terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

“Alegada tensão entre João Almeida e Evenepoel 'ficou-se' pelas redes sociais: «Não somos uma equipa de totós»”


Ricardo Scheidecker lamenta a polémica gerada no Giro'2021 e aborda o que aconteceu

 

Por: Lusa

Foto: Wout Beel

Ricardo Scheidecker lamenta a polémica gerada no Giro'2021 em torno da alegada tensão entre João Almeida e Remco Evenepoel, lembrando que o ciclista português teve de trabalhar para o belga por ter perdido tempo na quarta etapa.

"Não tenho redes sociais, pelo que não tenho noção nenhuma da repercussão e isso incomoda-me e incomodou-me zero. Lamento as pessoas terem ficado chateadas, mas, a nível interno, aquilo que eu posso dizer é que o João se encontrou na situação de ter de trabalhar para o Remco, porque no dia da [quarta] etapa de Sestola perdeu tempo", recorda, em declarações à Lusa.

O episódio conta-se numa 'penada': o luso 'quebrou', perdeu quase seis minutos para o vencedor da etapa, e deu um trambolhão na geral, descendo do quarto ao 42.º posto, com o recém-coroado vencedor da 48.ª Volta ao Algarve a assumir-se então como único chefe de fila da formação belga, na oitava posição.

"Se não tem perdido tempo, teria sido ao contrário, porque nós não somos uma equipa de 'totós'. Somos uma equipa que tem de gerir os seus recursos da forma como a corrida se desenvolve. Esse dia foi um dia capital. E eu falei disso com o João nesses dias e ele sabe muito bem, sempre me disse que aquele dia foi chave no Giro, porque ele tinha condições para ter ganho a Volta a Itália no ano passado", considera o diretor técnico e de desenvolvimento da Quick-Step Alpha Vinil.

Nesse dia, dezenas de adeptos portugueses - a maioria dos quais 'convertida' ao ciclismo apenas desde a extraordinária exibição de João Almeida na Volta a Itália no ano anterior - 'invadiram' as redes sociais da então Deceuninck-QuickStep para criticar a opção da equipa, que não esperou pelo jovem de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), e insultar Evenepoel, numa ausência de 'fair play' inédita na modalidade que haveria de prolongar-se até ao final da temporada passada.

"Não me incomodam as críticas e as redes sociais não são um ambiente onde eu me encontre", esclarece Scheidecker, recordando que, naquele 11 de maio de 2021, o agora ciclista da UAE Emirates cometeu uma falha que hipotecou definitivamente o seu sonho de levar a camisola rosa para casa.

"[O João Almeida] surpreendeu-me pela positiva e tive a oportunidade de lhe dizer que excedeu as minhas expectativas, o que me deixou extremamente feliz, mas com aquele sabor agridoce de 'caramba, um dia em que te esqueces de comer outra vez, como já tinha acontecido no Tirreno-Adriático, deixa-te numa situação de desvantagem'. E, pronto, o ciclismo é isto mesmo: vivendo e aprendendo", nota.

Os 'ecos' da alegada rivalidade luso-belga foram alimentados nas redes sociais e também nos comentários televisivos, mas o diretor português da Quick-Step Alpha Vinil garante que não contaminaram o seio da formação belga.

"Nós, na equipa, gerimos a situação e os corredores de forma serena, creio que com a liderança necessária para que os corredores façam aquilo que devem fazer e para que consigamos tirar deles o melhor. Acho que isso acabou por acontecer, porque fizemos um Giro excecional, apesar de não termos ganho nenhuma etapa. Fomos protagonistas, falhou [o triunfo] mas foi por pouco. Esta história das tensões e daquilo que as pessoas veem do exterior não é necessariamente aquilo que nós vemos do interior", contrapôs.

