terça-feira, 16 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Na estrada esta quarta-feira a 88ª edição da Flecha Valona”


Por: José Morais

A 88ª da Flecha Valona vai para a estrada esta quarta-feira, mais uma clássica das Ardenas, terá um circuito final no Mur de Huy aquela que é sem dúvida uma das mais icónicas subidas do ciclismo mundial.

Nesta sua 88ª edição, a Flecha Valona leva o pelotão pela 40ª vez na sua história da realização, na icónica subida belga, a Mur de Huy, depois de 198,6 quilómetros percorridos, a subida que tem 1.300 metros e 9,6% média de inclinação, onde os ciclistas vão encontrar rampas até 25%, sendo uma das subidas mais tradicionais do ciclismo, onde recebeu a sua primeira prova de bicicleta no ano de 1869.

Esta que é a segunda prova de um dia das Ardenas, onde este ano inclui no seu trajeto quatro voltas no circuito final, onde se incluem além do Mur de Huy, o Côte d’Ereffe, com 2,1 quilómetros a 5% de inclinação.


Entretanto no próximo domingo 21 de abril, a época das Ardenas vai terminar com a Liège-Bastogne-Liège, esta que será a quarta clássica do calendário do Monumentos, de destacar um trajeto de 254 quilómetros, com um total de onze subidas, onde se destaca nos últimos setenta quilómetros a Rosier, Desnié, La Redoute, Forges e La Roche-aux-Facons já a caminho da linha de chegada em Liège.

De destacar que o vencedor de 2023 foi o ciclista Tadej Pogacar da equipa da UAE Team Emirates, que este ano não vai estar presente, com o seu colega de equipa Marc Hirschi a usar o número 1 na camisola, com a equipa ainda a contar com o espanhol Juan Ayuso, com o ciclista Tom Pidcock a estár entre os confirmados.

Porem, o ciclista britânico Tom Pidcock da equipa da Ineos Grenadiers, vai chegar mentalizado para a conquista, depois de ter sido o vencedor no passado domingo da Amstel Gold Race, outros nomes estão ainda confirmado no pelotão, como Aleksandr Vlasov no lugar de Primoz Roglic, que se lesionou na Volta ao País Basco da equipa da Bora-Hansgrohe, Michael Matthews da equipa da Jayco Allula, e Benoit Cosnefroy da equipa da Decathlon AG2R La Mondiale, entre outros nomes de expressão no ciclismo mundial.

Também se irá realizar a prova feminina, esta que irá ter um trajeto de 146 quilómetros, com as ciclistas a fazerem no circuito final duas volta.

“Volta aos Alpes Alessandro de Marchi vence segunda etapa isolada”


Foto: Sirotti

Num dia de fuga, o experiente ciclista Alessandro De Marchi, que é especialista em fugas, conseguiu uma brilhante vitória na segunda etapa da Volta aos Alpes, com ciclistas a atacaram bem cedo para formar uma fuga bastante forte, repleta de ciclistas com nomes notáveis o caso de Alessandro De Marchi, Simon Pellaud, Patrick Gamper, Lukas Postlberger e o talento japonês Yuma Koishi.

Quando faltavam quarenta e cinco quilómetros para a linha de chegada, Koishi baixou os braços, e ficaram apenas quatro ciclistas na frente, com cerca de três minutos de vantagem sobre o pelotão que era liderado pela equipa da Ineos Grenadiers.

Entretanto faltavam trinta quilómetros para a linha de chegada com o pelotão a não acelerar verdadeiramente o ritmo, e Gamper decidiu atacar os seus companheiros de fuga, e tentando a sua sorte sozinho, dando bom uso às suas capacidades de contrarrelogista, porem, assim que a última subida se iniciou, Gamper foi rapidamente absorvido, sendo ultrapassado por De Marchi, que começou a comandar a frente da prova.

Com a equipa da Ineos e o restantes ciclistas do pelotão a não terem aparentemente qualquer intenção de perseguir os fugitivos, quando De Marchi iniciou a sua descida em direção à linha de chegada, o italiano tinha então quarenta e cinco segundos sobre o seu perseguidor mais próximo, e ainda três minutos sobre o pelotão.

O italiano de trinta e sete anos ainda não tem um lugar garantido no alinhamento do Team Jayco AlUla para o Giro d'Itália, porem com esta vitória, a sétima da sua carreira, deve de ter subido as esperanças de De Marchi para o Grande Tour, o pódio da etapa ficou completo com Pellaud e Gamper que fecharam em segundo e terceiro lugar.

“Jonas Vingegaard teve alta após operação à clavícula”


Ciclista dinamarquês agradeceu a todo o pessoal médico pelo cuidados prestados, o momento da queda foi assustador onde envolveu vários ciclistas na Volta ao País Basco

 

Por: Lusa

Foto: Team Visma | Lease a Bike

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard, duplo vencedor da Volta a França, teve hoje alta, depois de ter sido operado à clavícula, após a queda na Volta ao País Basco, anunciou esta terça-feira a Visma-Lease a Bike.

