sábado, 17 de julho de 2021

“Campeonato Nacional de XCE”


Mariana Líbano e Ricardo Marinheiro dominam nos nacionais de XCE

Por: Ana Nunes

Disputaram-se hoje os campeonatos nacionais de eliminação BTT (XCE), em Seia, onde Mariana Líbano e Ricardo Marinheiro se sagraram campeões nacionais.

Este sábado, dia 17 de julho, foi dia de entregar os títulos nacionais de eliminação BTT (XCE), com Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) a dominar a prova de elite masculina. O corredor já tinha mostrado superioridade durante a qualificação e não desiludiu na final, sagrando-se campeão nacional. O segundo lugar ficou para Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Dinis Rodrigues (BTT Seia) fechou o pódio em terceiro.

O mesmo aconteceu com Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) em elite feminina, que já tinha mostrado a sua garra na qualificação, para depois vencer a final frente a Ana Santos (X-Sauce Factory Team). Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio em terceiro lugar.

Em cadetes masculinos foi Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt) a bater a concorrência e a levar o título nacional de XCE. O corredor já tinha sido o melhor na qualificação, onde se mostrou superior aos adversários mais diretos, Eduardo Rodrigues (Clube BTT Matosinhos) e Lucas Ferreira (Sabor do Norte/Hotel Alisios/Cenmais), que fecharam na segunda e terceira posição, respectivamente.

Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) bateu a concorrência na categoria de cadetes femininas, vencendo sobre Beatriz Silva (Proteu Cycling Team/Casa do Povo Retorta), que concluiu a prova em segundo e Margarida Teodósio (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais), que fechou o pódio em terceiro.

Nas categorias de veteranos, Miguel Ribeiro (Póvoa de Varzim/CDC Navais) foi o melhor no setor masculino, com Diogo Afonso (Golden Club Cabanas/Núcleo Sporting CP de VRSA) e Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) a completarem o pódio final. No setor feminino, foi Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S.Brás) quem conquistou o título nacional. Sandra Costa (AEBTT Rio/Mr.Print) terminou logo atrás, em segundo, e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S.Brás) concluiu a prova em terceiro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Luís Costa e Telmo Pinão convocados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio”


A seleção nacional vai estar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio com Luís Costa e Telmo Pinão. Os dois paraciclistas vão representar Portugal nas provas de estrada de contrarrelógio e de fundo, nas respetivas classes.

Luís Costa e Telmo Pinão foram os dois convocados pelo selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, para representar o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que se realizam entre os dias 24 de agosto e 5 de Setembro.

No dia 31 de agosto os dois atletas vão disputar um contrarrelógio individual de 24 quilómetros, a partir da meia-noite (hora portuguesa), na categoria de H5 (handbike), no caso de Luís Costa, e C2 (bicicleta), no caso de Telmo Pinão. No dia seguinte, 1 de setembro, Luís Costa entra em competição na prova de fundo, pelas 01h30 (hora portuguesa). Telmo Pinão vai completar a sua prova de fundo no dia 2 de setembro, pelas 01h48 (hora portuguesa). Ambos vão ter de percorrer uma distância de 79,2 quilómetros, nas respetivas provas.

O selecionador nacional sublinha que esta será uma prova muito diferente daquela que os dois atletas enfrentaram nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, mas que vão lutar para estar entre os melhores. “Se a prova fosse mais dura poderia favorecê-los muito mais, nomeadamente o Telmo. Vamos treinar o máximo possível, ainda temos tempo para isso, e quando lá chegarmos teremos de nos adaptar ao percurso. Os adversários são muito fortes e teremos de correr com inteligência. Apesar de ser muito complicado, o sonho de conseguir um pódio está sempre cá, mas iremos sempre tentar um bom resultado”, diz José Marques.

As competições de paraciclismo, tal como aconteceu no Campeonato do Mundo, no Estoril, vão decorrer num circuito, desta feita, no Fuji International Speedway, na cidade de Oyama. Telmo Pinão, que vai competir na classe C2, explica que o traçado, tal como aconteceu no mundial, não é totalmente adequado às suas características, mas que tudo irá fazer para alcançar um bom resultado.