Quarto do Giro2020, no qual andou 15 dias vestido de rosa, João Almeida viria a protagonizar uma recuperação 'fulgurante', que o levou ao sexto lugar da geral final, com o mesmo tempo do quinto, o colombiano Daniel Martínez, enquanto Evenepoel, que se estreava numa grande Volta depois de ter estado mais de oito meses afastado da competição, devido a uma fratura da pélvis, acabou por desistir, na sequência de uma queda, após a 17.ª etapa, quando já estava a mais de uma hora do 'maglia rosa' Egan Bernal.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve: Scheidecker desmistifica o 'fenómeno' Evenepoel”


Dúvidas ou expectativas quanto ao futuro do ciclista desvalorizadas pela Quick-Step Alpha Vinyl

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

As dúvidas ou expectativas quanto ao futuro de Remco Evenepoel são desvalorizadas pela Quick-Step Alpha Vinyl, garante Ricardo Scheidecker, revelando que a equipa está centrada em prepará-lo para vencer, sem se preocupar com o epíteto de fenómeno do ciclista.

Nos últimos 18 meses, mais precisamente desde que fraturou a bacia numa queda horrenda na Volta à Lombardia, muito se escreveu - aliás, como acontece desde que, há três anos, se converteu no 'prodígio' favorito do ciclismo mundial - sobre o futuro do jovem de 22 anos que, no domingo, se sagrou vencedor, pela segunda vez, da Volta ao Algarve, com os mais céticos a duvidarem que a 'prometida' carreira idílica do belga será aquilo que poderia ter sido.

"São notícias que nós, com todo o respeito, ignorámos. Tínhamos era que - e acho que é o que estamos a fazer - concentrar-nos, e ele concentrar-se, na sua recuperação física como ser humano. E, depois, no 'timing' certo, na sua recuperação como atleta. Foi isso que fizemos. Aquilo que as pessoas dizem, especulam, vale pouco, não é? Naquilo que nos concerne, não investimos tempo a ouvir esse tipo de 'trend'", revela à agência Lusa o diretor técnico e de desenvolvimento da formação belga.

O português que "orquestra a bem oleada máquina que é a Quick-Step Alpha Vinyl" (a descrição pertence à sua biografia na página da equipa) desvaloriza as teorias pessimistas sobre o futuro do vencedor da 48.ª 'Algarvia', mas também aquelas que descrevem o mais jovem ciclista belga em quatro décadas a somar 25 vitórias profissionais como um fenómeno.

"Nós, internamente, não vivemos nesse contexto. É um dos líderes da equipa e é tratado como tal. Temos expectativas como temos para todos os nossos 30 corredores, mas essa expectativa é construída com o passar do tempo. Não estamos aqui a fazer filmes que vai fazer isto ou aquilo...", assevera.

Ricardo Scheidecker afasta ainda as recorrentes comparações entre Evenepoel e aquele que, quase unanimemente, é considerado o melhor corredor de todos os tempos, lembrando que "Eddy Merckx foi um e não vai haver mais nenhum".

"Ele vai ser o Remco Evenepoel, que está a consolidar o seu crescimento, tem 22 anos. É ainda um miúdo. E nós não estamos aqui a pensar naquilo que ele vai fazer. Estamos a pensar é em prepará-lo para poder ganhar corridas e descobrir as suas qualidades -- e tem-nas, já demonstrou isso. E vamos continuar a trabalhar nelas. Depois, se ganha, se não ganha, o futuro o dirá. Não sou futurologista... a vida não tem 'ses'. Os 'ses' são coisas do passado, não se pode voltar para trás...", avalia.

O sempre discreto (e ponderado) diretor técnico da melhor equipa do mundo, que prefere ficar na 'sombra' nos 'bastidores' das provas, reitera que "aquilo que as pessoas pensam, especulam, a pressão e as expectativas que têm" quanto ao jovem corredor é indiferente para a estrutura técnica da Quick-Step Alpha Vinyl.

