domingo, 6 de setembro de 2020

“Afonso Eulálio vence Campeonato de Rampa da Beira Alta em Sub-23”


Por: Helena Dias

Este domingo, Afonso Eulálio pedalou o melhor tempo e conquistou a vitória em sub-23 no Campeonato de Rampa da Associação de Ciclismo da Beira Litoral - 1ª Rampa do Alva em Bicicleta, em Oliveira do Hospital. O jovem corredor percorreu os 3 quilómetros com o tempo de 11m10s, batendo toda a concorrência com mais de 30 segundos de vantagem. A equipa Feirense colocou ainda no quarto lugar Rafael Ferreira.

 

 

Classificação Geral:

1º Afonso Eulálio (FEIRENSE) 11m10s

2º Filipe Campos (Sta. Maria da Feira/Segmento d’Época) 11m45s

3º João António (Sta. Maria da Feira/Segmento d’Época) 11m50s

4º Rafael Ferreira (FEIRENSE) 11m57s

 

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

“Oscar Pelegrí 16º no Tour du Doubs”


A equipa Feirense esteve este domingo a competir em França, no 34º Tour du Doubs, prova de categoria 1.1 do calendário europeu UCI, terminando com Oscar Pelegrí no 16º lugar.

Por: Helena Dias

Entre Morteau e Pontalier foram percorridos 200 quilómetros, com várias tentativas de fuga a sucederem-se nos primeiros momentos da jornada. Após a ascensão de Col du Tonet, com 50 quilómetros pedalados, o duo formado por Johan Le Bon (B&B Hôtels-Vital Concept) e Biniam Girmay Hailu (Nippo Delko One Provence) iniciou aquela que seria a principal fuga do dia, juntando-se mais tarde mais quatro corredores à passagem por Septfontaines, ao quilómetro 125, nomeadamente Fabian Lienhard (Groupama-FDJ), Julien Jamot (França), Matthias Reutimann (Swiss Racing Academy) e Mauro Schmid (Leopard Pro Cycling). Contudo, a fuga não teria êxito, terminando à falta de 20 quilómetros para o final.

Os derradeiros quilómetros foram pedalados entre ataques e contra-ataques, levando a melhor o belga Loïc Vliegen (Circus-Wanty Gobert), que venceu em solitário na meta da Rua da República, em Pontalier.

Para o director desportivo Joaquim Andrade, este “Foi um dia positivo de ciclismo ao mais alto nível, onde tivemos uma boa prestação e estivemos sempre interventivos desde o início da jornada. Procurámos estar sempre com a corrida controlada e, no final, o Oscar acabou por chegar no grupo principal, podendo até ter feito um pouco melhor, mas estamos satisfeitos. O Rafael Reis fez uma corrida mais de risco, procurando a sua sorte ao tentar entrar em grupos de fuga. Acabou por ser bastante positivo e estão todos de parabéns pela prestação que tiveram. Agora o nosso foco é preparar a Volta a Portugal.”


Joaquim Andrade destacou ainda uma presença bastante importante no apoio à equipa Feirense: “Foi também importante para nós sentir o apoio dos muitos emigrantes que aqui estiveram, principalmente a maior parte que veio da Suíça para dar uma palavra à equipa. Isso foi tão gratificante como a prestação que tivemos. Quando estamos longe de casa, é muito importante sentir este apoio dos portugueses, sabendo que alguns fizeram longas distâncias para estar aqui connosco, sempre com as devidas precauções de segurança.”

 

 

 

Classificação Geral:

1º Loïc Vliegen (Circus-Wanty Gobert) 4h51m21s

2º Biniam Girmay Hailu (Nippo Delko One Provence) a 14s

3º Aurélien Paret-Peintre (AG2R La Mondiale) a 14s

...

