quinta-feira, 13 de agosto de 2020

“Primoz Roglic vence segunda etapa do Dauphiné e lidera”

Esloveno da Jumbo-Visma cortou a meta isolado

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu esta quinta-feira a segunda etapa do Critério do Dauphiné, disputada entre Vienne e o Col de Porte, em Isère, e assumiu o comando da prova francesa.

Roglic escapou nos últimos metros da tirada, com 135 quilómetros, e cruzou a meta após 3:29.40 horas, menos oito segundos do que o trio composto pelo francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), pelo alemão Emanuel Buchmann (Bora-hansgrohe) e pelo também gaulês Guillaume Martin (Cofidis).

O esloveno lidera a corrida com 12 segundos de vantagem sobre Pinot e 14 sobre Buchmann, segundo e terceiro da classificação geral, respetivamente, enquanto o colombiano Egan Bernal (INEOS), vencedor do último Tour, não foi além do 10.º lugar e 'caiu' para o quarto posto, a 16.

O português Nelson Oliveira (Movistar) foi o 72.º a concluir a tirada, a 13.29 minutos de Primoz Roglic, vencedor da Vuelta em 2019, e subiu a 64.º da geral.

A formação da INEOS definiu o ritmo na maior parte da subida final (Van Baarle, Castroviejo, Kwiatkowski, Thomas, Sivakov), mas Bernal ficou sozinho a 2,5 quilómetros do final.

O francês Bruno Armirail (Groupama-FDJ), 'sobrevivente' de uma fuga lançada nos primeiros minutos, resistiu até 8,5 quilômetros da chegada.

Na sexta-feira, o pelotão cumpre a terceira etapa da prova entre Corenc, perto de Grenoble, e Saint-Martin-de-Belleville, na distância de 157 quilómetros, que termina com uma subida de 14,8 quilómetros com uma inclinação de seis por cento.

Fonte: Record on-line

“Portugal foi o principal produtor de bicicletas na União Europeia em 2019”

Segundo o Eurostat, o país fabricou 2,7 milhões de unidades

Por: Lusa

Foto: Reuters

Portugal foi o principal produtor de bicicletas na União Europeia em 2019, ao fabricar 2,7 milhões de unidades, praticamente um quarto de toda a produção dos 27 Estados-membros, divulgou esta quinta-feira o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE, no ano passado foram produzidas na UE mais de 11,4 milhões de bicicletas, o que representa um aumento de 5% face ao ano anterior, mas ainda assim aquém do pico registado em 2015, de 13,7 milhões.

O Eurostat aponta que cinco Estados-membros foram responsáveis em 2019 por 70% da produção total de velocípedes na UE, surgindo Portugal destacado à cabeça, com 2,7 milhões de bicicletas, à frente do campeão de produção em 2018, Itália (2,1 milhões), da Alemanha (1,5 milhões), Polónia (900 mil) e Holanda (700 mil).

Os dados do Eurostat revelam que Portugal registou uma acentuada subida entre 2018 e 2019, com mais 736 mil bicicletas produzidas (em 2018 fabricara 1,9 milhões), o que lhe permitiu suceder a Itália no primeiro posto da tabela.

Fonte: Record on-line

“Campeonatos de Estrada abrem com luta contra o relógio”

Por: José Carlos Gomes

Os Campeonatos Nacionais de Estrada começam, nesta sexta-feira, no concelho de Paredes, com as provas de contrarrelógio de elite, sub-23 e paraciclismo.

Vão participar 20 paraciclistas, 35 corredores sub-23 e 29 ciclistas de elite. Os paraciclistas iniciam o desfile de 84 participantes, às 14h00, para percorrerem 12,5 quilómetros. A partir das 14h30 são chamados à rampa de saída os sub-23 e os homens de elite, cuja prova tem 18,1 quilómetros. A partida é na zona industrial de Gandra e a meta no kartódromo de Baltar.

Num traçado curto para esta disciplina, os contrarrelogistas terão a concorrência de homens completos, capazes de bons desempenhos em exercícios individuais não demasiado extensos. A segunda metade da prova será em falso plano ascendente, elemento a ter em conta na apreciação de favoritismo.

Entre a elite, destaca-se a participação do detentor do título, José Gonçalves (Nippo Delko One Provence). Olhando aos dez primeiros na Prova de Reabertura, no mês passado, os principais adversários de Gonçalves serão Rui Costa, Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rafael Reis (Feirense), Tiago Machado e Joni Brandão (Efapel), Ricardo Mestre (W52-FC Porto) e Joaquim Silva (Miranda-Mortágua).

Mantendo como bitola o desempenho na Prova de Reabertura, os principais candidatos ao pódio de sub-23 são Daniel Dias, Diogo Narciso e Francisco Morais (Sicasal/Miticar/CM Torres Vedras), Miguel Salgueiro e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-LA Sport), Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), Guilherme Mota (Kelly-InOutBuid-UDO), Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista) e Iuri Leitão (GD Supermercados Froiz).

Os paraciclistas têm, na prova desta sexta-feira, o primeiro compromisso competitivo da época, não havendo referências recentes, mas apenas a certeza de empenhamento e superação máximos.

As provas de fundo têm início e final na zona industrial de Gandra, nas instalações da empresa Majorfe. A corrida de sub-23 começa às 14h30 de sábado, 15 de agosto. O pelotão vai completar 138,2 quilómetros. Os primeiros 42,3 são feitos num percurso mais largo, antes da entrada no circuito final de 12,9 quilómetros. A corrida acaba à oitava passagem pela meta, quando os ciclistas tiveram somado um desnível positivo acumulado de 2860 metros.

