Fotos: Licínio Florêncio / FPC
Ansião recebeu, ao final da
tarde desta sexta-feira, dia 26 de junho, o Campeonato Nacional de Cross
Country Eliminator (XCE), disciplina explosiva do BTT que coloca frente a
frente quatro corredores em provas curtas, técnicas e intensas. Nas categorias de
Elite, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu
MTB Team) foram consagrados os novos campeões nacionais, numa competição com um
figurino diferente, que terminou já em período noturno.
O evento, organizado pela ANSIBIKERS, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, juntou 81 participantes e decorreu no circuito instalado na zona envolvente do Estádio Municipal de Ansião. Com um traçado rápido e repleto de obstáculos naturais e artificiais, a competição desenrolou-se num formato competitivo, que combinou uma fase inicial de qualificação em contrarrelógio, com mangas eliminatórias sucessivas até às finais.
O XCE voltou a demonstrar o
seu carácter espetacular e imprevisível. Após a tomada de tempos individual,
apenas os mais rápidos avançaram para as mangas eliminatórias, disputadas em
grupos de quatro atletas, dos quais apenas dois progrediam em cada ronda, até à
grande final.
Com corridas de cerca de um a
dois minutos por volta e sucessão de obstáculos decisivos, a prova destacou-se
pela intensidade, capacidade técnica e gestão tática dos atletas.
Depois de ter sido o mais rápido na qualificação, Ricardo Marinheiro confirmou o favoritismo ao vencer a final masculina, superando Daniel Franco (Guilhabreu MTB Team) e Bruno Silva (Feira dos Sofás-Boavista), que completaram o pódio, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
No setor feminino, Beatriz
Guerra impôs-se na final, batendo a companheira de equipa Rita Fontinhas,
vencedora da fase de qualificação, com Marta Branco
(CDASJ/Cyclin'Team/Município Albufeira) a fechar o pódio.
Foram ainda atribuídos os
títulos nacionais nas seguintes categorias: Cadetes masculinos, onde Rafael
Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) foi o vencedor e Campeão
Nacional, Cadetes femininas, sendo Dalila Sá (Clube BTT Matosinhos) quem se
destacou. Em Masters masculinos, foi Ivo Pais (AEBTT Rio) quem conquistou o
título e em Masters femininas, Carla Victorino, da mesma equipa, foi quem se
evidenciou.
Fonte: Federação Portuguesa
Ciclismo



Sem comentários:
Enviar um comentário