sábado, 6 de março de 2021

“Provas de ciclismo virtual percorrem as Aldeias Históricas de Portugal”

Por: Lusa

Fotos: Arquivo NP

A primeira etapa decorre no domingo, com um percurso simulado de 43Km entre Castelo Novo e Idanha-a-Velha

A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) estabeleceu uma parceria com as Aldeias Históricas de Portugal para a realização de um desafio de ciclismo virtual, foi anunciado esta sexta-feira.

"A vontade de regressar à prática do ciclismo que tanto nos apaixona, sem limitações, é muita, mas para já é impossível de concretizar. Neste cenário de continuidade das limitações na prática desportiva, que nos traz mais um mês de paragem de competições, a ACBI e as Aldeias Históricas de Portugal convidam todos os que são adeptos do ciclismo ‘indoor' a participar no Desafio de Ciclismo Virtual pelas Aldeias Históricas de Portugal", refere a ACBI, em comunicado enviado à agência Lusa.


Estes eventos virtuais decorrem na plataforma RGT Cycling www.rgtcycling.com , e servem também como mote para a promoção junto dos participantes, da nova Rede de Percursos Cicláveis das Aldeias Históricas de Portugal.

Este é um projeto realizado com a consultadoria da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), e que engloba mais de 3.000 quilómetros de percursos, "divididos em 12 polos - 12 AHP, onde em cada um estão sinalizados quatro percursos de níveis de dificuldade distintos que podem ser explorados por toda a família".


"Trata-se de um troféu de ciclismo virtual que terá cinco etapas com distâncias crescentes, realizados aos domingos de manhã, entre 7 de março e 5 abril. Existirá uma classificação por etapa e uma classificação geral oficiosa, com dados que criarão uma dinâmica interessante entre os participantes", lê-se na nota.

A primeira etapa decorre já no domingo, com um percurso simulado de 43 quilómetros entre as Aldeias Históricas de Castelo Novo e Idanha-a-Velha.


No dia 14 de março decorre uma etapa de 61 quilómetros entre Monsanto e Belmonte e no dia 21, está previsto um percurso de 71 quilómetros entre as aldeias de Sortelha e Almeida, passando por Castelo Mendo.

A 28 de março decorre uma etapa de 80 quilómetros entre Castelo Rodrigo e Trancoso, passando pela aldeia de Marialva e, a última etapa com 99 quilómetros, decorre no dia 5 de abril, nas encostas da Serra da Estrela e Serra do Açor, entre Linhares da Beira e Piódão.


Segundo a ACBI, as Aldeias Históricas de Portugal vão enviar a todos os participantes, no final do evento, um Guia da Rede de Percursos Cicláveis das Aldeias Históricas de Portugal com toda a informação da rede e o respetivo mapa.

"A informação pormenorizada sobre estes desafios será publicada muito em breve nos canais de divulgação da ACBI e das Aldeias Históricas de Portugal", conclui a nota.

Fonte: Sapo on-line

“Cofidis renova com o seu líder Guillaume Martin até 2022”


Por: José Morais

O líder da equipa da Cofidis Guillaume Martin que chegou à formação em 2020, o qual demostrou o seu talento, ao terminar como o primeiro francês no Tour de França, e sendo o melhor trepador da Volta a Espanha, renovou o seu contrato até ao final de 2020, num projeto de longo prazo.

Guillaume, que terminava o seu contrato no final de um ano, vê agora prorrogado o mesmo, o que o deixa satisfeito, já que é seu desejo fazer parte de um projeto de longo prazo. 

Sendo para ele uma decisão fácil e lógica, tinha desejo de se juntar à Cofidis neste projeto que é bastante interessante, já que com a entrada da equipa no UCI World Tour no passado ano, existem muitos aspetos que estão evoluindo, o qual tem muito gosto em fazer parte como ciclista desse projeto, podendo contribuir para o desenvolvimento da equipa da Cofidis, disse.

Guillaume afirmou que possui total confiança no diretor Cédric Vasseur, e sendo uma relação muito saudável que se tem desenvolvido, juntamente com os seus colegas de equipa, já que passaram por momentos muitos em 2020, está animado e muito feliz por continuar a aventura até 2022, tentando dar o seu melhor,

“Mathiew van der Poel vence a 15.ª Strade Bianche, João Almeida 40.º”


Por: RBA // AJO

O ciclista Mathiew van der Poel (Alpecin Fenix), dos Países Baixos, venceu hoje, isolado, a 15.ª Strade Bianche, clássica italiana de 184 quilómetros com início e fim em Siena, com João Almeida como melhor português.

