terça-feira, 28 de junho de 2022

“Campeonato da Europa de BTT – Anadia 2022 “


Centenas de atletas de 29 países disputam 11 títulos europeus de BTT

 

Por: José Carlos Gomes

Os primeiros títulos europeus em disputa no Campeonato da Europa que decorre em Anadia até 19 de julho são os de BTT. A pista de Tamengos irá receber centenas de participantes oriundos de 29 países, que irão bater-se por 11 títulos de quatro disciplinas de BTT. A entrada é gratuita para o público.

Esta quarta-feira será dia de treinos e, em caso de necessidade, de qualificações para a disciplina de XCC (Cross Country Curto). As corridas pelas medalhas nesta especialidade estão marcadas já para quinta-feira. Às 11h30 correm as sub-19, duas horas mais tarde é a vez dos sub-19. As provas de elite estão agendadas para as 15h30, corrida feminina, e 17h30, competição masculina.

Como a designação indica, o cross country curto disputa-se numa versão mais reduzida da pista de cross country olímpico (XCO). A pista de XCO de Tamengos tem 4 quilómetros, a de XCC ocupará parte desse perímetro, 1700 metros.

Na sexta-feira serão disputados os títulos europeus de estafeta mista (XCR), às 11h30. Trata-se de uma prova em que cada seleção participante alinhará com seis corredores. Cada um cumpre uma volta e passa o testemunho a um companheiro de equipa. Os participantes serão dois corredores de elite, dois sub-23 e dois sub-19, em todos os casos um elemento masculino e outro feminino.

Ainda na sexta-feira terá lugar a competição de eliminação BTT (XCE). A lista de inscritos desta disciplina inclui quatro corredores que se colocaram no top 10 do último Campeonato da Europa de elite, o campeão mundial Jeroen van Eck (Países Baixos), o vice-campeão, Lorenzo Serres (França), o sexto classificado, Jakob Klemencic, e o nono, Matic Zagar, ambos da Eslovénia. A lista de inscritos feminina é também poderosa, contando com a campeã em título, Gaia Tormena (Itália), com a terceira e com a sexta classificadas do Europeu anterior, Iryna Popova (Ucrânia) e Zuzana Safarova (Chéquia), respetivamente.

As corridas de XCO, as únicas exclusivamente para sub-23 e sub-19, estão guardadas para sábado e domingo. No primeiro destes dias correm os mais novos, os rapazes às 11h00 e as raparigas às 14h00.


A lista de inscritos em juniores masculinos conta com os dois primeiros do ranking mundial da categoria, o dinamarquês Gustav Pedersen e o alemão Paul Schehl, respetivamente, mas também com o número quatro da tabela, o germânico Lars Gräter, e o oitavo, o italiano Marco Betteo.

No setor feminino estão registadas cinco ciclistas do top dez mundial sub-19, a comandante do ranking, a suíça Monique Halter, a compatriota desta e número três do mundo, Lea Huber (medalha de bronze no Europeu 2021), a britânica Ella Maclean-Howell, quinta do ranking internacional, a helvética Anina Hutter, número sete internacional, e a ucraniana Mariia Sukhopalova, décima do ranking.

O programa do Europeu de BTT fecha no domingo. Às 11h00 começa a prova de XCO para Sub-23 Femininas e às 14h00 arranca da corrida de XCO para sub-23 masculinos. Entre as mulheres sobressai a neerlandesa Puck Pieterse, vice-campeã europeia em 2021 e vencedora da prova sub-23 da Taça do Mundo de XCO disputada há algumas semanas em Leoganga, Áustria. Se esta última corrida servir de barómetro para o estado de forma das corredoras, teremos ainda de referir a dinamarquesa Sofie Pedersen, quarta classificada, a alemã Luisa Daubermann, quinta, a neerlandesa Fem van Empel, sexta, a suíça Noëlle Buri, sétima, a italiana Giada Specia, oitava, e a alemã Finja Lipp, décima. A portuguesa Raqueç Queirós, olímpica em Tóquio e décima no Mundial de 2021, é outra das figuras da corrida.

No setor masculino de sub-23 há sete corredores que na prova da Taça do Mundo deste mês conseguiram colocar-se nos dez primeiros, o italiano Simone Avondetto, segundo classificado, o compatriota Filippo Fontana, terceiro, o suíço Luca Schätti, quarto, o compatriota Janis Baumann, quinto, o espanhol David Campos, sétimo, o helvético Simon Walter, oitavo, e o austríaco Mario Bair, nono.

A pista, remodelada para estes europeus tem todos os condimentos para proporcionar quatro dias de excelente espetáculo. A lista de inscritos, com boa parte dos melhores do mundo nas categorias sub-23 e sub-19 é outro fator a indicar qualidade. Espera-se a presença do público, que terá entrada gratuita, para criar o ambiente dos grandes acontecimentos mundiais de BTT.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com