“Só quando lá chegar é que vou conseguir perceber melhor como é o traçado, mas é certo que não é ideal para mim. Caso esteja vento, vou estar muito condicionado, principalmente, no contrarrelógio. Nesta prova, um top 10 seria muito positivo. Na prova de fundo posso ter alguma vantagem nas subidas e sem vento penso que conseguirei acompanhar os adversários até ao final e tentar um bom resultado ao sprint. Nessas condições, estou preparado para lutar por um top 5”, afirma Telmo Pinão.

A competir na classe H5 estará Luís Costa que, apesar de ter fraturado duas costelas durante os campeonatos nacionais, diz que deverá atingir o seu pico de forma nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O atleta português vai ter pela frente um contrarrelógio de 24 quilómetros e uma prova de fundo com 79 quilómetros de extensão.

“Penso que a prova de fundo se deverá adequar mais às minhas características do que o contrarrelógio. É um percurso bastante duro, género montanha-russa, com muito sobe e desce, onde poderei ter alguma vantagem a nível técnico, em relação aos corredores mais possantes. Vão estar presentes atletas muito bons, que sobem bastante bem, mas espero estar em condições para conseguir discutir um lugar no top 5”, diz Luís Costa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour/Francês Franck Bonnamour é o ciclista mais combativo da 108.ª edição”


Ciclista recebeu a maior votação por parte do público

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista francês Franck Bonnamour (B&B Hotels) foi este sábado eleito o ciclista mais combativo da 108.ª Volta a França, anunciou a organização.

Muito ativo nas fugas desta edição, embora sem nunca ter estado próximo da vitória ou sido nomeado como o mais combativo da etapa, Bonnamour viu a sua audácia recompensada pelo público, que votou maioritariamente no ciclista de 26 anos, empatado nos votos do júri com o vencedor do contrarrelógio deste sábado, o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma).

O corredor da B&B Hotels superou ainda a concorrência do ciclista preferido dos franceses, o campeão mundial Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), que recebeu esta distinção em 2019, e do também gaulês David Gaudu (Groupama-FDJ), entre outros, sucedendo no palmarés ao suíço Marc Hirschi.

"Isto é enorme, nunca teria imaginado à partida do Tour. Recompensa o meu esforço, entreguei-me de corpo e alma, estou muito contente", disse.

O prémio diário da combatividade foi instituído no Tour em 1952, com o primeiro "super-combativo" a ser distinguido em 1956, na pessoa de André Darrigade.

Fonte: Record on-line

“Diego Ulissi vence quarta etapa da Semana Ciclística Italiana”


Corredor transalpino continua na liderança da geral individual

Por: Lusa

O italiano Diego Ulissi (UAE Emirates) venceu este sábado a quarta etapa da Semana Ciclística Italiana, depois de já ter vencido no primeiro dia, continuando na liderança da geral individual.

Ulissi cumpriu os 168 quilómetros com partida e chegada em Cagliari em 4:03.58 horas, batendo ao 'sprint' o colega de equipa bielorrusso Alexandr Riabushenko, segundo, e o belga Sep Vanmarcke (Israel Start-Up Nation), terceiro.

Na geral, o italiano leva 12 segundos de vantagem à entrada para a última etapa, para Vanmarcke, mais próximo perseguidor, com o italiano Giovanni Aleotti (BORA-hansgrohe) no terceiro lugar, a 16.

No domingo, a quinta etapa volta a ter partida e chegada em Cagliari, com 170,1 quilómetros que passam por duas contagens de montanha de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“André Greipel abandona o ciclismo no final da época”


Sprinter alemão tem um total de 158 vitórias na carreira

Por: Lusa

Foto: Reuters

O sprinter alemão André Greipel (Israel Start-Up Nation) anunciou este sábado que vai retirar-se do ciclismo no final da temporada, pelo que a etapa de domingo será a sua última na Volta a França, onde ganhou 11 etapas.

