quinta-feira, 10 de março de 2022

“Bosch para conduzir o evento All Around eMTB 2022”


A evento de etapas de e-mountain bike através de Valle d'Aosta entre 5 e 9 de julho terá BOSCH eBike Systems como patrocinador de títulos

 

Fotos: © Alex Luise

O desenvolvimento tecnológico do btt produziu uma nova onda no ciclismo turístico e desportivo nas montanhas.

Esta onda está também por detrás do sucesso de um novo formato de competição, projetado para os pilotos que querem testar as suas habilidades em trilhos tecnicamente desafiantes rodeados pelos picos mais altos e majestosos da Europa. 

Os organizadores da ALL AROUND eMTB Race selecionaram a BOSCH eBike Systems como Patrocinadora do Título para o seu evento porque a Bosch define o benchmark mundial no eBiking. Têm ainda o prazer de anunciar que, entre os dias 5 e 9 de julho seguinte, ciclistas de todo o mundo vão andar a rondar os trilhos do Valle d'Aosta enquanto competem na primeira edição do ALL AROUND eMTB Race BOSCH ePowered.


"Foi um trabalho longo e duro", comentou Luca Santini, organizador da ALL AROUND eMTB Race BOSCH ePowered. "Mas ao trabalhar com a região de Valle d'Aosta e graças ao apoio inestimável dos 21 municípios envolvidos, conseguimos desenvolver uma rota com características específicas de e-mountain bike. Obter o apoio de uma marca tão importante como a Bosch também ajudou a confirmar que o nosso formato é competitivo". 

O ALL AROUND eMTB Race BOSCH ePowered tem percurso circular de 200 quilómetros que começa e termina em Cogne com paragens em Gressoney La Trinitè, Antey-Saint-André e Valpelline, e um ganho de elevação acumulado de 8.000 metros. Cada etapa contará ainda com uma subida superior a 2.700 metros. 

O ponto de encontro será o All AROUND BOSCH Camp, uma enorme tenda de 250 m2 onde os participantes podem obter conselhos e assistência de especialistas da Bosch antes do início, além de desfrutar de outras atividades. No Curso de Aprés, no final de cada etapa, haverá também música, cerveja artesanal e alimentos locais Valle d'Aosta para desfrutar.


Esta será uma hora muito sociável do dia, enquanto os ciclistas aguardam o anúncio da classificação e da análise de dados pessoais oferecida pela Bosch. Fotos e vídeos dos momentos épicos da etapa também serão mostrados num grande ecrã.  

"Escolhemos a All AROUND eMTB Race porque os seus trilhos têm um alto grau de dificuldade técnica onde os nossos motores podem realmente desencadear o seu melhor desempenho", comentou Federica Cudini, gestora de marketing Bosch eBike Systems Italy.  “otimizando as funcionalidades do nosso sistema o melhor que puderem. A Unidade de Unidade CX da Linha de Performance é a companhia ideal para este desafio. É compacto, leve e oferece até 85 Nm de binário, o que significa que garante uma aceleração mais rápida e é mais sensível ao esforço do ciclista".

Para mais informações: www.allaround-emtb.com

Fonte: Giada GOTTI

“Ação de Formação para Treinadores – Alterações ao regulamento técnico e de competições de triatlo de 2022”


Tendo-se registado importantes alterações no regulamento técnico e de competições na presente época, é importante que todos os treinadores tomem conhecimento das mesmas.


A Federação de Triatlo de Portugal, aproveitando a concentração de vários treinadores pela ocasião do Triatlo Internacional de Quarteira, e em colaboração com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal e Conselho de Arbitragem e Competições, vem por este meio divulgar esta ação de formação de duas horas, no dia 26 de Março de 2022. A ação atribuirá 0,4 UC para as respetivas cédulas de treinador.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pogacar vence etapa e assume liderança do Tirreno-Adriático”


Nelson Oliveira chegou na 57.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu hoje a quarta etapa do Tirreno-Adriático e beneficiou das bonificações para assumir a liderança da classificação geral.

Pogacar, vencedor das duas últimas edições da Volta a França, completou os 202 quilómetros entre Cascata dele Marmore e Bellante com o tempo de 04:48.39 horas, superiorizando-se ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), ao francês Victor Lafay (Cofidis) e ao belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinil), que chegaram todos a dois segundos.

O esloveno, que esta época já venceu a Volta aos Emirados Árabes Unidos e a Strade Bianche, beneficiou das bonificações para assumir a liderança da geral, com nove segundos de vantagem em relação a Evenepoel e 21 segundos sobre o italiano Filippo Ganna (INEOS), anterior líder.