Van der Poel (Alpecin) atacou uma primeira vez e, posteriormente, deixou os seus dois únicos companheiros de fuga na exigente rampa final na Via Santa Caterina (12,4%), a poucas centenas de metros da meta, ganhando esta competição pela primeira vez na carreira

Van der Poel cumpriu o trajeto em 4:04.29, menos cinco segundos do que o francês e campeão do Mundo Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), deixando ainda o colombiano Egan Bernal (INEOS) a 20 segundos.

Sétimo no ranking mundial, João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi o melhor português, em 40.º, a 6.48 minutos.

André Carvalho (Cofidis) foi 90.º, a 13.51, e Daniel Viegas (EOLO-Kometa) 134.º, entre os 141 que concluíram o desafio, a 30.52.

O vencedor de 2020, o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), ficou para trás no primeiro ataque de van der Poel, só acompanhado de Alaphilippe e Bernal, concluindo em quarto lugar, a 51 segundos.

Esta é a primeira grande prova de ciclismo do calendário europeu em 2021.

Fonte: Lusa

“Congresso União Europeia de Ciclismo”


Delmino Pereira eleito vice-presidente da UEC

 

Por: José Carlos Gomes

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, foi hoje eleito vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), durante o congresso anual da instituição, que está a decorrer por via eletrónica, devido à situação pandémica internacional. José Luís Ribeiro foi eleito delegado votante ao Congresso da União Ciclista Internacional (UCI).

Delmino Pereira foi um dos seis candidatos eleitos para acompanhar o italiano Enrico della Casa, novo presidente da UEC, na Direção (“Management Board”) da entidade que superintende ao ciclismo na Europa.

O dirigente português recolheu 38 votos, sendo o segundo candidato mais votado. Apenas o dinamarquês Henrik Jess Jensen, com 39 votos, recolheu mais apoio do que Delmino Pereira. Foram ainda eleitos o russo Alexander Gusyatnikov, o búlgaro Dragomir Kouzov, a eslovaca Katarina Jabukowa e a bielorussa Natallia Tsylinskaya.

A Direção da UEC reuniu-se de imediato, tendo sido escolhidos os três vice-presidentes. Além de Delmino Pereira, assumem essa responsabilidade Henrik Jess Jensen e Alexander Gusyatnikov.

“É um motivo de orgulho ter merecido a confiança das Federações de toda a Europa. Irei encarar as novas funções com espírito de missão, procurando transportar para o cargo a minha experiência de dirigente de um país periférico que nunca perde de vista a plena integração no desenvolvimento global da modalidade, mas também a minha visão enquanto ex-ciclista. Num momento em que a UEC tem como prioridade o desenvolvimento integral do ciclismo, em toda a Europa, com especial atenção na retoma para as categorias de formação, Portugal pode também ter uma palavra a dizer através do Centro Satélite europeu do Centro Mundial de Ciclismo, instalado no concelho de Anadia”, explica Delmino Pereira.

Em ano de eleições para a União Ciclista Internacional (UCI), que acontecerão em setembro, durante o Congresso que se realiza aquando do Campeonato do Mundo de Estrada, a UEC escolheu hoje os seus 15 delegados com direito de voto na escolha do presidente da UCI. Também aqui Portugal marcou pontos. O vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo José Luís Ribeiro foi um dos eleitos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rádio Popular-Boavista na estrada desde 1984”


Equipa de José Santos quer manter filosofia em 2021          

 

A equipa de ciclismo Rádio Popular-Boavista é uma das formações mais carismáticas e antigas do ciclismo nacional, estando na estrada desde 1984 no escalão profissional, e com diversas denominações, entre elas Recer-Boavista e Carvalhelhos-Boavista.

Para a época de 2021, que só tem o seu início agendado para 12 de abril, a equipa é composta por dez ciclistas, que, de acordo com comunicado da formação, é "um misto entre juventude e veterania, cumprindo a sua tradição de lançar para a ribalta do ciclismo nacional e internacional, ciclistas com grande futuro".

Uma das figuras da formação axadrezada é Tiago Machado que regressa a casa, sendo este um dos exemplos de a equipa lançar para a ribalta ciclistas com grande futuro. João Benta, Luís Fernandes e o galego Alberto Gallego são as outras referências do conjunto liderado pelo também carismático diretor desportivo José Santos, o mais antigo em atividade no ciclismo nacional.

"A equipa tem reagido de uma forma positiva, do ponto de vista anímico, treinando com afinco, esperando ansiosamente pela primeira competição. Um atraso em relação a todos os países da Europa, em termos competitivos, de alguma forma incompreensível.