"A etapa de amanhã [domingo] será definitivamente a minha última no Tour. No final do ano, colocarei um ponto final da minha carreira", revelou o 'Gorila' num vídeo difundido nas redes sociais da sua equipa, antes do início do contrarrelógio da 20.ª tirada da Volta a França.

Grande rival de Mark Cavendish nos sprints no início da década de 2010, Greipel, que na sexta-feira cumpriu 39 anos, declarou-se "muito feliz" com tudo aquilo que conquistou ao longo da sua carreira.

Vencedor de 11 etapas no Tour entre 2011 e 2016, sete no Giro e quatro na Vuelta, o alemão tem um total de 158 vitórias na carreira.

"Não olho para trás com arrependimentos, olho sim para o futuro com muita felicidade, porque vou poder fazer o que me apetecer, sofrer quando me apetecer, e passar muito tempo com a minha família", disse, prometendo ficar ligado ao ciclismo e agradecendo a todos os que o apoiaram ao longo da carreira.

Profissional desde 2006 na extinta T-Mobile, o veterano alemão passou pela Team High Road, posteriormente batizada Columbia (2008-2010), antes de viver os melhores anos em termos de resultados na Lotto, entre 2011 e 2018.

Antes de assinar contrato com a Israel Start-Up Nation em 2020, esteve uma época na Arkéa-Samsic.

Fonte: Record on-line

“Polémica no Tour: ciclistas denunciam "barulhos suspeitos" em bicicletas”


Há também questões levantadas quanto ao que é dado aos atletas nos bidões

 

Por: Record

Foto: REUTERS

Depois da polémica criada por alguns comentadores quanto a Tadej Pogacar, com alegações de que o esloveno estaria sob influência de substâncias dopantes, mas também pelo 'raide' feito pela polícia no seio da equipa Bahrain-Victorious, o mais recente capítulo extrajogo no Tour'2021 envolve a suspeita levantada por alguns ciclistas quanto ao barulho que se ouve a partir das bicicletas de alguns dos corredores.

As suspeitas foram levantadas no anonimato por três ciclistas do pelotão ao jornal 'Le Temps', sendo que uma delas envolve precisamente Pogacar. Além do esloveno, são revelados ainda os nomes de Mark Cavendish, o grande dominador dos sprints, mas também de Jonas Vingegaard, o segundo colocado na geral à entrada do penúltimo dia. Em causa estão, segundo o relato, "sons metálicos muito estranhos, como que uma corrente mal ajustada". "É um barulho estranho, consigo ouvi-lo quando estou a pedalar. Vem das rodas traseiras. Nunca tinha ouvido nada assim", refere um dos ciclistas.

Confrontado com as alegações, Tadej Pogacar refutou qualquer ilegalidade na sua máquina. "Não sei. Não ouvimos barulho nenhum. Não usamos nada ilegal. Os materiais que usamos são da Campagnolo e da Bora. Não tenho mais nada a dizer", declarou o esloveno, que entra no contrarrelógio deste sábado com 5.45 de avanço para Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Fonte: Record on-line

“Tour: Van Aert vence contrarrelógio, Pogacar supera último teste”


Por: AMG

O ciclista belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) ‘bisou’ hoje na 108.ª Volta a França, ao triunfar no contrarrelógio da 20.ª etapa, que confirmou que Tadej Pogacar (UAE Emirates) será o vencedor em Paris.

O belga de 26 anos, vencedor também da 11.ª etapa, cumpriu os 30,8 quilómetros do exercício individual entre Libourne e Saint-Emilion em 35.53 minutos, batendo os dinamarqueses Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep), segundo a 21 segundos, e Jonas Vingegaard, o seu companheiro de equipa que foi terceiro, a 32.