O português Nelson Oliveira (Movister), único luso em prova depois da desistência de Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), chegou na 57.ª posição, a 2.39 minutos, e está em 52.º.

Na sexta-feira, a quinta etapa vai ligar Sefro a Fermo, ao longo de 155 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Brandon Mcnulty vence etapa, Roglic assume liderança do Paris-Nice”


Português João Almeida (UAE Emirates) foi hoje 19.º classificado na etapa

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista norte-americano Brandon Mcnulty (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira a quinta etapa do Paris-Nice, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a assumir a liderança da classificação geral.

Mcnulty, colega de equipa do português João Almeida, completou os 188,8 quilómetros entre Saint-Just-Saint-Rambert e Saint-Sauver-de-Montagur com o tempo de 04:53.30 horas, batendo o francês Franck Bonnamour (B&B Hotels-KTM), segundo, e o compatriota Matteo Jorgenson (Movistar), terceiro, ambos a 01.58 minutos.

A classificação geral é agora liderada por Primoz Roglic, campeão olímpico de contrarrelógio em Tóquio2020, que chegou integrado no grupo dos favoritos a 05.43 minutos de Brandon Mcnulty e assumiu a liderança, que estava na posse do seu colega de equipa Wout van Aert.

No segundo lugar da geral está o britânico Simon Yates (BikeExchange Jayco), a 39 segundos de Roglic, enquanto o francês Pierre Latour (TotalEnergies) é terceiro, a 41 segundos.

O português João Almeida (UAE Emirates) foi hoje 19.º classificado na etapa, chegando no grupo principal, e subiu ao 18.º lugar da geral, a 03.08 minutos da liderança.

A etapa de hoje ficou também marcada pela desistência de cerca de duas dezenas de ciclistas antes da partida, casos do italiano Matteo Trentin (UAE Emirates), o neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange Jayco) ou o suíço Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost), alegadamente devido a "uma espécie de vírus da gripe" que afeta o pelotão, segundo afirmou Julien Jurdie, diretor desportivo da equipa AG2R Citroën.

A sexta etapa vai ligar Courthézon a Aubagne, ao longo de 213,6 quilómetros, com cinco contagens de montanha de segunda e terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Alentejo para sprinters e contrarrelogistas”


A 39.ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés, apresentada na manhã de hoje, irá disputar-se entre 16 e 20 de março, tendo um percurso que favorece os sprinters e os contrarrelogistas.

O pelotão irá enfrentar cinco etapas e um total de 724 quilómetros, iniciando a prova em Vendas Novas para a terminar em Évora. As quatro etapas em linha apresentam todas o mesmo perfil adequado a roladores e velocistas.

O contrarrelógio - o já conhecido esforço individual de Castelo de Vide - marcará diferenças, podendo equilibrar os pratos da balança entre os contrarrelogistas e os sprinters, que tentarão aproveitar as bonificações para se manterem nas contas da geral.

A primeira etapa, na próxima quarta-feira, liga Vendas Novas a Sines, ao longo de 176,7 quilómetros. Conta com três prémios de montanha de quarta categoria, tantos quantos aqueles que se somarão no conjunto das restantes etapas. O vento, frequentemente forte nesta zona do litoral alentejano, poderá provocar “cortes” e surpresas desagradáveis para os menos atentos ou bem colocados.

A tirada mais longa é a segunda. O conta-quilómetros vai somar 187,7 quilómetros, desde Beja até Portel. Ao terceiro dia os corredores vão pedalar entre Elvas e Ponte de Sor, através de um percurso de 179,3 quilómetros.

Segue-se o contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, com partida e chegada em Castelo de Vide e passagem pela Senhora da Penha para aumentar as dificuldades e as diferenças de tempo.

O sucessor do uruguaio Mauricio Moreira será coroado em Évora, depois de percorridos os 171,9 quilómetros da quinta etapa, que se inicia em Castelo de Vide.

 

Equipas Participantes

ProTeams

Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e Euskaltel-Euskadi (Espanha)

 

Continentais

ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto (Portugal), BAI Sicasal Petro de Luanda (Angola), ProTouch (África do Sul) e Electro Hiper Europa-Caldas (Colômbia)

 

Equipas de Clube

Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola, JV Perfis/Windmob e Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol (Portugal).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida sempre a aprender”


Admite que o Paris-Nice “não começou com o pé direito”. Segue-se a montanha

 

Por: Record

Ainda não foi ontem que João Almeida esteve ao nível que nos habituou, ao ser 22º no CRI de quase 14 km – 4ª etapa do Paris-Nice –, que terminou numa subida de terceira categoria.