A prova de elite inicia-se às 11h00 de domingo, tendo 164,8 quilómetros e um acumulado de subida de 3480 metros. O percurso será o mesmo coberto na véspera pelos sub-23, com mais duas voltas ao circuito final.  Espera-se que o circuito ondulado seja um convite aos ataques e a uma corrida sem monotonia.

Os adeptos são convidados a seguir a corrida à distância, através das informações disponibilizadas em tempo real na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet. Aqueles que optem por assistir ao vivo deverão evitar as zonas de chegada e de partida, procurar locais sem aglomeração de público para ver a passagem dos corredores, manter distanciamento físico de dois metros face a outros adeptos, usar máscara de proteção certificada, evitar os incentivos orais aos atletas, privilegiando os aplausos.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“Volta a Lombardia, um autêntico monumento de ciclismo, a não perder este sábado no Eurosport 2”

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já este sábado, dia 15 de agosto, que se realiza a Volta a Lombardia, uma das mais emocionantes e prestigiadas corridas da temporada e que promete deixar os fãs de ciclismo colados aos ecrãs do Eurosport.

Depois do Milão – Sanremo, chega a vez da Volta a Lombardia, o 2.º “Monumento” da época. Tradicionalmente a esta prova acontece apenas no outono, razão pela qual é tradicionalmente conhecida como a “Clássica das Folhas Caídas”. No entanto, a pandemia de COVID-19 obrigou a UCI a mudanças consideráveis no calendário da temporada.

A primeira edição da Volta à Lombardia data de 1905 convertendo-a numa das mais antigas corridas do mundo. O italiano Fausto Coppi é o ciclista com maior número de títulos, com um total de cinco (1946-1949, 1954). Segue-se o italiano Alfredo Binda com quatro (1925-1927, 1931).

Este ano, cumpre-se a 114.ª edição da histórica corrida. São 231 quilómetros com partida em Bergamo e chegada ao Lago Como. A prova é considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as características deste tipo de ciclistas.

A subida a Madonna del Ghisallo, nos últimos quilómetros antes da meta, é uma das mais famosas da corrida. Destaque ainda para as duras subidas a Colma di Sormano, Civiglio e San Fermo della Battaglia. O percurso deste ano será praticamente igual ao do da edição de 2019. A Volta à Lombardia 2020 será dedicada à memoria de Felice Gimondi, vencedor de duas edições da histórica corrida (1966 e 1973).

João Almeida (Deceuninck – Quuick Step) é até ao momento o único pré-inscrito para este 2.º ‘Monumento’ da temporada. No pelotão estarão outras estrelas como Bauke Mollema, vencedor da prova no ano passado, Remco Evenepoel, vencedor da Volta ao Algarve, Richard Carapaz, vencedor do Giro 2019, Vincenzo Nibali, vencedor do Giro 2013 e 2016 ou Fabio Aru, vencedor da Vuelta 2015. Giulio Ciccone, Jakob Fuglsang, Mathieu van der Poel, Max Schachmann são outros dos participantes na corrida apontados pela organização.

Não perca a Volta à Lombardia, este sábado, 15 de agosto, no Eurosport 2 ou no Eurosport Player, a partir das 15:50h, com comentários Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira.

 

 

Eurosport a casa do ciclismo

O Eurosport continua a ser A Casa do Ciclismo na Europa com mais de 2500 horas de cobertura em direto distribuídas por 200 dias ao longo do ano e mais de 110 eventos profissionais durante toda a temporada. As Três Grandes Voltas - Giro d’Italia, Tour de France ou Vuelta a España - os Cinco Monumentos, os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada e de Pista são alguns dos eventos que o Eurosport emite para todos os fãs da modalidade.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Feirense disputa Campeonatos Nacionais de Estrada”

A equipa Feirense ruma a Paredes para três dias de competição nos Campeonatos Nacionais de Estrada, de 14 a 16 de agosto.

Por: Helena Dias

O Feirense estará representado nas provas de fundo pelos corredores Afonso Eulálio, António Ferreira, Luís Cabral, Gonçalo Amado, Rafael Reis, Bernardo Saavedra, Fábio Oliveira e Rafael Ferreira, disputando também as provas de contra-relógio os cinco primeiros corredores.

Os Campeonatos Nacionais iniciam na sexta-feira, dia 14, com a prova de contra-relógio de sub-23 e elites, com início às 14h30. O esforço individual terá um percurso de 18,1 quilómetros, com partida na zona industrial da freguesia de Gandra e final no kartódromo de Baltar.

Para sábado e domingo ficam reservadas as provas de fundo, com partida e chegada na zona industrial de Gandra, nas instalações da empresa Majorfe. No dia 15, os corredores sub-23 partem às 14h30 e terão de pedalar um total de 138,2 quilómetros num percurso caracterizado por oito passagens pela meta, sendo os primeiros 42,3 quilómetros pedalados num percurso maior, antes da entrada no circuito final de 12,9 quilómetros. No dia 16, os corredores elites partem às 11h para um total de 164,8 quilómetros, fazendo mais duas voltas do que os sub-23.

Desde o dia 12 de agosto, a equipa está concentrada no Nova Cruz Hotel, em Santa Maria da Feira, local habitual de estágio, repouso e preparação para as competições.

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com