Tadej Pogacar, que foi oitavo a 57 segundos de Van Aert, confirmou que a amarela será sua em Paris, enquanto o dinamarquês da Jumbo-Visma será segundo, a 05.20 minutos, depois de ter levado a melhor na luta com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), que fecha o pódio, a 07.03.

No domingo, o esloveno de 22 anos viverá a etapa da consagração, nos 108,4 quilómetros entre Chatou e Paris, onde o ciclista da UAE Emirates subirá ao pódio como vencedor da 108.ª Volta a França e celebrará o seu segundo triunfo consecutivo na prova francesa.

Fonte: Lusa

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Tiago Antunes 3º classificado no Circuito de Torres após fase final ofensiva”


Fonte: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 2ª Etapa do Troféu Joaquim Agostinho uma ligação de 166 quilómetros, entre Arruda dos Vinhos e Torres Vedras. Tiago Antunes foi o 3º classificado no final e estamos agora muito bem colocados na Classificação Geral com Joaquim Silva na 4ª posição e Tiago Antunes no 5º lugar.

Etapa toda ela corrida em terreno de constante sobe e desce, e corrida a grande velocidade. A equipa lutou para estar na fuga do dia, mas sem sucesso. Foi depois hora de reservar todas as energias para a parte final corrida no Circuito de Torres. 3 voltas completas ao circuito com as subidas ao Varatojo e à Serra da Vila foram marcando as principais diferenças. O grupo principal ficava cada vez mais restrito com o passar dos quilómetros.


Já na última Volta e com a fuga à vista, Tiago Antunes ainda fez a ponte para o grupo perseguidor, mas alguns quilómetros mais à frente viriam a ser alcançados. Todas as decisões ficaram guardadas para a derradeira subida à Serra da Vila onde com o ritmo elevado fez com que o grupo ficasse com pouco mais de 20 unidades. Neste grupo contávamos com a presença de Gaspar Gonçalves, Tiago Antunes e Joaquim Silva.


Na chegada Tiago Antunes tentou surpreender os adversários e arrancou, mas acabou por ser ultrapassado por dois adversários, ainda assim um bom 3º posto para Tiago Antunes que com a bonificação subiu à 5ª posição da Classificação Geral. Joaquim Silva, também ele chegou no grupo da frente, conservou o seu 4º lugar na Geral a 19 segundos do líder.

Gaspar Gonçalves que ontem passou um momento menos bom, regressou hoje ao seu melhor nível e chegou também ele integrado no grupo da frente. Isto fez com que ascendêssemos ao 2º lugar da Classificação Coletiva. As decisões ficaram guardadas para a terceira e última etapa, a disputar neste domingo, entre Serra d'El Rei e o Alto de Montejunto. É a mais longa viagem da competição, 185 quilómetros, mas o mais decisivo será o perfil orográfico, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria.


 

Classificação Etapa

Arruda dos Vinhos – Torres Vedras: 166 Kms

 

1.º Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy), 4h07m50s 3.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

17.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 18.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

 

42.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m14s 55.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m01s 61.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 8m26s 83.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 17m53s


 

Classificação Geral

 

1.º Frederico Figueiredo (Efapel), 6h18m18s

4.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 29s 5.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 42s

22.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m45s 40.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m17s

54.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 9m29s 65.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 15m37s 89.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 25m02s

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º RP-Boavista, 18h57m11s

3.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 43

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Efapel/Frederico Figueiredo prossegue no comando do 44.º Troféu Joaquim Agostinho”


Fotos: João Fonseca Photographer

Frederico Figueiredo mantém a Camisola Amarela após concluir a segunda etapa do 44.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. O trepador da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, que terminou hoje na 9.ª posição, prossegue no comando da Geral Individual, bem como na Classificação por Pontos.

A tirada de hoje, uma ligação de 166 km entre Arruda dos Vinhos e Torres Vedras, foi muito dura e movimentada. Estavam percorridos 20 km quando foi formada a fuga do dia, que chegou a juntar nove homens e que conseguiram uma diferença de quase três minutos. A presença de alguns nomes fortes na escapada levou a EFAPEL a assumir as despesas e o controlo do pelotão, que viu esta vantagem reduzir progressivamente.