16º Oscar Pelegrí (FEIRENSE) a 22s

66º Jesus Arozamena (FEIRENSE) a 1m25s

74º Fábio Oliveira (FEIRENSE) a 1m44s

105º Rafael Reis (FEIRENSE) a 4m25s

123º António Ferreira (FEIRENSE) a 10m26s

DNF Bernardo Saavedra (FEIRENSE)

 

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

“Vice-Campeão do Mundo de Triatlo 2020 é Vasco Vilaça”


Vasco Vilaça foi medalha de prata no Campeonato do Mundo de Triatlo que se realizou dia 5 de setembro em Hamburgo.

Foto Specialized / Sebastian Schieck

O Campeonato do Mundo de Triatlo regressou numa competição de grande nível que incluiu os melhores atletas da atualidade a disputar o Título de Campeão do Mundo. Esta WTS, realizada na distância sprint, foi a única da época de 2020, o que significa que esta competição era a única hipótese de os atletas alcançarem um dos mais consagrados títulos da modalidade.

Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, João Silva e Vasco Vilaça participaram na competição individual, este último com uma extraordinária performance que lhe permitiu alcançar a medalha de prata sagrando-se assim vice-campeão do mundo da modalidade, feito inédito no género masculino.


Depois de sair do segmento de natação, Vasco esteve sempre integrado no grupo da frente no ciclismo, constituído por oito atletas, entre eles o Campeão do Mundo Vicent Luis, que liderou a prova do princípio ao fim. Este segmento foi bem gerido pelo grupo, com o atleta nacional a trabalhar na frente em alguns momentos.

Vasco conseguiu sair numa posição cimeira para a corrida, tendo sido nesse último segmento que se assinalou a diferença, com o triatleta português a manter o elevado nível acompanhado de mais dois atletas franceses, Vicent Luis e Léo Bergere, o trio com quem viria a constituir o pódio do Campeonato do Mundo, a prova mais importante da época.


Vasco Vilaça, de apenas 20 anos e a participar na segunda WTS da sua vida, alcançou um sonho: «Vejo todos estes grandes atletas que acompanho desde a minha infância e só estar aqui era excelente. Tenho trabalhado muito, melhorado a natação que era o meu segmento mais fraco, tendo conseguido sair na natação onde pretendia para me inserir no primeiro grupo de ciclismo. De qualquer modo, não queria acreditar que conseguia alcançar esta meta e tinha algum receio de não aguentar o ritmo da corrida. Mas correr com o Vicent Luis e com o Léo Bergere é um sonho o que me deu energia extra.»

Vasco Vilaça subiu ao segundo lugar do pódio do Campeonato do Mundo com o tempo de 00:49:15, juntamente com Vicent Luis que, com apenas menos dois segundos que o triatleta nacional, revalidou o título de Campeão do Mundo para França, enquanto Léo Bergere, também francês, alcançou a terceira posição com 00:49:18.


João Silva seguiu no segundo grupo de ciclismo que se tornou muito compacto e extenso, passando a meta na 22ª posição, com a marca de 00:50:14.

Na prova feminina, Melanie Santos ficou em 42º lugar com 00:57:26 e Gabriela Ribeiro alcançou a 52ª posição com 00:58:00.

A prova da estafeta mista, que se realizou a 6 de setembro, não correu como esperado, tendo a equipa nacional abandonado a competição quando estava no último membro da estafeta no início do prova do segundo segmento.

Veja o resumo da prova individual masculina triathlon.tv aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/vasco-vilaca-e-vice-campeao-do-mundo-de-triatlo-2020/

Veja todos os resultados da prova individual aqui: https://triathlon.org/results/result/2020_itu_world_triathlon_hamburg/352803

Veja todos os resultados da prova por estafetas mistas aqui: https://triathlon.org/results/result/2020_itu_world_triathlon_hamburg/352803

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Seleção Nacional de estafetas mistas eliminada nos Mundiais de triatlo”


Equipa portuguesa sofreu uma volta de ultrapassagem que impediu Vasco Vilaça de cortar a meta

Por: Lusa

Foto: Site Federação Portuguesa de Triatlo

A Seleção Nacional de estafetas mistas foi este domingo eliminada nos Mundiais de triatlo, em Hamburgo (Alemanha), ao sofrer uma volta de avanço na prova de encerramento dos campeonatos, em que Vasco Vilaça se sagrou vice-campeão mundial masculino.

