa da Volta a Omã”


Por: SIF // VR

O britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinyl) venceu hoje ao ‘sprint’ a segunda etapa da Volta a Omã em bicicleta, arrebatando com isso a liderança da geral individual, na qual Rui Costa (UAE Emirates) caiu para sétimo.

Cavendish, de 36 anos, impôs-se pela primeira vez esta época após os 167,5 quilómetros entre o Parque Naseem e Sohar Corniche, ao cabo de 4:10.31 horas, à frente do australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco), segundo, e do belga Amaury Capiot (Arkéa Samsic), terceiro.

‘Cav’ chegou à 157.ª vitória como profissional e arrebatou a liderança da geral, um dia depois de o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) o ter batido no primeiro ‘sprint’.

O britânico tem nove segundos de vantagem para Groves, segundo, e Gaviria, terceiro, com Rui Costa a ceder duas posições, agora no sétimo posto, a 17 segundos do líder.

O português já foi segundo na geral final desta prova, em 2017, e vem de um terceiro lugar na Volta à Arábia Saudita já esta época.

O percurso mais acidentado da terceira etapa, no sábado, deve ditar mudanças nos primeiros lugares da geral, com uma ligação entre a Universidade Sultan Qaboos e Qurayyat, em 180 quilómetros, com chegada em alto.

Fonte: Lusa


“Calendários de Ciclismo do Minho 2022”


Depois de dois anos fortemente marcados pela pandemia, a Associação de Ciclismo do Minho apresenta para 2022 um calendário de provas ambicioso em que se destacam as cerca de 30 prova das diversas vertentes de ciclismo.

A organização da Taça de Portugal de XCO Internacional C1, a realizar nos dias 5 e 6 de março em Melgaço, o regresso de provas das várias vertentes que estiveram suspensas nos últimos dois anos e a realização da Maratona BTT Darque são as principais novidades do calendário de provas da Associação de Ciclismo do Minho para 2022, que prevê ainda o regresso do tão desejado 32.º Grande Prémio do Minho destinado à categoria de Juniores.


A época desportiva de 2022 da ACM arranca a 20 de fevereiro, com a realização da primeira Maratona BTT Vila Darque, prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço que promete surpreender os participantes.

O Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço contará com a Maratona BTT Vila de Melgaço, prova que volta a fazer parte do calendário da Taça de Portugal de XCM e está marcada para o dia 27 de março. O Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço encerra com a Maratona BTT Paredes de Coura a disputar a 22 maio.


O Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency conta este ano com sete provas arrancando nos dias 5 e 6 de março com o BTT XCO de Melgaço. A prova a realizar no concelho mais a norte de Portugal volta a merecer distinção Internacional (classe C1), integrando o calendário da Taça de Portugal.

Assinale-se em 2022 o regresso do BTT XCO de Paredes de Coura (10 de abril), a realização do BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (24 de abril) e do XCO de Esposende (15 de maio). Arcos de Valdevez acolherá o BTT XCO ACRAP (5 de junho), Póvoa de Lanhoso o BTT XCO Tesouros do Ave (17 de julho) e Moreira de Cónegos o BTT XCO Trilhos de Cónego (25 de setembro).


Na vertente de Downhill, o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision conta este ano com três provas. O BTT DHI da Penha assinala o arranque da competição no dia 3 de abril, seguindo-se a 19 de junho o BTT DHI Capital do Móvel e a 4 de setembro o DHI ACRAP. Para o dia 3 de julho está previsto o 6.º BTT DHU Paredes de Coura.

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arranca a 12 de março, em Fafe, com uma corrida para o escalão de juniores que assinalará a abertura da zona A e será pontuável para a Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Em abril, o pelotão de cadetes rumará até Fafe para disputar o Prémio Freguesia de Golães – Troféu José Martins, prova pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.


O Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves, integrado na Taça de Portugal de juniores e no campeonato minhoto, realiza-se a 1 de maio, seguindo-se o 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, Encontro Inter-Regional Escolas de Ciclismo (28 de maio).