Com a entrada no Circuito de Torres Vedras, o desgaste de alguns fugitivos e do pelotão levou à perda de unidades, proporcionando-se uma chegada ao sprint, entre um grupo com cerca de 20 corredores, onde estava Frederico Figueiredo. Alaistar Mackellar (Israel Cycling Academy) foi o primeiro a cruzar o risco e o corredor da EFAPEL terminaria no 9.ª posto.

Frederico Figueiredo disse que a equipa conseguiu “levar este dia da forma mais tranquila possível, mas amanhã há muita luta pela frente e vamos tentar agarrar com unhas e dentes a Amarela. Temos uma equipa muito mais jovem que a W52-FC Porto, nosso principal adversário, que tem um bloco mais coeso do que nós nesta corrida. Estamos mais fortes com a entrada do André Cardoso, que está a fazer um excelente trabalho, sem dúvida, mas temos menos dois ou três corredores importantes em prova e apesar da juventude da nossa equipa, estamos a mostrar que temos muita qualidade. Agradeço a cada um deles o que fizeram hoje por mim e amanhã espero poder agradecer o trabalho de todos com a vitória”.


“Foi um bom dia, com uma etapa dura onde o percurso era bastante seletivo e a nossa equipa acabou por passar no teste e fazer um excelente trabalho. Amanhã vamos fazer o melhor possível para continuar na disputa da vitória”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

Este domingo é dia de fechar com a etapa-rainha, a mais montanhosa, que é também a mais extensa, ao somar 185 km. É da Serra d’El-Rei que o pelotão parte, às 11H45 próximo da Junta de Freguesia, em direção ao alto de Montejunto, para cruzar a meta pelas 16H00, coincidente com uma montanha de primeira categoria.


 

CLASSIFICAÇÕES:

44.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS/TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

2.ª ETAPA» Arruda dos Vinhos - Torres Vedras: 166 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Alaistair Mackellar (Israel Cycling Academy), 04h07m50s

2.º Rafael Silva (Antarte-Feirense), mt

3.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

9.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

40.º André Cardoso (EFAPEL), a 01m14s

52.º André Domingues (EFAPEL), a 06m41s

79.º Karel Hník (EFAPEL), a 15m02s

94.º Javier Moreno (EFAPEL), a 20m46s

95.º Fábio Costa (EFAPEL), a 20m56s

102.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a 28m09s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 2.ª ETAPA)

 

1.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 06h18m18s

2.º José Neves (W52-FC Porto), a 19s

3.º João Benta (Rádio Popular-Boavista), a 21s

24.º André Cardoso (EFAPEL), a 01m54s

50.º André Domingues (EFAPEL), a 07m40s

69.º Karel Hník (EFAPEL), a 16m36s

87.º Javier Moreno (EFAPEL), a 24m23s

94.º Fábio Costa (EFAPEL), a 26m47s

102.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a 33m58s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Rádio Popular-Boavista, 18h57m11s

10.ª EFAPEL, a 07m27s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 27 Pontos

9.º André Cardoso (EFAPEL), 10 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Joan Bou (Euskaltel-Euskadi), 11 Pontos

4.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 5 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – LARANJA

 

1.º Mason Hollymann (Israel Cycling Academy), 06h19m20s

10.º André Domingues (EFAPEL), 06h25m58s

27.º Fábio Costa (EFAPEL), a 06h45m05s

30.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a 06h52m16s

Fonte. Efapel

“W52 – FC Porto/Amaro Antunes 4º na etapa”


Amaro Antunes cortou linha de meta em quarto na segunda etapa do 44º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.

A etapa de hoje teve 166 quilómetros de ligação entre Arruda dos Vinhos e Torres Vedras, com 3 passagens pela meta e vendo o perfil da etapa não se vê um bocado de terreno liso, foi sempre a subir e a descer.