"Nós não temos de viver em função das expectativas das pessoas. Nós vivemos em função do que sabemos, do nosso trabalho com os corredores e com o Remco. É evidente que ele, de caráter, é um vencedor, como muitos desportistas de alto nível. Acho que se não o fosse, não faria este trabalho. Já quando era futebolista, tinha demonstrado isso. Ele tem um caráter vencedor, gosta de ganhar, trabalha para poder ganhar", enumera à Lusa.

Descrito pelos seus companheiros, nomeadamente pelo experiente Mark Cavendish, como "um verdadeiro líder", Evenepoel ainda terá, na opinião de Scheidecker, de confirmar essa aptidão natural.

"Essas qualidades têm de ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, porque mesmo que a pessoa tenha potencial para ser um líder, pode nunca vir a ser. É como eu digo: 'life is about experience' [a vida é feita de experiência] e esse processo de crescimento está a acontecer. É evidente que ele é um dos líderes da equipa e cada vez se comporta mais como tal, mas nós também temos de compreender que ele tem 22 anos e que há que dar tempo ao tempo, com a necessária serenidade e viver um dia de cada vez", conclui.

Fonte: Record on-line

“João Almeida quinto classificado no contrarrelógio da Volta aos Emirados”


Bissegger foi o mais rápido nos nove quilómetros com início e fim em Ajmã

 

Por: Lusa

Fotos: Instagram João Almeida/Organização evento

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) foi esta terça-feira quinto classificado no contrarrelógio da Volta aos Emirados Árabes Unidos, ganho pelo suíço Stefan Bissegger (EF Education - Easy Post), novo líder da geral individual.

Bissegger, de 23 anos, foi o mais rápido nos nove quilómetros com início e fim em Ajmã, cumpridos em 9.43 minutos, e o único a 'rolar' a uma média superior a 55 quilómetros por hora.

O italiano Filippo Ganna (INEOS), campeão do mundo da especialidade, ficou no segundo lugar, a sete segundos, com o neerlandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma) a ser terceiro, a 14.

Almeida, campeão nacional do 'crono', foi quinto, a 22 segundos, quatro atrás do seu companheiro de equipa, o esloveno Tadej Pogacar.

O 'crono' completamente plano reconfigurou a geral, com o suíço como novo líder, seguido de Ganna, a sete, e do belga Jasper Philipsen (Alpecin Fenix), terceiro a 12. João Almeida é sexto, a 22.

Mais abaixo, Ruben Guerreiro (EF Education - Easy Post) registou o 41.º melhor tempo do dia e é agora 32.º à geral, a 45 segundos do líder.

Na quarta-feira, a etapa parte de Fujairah e termina 181 quilómetros depois, culminando na difícil ascensão a Jebel Jais, num dos dias decisivos para os candidatos à vitória final.

Fonte: record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Pista e enduro BTT na agenda do fim de semana

 

Por: José Carlos Gomes

Depois de uma semana marcada pela Volta ao Algarve, os calendários nacionais de 2022 aceleram nas outras vertentes da modalidade. Sábado e domingo disputa-se o Campeonato Nacional de Pista, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. No domingo arranca, em S. Brás de Alportel, a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

O Velódromo Nacional vai coroar os campeões nacionais de pista, em todas as categorias, desde os juvenis até aos veteranos e aos paraciclistas. Serão atribuídos títulos nas disciplinas olímpicas de omnium e madison, mas também nas provas de Scratch, eliminação, corrida por pontos, perseguição individual e 500 metros contrarrelógio.

O programa de competição é intenso e extenso. No sábado haverá corridas entre as 9h45 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00. No domingo as provas decorrem entre as 9h30 e as 14h00. O público tem entrada gratuita para assistir ao espetáculo e para incentivar os atletas.