"Não tem sido a prova que desejávamos, não começou com o pé direito, mas sempre podemos aprender alguma coisa", escreveu o ciclista da Emirates nas redes sociais, depois de, após ter terminado o contrarrelógio, ter dito que sentiu alguma fadiga pelo esforço nos dias anteriores.

Hoje chega a montanha e para ficar até domingo. Vão ser quatro dias de dificuldades, onde João Almeida pode tentar chegar à vitória nas etapas.

Na liderança está agora Wout Van Aert, depois de ter superado, no contrarrelógio, os companheiros da Jumbo, Primoz Roglic e de Rohan Dennis.

 

Pogacar caça segundos

 

No Tirreno-Adriático, Tadej Pogacar (Emirates) anda à caça dos segundos. Em dois dias reduziu em quatro segundos a desvantagem para Remco Evenepoel (Quick Step) e ontem tentou ainda escapar ao pelotão. Mas as equipas dos sprinters não lhe fizeram a vontade.

Ruben Guerreiro (EF) desistiu. "Desde domingo que estou com gripe. Ainda tentei terminar a etapa, mas as sensações eram muito más", disse-nos o ciclista da EF, cuja próxima prova será o Paris-Basco, em abril.

Fonte: Record on-line

“Pelotão da “Alentejana” antecipa Primavera”


A Volta ao Alentejo em bicicleta regressa este ano à data em que tradicionalmente é realizada coincidindo com o início da estação florida.

A competição, uma das mais carismáticas em Portugal, acontece de 16 a 20 de março. No ano passado devido aos condicionalismos da pandemia, a “Alentejana” aconteceu em junho.

Esta será a 39ª edição organizada pela CIMAC - Comunidade do Alentejo Central e Podium Events, associando-se ao nome do evento uma marca reconhecida que tão bem representa os valores da região, Delta Cafés.

Ao longo de cinco dias com partida em Vendas Novas, na quarta-feira, dia 16, e chegada a Évora no domingo, dia 20, a Volta ao Alentejo Delta Cafés vai percorrer 724 quilómetros destacando-se do percurso pelas diferentes geografias alentejanas, a inclusão de Elvas. Há 17 anos que a cidade fortificada não fazia parte do itinerário da prova que terá a participação de 19 equipas. Portugueses e espanhóis têm repartido os triunfos, mas o último vencedor foi o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel).


 

ETAPAS PARA BONIFICAR

 

Com a edição 2022 da Volta ao Alentejo Delta Cafés regressam à prova as bonificações de tempo nas etapas em linha. Numa prova em que as dificuldades de montanha são pouco significativas (apenas existem contagens de 4ª categoria) e nessa condição não se conseguem estabelecer grandes diferenças entre os candidatos ao triunfo, as bonificações podem incentivar a luta pela Amarela.

Em cada chegada são atribuídos respetivamente 10”, 6” e 4” segundos de bonificação aos três primeiros classificados, o que vai motivar ainda mais os candidatos para entrarem na discussão das primeiras posições.


Com partida em Vendas Novas, às 11h30, a etapa inaugural com 176,7 quilómetros vai levar a prova para o litoral alentejano terminando em Sines cerca das 16 horas.

Ao segundo dia, novamente às 11h30, como de resto vai acontecer todas as etapas excetuando o contrarrelógio, a caravana parte de Beja para o dia mais longo. Até Portel serão 187,7 quilómetros que deverão estar concluí- dos pouco depois das 16 horas.

Na sexta-feira, a corrida partirá da cidade raiana de Elvas. Os quase 180 quilómetros vão terminar no norte alentejano regressando Ponte de Sor a um final de etapa.

No fim de semana, as decisões quanto ao vencedor da competição começam no sábado à tarde (15h30) a ganhar contornos mais claros com a realização do que se pode chamar já de tradicional prova de contrarrelógio em Castelo de Vide. Os curtos, intensos e explosivos 8,4 quilómetros na serra sobranceira à vila têm ajudado sempre a definir o homem que no final enverga o símbolo maior, este ano representado na Camisola Amarela Delta Cafés.


Por fim, no domingo precisamente quando começa a primavera, será coroado o novo rei da “Alentejana”. A derradeira etapa com 171,9 quilómetros começa em Castelo de Vide e segue em direção a Évora. A 39ª Volta ao Alentejo estará então terminada e os vencedores farão de novo a festa na praça do Giraldo, no centro da cidade Património Mundial.