Junho será um mês repleto de provas de ciclismo de estrada, estando prevista para 10 e 12 de junho, a realização do 32.º Grande Prémio do Minho para o escalão de juniores.

No dia 12 de junho realiza-se o tradicional Circuito de Santo António de Amares para a categoria de juniores, enquanto o Prémio de Ciclismo HM Motor, para cadetes e juniores, está previsto para o dia 26 em Barcelos.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe (juniores) realiza-se a 9 de julho, estando previsto para o dia seguinte o Prémio ACR Roriz (escolas, cadetes e juniores).


Para agosto e para os escalões de escolas, cadetes e juniores está agendado o regresso do Prémio de Ciclismo de Rendufe (Amares) e do 45º Circuito de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), respetivamente para os dias 13 e 15 de agosto.

Para setembro estão marcadas as duas últimas provas de ciclismo de estrada destinas às Escolas. Assim, o já tradicional Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” disputa-se no dia 2 e o Prémio Cidade de Barcelos no dia 11.

No âmbito do “Ciclismo para Todos” a Associação de Ciclismo do Minho tem prevista a realização do 12º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – que será realizada como habitualmente em Guimarães no dia 24 de junho. Destaque ainda para o XII Bike Tour Tiago Machado e para o Passeio “Pedalar Pela Igualdade” a promover em datas a indicar.

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2022 será realizada no dia 26 de novembro, em local a indicar. 

Pode consultar os calendários em www.acm.pt

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Classificação Desportiva”


Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão classifica paraciclistas da Associação Salvador

 

Por: Ana Nunes

O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, recebeu hoje, dia 11 de fevereiro, um grupo de sete atletas da Associação Salvador, para uma sessão classificação funcional desportiva, na qual esteve também representada a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Durante a manhã de hoje, os sete atletas, que irão integrar a equipa de paraciclismo da Associação Salvador, dirigiram-se ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, no concelho de Cascais, com o propósito de realizar uma sessão de classificação funcional desportiva. Este procedimento tem como objetivo determinar a classe desportiva de cada atleta, com base no seu nível de deficiência.

A Associação Salvador, a entidade que representa estes atletas, promove a inclusão social das pessoas com deficiência motora, desenvolvendo projetos em áreas distintas, que ajudam a responder às necessidades destes mesmos indivíduos. Esta associação promove ainda um estilo de vida saudável e ativo, através do incentivo à prática desportiva, como é o caso do paraciclismo.

A Federação Portuguesa de Ciclismo vê com entusiasmo este tipo de projetos que incentivam à prática da modalidade. “É fundamental envolver as unidades de saúde na promoção da prática desportiva para pessoas com deficiência. Em Alcoitão, encontramos total abertura para potenciar esta ligação virtuosa entre saúde e paraciclismo. A ação de hoje permitirá enquadrar devidamente os atletas nas respetivas classes de deficiência, garantindo o necessário equilíbrio desportivo entre os diferentes participantes nas competições”, sublinhou Sandro Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

De referir ainda que este Centro é aclamado como sendo uma das melhores instituições na área da Medicina de Reabilitação do mundo, procurando satisfazer todas as necessidades dos seus utentes, através da sua equipa multidisciplinar de grande qualidade.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“2022, as emoções do ciclismo estão de regresso”


A época está quase a começar! Este domingo, 13 de fevereiro, regressam as emoções do ciclismo Elite com a Prova de Abertura na região de Aveiro. Depois de um ano de retoma, 2022 será certamente inconfundível! Estamos a postos!!!

 

Sobre a PGM

 

Com muita experiência no universo da comunicação, somos uma empresa multidisciplinar que toca as várias latitudes da produção de média. Produzimos Rádio, Televisão e Vídeo para as mais diversas plataformas. O nosso portefólio é tão diversificado como são os parceiros privados e institucionais que, ao longo dos anos, nos têm confiado os mais diversos e estratégicos objetivos audiovisuais. Somos parceiros da Federação Portuguesa de Ciclismo desde 2006.

Por visualizar o vídeo em: https://player.vimeo.com/video/675844288?h=c9c19c0326

Fonte: PGM Projetos Globais de Media

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com