"Jonas Vingegaard foi autorizado a deixar o hospital após a sua queda na Volta ao País Basco", lê-se no site da equipa neerlandesa.

Numa mensagem publicada na rede social da equipa, Vingegaard agradeceu a todo o pessoal médico pelo cuidado prestado desde a queda na quarta etapa da corrida basca, em 04 de abril.

"Queria agradecer a todos pelo apoio moral. Recebi muitas mensagens, presentes e desenhos. Foi reconfortante. Agora está na hora de recuperar totalmente", disse o vencedor das duas últimas edições do Tour.

Vingegaard caiu durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, juntamente com mais de uma dezena de corredores, a cerca de 30 quilómetros da meta, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

Além de fraturas na clavícula e nas costelas, o dinamarquês sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax.

A queda ocorreu numa descida e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.

Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Esperanças decide-se a Norte e Taça de DHI voa para os Açores

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de Esperanças, em Braga e na Feira, e a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, nos Açores, são os destaques de um fim de semana de ciclismo que conta ainda com o Encontro Inter-Regional de Escolas, em Tondela, e com o Fórum Cyclin’Portugal, em Lagos.

O pelotão sub-23 e júnior encontra-se, sábado e domingo, para a decisão da Taça de Portugal de Esperanças. A terceira e quarta provas pontuáveis, últimas do troféu, vão realizar-se na Palmeira, Braga, e em Santa Maria da Feira.

O Circuito da Palmeira/Troféu Peixoto Alves, histórica corrida do calendário nacional de juniores, é desta vez palco da competição de esperanças. Vai realizar-se no sábado, com partida às 14h30 e chegada prevista para as 17h25, depois de percorridos 110,5 quilómetros.

No domingo corre-se a última prova pontuável, também uma competição histórica do calendário nacional, a Volta às Terras de Santa Maria/Troféu Fernando Mendes. A freguesia de São João de Ver será o epicentro da ação. A partida está marcada para as 12h50. Os corredores vão cumprir 117,2 quilómetros, fechando a Taça de Portugal pouco antes das 16h00, à sétima passagem pela meta.

Sete Cidades, localidade açoriana da ilha de São Miguel, é a próxima paragem da Taça de Portugal de DHI, já no próximo domingo. A terceira de cinco provas pontuáveis para o troféu vai disputar-se numa pista com 1900 metros de extensão e um acumulado de descida de 333 metros.

Os treinos começam no sábado, estando a competição reservada para domingo. A manga de qualificação arranca às 9h45, com a final agendada para as 10h45 (hora local). A prova é também pontuável para o ranking UCI, estando inscritos mais de em corredores de oito nacionalidades.

Também no domingo, Tondela recebe um Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT. O evento, que juntará os pequenos praticantes das equipas do Norte e do Centro, está marcado para as 10h00 e irá acontecer no Centro Social Desportivo e Recreativo do Carvalhal.

Ainda no âmbito do ciclismo, mas fora do contexto competitivo, realce para o Fórum Cyclin’Portugal, marcado para sexta-feira e sábado, em Lagos. O maior encontro nacional em torno do desenvolvimento turístico com base na bicicleta e no ciclismo de recreio.

Local habituado às emoções fortes e à projeção internacional proporcionadas pela Volta ao Algarve, Lagos irá receber os especialistas em mobilidade ativa, agentes turísticos e decisores políticos de todo o país. Estarão em debate as perspetivas e oportunidades do ciclismo de recreio e do turismo com bicicleta.

É a primeira vez que o Fórum, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, acontece no Algarve, seguindo uma política de descentralização e de ligação a todo o território nacional.

 

Mais eventos oficiais

 

20 de abril: 3 Horas Resistência OTZ Bike, Outiz, Vila Nova de Famalicão

20 de abril: Passeio Fórum Cyclin’Portugal, Barão São João, Lagos

20 de abril: 1.ª Prova da Taça do Algarve de Rampa, Monchique

20 de abril: 1.ª Prova da Taça de Estrada de S. Miguel, Açores

21 de abril: 3.º Passeio BTT Rota do Moscatel, Alijó

21 de abril: 2.ª Resistência VC Bike, Corga da Moura, Santa Maria da Feira

21 de abril: XIV Passeio BTT Rota do Cabicanca, Aguiar da Beira

21 de abril: 2.ª Maratona Up Bike Team, Miranda do Corvo

21 de abril: Granfondo Torres Vedras

21 de abril: 3.º Prémio Virgolino Almeida, Praias do Sado, Setúbal

21 de abril: 6.ª Rota do Vascão, Ameixial, Loulé

21 de abril: 2.ª Prova da Taça de Estrada da Madeira, S. Vicente

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com