quarta-feira, 28 de abril de 2021

“Peter Sagan vence primeira etapa da Volta à Romandia ao sprint”


Italiano Sonny Colbrelli terminou em segundo e o neozelandês Patrick Bevin terceiro

 

Por: Lusa

O eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) venceu esta quarta-feira ao sprint a primeira etapa da Volta à Romandia em bicicleta, com o australiano Rohan Dennis (INEOS), vencedor do prólogo, a segurar a liderança da geral individual.

Sagan, de 31 anos, cumpriu os 168,1 quilómetros entre Aigle e Martigny em 4:12.40 horas, batendo sobre a meta o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious), segundo, e o neozelandês Patrick Bevin (Israel Start-Up Nation), terceiro.

No sprint final, Sagan confirmou o favoritismo e, depois de Colbrelli sair na frente nos últimos metros, acabou por ser o mais rápido, somando o segundo triunfo da época, depois de uma etapa na Volta à Catalunha.

O antigo tricampeão mundial de fundo disparou para o quinto lugar da geral, que continua a ser liderada por Rohan Dennis, com nove segundos de vantagem sobre dois companheiros da INEOS: o britânico Geraint Thomas é segundo e o australiano Richie Porte é terceiro.

O português Rui Costa (UAE Emirates) foi esta quarta-feira 11.º classificado na etapa e, na geral, subiu um posto, para o 17.º, a 19 segundos do líder da prova suíça.

O ciclista luso acabou nos 10 primeiros da classificação final da corrida por seis vezes, mais do que qualquer outro corredor no pelotão, e tem como melhor resultado o segundo lugar de 2019, além de três terceiros lugares.

Nesta quinta-feira, a segunda de cinco etapas, além do prólogo desta terça-feira, liga La Neuveville a Saint-Imier em 165,7 quilómetros, numa tirada de perfil acidentado que contempla cinco contagens de montanha de segunda categoria, antes de uma outra de primeira já nos últimos 20 quilómetros.

Fonte: Record on-line


“Mark Cavendish fala de vitórias "especiais" e de "crença" no regresso ao topo”


Ciclista britânico abordou os triunfos na Volta à Turquia e agradeceu a confiança que a equipa tem nele

 

Por: Lusa

O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) disse esta quarta-feira ter conseguido vitórias "super especiais" na Volta à Turquia, em que ganhou por quatro vezes, e agradeceu a "crença da equipa" num corredor sem triunfos há três anos.

"Estou tão agradecido, porque o grupo acreditou em mim e o Patrick [Lefevere, dono da equipa] deu-me esta oportunidade. [...] A Volta à Turquia não é o Tour, mas só ganhar outra vez depois de anos de dificuldades físicas e psicológicas é realmente especial", declarou, num texto assinado pelo próprio.

Para Cav, vencer por quatro vezes na mesma corrida pela primeira vez desde a Volta a França de 2016 é "de doidos", porque há poucos que conseguem fazê-lo sequer uma vez, lembrando ainda a "crença" de todos no seu regresso.

"Especialmente ter corrido esta Volta à Turquia com o Fabio [Jakobsen, a regressar após meses de ausência devido a uma queda grave] é incrível. Lembro-me dele como novato, vi-o crescer. Estava na Polónia [Volta em que teve o acidente] em 2020. [...] O meu orgulho por ter estado envolvido nas quatro vitórias é enorme. A QuickStep é especial, uma família. Ganhamos e perdemos juntos", acrescentou.

Na última etapa, o britânico somou a 150.ª vitória da carreira como profissional, numa volta em que voltou à melhor forma depois de anos de complicações de saúde.

Grande dominador dos sprints durante quase uma década, o britânico de 35 anos conta com 30 vitórias na Volta a França no seu extenso palmarés, sendo o segundo ciclista com mais triunfos no Tour depois do recordista Eddy Merckx (34).

Cav, que no ano passado chegou a admitir, em lágrimas, que a Gent-Wevelgem teria sido a última prova da sua carreira, é também o terceiro mais vitorioso de sempre em grandes Voltas: com 48 triunfos (15 no Giro e três na Vuelta), os mesmo de Alessandro Petacchi, com quem está empatado, situa-se apenas atrás de Merckx (64) e de Mario Cipollini (57).