O final dos cinco dias de competição representará mais um capítulo de um movimento que se perpétua desde 1983 quando da vontade de uns poucos nasceu a “Alentejana”, que logo se tornou popular e acarinhada por todos. Trata-se do mais significativo evento desportivo que acontece na região todos os anos.

 

CAMISOLAS 39ª VOLTA AO ALENTEJO DELTA CAFÉS

 

Camisola Amarela Delta Cafés

Classificação Geral Individual por Tempos

Camisola Vermelha Correio da Manhã

Classificação Geral por Pontos

Camisola Verde Carclasse

Classificação Geral da Montanha

Camisola Branca CMTV

Classificação Geral da Juventude

 

ÚLTIMOS VENCEDORES

 

2021 - Mauricio Moreira – (Efapel) 2020 - Cancelada

2019 - João Rodrigues (W52-FC Porto) 2018 - Luis Mendonça (Efapel)

2017 - Carlos Barbero (Movistar) 2016 - Enric Mas (Klein Constantia)

 

HÁ 10 ANOS

(2012) Alexey Kunshin (Lokosphinx)

 

HÁ 20 ANOS

(2002) Joaquim Andrade (Cantanhede-Marquês Marialva)

 

HÁ 30 ANOS

(1992) António Pinto (Sicasal-Acral)

 

1ª EDIÇÃO 1983

Paulo Ferreira (Lousa-Trinaranjus)

 

P ATROCINADORES DAS CAMISOLAS DA 39ª VOLTA AO ALENTEJO:

 

Delta Cafés as marcas Delta Cafés, Correio

da Manhã, Carclasse e CMTV.

 

PARCEIROS DE MÉDIA:

Grupo Cofina: CMTV; Correio da Manhã e Jornal Record.

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS:

Gesamb, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Turismo do Alentejo e Jun- ta de Freguesia de Alcáçovas.

 

PARCEIROS OFICIAIS

Grupo Lusiadas Saúde, Vitalis, Europcar, Thule, Cube, Prototype, Doublet, Purell, Pac- to, Centro de Informação Geoespacial do Exército e Infraestruturas de Portugal.

 

CAMARAS MUNICIPAIS

Vendas Novas, Sines, Beja, Portel, Elvas, Ponte de Sor, Castelo de Vide e Évora.

 

EQUIPAS 39ª VOLTA AO ALENTEJO DELTA CAFÉS

 

BAI SICASAL PETRO DE LUANDA (ANG)

BURGOS BH (ESP)

EUSKALTEL – EUSKADI (ESP)

CAJA RURAL - SEGUROS RGA (ESP)

RADIO POPULAR - PAREDES – BOAVISTA (POR)

W52 - FC PORTO (POR)

EFAPEL CYCLING (POR)

KELLY - SIMOLDES – UDO (POR)

TAVFER – MORTÁGUA - OVOS MATINADOS (POR)

ABTF – FEIRENSE (POR)

AVILUDO - LOULETANO - LOULÉ CONCELHO (POR)

ATUM GENERAL – TAVIRA- MARIA NOVA HOTEL (POR)

L.A. ALUMÍNIOS - CREDIBOM - MARCOS CAR (POR)

GLASSDRIVE - Q8 - ANICOLOR (POR)

SANTA MARIA DA FEIRA- SEGMENTO D`ÉPOCA (POR)

JVPERFIS WINDMOB (POR)

ALMODÔVAR DELTA CAFÉS CRÉDITOAGRÍCOLA (POR)

PROTOUCH (SAF)

ELECTRO HIPER EUROPA (COL)

Fonte: Podium



“Jovem ciclista madeirense morre após acidente contra autocarro durante um treino”


Faleceu na sequência das lesões sofridas

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

O jovem ciclista Francisco Fernandes Gonçalves faleceu esta quarta-feira na Madeira, vítima de um acidente durante um treino na estrada, informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), através de uma nota na rede social Facebook.

"A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) lamenta profundamente o falecimento de Francisco Fernandes Gonçalves, 21 anos, vítima de acidente durante um treino. Enviamos as mais sentidas condolências aos familiares e amigos", informou o organismo.

Segundo revelou fonte da FPC à agência Lusa, o atleta da Associação Desportiva Galomar "embateu contra um autocarro e faleceu na sequência das lesões sofridas".

Francisco Fernandes Gonçalves fazia estrada e BTT, dedicando-se ultimamente mais a esta especialidade.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com