Mas esperamos estar em forma em abril, com uma equipa ambiciosa e desejosa de estar na estrada", frisou   José Santos, que confia na sua equipa. "Temos uma equipa muito jovem. Cada vez mais a nossa aposta vai nesse sentido, mas temos de ter sempre ciclistas de referência, para os grandes momentos, como o Benta, Luís Fernandes, o Tiago, a espanhol Alberto Gallego e o Daniel Freitas.

A experiência destes ciclistas, com a irreverência dos mais jovens é meio caminho andado para o sucesso, como o foi por exemplo o triunfo do Hugo Nunes na montanha da Volta a Portugal e a excelente prestação do Gonçalo Carvalho também nesta prova. Com este equipa, vamos discutir todas as provas do calendário nacional. "

 

A equipa e principais referências

 

JOÃO BENTA

Naturalidade : Esposende

Peso : 60 kg Altura: 1.79 m

Data de nascimento: 21 Dezembro de 1986 (33)

Ciclista da Radio Popular-Boavista – desde 2017 ( em 2009 e 2010 já tinha pertencido à Madeinox-Boavista)

Caraterísticas : essencialmente ciclista de alta montanha.

Principais resultados desportivos:

Vencedor da Clássica de Amarante ( 2010 )

Triunfo no Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho (2015)

Etapa Volta a Portugal Santander (2019)

3 etapas do GP Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho (2017, ’16, e 15)

4º Geral Individual Vuelta Astúrias Julio Alvarez Mendo (2017)

5º Geral individual Volta Portugal Edição Especial (2020)

2 vezes 6º na Geral individual da Volta a Portugal Santander (2019, e ’18)

7º Geral individual Volta a Portugal em Bicicleta Santander (2017)

 

TIAGO MACHADO

 

Data de nascimento: 18 de outubro de 1985 (35)

Naturalidade : VN Famalicão.

Peso : 63 kg Altura: 1.78 m

Ciclista do Boavista de 2005 a 2009 regressou em 2021 à Radio Popular-Boavista .

Caraterísticas : Ciclista de equipa com boas referências nos C/R e provas por etapas..

Principais resultados desportivos:

Vencedor Volta à Eslovénia (2014)

3º Geral individual Santos Tour Down Under (2012)

2º Geral Bayern Rundfahrt (2015)

2º Geral Giro del Trentino (’11)

Duas vezes 3º no Critérium International (2014 e’10)

Vencedor GP Int. Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho (2008)

2º Geral Vuelta Asturias Julio Alvarez Mendo (2009)

2º Geral Circuit Cycliste Sarthe – Pays de la Loire (2010)

6º Geral Tour de Romandie (2010)

4º Geral Amgen Tour of California (2014)

7º Geral individual Volta a Portugal (2017)

 

LUIS FERNANDES

 

Data de nascimento: 2 Dezembro de 1987 (33)

Naturalidade : Lisboa.

Peso : 63 kg Altura: 1.73 m

Ciclista da Radio Popular-Boavista – desde 2020

Caraterísticas : essencialmente ciclista de alta montanha.

Principais resultados desportivos:

2º Etapa Volta a Portugal Edição Especial (2020)

5ª Geral individual Prémio Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho (2020)

Duas vezes 11º Geral individual Volta a Portugal (2020 e ’18)

12º Geral individual Volta a Portugal Santander (2019)

14º Geral individual Vuelta Astúrias Julio Alvarez Mendo (2019)

1° Geral Circuito Póvoa da Galega 2018

Vencedor da montanha clássica Aldeias do Xisto 2018 e 2019

 

ALBERTO GALLEGO

 

Data de nascimento: 25 de novembro de 1990 (30)

Naturalidade : D. Benito – Espanha

Peso : 62 kg Altura: 1.77 m

Ciclista da Radio Popular – Boavista em 2014 e 2015 e 2020 .

Caraterísticas : Ciclista de provas por etapas, com boas referências na alta montanha e homem com espírito ofensivo.

Principais resultados desportivos:

3º Geral Vuelta Ciclista Comunidad de Madrid (2015)

3º Geral GP Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho (2015)

7º Geral Route du Sud – la Depeche du Midi (2015)

8º Geral Vuelta Astúrias Julio Alvarez Mendo (2015)

3º Etapa Vuelta Ciclista Comunidad de Madrid (2015)

11º Gran Premio Miguel Indurain (2015)

13º Klasika Primavera de Amorebieta 2015)

7º Geral Volta ao Alentejo (2015)

Restantes ciclistas: Hugo Nunes, Gonçalo Carvalho, Daniel Freitas, Afonso Silva, Vinício Rodrigues e Pedro Silva

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com