Domingo é dado o tiro de partida para a edição de 2022 da Taça de Portugal de Enduro. São Brás de Alportel acolhe a comunidade nacional desta disciplina da vertente de BTT. Após os treinos oficiais de sábado, a competição está marcada para a manhã de domingo. O primeiro atleta parte às 8h30. Estão desenhados quatro Percursos Especiais Cronometrados (PEC), que darão a conhecer os primeiros comandantes da geral na nova temporada.

 

Mais eventos oficiais

 

27 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça da AC Porto de XCO, Azurara, Vila do Conde

27 de fevereiro: Prova de Abertura de XCO da AC Lisboa, Pista do Jamor

27 de fevereiro: Taça de Enduro de Santa Maria, Pico Alto, Vila do Porto, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados João Matias conquista Classificação da Montanha em pódio histórico na Volta ao Algarve 5ª e última etapa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua prestação na 5ª e última etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 173 quilómetros entre Lagoa e o Alto do Malhão. Um dia tremendo para a equipa que partiu na liderança da Montanha e que lutou com todas as suas forças para a manter. Objetivo cumprido e com o apoio de toda a equipa, João Matias foi o grande vencedor desta classificação e subiu ao pódio final desta Volta ao Algarve.


A primeira hora fez-se a um ritmo vertiginoso, levando a que a fuga do dia apenas se formasse depois de percorridos 50 quilómetros. Foram vinte os homens que se adiantaram e entre eles estava João Matias que lutou muito para estar presente na frente da corrida. Os seus companheiros auxiliaram em tudo o que era necessário e fizeram eles o trabalho de perseguição.

Na primeira montanha do dia na Picota, João Matias não conseguiu pontuar, mas não se deixou intimidar. Após entrar na fuga deu tudo por tudo e conseguiu um 2º lugar muito valioso na montanha de Vermelhos, lugar esse que lhe deu 3 importantes pontos.


Após a montanha de Alte, João Matias foi alcançado pelo pelotão e geriu os esforços até ao final, onde já em plena subida para o Alto do Malhão soube que tinha vencido a Classificação da Montanha. Com 15 pontos, foi aquele que mais pontos amealhou e venceu assim a Classificação da Montanha naquela que é a prova mais internacional em Portugal, assinalando assim um marco histórico para si, mas também para a equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.


No final muito feliz, afirmava que “Cada dia que passava sentia que o sonho era cada vez mais possível e é realmente um grande dia para mim, bem como para toda a equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, que me levantaram a moral e me deram confiança. Quero festejar com eles, com a minha família e com todos os que me deram força nestes dias”.

Quanto à restante equipa, Gonçalo Carvalho e Pedro Pinto foram os homens que resistiram na frente após a primeira passagem pelo Alto do Malhão. Iniciaram a subida final na frente e lutaram com todas as forças para perder o menor tempo possível, no final ambos ficaram entre os 50 melhores da jornada com bons indicadores neste terreno duro.


Acabou por ser uma Volta ao Algarve de enorme destaque para toda a equipa, com 4 presenças no pódio em 5 dias, com um destaque tremendo quer seja nas fugas, quer seja nos diretos televisivos. Mostrámos e dignificámos as cores dos nossos patrocinadores nesta que é a prova com maior nível em Portugal.


 

Classificação Etapa

 

Lagoa – Alto do Malhão: 173 Kms

1.º Sérgio Higuita (Bora-Hansgrohe), 4h14m53s

37.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m48s

46.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m31s 81.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 9m37s 111.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 14m46s 124.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 18m25s 131.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 20m31s 133.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt


 

Classificação Geral

 

1.º Remco Evenepoel (Quick Step – Alpha Vinyl), 19h35m03s 33.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 12m05s

67º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 26m28s 106.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 40m51s 122.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 49m01s 123.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 49m30s 124.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 50m13s 128.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 55m58s

 

Classificação Montanha

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 15 pts

 

Classificação Juventude

 

3.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 12m05s

 

Classificação Equipas

 

1.º Ineos Grenadiers, 58h51m40s

20.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 55m37s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com