Logo ao quilometro 20 Ricardo Mestre e José Mendes entraram na fuga do dia com mais 5 elementos, fuga esta a que se juntou João Rodrigues e outro elemento após a primeira montanha do dia.

Só na entrada do circuito final é que tanto a fuga como o pelotão começaram a perder elementos, na frente ficou isolado Ricardo Mestre com outro homem.

Foi nos últimos 5 quilómetros da etapa que a fuga foi apanhada, e a final passagem pela meta foi discutida ao sprint em pelotão compacto.

O vencedor da etapa foi Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy) e pela equipa azul e branca o mais forte foi Amaro Antunes na 4 posição, José Neves foi 10º e Ricardo Mestre que andou toda a etapa isolado cortou a linha de meta na 13ª posição.

Amanhã temos a última etapa com montanha na parte final dos 185 quilómetros que vão ligar Serra D’el Rei ao Alto de Montejunto.

           

Classificação Etapa

 

4º Amaro Antunes -mt

10º José Neves -mt

13º Ricardo Mestre -mt

19º Rui Vinhas -mt

37º Jorge Magalhães +31s

41º Joni Brandão +1m14

54º João Rodrigues +7m01

87º José Mendes +17m53

 

Geral Individual após 2ª etapa

 

2º José Neves +19s

13º Amaro Antunes +1m14

20º Ricardo Mestre +1m39

34º Rui Vinhas +2m51

35º Joni Brandão +2m54

45º Jorge Magalhães +5m41

57º João Rodrigues +10m46

93º José Mendes +26m17

 

Geral Equipas

 

3º W52 – FC Porto +1m02

 

Geral Montanha

 

2º Ricardo Mestre

 

Geral Metas Volantes

 

2º Ricardo Mestre

Fonte: W52 – FC Porto

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo”


Joaquim Agostinho apadrinha decisões da Taça de Paraciclismo

Por: José Carlos Gomes

A quarta e última prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo disputou-se ao início da tarde deste sábado, em Torres Vedras, numa corrida integrada no programa do Troféu Joaquim Agostinho.

Vinte e quatro atletas, distribuídos por dez classes, competiram neste sábado, juntando as emoções do paraciclismo à festa do ciclismo profissional.

A prova deste sábado não modificou a geral em nenhuma das classes em discussão. Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva) conquistaram o troféu na classe B, Bernardo Vieira (Efapel Paracycling) foi coroado em C1. Em C2, a Taça viajou na bagagem de Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), mas a derradeira prova pontuável foi vencida por Telmo Pinão (Efapel Paracycling). Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) teve uma época irrepreensível, ganhando as quatro corridas da Taça na classe C3, o mesmo tendo feito João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Oforsep) em C4. Ana Ramos ganhou a Taça em C4 femininas.

Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) sagrou-se vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa na classe C5, mas o vencedor da corrida final foi Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundima/CCA Paio Pires). João Marques (ACD Milharado/Driveon/Holidays) foi o melhor na geral de classe D, mas foi suplantado por André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) na prova de hoje.

João Pinto (Belmira Cruz/Centro Ciclismo de Portimão), em H3, Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt), em H4, e Luís Costa, em H5, não perderam uma única corrida da edição de 2021 da Taça de Portugal, conquistando, naturalmente, o troféu. Filomena Oliveira conseguiu o troféu em H4 femininas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Masters”


Nacionais de Masters arrancam em Leiria com o contrarrelógio individual

Por: Ana Nunes

Arrancaram hoje os campeonatos nacionais de Masters, com um contrarrelógio individual, em A-do-Barbas, concelho de Leiria.

Durante este fim de semana, A-do-Barbas recebe os nacionais de masters. A prova teve início hoje, dia 17 de julho, com um contrarrelógio individual de 18 quilómetros para todas as categorias.

Em elite amador, Lucas Mendonça (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C.Cicli) levou a melhor sobre João Ferreira (Academia de Ciclismo João Rodrigues/Associação), com um tempo de 26m12s, menos 7 que o adversário. A terceira posição ficou para Jorge Marques (Servidiesel/ACD Milharado), que gastou 26m33s.