Fonte: Record on-line

“Ana Santos vence e lidera os Sub-23 no Superprestigio mais rápido de Tibi”


Por: David Simó

Fotos: Fernando Cascajo e Luisi Reina

No domingo 25 de abril em alicante onde se esperava muita chuva, foi finalmente anedótico e o segundo teste do Superprestígio mais Rápido da MTB realizou-se na cidade de Tibi, na Segunda Cidade de Tibi.

Ana Santos conseguiu uma merecida vitória nos Sub-23 e a 6.ª vitória no geral feminino, depois de ter feito uma carreira perfeita, onde soube regular os seus esforços e não cometer erros. Com esta vitória e o seu segundo lugar na primeira prova disputada em Arnedo, a corredora portuguesa consegue vestir a camisola do líder da categoria sub-23, que vai defender em maio no concelho de Elda.

Por seu lado, Julián Adrada, em M50, alcançou o segundo lugar depois de uma carreira muito sólida e Miguel Díaz é o 7.º classificado na categoria júnior.

Próximas provas:

-23 de maio - Elda (Alicante).

-26 e 27 de junho - Estella (Navarra).

Fonte: .MULTIDEPORTE SOLUTIONS S.L.




“Ciclismo abandonado pelo serviço público de televisão”


Vergonhoso, pagamos taxa de televisão para serviço público sem retorno do mesmo

 

Por: José Morais

Foto: Podium

O ciclismo, a modalidade do povo, a modalidade de todos, como muitos afirmam, começa a ser agora apenas para alguns, já que a mesma está cada vez mais afastada do serviço público de televisão, ignorada e colocada de lado, por aqueles que tinham a obrigação de levar o ciclismo aos quatro de Portugal, e além-fronteiras.

Não falando nas televisões privadas em canal aberto, que ignoram a modalidade, a Radio Televisão de Portugal-RTP, neste momento tudo indica estar cada vez mais afastada do ciclismo, onde pelos vistos apenas “ciclismo” é para a estação pública a Volta a Portugal em Bicicleta, tudo o resto como diz o velho ditado “Portugal é Lisboa, o resto são paisagens”, será que apenas esta competição traz retornos financeiros, sendo aqui que apenas se faz serviço público, ou será que um televisão publica terá de mostrar outras coisas, aquilo de que os portugueses gostam e querem, e onde ainda muitos só podem assistir a certos eventos desportivos através da RTP, já que não possuem televisão por cabo.

O ciclismo é sem dúvida uma modalidade amada pelo povo, basta ver a foto que publicamos com multidões a assistir a ver o pelotão passar, porem, nem sempre o ciclismo passa nas suas terras, e apenas na televisão podem assistir a este grande evento desportivo que movimenta e leva muitos amantes para a estrada, como partidas e chegadas de provas.

É lamentável que uma televisão pública com três canais em sinal aberto, com grandes meios que possui, com excelentes profissionais há anos a fazerem cobertura de ciclismo, não transmita em direto as provas mais importantes da modalidade em Portugal, limitando-se a fazer alguns resumos e apresentá-los apenas aos sábados na RTP 2, e quando o faz.

Será que os milhões da taxa de televisão que mensalmente todos os portugueses pagam na fatura da eletricidade, não dá para tirar uma fatia para o ciclismo, apenas chega para pagar o futebol, é lamentável que isso aconteça, e se deixe ao abandono amantes da modalidade, público, ciclistas, equipas e patrocinadores que muito necessitam e precisam do ciclismo para sobreviver, será que a RTP não tira retorno nas transmissões em direto com anunciantes e autarquias como acontece na Volta as Portugal.

Mais um ano a RTP deixa a Volta ao Algarve de lado, não fazendo o serviço público que lhe competia, numa altura que até não pode o público marcar presença, a mesma passa este ano para o grupo Cofina, a CM TV vai garantir a transmissão tanto da Volta ao Algarve, como da Volta ao Alentejo, os últimos 90 minutos da prova, com a mesma a ser também transmitida pela Eurosport, esta última temos a certeza de uma boa transmissão, com excelentes comentários, mas a pergunta fica no ar, que podemos esperar da CM TV, que experiencia possui a mesma sobre ciclismo, que comentadores especialistas possuem sobre a modalidade, fica a incógnita, e temos de esperar para ver o resultado, mas uma coisa é certa, o ciclismo merece mais respeito, e o serviço público será para todos.

 

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com