Guardado para o fim da estafeta lusa, o novo vice-campeão mundial acabou por não poder cortar a meta, uma vez que a equipa nacional acabou por sofrer uma volta de ultrapassagem, depois do esforço de Melanie Santos, João Silva e Gabriela Ribeiro.

Os novos campeões do mundo da especialidade olímpica são franceses, o medalha de bronze individual Léo Bergere, ao lado dos compatriotas Leonie Perault, Cassandre Beaugrand e Dorian Coninx, com um tempo de 1:18.25 horas.

Nos Mundiais de Hamburgo, que substituem a habitual World Series, devido à pandemia de covid-19, Vasco Vilaça conquistou a medalha de prata na corrida masculina, no sábado, com João Silva a terminar em 22.º, enquanto Melanie Santos foi 42.ª na corrida feminina e Gabriela Ribeiro 52.ª.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar vence 9.ª etapa da Volta a França”


Ciclista esloveno superiorizou-se ao compatriota Primoz Roglic

 Por: Lusa

Foto: Facebook UAE Emirates

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu este domingo a nona etapa da Volta a França em bicicleta, batendo o compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que foi segundo e é o novo líder da classificação geral individual.

Na chegada a Laruns, ao cabo de 153 quilómetros a partir de Pau, o esloveno, de 21 anos, cumpriu a tirada de alta montanha em 3:55.17 horas, o mesmo tempo de outros quatro ciclistas, com Roglic em segundo e o suíço Marc Hirschi (Sunweb), o sobrevivente da fuga, em terceiro.

Na geral, Roglic assumiu a camisola amarela, que pertencia ao britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), liderando agora com 21 segundos de vantagem sobre o colombiano Egan Bernal (INEOS), vencedor em 2019 e agora segundo colocado, e 28 sobre o francês Guillaume Martin (Cofidis), terceiro.

Fechada a primeira semana do Tour, o pelotão goza de um dia de descanso na segunda-feira, retomando a competição na terça-feira, com a 10.ª etapa.

Fonte: Record on-line

"Taça de Portugal de DHI"


Emanuel Pombo e Marta Simões triunfantes no Algarve

Por: José Carlos Gomes

Emanuel Pombo (Miranda Factory Team) e Marta Simões (CAJ Raposa) venceram hoje, na categoria de elite, a primeira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI), disputada em S. Brás de Alportel. Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) foi o corredor em maior destaque, ganhando a categoria júnior e conseguindo o melhor registo absoluto da jornada.

A competição de elite masculina começou com Francisco Pardal (BlackJack Factory Team) a impor-se na manga de qualificação. No entanto, na descida que decide a classificação, foi o madeirense Emanuel Pombo a voar mais alto, concluindo a descida de 1950 metros, na pista do Arimbo, em 2’45’’641. O britânico Brett Wheeler (MCF/XDream/Município de S. Brás) foi o segundo, a 5,800 segundos. Francisco Pardal não confirmou na final as promessas da qualificação e terminou no terceiro lugar, a 5,854 segundos do vencedor.


A competição de elite feminina teve apenas duas concorrentes. Marta Simões foi a mais veloz, com 4’48’’464, menos 12,563 segundos do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira).

Gonçalo Bandeira ganhou a corrida em juniores, mas fez mais do que isso. Conseguiu o melhor registo entre os 64 ciclistas de todas as categorias etárias que disputaram a final. Bandeira desceu em 2’43’’509, menos 4,415 segundos do que Nuno Reis (Miranda Factory Team) e menos 14,782 segundos do que João Baptista (Bike House DH Team Guimarães), que completaram o pódio.


Roi Jorge (Ciclos Quintela) foi o melhor cadete desta tarde, enquanto nas categorias de veteranos destacaram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 Rui Portela.

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI está marcada para 8 de novembro, em Tarouca. Mas já no dia 20 de setembro haverá mais ação, o Campeonato Nacional de DHI, na Penha, Guimarães.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com