Na categoria de master 30 foi André Filipe (C.P.R A-do-Barbas/AKplast/PVS) a conquistar a vitória, ao conseguir completar o percurso em 25m49s. Luís Oliveira (Proteu Cycling Team Casa do Povo Retorta) concluiu na segunda posição, com 26m33s, na frente de

João Santos (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra Clube de Ciclismo), que fechou o pódio após terminar a prova com um tempo de 26m50s.

A categoria de master 40 não poderia ter sido mais disputada, com os três primeiros separados por apenas um segundo. O título nacional ficou para José Leite (C.P.R A-do-Barbas/AKplast/PVS), que completou a prova em 26m38s, batendo João Mariano (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra Clube de Ciclismo) e Ricardo Gonçalves (ASFIC/Grupo Parapedra), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Alberto Amaral (Rematelaborado_União Ciclista de Ponte da Barca) conquistou o título em master 50 ao gastar 26m27s. O corredor venceu o contrarrelógio com larga vantagem sobre o segundo classificado, Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca/CEPSA Casa Lima Chaves), que completou a prova em 28m11s. João Martins (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) fechou em terceiro, com mais 12 segundos que Fernando Gonçalves.

Em master 60 foi João Pinto (Boavista/Servigás/Nast) a vencer o título nacional, com um tempo de 29m40s. Joaquim Pinto (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o segundo classificado, a 20 segundos do vencedor. Na terceira posição terminou Manuel Domingos (Cycling Team CR O Grandolense), com um tempo de 30m57s.

Vitorino Pereira (ASFIC/Grupo Parapedra) foi o único em competição na categoria de master + 70, tendo concluído a prova em 33m58s.

Amanhã vão ser entregues os títulos nacionais de fundo das categorias de masters, também em A-do-Barbas, Leiria. A partida para a prova será dada às 10h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Troféu Joaquim Agostinho – Dia 2”


Jovem australiano Alastair Mackellar vence em Torres Vedras

Por: José Carlos Gomes

O australiano Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy) conquistou hoje, ao sprint, a segunda etapa do 44.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 166 quilómetros, entre Arruda dos Vinhos e Torres Vedras. Frederico Figueiredo (Efapel) mantém a camisola amarela.

A tirada, que poderia ser simplesmente de transição entre duas jornadas com final em alto, acabou por ser muito trabalhosa para a Efapel, devido à postura ofensiva da W52-FC Porto, da Rádio Popular-Boavista e da Euskaltel-Euskadi, que lançaram homens fortes para a fuga.

A escapada, iniciada pouco depois do quilómetro 20 por Tiago Machado (Rádio Popular-Boavista), João Matias (Louletano-Loulé Concelho), Ricardo Mestre e José Mendes (W52-FC Porto), Joan Bou (Euskaltel-Euskadi), Fábio Oliveira (Antarte-Feirense), Mario Aparicio (Burgos-BH), não foi de imediato anulada, apesar de ter entre os seus elementos o sétimo da geral à partida, o representante da equipa basca.


A fuga foi ganhando corpo, com a diferença a subir para perto dos três minutos. A Efapel foi aí obrigada a horas extra. Ainda mais quando João Rodrigues (W52-FC Porto) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) fizeram a “ponte” para a frente da corrida, após a subida do Parque Eólico da Carvoeira.

Com a entrada nas quatro voltas ao circuito de Torres Vedras, o desgaste era evidente entre alguns fugitivos, mas também no pelotão, que ia perdendo unidades. Ricardo Mestre e Alberto Gallego foram os fugitivos que mais se aguentaram na frente da corrida, mas sucumbiriam à última passagem na Serra da Vila.


A chegada acabaria por ser ao sprint, entre um grupo com pouco mais de 20 unidades. Alastair Mackellar cortou a meta à frente, com 4h07m50s (média de 40,188 km/h). O segundo foi Rafael Silva (Antarte-Feirense) e o terceiro Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua).

“Sabia que hoje seria muito duro, devido às subidas inclinadas no circuito final. Sofri na última subida, porque sabia que se passasse poderia vencer. Ainda nem acredito que consegui o meu primeiro triunfo como profissional”, congratulou-se Alastair Mackellar, que confessa ainda estar a descobrir-se como ciclista, no primeiro ano de sub-23, depois de um percurso mais voltado para a pista nas camadas jovens,

Frederico Figueiredo conseguiu manter a camisola amarela, graças ao esforço dos companheiros da Efapel. O camisola amarela foi o único homem da estrutura de Águeda a chegar no primeiro grupo. José Neves (W52-FC Porto) continua na segunda posição, a 19 segundos. João Benta (Rádio Popular-Boavista) mantém-se no terceiro posto, a 21.

“A equipa da W52-FC Porto tem um bloco muito forte nesta corrida, enquanto nós viemos com um grupo mais jovem. Foi um dia muito duro. Mas tenho de agradecer a toda a minha equipa, que fez um excelente trabalho, mostrando ser um bloco muito coeso e com grande profissionalismo. Amanhã é o último dia e tudo faremos para manter a camisola amarela. Seria para mim um grande orgulho vencer mais uma edição desta corrida que homenageia uma figura como Joaquim Agostinho”, confessa Frederico Figueiredo.


O comandante da geral individual também continua à frente na classificação por pontos. Joan Bou passou a comandar a geral da montanha, João Matias saltou para a frente da classificação das metas volantes e Mason Hollymann (Israel Cycling Academy) é agora o melhor jovem. A Rádio Popular-Boavista assumiu o comando por equipas.

As decisões ficaram guardadas para a terceira e última etapa, a disputar neste domingo, entre Serra d’El Rei e o Alto de Montejunto. É a mais longa viagem da competição, 185 quilómetros, mas o mais decisivo será o perfil orográfico, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria. O desgaste das duas primeiras etapas irá, certamente, passar algumas faturas. Falta apenas saber a quem.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“W52 – FC Porto/José Neves segundo na Serra do Socorro 1ª etapa”


Teve esta sexta-feira início o 44º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, com uma etapa curta de 85 quilómetros que ligaram o Turcifal e a Serra do Socorro.

Os ataques começaram logo nos primeiros quilómetros, 6 homens juntaram-se para a fuga do dia, sempre controlada pela nossa equipa que comandava o pelotão.

A fuga teve pouco mais de 3 minutos e com o passar dos quilómetros foi-se decompondo acabando por ser todos os homens apanhados antes da subida final.

A subida à Serra do Socorro onde os trepadores se lançaram na frente. À chegada dos 500 metros finais num grupo de apenas 6 homens, Frederico Figueiredo (Efapel) atacou para nunca mais ser apanhado, venceu com o tempo de 2h10m38. José Neves cortou a meta de seguida, passado 15 segundos.

Nesta prova as Metas Volantes, Pontos Quentes e Prémios de Montanha têm bonificações, tendo na Geral Individual José Neves ficado a 19 segundos de Frederico Figueiredo.

           

Classificação Etapa

 

2º José Neves +15s

19º Amaro Antunes +1m04

28º Ricardo Mestre +1m30

29º Joni Brandão +1m30

56º Rui Vinhas +2m41

65º João Rodrigues +3m35

79º Jorge Magalhães +5m

102º José Mendes +8m16

 

Geral Individual após 1ª etapa

 

2º José Neves +19s

19º Amaro Antunes +1m14

28º Ricardo Mestre +1m40

29º Joni Brandão +1m40

56º Rui Vinhas +2m51

65º João Rodrigues +3m45

79º Jorge Magalhães +5m10

102º José Mendes +8m26

 

Geral Equipas

 

4º W52 – FC Porto +1m30

 

Geral Pontos

 

2º José Neves

 

Geral Montanha

 

3º José Neves

Fonte: W52 – FC Porto

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com